Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Moimenta da Beira: Doentes renais de Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe podem ser tratados no Hospital de Viseu
quinta-feira, 4 de maio de 2017 Publicado por Notícias de Resende

O presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira reivindicou e o ministro da Saúde aceitou. Tudo depois do autarca ter dado conhecimento (por carta) ao governante de que as populações do seu concelho e dos concelhos vizinhos de Penedono e Sernancelhe ficariam impedidas de recorrer aos serviços públicos do Centro Hospitalar Tondela-Viseu nos casos de doenças da especialidade de Nefrologia (sistema urinário, em especial o rim). Apenas o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, mais longe e com más acessibilidades, pode receber estes doentes.  

“À semelhança do que vem acontecendo com outras especialidades, como a Cirurgia Geral e Pneumologia, em que as populações destes três concelhos podem ser tratadas no Hospital de Viseu, não se percebe que o mesmo não suceda no caso da Nefrologia, em que o a unidade de saúde de referenciação é o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, para onde a rede de transportes públicos regulares é inexistente, facto que complica a vida (e a saúde) das populações”, sublinhou José Eduardo Ferreira na carta que escreveu ao ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes.

Ora, o protesto do autarca acabou por sensibilizar o governante, que em ofício informa que acolheu positivamente a proposta. Escreve o ministro que “no âmbito da Rede de Especialidade Hospitalar e de Referenciação de Nefrologia, cumpre-nos informar que a proposta apresentada, de que as populações dos concelhos de Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe possam, por razões de acessibilidade, referenciar também na especialidade de Nefrologia, para o Centro Hospitalar Tondela-Viseu e para o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, foi acolhida e consta na arquitetura da nova rede”.

Nefrologia é uma especialidade do âmbito da Medicina Interna que se dedica ao diagnóstico e ao tratamento das doenças do rim. Dentro das atividades do médico Nefrologista, salienta-se: a prevenção das doenças renais e das suas complicações; o diagnóstico e tratamento das doenças sistémicas que atingem o rim, diabetes, hipertensão arterial, vasculite; diagnóstico e tratamento das doenças renais primárias; diagnóstico e tratamento de infeções urinárias; diagnóstico e tratamento das complicações da doença renal crónica; hemodiálise; diálise peritoneal; transplante renal, etc.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Moimenta da Beira: Doentes renais de Moimenta da Beira, Penedono e Sernancelhe podem ser tratados no Hospital de Viseu"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html