Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Penafiel: Centro Hospitalar promove 3ª edição do Curso Prático de Pé Diabético
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017 Publicado por Unknown

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organiza, a 9 e 10 de fevereiro, a 3ª edição do Curso Prático de Pé Diabético no Hospital Padre Américo, em Penafiel.

Esta formação de cariz teórico-prático, acreditada e recomendada pela Sociedade Portuguesa de Cirurgia, é dirigida a profissionais de saúde e foi preparada pela equipa responsável pela Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético do CHTS.

Organizado em dois dias, o programa aborda temas como Factos e números no pé diabético, Pé Neuropático, Tratamento da dor neuropática, Organização de Cuidados ao Pé Diabético em Portugal, Cuidados de Podologia e Calçado, Cuidados Gerais e de Penso e Terapia de Pressão Negativa.

O Curso tem ainda no programa blocos práticos, apresentações de casos clínicos e formação prática, onde os doentes seguidos na consulta são os protagonistas.

Os problemas do pé são uma complicação comum da diabetes, resultando em importantes consequências médicas, sociais e económicas para os doentes, família e sociedade. São a principal causa de ocupação das camas hospitalares pelos diabéticos, consumindo uma quantidade importante de recursos de saúde e responsáveis por mais de 60% das amputações major dos membros inferiores.

Consulta Multidisciplinar do Pé Diabético no CHTS

No ano passado, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa apresentou a mais baixa taxa de amputações de pé diabético do país.

A equipa multidisciplinar da consulta de Pé Diabético continua empenhada em diminuir o número de amputações entre diabéticos e, para isso, conta com um website dedicado à Consulta de Pé Diabético e uma aplicação para smartphones de monitorização de feridas.

Estas duas ferramentas de apoio à consulta do Pé Diabético resultam da colaboração entre a equipa e o Serviço de Informática do Centro Hospitalar.

A equipa é composta por médicos das especialidades de cirurgia, ortopedia e cirurgia vascular, enfermeiros especializados e uma podologista.

Atualmente, são efectuadas cerca de três mil e 500 consultas por ano, das quais perto de 800 são primeiras consultas.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Penafiel: Centro Hospitalar promove 3ª edição do Curso Prático de Pé Diabético"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html