Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Lamego: Jornadas em Lamego debateram o futuro das bibliotecas
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017 Publicado por Notícias de Resende

Mais de uma centena e meia de especialistas e académicos da área das bibliotecas, sobretudo professores bibliotecários, estiveram reunidos nas II Jornadas da Rede de Bibliotecas de Lamego (RBL) que decorreram no Teatro Ribeiro Conceição com o objetivo de refletirem e partilharem ideias sobre os desafios que se colocam hoje em dia a estas instituições “face às diversas literacias”. O encontro também serviu para divulgar o trabalho colaborativo promovido pelas 14 bibliotecas existentes no concelho e que compõem a RBL. Formalizada em 2012, esta rede é constituída por diferentes realidades, mas que "confluem para o enriquecimento documental e para a criação de um projeto comum".

"A Biblioteca na Era Digit@l" foi o mote para a reflexão e discussão destas segundas jornadas que juntou muito público, para além de professores bibliotecários, docentes e bibliotecários municipais. Entre os oradores convidados, estiveram presentes em Lamego Francisco José Viegas, escritor e antigo secretário de Estado da Cultura, e Teresa Calçada, antiga comissária adjunta do Plano Nacional de Leitura.

No final do primeiro dia do encontro, também houve um jantar-convívio em que o prato forte foi o tema "Livros e Leituras". No dia seguinte, estas jornadas "abriram-se" ao grande público com a realização de 10 oficinas que abordaram uma grande diversidade de temáticas, nomeadamente a narração oral, a radionovela, a gastronomia, a escrita criativa e a construção de bibliotecas digitais, entre outras. Os jovens alunos do Grupo Coral da Escola Secundária Latino Coelho também tiveram uma participação ativa ao assegurarem os momentos culturais das jornadas.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Lamego: Jornadas em Lamego debateram o futuro das bibliotecas"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html