[ ]
Notícias de Última Hora
Lamego: Procissão do Senhor Morto reúne milhares de fiéis em Lamego
domingo, 16 de abril de 2017 Publicado por Notícias de Resende

Envolta num manto de silêncio, interrompido de vez em quando pelo som áspero das tradicionais matracas e dos acordes fúnebres da Banda Filarmónica de Magueija, a Procissão do Senhor Morto, a mais solene e comovente de todas as procissões que se realizam no âmbito das celebrações da Semana Santa, voltou a levar pelas ruas da cidade o esquife do Senhor Morto. Como é hábito, os mesários da Misericórdia de Lamego, trajados a rigor com as suas “opas”, acompanharam o cortejo, presidido por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.

Com início na renovada Igreja das Chagas, o percurso noturno foi, num ambiente solene, sempre ladeado por milhares de fiéis que quiseram venerar o Senhor. Acompanhado por vários andores, o desfile realiza-se na noite de Sexta-Feira Santa, data em que os cristãos recordam o julgamento, a paixão, a crucificação, a morte e o enterro de Jesus Cristo. Nesta procissão, em que predomina a luz das tochas e das velas que os crentes transportam, participaram muitos lamecenses, clérigos e irmandades. Chegados à Sé Catedral, D. António Couto presidiu a uma celebração litúrgica perante uma igreja repleta de fiéis, que também fizeram questão de visitar o caixão com a imagem de Cristo.

A Santa Casa da Misericórdia de Lamego voltou este ano a ser um importante parceiro institucional das celebrações da Semana Santa que terminaram no Domingo de Páscoa. Ao integrar o grupo restrito de instituições locais que promovem estas solenidades, esta Misericórdia junta-se a um dos maiores momentos de vivência comunitária da cidade e de dinâmica cultural.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Lamego: Procissão do Senhor Morto reúne milhares de fiéis em Lamego"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html