Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Projetar o futuro com arte de regressos aos Dias da Música
quarta-feira, 26 de abril de 2017 Publicado por Notícias de Resende

A Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional (ANQEP) volta a apostar numa parceria com o CCB para o evento Projetar o Futuro com Arte - integrado no festival Dias da Música em Belém, que terá lugar nos dias 28, 29 e 30 de abril.

A 4.ª edição do evento - Projetar o Futuro com Arte - consiste numa programação de 3 concertos, a cargo de 3 orquestras sinfónicas juvenis, que envolvem na sua totalidade 260 alunos e 41 escolas de música, do Ensino Artístico Especializado e do Ensino Profissional (escolas públicas, particulares e profissionais).

A OJ.COM (Orquestra dos Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música) tem participado no Projetar o Futuro com Arte desde a primeira edição. É composta, em 2017, por 76 alunos das escolas públicas artísticas dos Açores, Aveiro, Braga, Coimbra, Lisboa, Madeira e Porto. O seu concerto, no dia 28 de abril, às 12h, apresentará a Sinfonia n.º4, de Joly Braga Santos, sob a direção do Maestro Pedro Neves, com a particularidade de contemplar o final com parte coral a cargo do grupo Voces Caelestes, dirigido por Sérgio Fontão. Encerrará os Mini Dias da Música em Belém, projeto musical “de jovens para jovens”, ou seja, vocacionado para um público juvenil.

A Orquestra Sinfónica Ensemble, que também participou neste projeto no ano passado, é constituída por 83 jovens músicos, entre os 12 e 20 anos, selecionados entre cerca de três centenas de concorrentes provenientes de 35 escolas particulares e cooperativas de música. A direção do concerto, no dia 29 de abril, às 14h, está a cargo do Maestro Cesário Costa e apresentará o Poema sinfónico - Paraísos Artificiais, de Luís de Freitas Branco, a Abertura-

Fantasia Romeu e Julieta, de Tchaikovsky, e contará com a participação, como solista, do pianista Raúl da Costa na obra Là ci darem la mano, de Frédéric Chopin.

A Orquestra Sinfónica APROARTE surgiu em 1999, na sequência da criação da Associação Nacional do Ensino Profissional de Música e Artes - APROARTE - que congrega as escolas profissionais de música. Integra jovens estudantes das escolas profissionais dos 14 aos 18 anos e participará, pela primeira vez neste evento, no concerto do dia 30 de abril, às 13h, dirigido pelo Maestro Benoît Fromanger. As obras que apresentará - O Caçador Maldito, de César Franck e Tasso-Lamento e Triunfo, de Liszt -, à semelhança das obras das outras orquestras, integram-se no tema dos Dias da Música do presente ano - As Letras da Música, estabelecendo uma ponte entre a literatura e a música ao longo dos séculos.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Projetar o futuro com arte de regressos aos Dias da Música"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html