Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Milho D’Oiro e Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano assinalam “partilha de culturas” com cerejeiras de Resende
terça-feira, 16 de maio de 2017 Publicado por Unknown

Duas cerejeiras de Resende vão assinalar num espaço público da freguesia de Gavião, uma partilha de culturas que já dura há 35 anos, entre Gavião e São Cipriano - Resende, também (re)conhecida como a “Aldeia da Música”.

Tudo começou com um jogo de futebol entre o Grupo Recreativo de Gavião e a ADC de S. Cipriano, a 10 de Junho de 1982, e desde aí foram muitos os contactos e as iniciativas levadas a efeito entre as duas freguesias e concelhos, e que vão ser assinaladas no próximo dia 20 de maio, no decorrer da Feira de Artesanato Familiar de Gavião, com a plantação de duas cerejeiras num dos espaços públicos da freguesia.

A Feira de Artesanato familiar é promovida pela Associação Milho D’Oiro e decorrerá este ano na Praceta Silvério de Freitas, em Gavião (proximidades do tribunal), nos dias 20 e 21 de maio, com abertura prevista para as 14h00. Contará com 25 standes onde as famílias vão poder mostrar os seus trabalhos de artesanato familiar e está integrada no mês da Família, que se celebra no Município de Vila Nova de Famalicão, durante o mês de maio.

Esta iniciativa da Milho D’Oiro contará com a participação e animação do Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano, a conhecida “Aldeia da Música”, que se fará acompanhar pela vereadora da Cultura do Município de Resende, Dra. Sandra Manuela Pinto, pelo Presidente da Junta, sr. Aires Ferreira e por outros membros da autarquia local, bem como por outras individualidades que ao longo de 35 anos têm fomentado esta “partilha de culturas” entre Gavião e S. Cipriano e V. N. de Famalicão e Resende, como o ex-vereador da cultura de Resende, António Marques, a ex-vereadora da cultura da mesma edilidade, pintora e animadora cultural, Dulce Pereira, o poeta António Caseiro Cabral e alguns músicos da aldeia mais autêntica de vocações musicais.

A comitiva será recebida pelas 16h30 pelos dirigentes da associação Milho D’Oiro e da autarquia de Gavião; pelas 17h00 realiza-se a cerimónia simbólica de plantação de duas cerejeiras de Resende, que ficarão a marcar a renovação deste compromisso cultural já longo e, quase que poderemos dizê-lo, inédito, que o Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano – “Aldeia da Música” animará com as suas danças e cantares tradicionais. A animação da feira continuará à noite, com música e no domingo, dia 21, pelas 9h30 com o passeio à bifana, em BTT e com uma aula de ginástica e dança, pela prof. Susana Silva.

Ao longo destes 35 anos, envolveram-se nesta “partilha de culturas” o Grupo Recreativo de Gavião, o Agrupamento de Escuteiros nº 357 – Gavião, o Rancho Folclórico de Gavião, o Grupo Musical Milho D’Oiro, a Junta de Freguesia de Gavião, o Grupo Infantil e Juvenil Santiago de Gavião, o autor João Cidade, a Milho D’Oiro – Associação Cultural e Artística de Gavião e através desta vários artistas do Vale do Ave e pessoas a título individual, que encontraram na “Aldeia da Música” e na “Terra das Cerejas” a amizade e carinho do Grupo Coral de Resende, das Bandas de Música de S. Cipriano (A Velha e a Nova), do Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano, da Paróquia de S. Cipriano, da Junta de Freguesia de S. Cipriano e das individualidades atrás referidas.

A Aldeia da Música quis brindar-nos com a oferta duma árvore, que pelo seu significado e simbolismo, marca definitivamente uma relação que jamias se apagará da história das duas freguesias.

Recordamos que a flor de cerejeira simboliza o amor, a felicidade, a renovação e a esperança e a cereja simboliza juventude, doçura, fertilidade, felicidade, amor, esperança, entre muitas outras coisas e nós temos esperança que a renovação deste compromisso de “partilha de culturas” promova, cada vez mais, uma doce relação de amizade, entre ambas as freguesias e concelhos.

A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Junta de Freguesia de Gavião.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Milho D’Oiro e Rancho de Danças e Cantares de S. Cipriano assinalam “partilha de culturas” com cerejeiras de Resende"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html