Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Exposição Escultura de Raiz no Museu Municipal de Resende até dia 7 de maio
quarta-feira, 15 de março de 2017 Publicado por Unknown

Foi inaugurada no dia 10 de março a exposição “Escultura de Raiz” que tem o mesmo nome do grupo de três artistas que esculpiram as várias peças que podem ser observadas na sala de exposições temporárias do Museu Municipal de Resende. Na sua maioria, as peças de arte são de pequena e média dimensão, feitas em aço.

Sandra Pinto, vereadora da Cultura do Município de Resende, explicou que a oportunidade de apresentar esta exposição surgiu “no âmbito da programação da sala de exposições temporárias”, acrescentando que ”resolvemos trazer uma exposição de escultura porque temos uma preocupação que é, de facto, mostrar as diversas técnicas que os artistas usam, seja em fotografia, em pintura ou escultura”.

“Esta exposição parece-nos de muita qualidade, os artistas que aqui vão estar patentes até maio são pessoas que já trabalham há bastante tempo juntos, têm um currículo vasto de exposições por todo o país e é uma mais valia podermos contar com a presença neste espaço nobre, um espaço de memória do nosso concelho mas que também é um espaço virado para o futuro e que cumpre uma função pedagógica e cultural no acesso à oportunidade de estar em contato com a arte, quer para a população de Resende quer para todos aqueles que nos visitam”, disse Sandra Pinto.

Ângelo Ribeiro formou com Moisés Tomé e João Macedo, dois colegas de faculdade, o grupo “Escultura de Raiz” na década de 1990.

Apesar do trabalho em conjunto, Ângelo refere que “cada um pensa de maneira diferente e embora em termos técnicos o trabalho seja muito semelhante, em termos de linguagem plástica cada um tem a sua e é isso que nos distingue”.

Questionado sobre as expetativas que tem para o decorrer da exposição, o artista revela esperar que quem venha visitar goste e se identifique com as peças, contribuindo assim “para que as pessoas comecem a consumir arte”, referiu o escultor Ângelo Ribeiro.

Por outro lado, o escultor Moisés Tomé diz que as expetativas foram logo superadas na inauguração. “Ver esta gente toda aqui na inauguração já foi ótimo porque é isto que nós pretendemos: trazer a escultura a pessoas que não têm acesso a ela no seu dia-a-dia”.

A questão das poucas visitas a locais de arte em concelhos como Resende já não é nova.

O Presidente da Câmara de Resende esteve também presente na inauguração, e garantiu que a autarquia faz o que pode para atrair visitantes ao museu do concelho. “Temos aqui um espaço com muita dignidade para receber as obras dos artistas e é pena que a nossa comunidade não frequente este espaço”, lamentou Garcêz Trindade.

“Nós fazemos o que podemos, temos exposições praticamente em permanência, temos todo o gosto em convidar os artistas a expor aqui. É um espaço em que a cultura está presente diariamente e está disponível principalmente para todos os resendenses. Temos feito a divulgação possível para sensibilizar as pessoas a visitarem e também a apreenderem o orgulho que é ter uma sala destas num concelho como Resende e que tem sido elogiada pelos artistas que têm cá passado”, explicou Garcêz Trindade, conhecedor do problema que é a falta de visitantes para o Museu.

A exposição intitulada “Escultura de Raiz” vai estar patente no Museu Municipal de Resende até ao próximo dia 7 de maio e pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira no período das 9h00 até às 12h30 e entre as 13h30 e as 17h00. Para visitas aos sábados, domingos e feriados terá que ser feita uma marcação prévia.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Exposição Escultura de Raiz no Museu Municipal de Resende até dia 7 de maio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html