Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Envolvente ao Mosteiro de Cárquere vai ser requalificada: Espaço que rodeia monumento românico em Resende valorizado
terça-feira, 24 de janeiro de 2017 Publicado por Unknown

Encontra-se em concurso público a obra de conservação, salvaguarda e valorização da envolvente ao Mosteiro de Santa Maria de Cárquere – Parque do Carvalhal, um dos mais importantes monumentos do concelho de Resende.

O concurso foi lançado no âmbito do quadro da estratégia regional distintiva de desenvolvimento turístico materializada pela Rota do Românico, sendo que esta intervenção integra o "Mapeamento dos Investimentos em Infraestruturas Culturais (Nov. 2015)", nas redes do "Românico do Norte de Portugal" e do "Património Religioso".

Com esta obra, que tem como valor base 193.367,83 euros, o Município de Resende pretende valorizar a envolvente de um dos mais mais significativos bens patrimoniais da arquitetura românica portuguesa, promovendo a sua vocação cultural e turística.

O projeto prevê, ainda, o investimento de 103 563.23 euros, na criação de um Centro de Informação da Rota do Românico – Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, situado num espaço na residência paroquial, que disponibilizará informação turística aos visitantes e a venda de alguns produtos endógenos e na implementação de um sistema de apoio ao visitante/turista denominado “Rota do Românico Beacons”, que permitirá o acesso a informação de interesse, por meio de tecnologia bluetooth.

A empreitada inclui intervenções ao nível da salvaguarda do impacte ambiental e paisagístico; valorização dos elementos naturais construídos; reforço da componente recreativa e lúdica do espaço; recuperação dos percursos e acessos existentes; arranjo, limpeza e plantação das encostas; implementação de sinalética e mobiliário urbano (mesas e bancos); instalação de equipamentos (coretos); e recuperação e reorganização das infraestruturas existentes (WC).

O Mosteiro de Santa Maria de Cárquere foi classificado como Monumento Nacional desde 16 de junho de 1910. A área de intervenção “Parque do Carvalhal” estende-se desde o mosteiro até à sua zona mais elevada (lugar do Medorro), onde sobressai o Nicho da Senhora da Piedade, datado de 1641. Trata-se de um local religioso, onde todos os anos se realiza uma grandiosa peregrinação, no quarto domingo de maio.

Esta peregrinação recua até à Alta Idade Média, pois já nesses tempos, a igreja de Nossa Senhora de Cárquere era um dos principais lugares da diocese de Lamego, visitados pelas procissões das freguesia distantes, com os seus “clamores”. Atualmente, a festa continua a realizar-se no dia da tradição (Quarto Domingo de Maio) de cada ano, onde todas as freguesias do concelho continuam a participar com as suas cruzes, os seus estandartes e o seu povo devoto.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Envolvente ao Mosteiro de Cárquere vai ser requalificada: Espaço que rodeia monumento românico em Resende valorizado"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html