Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Lamego: Evocação do Dia da Liberdade homenageia Poder Local
quarta-feira, 26 de abril de 2017 Publicado por Unknown

O 43º aniversário da histórica madrugada do 25 de Abril de 1974, "aurora da desejada liberdade sonhada pelos portugueses", foi assinalado em Lamego com a realização de uma grande variedade de eventos de índole institucional, cultural e desportiva. O momento mais simbólico das celebrações, "muito viradas para o exterior", foi a realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal Comemorativa do Dia da Liberdade, tendo como orador convidado José Miguel Noras, Cidadão Honorário desta cidade, antigo vereador da autarquia e ex-Presidente do Município de Santarém. Na sua intervenção, Noras elogiou o dinamismo que o poder local, após a Revolução dos Cravos, imprimiu ao país, satisfazendo as necessidades mais básicas das populações, como foi o caso das acessibilidades e do abastecimento de água.

A Assembleia Municipal homenageou, este ano, os protagonistas da instalação do Poder Local no concelho de Lamego, convidando os primeiros autarcas eleitos a estarem presentes nestas cerimónias. "São eles os primeiros obreiros do desenvolvimento e afirmação das suas freguesias, pese embora a sentida ação que as políticas do Governo Central nos vêm impondo, conduzindo à desertificação de todo o Interior", elogiou José Carrapatoso, Presidente da Assembleia Municipal.

Durante o discurso de encerramento da última Sessão Solene desta legislatura a que preside, José Carrapatoso enalteceu "as novas dinâmicas de crescimento e desenvolvimento" executadas desde 2005, sob a Presidência de Francisco Lopes. "Concretizou muitos dos sonhos e necessidades dos Lamecenses. Direi que, com ele, chegou Abril a Lamego. Foi o Presidente que Lamego merecia há anos, e que, ao aproximar-se o fim dos seus mandatos, deixa marca indelével da sua passagem, bem como projetos candidatados e já aprovados no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, assegurando e garantindo a continuidade do investimento num valor superior a 10 milhões de euros".
Com um Salão Nobre repleto de pessoas "de cravo ao peito", esta cerimónia ficou ainda marcada pelo minuto de silêncio que todos os presentes guardaram em memória das vítimas da dramática tragédia ocorrida, a 4 de abril, na fábrica de pirotecnia, situada na freguesia da Penajóia, da qual resultou o desaparecimento de oito pessoas.

No conjunto dos atos de Comemoração do Dia da Liberdade em Lamego, também se destacou a realização da nona Assembleia Municipal do Futuro subordinada ao tema “O futuro em Lamego: a desertificação devido à emigração forçada”, uma ação de sensibilização para a necessidade de intervenção cívica dos alunos, bem como a inauguração da exposição "Militares de Abril", no Museu Pedagógico.

A proclamação dos valores da Liberdade e da Democracia passou mais uma vez, na noite de 24 de abril, pelo palco do belo Teatro Ribeiro Conceição com a realização de um espetáculo cultural dinamizado pelas freguesias do concelho e, no sábado anterior, pela apresentação pública do livro “O amor é sempre inocente”, da autoria de Aurora Simões de Matos.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Lamego: Evocação do Dia da Liberdade homenageia Poder Local"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html