Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Penafiel: CHTS recebeu 82 novos médicos internos
terça-feira, 3 de janeiro de 2017 Publicado por Unknown

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) recebeu esta semana 82 novos médicos internos.

Do total de 82 médicos internos que iniciaram a sua formação no CHTS, 67 são internos do ano comum e 15 são internos de especialidade distribuídos pelas áreas de Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia, Ginecologia/Obstetrícia, Medicina interna, Patologia Clínica, Pediatria e Ortopedia.

A receção e acolhimento aos médicos internos aconteceu ontem, no auditório do Hospital Padre Américo, com a apresentação dos diferentes serviços pelos seus diretores. Aos novos médicos internos foi ainda dado a conhecer as formalidades e as dinâmicas institucionais do Centro Hospitalar.

Braga da Cunha, diretor do Internato Médico, deu as boas-vindas aos novos médicos internos e desejou o maior sucesso profissional nesta nova etapa.

O presidente do Conselho de Administração, Carlos Alberto, apelou à capacidade e disponibilidade dos novos médicos internos para “ir ao encontro das necessidades da população, somos a segunda maior urgência do norte e a terceira maior maternidade do país. A área de influência do CHTS abrange 520 mil habitantes.”

O número de internos que escolhem o CHTS para a sua formação tem aumentado de ano para ano. Em 2015 foram 51 internos do ano comum e 13 internos de especialidade que entraram no Centro Hospitalar. O ano passado, em 2016, esse número aumentou e o CHTS recebeu 60 internos de Ano Comum e 15 internos de Especialidade.

Joana Mendes, interna do Ano Comum, natural de Paços de Ferreira, diz que escolheu o CHTS “como primeira opção pela boa experiência do ano anterior de uma amiga que falou muito bem da instituição e das pessoas”.

Tiago Macedo pensou no Centro Hospitalar Póvoa de Varzim/Vila do Conde por ser natural de Vila do Conde, mas o CHTS foi naturalmente opção pela “experiência positiva de colegas em anos transatos e pela proximidade ao Porto”, referiu o interno do Ano Comum.

Internato Médico

A Administração Central do Sistema de Saúde é responsável por gerir e coordenar o Internato Médico, em colaboração com outras entidades centrais, regionais e locais.

O Internato Médico realiza-se após a licenciatura/mestrado integrado em Medicina e corresponde a um processo de formação médica especializada, teórica e prática, que tem como objetivo habilitar o médico ao exercício tecnicamente diferenciado na respetiva área de especialização.

O Internato Médico está organizado em dois períodos de formação, Ano Comum e Especialidade.

O regime do internato médico prevê a abertura anual de um único concurso para ingresso no internato médico, ao qual concorrem, em simultâneo, os candidatos a ingresso no ano comum e os candidatos a mudanças de especialidade e reingressos no internato médico.

Ano Comum

O Ano Comum é o primeiro ano do Internato Médico, sendo um período de formação geral, e é composto por vários estágios em diferentes serviços e áreas médicas.

O interno é sempre supervisionado por um médico especialista.

Especialidade

A especialidade é a área de diferenciação técnico-científica em que o médico se irá especializar. Esta formação pode durar entre 4 a 6 anos, de acordo com as diferentes especialidades.

Esta formação obedece a um programa elaborado pelo colégio da especialidade, dividido num conjunto de estágios obrigatórios e opcionais sujeitos a avaliação.

O interno de Especialidade tem mais autonomia e uma maior responsabilidade.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Penafiel: CHTS recebeu 82 novos médicos internos"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html