Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Moimenta da Beira: Fundação Aquilino Ribeiro e Museu Abel Manta vão cooperar culturalmente
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017 Publicado por Notícias de Resende

“Efetivar trocas culturais, entre as duas instituições, nomeadamente a nível de palestras, colóquios e exposições”. É o que diz a cláusula primeira do “Protocolo de Cooperação Cultural” assinado esta quinta-feira, 2 de fevereiro, entre a “Fundação Aquilino Ribeiro – Casa Museu Biblioteca”, sediada em Soutosa, Moimenta da Beira, e o “Museu de Arte Moderna Abel Manta”, com sede em Gouveia.

Os subscritores assumem no documento que a cooperação cultural se destina à “mais ampla difusão destes dois grandes artistas portugueses do século XX, do domínio da literatura e das artes plásticas, destacando os afetivos laços de união e focalizando um abrangente período da nossa contemporaneidade estética”.

O protocolo foi assinado em Soutosa pelos presidentes das Câmaras Municipais de Moimenta da Beira (José Eduardo Ferreira), Sernancelhe (Carlos Santiago) e Vila Nova de Paiva (José Morgado). Os três autarcas, dos três concelhos das “Terras do Demo”, representam o Conselho Administração da Fundação Aquilino Ribeiro. Em nome do Museu Abel Manta assinou o presidente da Câmara de Gouveia, Luís Tadeu.

Abel Manta, figura maior da primeira geração de pintores modernistas portugueses, além de amigo, “foi um dos 44 ilustradores da extensa obra literária de Aquilino Ribeiro”, lembrou Paulo Neto, aquiliniano dos ‘sete costados’, que foi cicerone da visita feita à Fundação logo após a cerimónia de assinatura do protocolo. Abel Manta foi ainda autor de várias capas de livros de Aquilino: “Terras do Demo”, “Andam faunos pelos bosques”, entre outras.  

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Moimenta da Beira: Fundação Aquilino Ribeiro e Museu Abel Manta vão cooperar culturalmente "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html