[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | terça-feira, 29 de novembro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
No âmbito da Campanha de Natal, lançada no dia 15 de novembro, o “Portugal Sou Eu” criou um micro-site onde todos os portugueses podem “dar a cara pelo nosso País”, cedendo uma fotografia para o mural da página.

Sendo o Natal uma época em que o espírito de entreajuda está presente e o público mais predisposto para participar em ações de consumo, o “Portugal Sou Eu” desafia a população a colocar a sua fotografia no mural, participando num movimento que se pretende que seja de todos e para todos os portugueses.

Desde o início desta semana que o micro-site está disponível para que todos os portugueses façam o seu registo no Portal do “Portugal Sou Eu” e submetam a(s) fotografia(s) carregadas em upload (sujeitas a validação) em www.portugalsoueu.pt

Ao “dar a cara pelo nosso País”, os visitantes podem personalizar, com as fotografias cedidas para o mural, e imprimir o seu próprio papel de embrulho sempre que precisarem.

De recordar que a Campanha de Natal, que tem como objetivo convocar todos os portugueses a consumirem produtos nacionais, nomeadamente, os que estão identificados com o Selo “Portugal Sou Eu”, escolheu o mote “No Natal, surpreendo com o que é nosso. Acreditar em Portugal começa comigo” e está presente em televisão, imprensa, rádio, bus banners, caixas multibanco e meios digitais.

Com o lançamento do micro-site, o “Portugal Sou Eu” pretende envolver o maior número de portugueses com o objetivo de continuar a promover a mudança de comportamentos e a alteração de hábitos, sensibilizando para a importância de consumir produtos e serviços com o Selo “Portugal Sou Eu”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O pastelão de ovos com salpicão, o arroz de favas com o frango alourado, prato inspirado na ementa queirosiana e o creme de água queimado são as propostas de Baião para a nona edição dos “Fins-de-Semana Gastronómicos” agendada para o próximo fim-de-semana 2, 3 e 4 de dezembro.

A iniciativa é uma vez mais do Turismo do Porto e Norte de Portugal, que conta com o apoio da Câmara de Baião para chegar a dez restaurantes do concelho baionense: Restaurante Palato D`ouro – Douro Royal Valley Hotel & SPA; Restaurante Eça – Douro Palace Hotel Resort & SPA; Pensão Borges; Tormes; Fonte Nova; O Alpendre; A Casa do Almocreve; A Casa do Lavrador; Primavera e Flor de Baião.

Do programa de animação destacam-se as visitas orientadas ao Mosteiro de Santo André de Ancede, das 10h00 às 13h00 (última entrada às 12h00) e uma visita ao Núcleo Museológico da Fundação Eça de Queiroz, às 15h30. As entradas são gratuitas para quem mencionar a adesão a esta iniciativa.

A iniciativa tem o objetivo de atrair mais turistas à região, aumentar a sua estada no território e o seu regresso mais assíduo.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
As comemorações do aniversário do Doutor Orlando de Carvalho vão ser celebradas, em Santa Marinha do Zêzere, nos Serviços descentralizados do Município de Baião, no próximo dia 01 de dezembro.
           
O evento, uma organização conjunta da Câmara Municipal de Baião e da Comissão de Honra constituída para o efeito, pretende relembrar a ação de um homem que para além da vida académica foi ativista político e resistente anti-fascista, poeta e dinamizador cultural.

Para este dia a organização preparou dois momentos de reflexão : um sobre a vida e obra de Orlando de Carvalho e outro de caráter científico.

Programa das Comemorações do aniversário do Doutor Orlando de Carvalho:

15h00

Sessão de abertura sob o tema “Orlando de Carvalho o Homem e a Obra” com as seguintes intervenções:
- Presidente da Junta de Freguesia de Santa Marinha do Zêzere, António de Carvalho;
- Representante da família do Doutor Orlando de Carvalho, Helena Carvalho;
- Representante da SEDOC, José Teixeira de Sousa;
- Presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira;
Moderador: Presidente da Assembleia Municipal, José Pinho Silva.

15h30m

Conferência sob o tema “Homicídios Conjugais: Um estudo das decisões judiciais”, com as intervenções de:
- Cândido Agra, Prof. Catedrático e Diretor da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto;
- Jorge Quintas, Prof. Auxiliar e Investigador da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto;
- Pedro Sousa, Prof. Auxiliar e Investigador da Escola de Criminologia da Faculdade de Direito da Universidade do Porto.
Moderador: José Teixeira de Sousa

17h00: Verde de honra

Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No âmbito das comemorações do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se celebra no próximo dia 3 de dezembro, a CP - Comboios de Portugal vai oferecer as viagens em todos os comboios, aos clientes portadores de deficiência, bem como ao respetivo acompanhante.

Para beneficiar da gratuitidade, os clientes devem apresentar, numa bilheteira da CP, o atestado de incapacidade multiuso, o cartão de deficiente, ou o cartão de deficiente das Forças Armadas, bem como efetuar a sua reserva de lugar, caso pretendam viajar nos comboios de longo curso.

Associando-se pelo oitavo ano consecutivo à comemoração da data, com esta iniciativa, a CP - Comboios de Portugal, prossegue a sua política de apoio à mobilidade dos cidadãos com necessidades especiais, traduzida, entre outros aspetos, na disponibilização do Serviço Integrado de Mobilidade.

O serviço SIM, destinado a prestar o apoio no planeamento e assistência nas viagens de comboio, pode ser solicitado com o mínimo de 24 horas de antecedência, através de uma linha telefónica dedicada, 707 210 746.

Informações mais detalhadas em cp.pt ou o Contact Center 707 210 220.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Estão abertas as inscrições (até dia 2 de dezembro) para o comércio local do concelho de Moimenta da Beira poder aderir às “Montras Iluminadas”, uma ação promovida pela Câmara Municipal que visa ajudar a dinamizar e a estimular o negócio dos estabelecimentos comerciais e também dar mais vida, luz e cor aos núcleos urbanos durante a quadra natalícia. A inscrição é gratuita.

Para participar, os comerciantes terão apenas de decorar e iluminar, a seu gosto, o seu ponto de venda com motivos natalícios, sendo que a iluminação é de carácter obrigatório. Depois, em cada montra deverá ser colocado o ‘dístico’ a fornecer pela entidade organizadora com a indicação que é um estabelecimento aderente desta ação.

As montras deverão estar devidamente iluminadas de 8 de dezembro de 2016 a 6 de janeiro de 2017, Dia de Reis, altura em que todos os que aderiram à iniciativa receberão um Diploma de Participação e um Cabaz de Reis, que deverão ser levantados no Gabinete de Turismo a partir desse dia.

As fichas de inscrição devem ser entregues no Posto de Turismo de Moimenta da Beira ou na Biblioteca Municipal, ou ainda enviadas para o e-mail: posto-turismo@cm-moimenta.pt.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No próximo dia 30 de Novembro, 4ª feira, pelas 21h30m, a Biblioteca Municipal Poeta Joaquim Monteiro vai a levar a cabo a apresentação do livro “Larga quem não te agarra” de Raul Minh'alma.

«Talvez seja porque vivo tudo intensamente, sinto tudo profundamente, o mau, mas também o bom. Não conheço meios-termos ou formas leves e superficiais de sentir e viver». Este não é um livro sobre o autor. É sobre o leitor. Sobre todas as pessoas que não conseguem expressar por palavras o que vai dentro delas. A missão de Raul Minh’alma é dar voz aos corações que sofrem e às mentes que sonham e não querem deixar de acreditar no amor e na vida. É fazer o leitor sentir-se ouvido, compreendido e confortado, na dor ou na alegria.

Este livro é composto por 500 textos com os relacionamentos como tema central. Pretende expor as angústias pelas quais todos passamos mas também, e acima de tudo, invocar o amor pelo próximo e por si mesmo. Este livro tem o poder de mudar a forma como nos relacionamos com os outros e como encaramos a vida. Quem absorver cada uma das suas palavras será uma pessoa mais forte e confiante quando chegar à última página.

O objetivo é fazer o leitor agarrar quem merece estar na sua vida e largar quem nada faz por ficar nela. A iniciativa, promovida pela Biblioteca Municipal, enquadra-se na animação da leitura e na divulgação do livro e dos autores junto do público marcoense.

Biografia

Raul Minh’alma nasceu a 29 de Junho de 1992 e é o mais novo de quatro irmãos.

É natural da cidade de Marco de Canaveses onde estudou até ao final do ensino secundário, antes de ingressar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, onde se licenciou e fez mestrado em Engenharia mecânica.

Começou a escrever poesia com dezassete anos e em 2011 lançou o seu primeiro livro de poemas com o título “Desculpe Mãe”. Na altura de dar um novo passo, começou a escrever prosa e editou em 2014 o seu primeiro romance, “Os Mistérios de Santiago”. Aos vinte e dois anos, conclui o seu terceiro livro, uma coletânea de 500 frases que intitula de “Fome”, uma obra que foi traduzida e publicada em Espanha. Em 2015, edita com mais oito autores o livro Letras de Barriga Cheia, inserido num projeto social e cultural com o mesmo nome.

Aos vinte e quatro anos, Raul Minh’alma quer mudar para melhor a vida e os relacionamentos dos leitores com a sua nova nova obra, Larga Quem Não Te Agarra.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 28 de novembro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Museu do Douro recebeu mais um prémio Best of Wine Tourism 2017, na categoria de Arte e Cultura, entregue pela Rede Internacional de Capitais de Grandes Vinhedos - Great Wine Capitals Global Network. A cerimónia de entrega do prémio que distinguiu a excelência do Museu do Douro como um espaço museológico de referência turística e cultural - em particular para o enoturismo -, decorreu no Mosteiro São Bento da Vitória na cidade do Porto, e contou com a presença dos delegados das grandes capitas mundiais do vinho que compõem esta rede: Adelaide (Austrália), Bilbao (Espanha), Bordéus (França), Cidade do Cabo (África do Sul), Mainz (Alemanha), Mendoza (Argentina), Porto (Portugal), S. Francisco (EUA), Valparaíso (Chile) e Verona (Itália).

No ano de 2014, em Mendoza (Argentina), um dos oito prémios internacionais Global Best of Wine Tourism 2015 - Great Wine Capitals Global Network foi atribuído ao Museu do Douro na categoria de Melhor Experiência em Arte e Cultura, por um júri internacional de experts em Turismo.

Para o Diretor do Museu, Fernando Seara, os prémios Best of Wine Tourism representam “uma grande honra para o Museu do Douro e para todos os que contribuem para o seu trabalho no território e fora dele”, sublinhando ainda que estes contribuem igualmente para “um maior conhecimento e orgulho da identidade cultural da região do Douro” e para “a promoção e reforço da atratividade turística do destino Douro/Porto no mercado nacional e internacional”.

A Great Wine Capitals Global Network é uma rede formada pelas regiões produtoras de vinho mais conceituadas do Mundo e foi fundada com o objetivo de partilhar e promover internacionalmente as melhores práticas de enoturismo, considerado um dos sectores mais dinâmico e com maior crescimento da indústria do turismo.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Moimenta da Beira associa-se, uma vez mais, à iniciativa da Comunidade de Santo Egídio “Cidades pela Vida - Cidades contra a pena de Morte”, acendendo na escadaria exterior da Câmara Municipal, na próxima quarta-feira, 30 de novembro (17 horas), 97 velas brancas simbolizando o número de países que já aboliram a pena de morte. Tudo em estreita parceria com a Amnistia Internacional (Núcleo de Viseu) e alunos do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira.

A efeméride comemora o primeiro decreto de abolição da pena de morte na Europa, assinado em 30 de novembro de 1786 por Leopoldo II do Grão-ducado de Toscana, mas a iniciativa das velas acesas só se celebra desde 2002 e conta este ano com a participação de mais de duas mil cidades e localidades em cerca de uma centena de países, configurando um movimento global para despertar consciências e envolver as instituições na procura de um sistema judicial que recuse a pena capital e respeite a vida.

Participe nesta causa nobre!
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
O Vítor era o miúdo mais traquina da Zona da Sé, não havia dia nenhum que não se metesse em sarilhos! A tia Lili, uma senhora já com uma certa idade, era quem tomava conta dele enquanto os pais estavam a trabalhar.

Para variar, o Vítor tinha pregado uma partida feia à tia Lili e ela pô-lo de castigo... sentado numa cadeira, no meio da cozinha, lá estava o Vitor sem autorização para se mexer ou falar! Mas ninguém o podia impedir de pensar, usar a sua imaginação e inventar uma história para contar, logo mais à noitinha ao pai ou à mãe, quando estes lhe perguntassem o que tinha feito durante o dia?!

Hoje está um lindo dia para dar um passeio no campo, vou ver se encontro algum amigo lá fora para brincar. Então, à medida que se embrenhava no campo não via nenhum amigo para brincar mas olhava admirado para as árvores, como eram grandes e sombrias pensava...

Foi então que algo lhe chamou deveras a atenção, ficava longe, no topo do monte, parecia uma bola vermelha suspensa no ar e brilhava como uma pedra preciosa.

Mas que coisa seria aquela, pensava o Vítor, enquanto se aproximava um pouco mais... uma maçã! Sim parecia uma bela maçã redonda e grande como ele nunca vira antes.

Estava decidido, ele queria aquela maçã. Não importava como ia consegui-la, estava disposto a tudo para alcançar os seus intentos. Se fosse mesmo necessário o Vítor estava decidido a escalar o monte. Sim, era isso mesmo, ia escalar o monte. Quando ia já a meio do caminho, um pedaço de pedra onde se sustentava quebrou e ele caiu. Magoou-se um pouco, mas não queria desistir e então pensou para si:

- “Não prestei atenção onde pus os pés... Desta vez vou subir com mais cuidado!”

Decidido, resolveu subir outra vez. E nesse momento, quando nada o faria prever, começou a cair uma chuva muito forte seguida de trovões. Mas o Vítor não tinha medo da trovoada e muito menos da chuva. Estava quase a conseguir quando, de repente, se ouviu um enorme relâmpago e um raio muito brilhante caiu sobre o monte, mesmo junto a ele. O Vítor apanhou o maior susto da sua vida e, de novo, caiu da pequena montanha.

Estava quase a desistir, mas eis que a chuva pára de cair e o Vítor imagina o quão deliciosa e suculenta deve ser aquela bela maçã vermelha e mais uma vez se decide a escalar o monte. Quando ele já tinha subido um bom pedaço, um monte de pedras começou a rolar montanha abaixo. Ele deu um pulo para sair da frente da avalanche de pedras e não se magoar novamente.

Depois de analisar a situação com cuidado decidiu que o melhor, seria subir com uma corda e assim fez. Mas o Vítor não estava com sorte e no meio da subida, a corda partiu-se e ele caiu uma vez mais...

O Vítor começou a achar que aquilo já eram obstáculos a mais e se calhar não conseguia subir ao cimo do monte porque a maçã devia ser mágica e não queria ser colhida.

Pensou e repensou e decidiu que só lhe restava mais uma hipótese: construir uma escada para subir ao monte. E se bem pensou, melhor o fez...

Depois de terminar a escada, ele subiu e sorrindo comentou:

- “Com a escada parece tudo mais fácil, acho que desta vez consigo!” E finalmente chegou ao cume do monte. Muito contente, olhou a maçã e exclamou:

- “Valeu a pena o trabalho que tive. Depois de tantas dificuldades, pareces ainda mais bonita!” E colheu a fruta.

Vitorioso, ele desceu e foi para casa. Enquanto isso pensava no que a tia Lili lhe dissera:
- “Vitinho os obstáculos existirão sempre na vida das pessoas. Lutar e tentar vencê-los é o verdadeiro desafio”.

Talvez se ele lhe oferecer a maçã que custou tanto a colher ela o deixe ir para a rua jogar à bola. E sorriu.

Vítor Santos
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
"É indispensável para o PCP que a comissão administrativa assegure as condições para que, mais cedo do que tarde, a Casa do Douro regresse na sua plenitude, com os poderes e atribuições históricas que sempre teve, como instituição de direito público", sustentou o dirigente do PCP João Frazão.

No final de uma visita à Casa do Douro, João Frazão sublinhou que "é necessário estar-se atento a outras dinâmicas que não sejam propriamente o interesse público e o interesse dos pequenos e médios viticultores".

"É necessário estar vigilantes e reclamar a intervenção necessária para defender a Casa do Douro como instituição de direito público, com inscrição obrigatória de todos os viticultores e com capacidade de intervenção para regular do mercado, assegurando que o desequilíbrio natural desta região única no mundo, entre produção e comércio, se reequilibre a favor dos pequenos e médios viticultores da região", acrescentou.

Nesta visita à Casa do Douro, o PCP reuniu com a sua Comissão Administrativa, que tem como competências o inventário do património, guarda da documentação, gestão dos móveis e imóveis, elaboração de um plano de pagamentos, conservação dos vinhos e a regularização dos trabalhadores da instituição.

"Vínhamos com a preocupação do pagamento de salários e indemnizações aos trabalhadores, tendo sido transmitido que esses serão os primeiros a ser ressarcidos, o que consideramos muito positivo", destacou.

Em relação ao património, foi também deixada a garantia de que a Comissão Administrativa já está na posse de todo o património da Casa do Douro.

"Com esta questão resolvida, será mais fácil proteger esse património, pois nos últimos dois anos houve quase dezena e meia de assaltos, lesando de forma muito significativa o património desta Instituição", apontou.

Durante a manhã, o PCP visitou também a Quinta de Santa Bárbara, na freguesia de Ervedosa do Douro, concelho de S. João da Pesqueira, onde foi frisada a falta de assistentes operacionais naquela estrutura do Estado.

"Esta quinta enfrenta problemas muito claros, nomeadamente em termos do número de trabalhadores. Trata-se de uma estrutura com 30 hectares, 20 deles de vinha e 10 de outros campos de experimentação, onde trabalham apenas dois assistentes operacionais a tempo inteiro", sustentou.
No seu entender, nesta estrutura - adquirida pelo Estado em 1918 - deveriam trabalhar mais três a cinco pessoas a tempo inteiro.

"Esta quinta, com um espólio de cerca de 120 castas autóctones, procura fazer experimentação para trazer novas soluções no quadro da vinha do Douro. O trabalho diário, de acompanhamento de vinhas e de vinhos, pois ali produzem vinho do Porto e de mesa, exige mais pessoas", acrescentou.

De acordo com João Frazão, nos últimos anos tem-se assistido a uma política de desinvestimento, por parte do Ministério da Agricultura, neste tipo de estruturas do Estado.

"Naturalmente que esta situação coloca dificuldades a um desenvolvimento mais profícuo àquilo que são os objectivos desta quinta, designadamente a defesa das castas autóctones da região", sublinhou.
Ao Governo, o PCP promete perguntar se tenciona reforçar o quadro de pessoal da Quinta de Santa Bárbara e se estão previstas algumas obras, nomeadamente num dos lagares de uma adega.

"Vamos perguntar ao Governo se considera que este tipo de estruturas são indispensáveis para o apoio à agricultura nacional, em particular à pequena e média agricultura", referiu.

Nesta visita, o PCP ficou ainda a saber que a Quinta de Santa Bárbara não realizou este ano a vindima, "por a colheita não valer a pena”.
Por Notícias de Resende | sábado, 26 de novembro de 2016 | Publicado em , | Com 0 comentários
A empresa norte-americana, Apple, lançou um comunicado a todos os seus clientes, através do seu site oficial, a recomendar o uso do seu mais recente dispositivo móvel iPhone 7 longe da cabeça, devido aos seus elevados valores de radiofrequência.

Embora segundo a marca estes valores estejam em conformidade com os limites de exposição à radiofrequência (RF) aplicáveis, recomenda o seu uso através de alta-voz, auriculares, entre outros dispositivos com funcionalidade semelhante. Além disse aconselha o seu carregamento a uma distância mínima de 5 mm do seu corpo para garantir que os níveis de exposição permaneçam dentro ou abaixo dos limites testados.

A taxa de absorção específica (TAE) refere-se à taxa na qual o corpo absorve a energia de RF. O limite da TAE é de 1,6 watts por quilograma nos países que definem o limite calculando uma média em 1 grama de tecido, e 2,0 watts por quilograma nos países que definem o limite calculando uma média em 10 gramas de tecido.

Modelo A1784

Limite de SAR por 1,6 W/kg (acima de 1 g):
Cabeça: 1,19
Corpo: 1,19

Limite de SAR por 2,0 W/kg (acima de 10 g)
Cabeça: 1,24
Corpo: 1,00


Modelo A1778

Limite de SAR por 1,6 W/kg (acima de 1 g):
Cabeça: 1.19
Corpo: 1.19

Limite de SAR por 2,0 W/kg (acima de 10 g)
Cabeça: 1.38
Corpo: 1.34

Por Notícias de Resende | quinta-feira, 24 de novembro de 2016 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A neve que desde a tarde desta quinta-feira cai com intensidade na Serra do Montemuro já obrigou ao corte de várias estradas nos concelhos de Castro Daire, Cinfães e Resende.

De acordo com a GNR, a EN 321 que liga Castro Daire a Cinfães encontra-se intransitável desde as 17h e sem previsão para reabertura.

De igual forma, no concelho de Resende também há estradas cortadas e sem previsão para reabertura, entre elas a EM 553 que faz ligação entre Felgueiras/ S. Cristovão/Feirão/Ponte de Cavalar; a EM 553 - 1 que faz ligação entre S.Cristovão/ Talhada/ Panchorra, a EM 553 que faz ligação entre Rossas e São Cristovão e a EM 553-1 (Panchorrinha/Talhada).

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê queda neve acima dos 800 metros ainda durante a madrugada de sexta-feira com a quota a subir progressivamente para os 1200 metros durante o dia.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal detiveram ontem, dia 23 de novembro, dois homens de 21 e 31 anos, por tráfico de estupefacientes, em Castro Daire.

No âmbito da investigação foram efetuadas duas buscas domiciliárias e duas não domiciliárias, tendo sido apreendido:
•       180 doses de haxixe;
•       Duas armas brancas;
•       Três telemóveis;
•       Diversos objetos para acondicionamento e embalamento do produto estupefaciente.

Os detidos estão, neste momento, a ser presentes no Departamento de Investigação e Ação Penal de Viseu.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O estado do tempo deverá sofrer um agravamento gradual ao longo do dia de hoje, quinta-feira, 24 de novembro, em especial durante a madrugada/manhã de amanhã, sexta-feira, dias em que a precipitação pode ser sob a forma de neve nos pontos mais altos do concelho, acima dos 850/900m. Assim, em especial na Serra de Leomil, deverá registar-se queda de neve, podendo também já verificar-se acumulação no solo. A previsão é da Ibermeteo.

Os efeitos da pioria do tempo deverão começar a fazer-se sentir a nível de vento, em especial, e como de costume, nas regiões mais altas da região e município de Moimenta da Beira, como Alvite, Peravelha, S. Torcato, Caria e Serra de Leomil, onde se espera vento moderado, por vezes forte, e com rajadas que podem rondar os 70-80km/h.

A nível de precipitação de referir que esta poderá ser algo persistente, em especial entre o fim do dia de hoje e manhã de amanhã, o que poderá proporcionar acumulados em 24h que podem rondar os 20/30mm.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana promoveu, entre os dias 17 e 21 de novembro, diversas ações de sensibilização com crianças, em todo o território nacional, no âmbito do Dia Internacional dos Direitos das Crianças (20 de novembro), com o objetivo de sensibilizar para os direitos destas.

Ao longo destes cinco dias foram realizadas, em todo o país, 410 ações de sensibilização, onde participaram cerca de 13 mil crianças.

A origem do Dia Internacional dos Direitos da Criança está relacionada com a proclamação mundial da Declaração dos Direitos das Criança, a 20 de novembro de 1959, e a adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança a 20 de novembro de 1989.

Junta-se link de vídeo alusivo ao Dia Internacional dos Direitos das Crianças:
https://goo.gl/b7f3Om.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado Sábado, dia 19 de Novembro de 2016 as Piscinas Municipais comemoraram 12 anos desde a sua inauguração a 19 de Novembro de 2004.

A Câmara Municipal de Castro Daire aproveitou a data para celebrar o “DIA DO UTENTE” da sua Escola Municipal de Natação e para dar a conhecer o projeto Portugal a Nadar, ao qual recentemente o Município aderiu.

Ao longo da manhã os utentes puderam usufruir de um vasto leque de variado de atividades aquaticas e de animação, e todos os utntes foram presenteados com uma touca do Portugal a Nadar. Foi desta forma que as Piscinas Municipais de Castro Daire juntaram nessa manhã  aproximadamente 150 utentes, demonstrando assim perante os mesmos o agradecimento pela preferência dos seus serviços.
O evento contou com a presença do Senhor Vice-Presidente da Federação Portuguesa de Natação, o Eng. Alexsander Esteves, do Senhor Presidente do Município, Sr. Fernando Carneiro e do Senhor Vereador do Desporto, Dr. Rui Braguês.

Esta iniciativa resulta da estratégia desportiva do Pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Castro Daire no sentido de destacar e despertar para a prática da natação promotora de saúde e bem estar e também, como uma modalidade desportiva na sua vertente competitiva.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Depois do Festival Serranias, em Soutosa, há menos de um mês, o município de Moimenta da Beira voltou à estação de televisão “Porto Canal”, agora para dar a conhecer o fim-de-semana gastronómico que vai acontecer nos próximos dias 2, 3 e 4 de dezembro. Do evento, falou com autoridade, e em representação das casas aderentes (quatro restaurantes e sete unidades de alojamento do concelho), Eduardo Rocha, do empreendimento turístico “Moinhos da Tia Antoninha”. A entrevista, transmitida esta terça-feira, 22 de novembro, pode ser visualizada clicando no link que aparece no fim do texto.

A ementa para esse fim-de-semana é coelho assado com carqueja, e a sobremesa doce de abóbora com queijo fresco. Os restaurantes aderentes oferecem, a cada cliente, um copo de vinho de boas vindas. Já os alojamentos fazem descontos de 20% nas noites de sexta e sábado. Para todos haverá ainda a oferta de vales de entrada de visita à Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa.

Aderiram os restaurantes: Moinhos Tia Antoninha (254 588 095); Peto Real (254 584 061); Prato Dourado (254 583 257) e Quinta do Melião (254 588 143). E as unidades de alojamento: Casa da Legião (919 439 663); Casa do Monge (968 628 069); Hotel Verdeal (254 584 061); Moinhos Tia Antoninha (254 588 095); Quinta da Regada do Moinho (964 320 540); Quinta Sul América (966 125 887) e Solar Correia Alves (919 439 663).

Ao todo, na área geográfica abrangida pela “Porto e Norte de Portugal”, num total de 75 municípios, os empreendimentos turísticos aderentes são mais de 450, e os restaurantes mais de 1000. O evento, que já vai na IX edição, começou no passado dia 4 de novembro e termina a 28 de maio de 2017.

Visualizar a entrevista (minuto 53.30’) em: http://portocanal.sapo.pt/um_video/YLZQW1qgccVzpDEugqiw
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 23 de novembro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A partir de 1 de Dezembro, as ruas da cidade do Marco de Canaveses vão voltar a brilhar com as luzes de Natal. A Câmara Municipal do Marco de Canaveses fez, este ano e novamente, um esforço acrescido para alargar as iluminações de Natal às principais ruas do centro da cidade e, como habitualmente, nas entradas do Concelho (junto à ponte de Canaveses, Rotunda da Avenida da Europa e Rotunda de acesso ao posto da GNR).

As ornamentações natalícias vão permanecer acesas até 8 de Janeiro de 2017, por abranger o fim-de-semana depois do Dia de Reis.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal do Marco de Canaveses que pretende celebrar a quadra natalícia e contribuir para uma maior atractividade do comércio local, animando os cidadãos marcoenses e visitantes.

Muita luz, cor, música, dança e outras surpresas, estão também a ser preparadas num Programa de Animação de Natal promovido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que este ano contempla um “Concurso de Montras de Natal”, que premiará as 3 melhores montras da cidade de Marco de Canaveses e da Vila de Alpendorada. Paralelamente decorrerão outras actividades em colaboração com várias instituições do Concelho e a AEMarco.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No âmbito do apoio ao desenvolvimento desportivo, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses investe mais de 200 mil euros, na época desportiva 2016/2017.

À semelhança de anos anteriores, o Presidente da Câmara Municipal, Manuel Moreira, celebrou os Contratos-Programa de Desenvolvimento Desportivo com as associações desportivas concelhias, para apoiar as atividades promovidas pelas mesmas e ainda beneficiar 1.294 atletas, 1.036 dos quais crianças e jovens e também 238 seniores.

Apesar de todos os constrangimentos, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses tem realizado, ao longo dos últimos onze anos, «um enorme esforço financeiro» para comparticipar as despesas das associações «que trabalham em prol do desporto, da saúde e bem-estar da comunidade marcoense».

Para o Edil Manuel Moreira, «este é um investimento importante, pois compete aos Municípios, em articulação com as associações desportivas, fomentar o desenvolvimento e generalização da atividade física e do desporto sobretudo junto das crianças e jovens, para que possam ter uma formação o mais completa possível, mas também junto da população em geral e dos nossos maiores, que tanto necessitam de continuar a ser estimulados e valorizados», referiu o Presidente da Câmara considerando que se trata de «um trabalho positivo, de parceria e complementaridade, a favor do bem comum promovendo um Marco no Desporto», notou.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Decorrida a primeira fase da Campanha de Solidariedade NATAL COM UM SORRISO, com a recolha de bens alimentares, entre outros produtos, nos dias 19 e 20 de Novembro, organizada pela Câmara Municipal de Marco de Canaveses com o apoio os Bombeiros Voluntários de Marco de Canaveses e a Cruz Vermelha Portuguesa (Delegação de Alpendorada), e que decorreu junto das superfícies comerciais como Continente, Intermachê, Pingo Doce, Minipreço, Gémeos Ferreira, no que respeita à freguesia do Marco e ainda no baixo concelho na freguesia de Alpendorada Várzea e Torrão, no Ecomarchê e Mini Preço.

Informamos que graças ao contributo de todos foi possível angariar um total de 851 sacos de Arroz, 1516 pacotes de Massa, 104 embalagens de Aletria, 124 garrafas de Óleo/Azeite, 729 Litros de Leite, 1388 pacotes de Bolachas individuais, 308 pacotes de Açúcar, Sal e Farinha, 617 Enlatados, 387 embalagens de Bolachas doces/chocolates/tostas/sumo entre outros produtos, 86 produtos de Puericultura (papas, boiões, leite) e 92 caixas de cereais.

No que respeita à distribuição, esta terá lugar entre os dias 5 e 13 de Dezembro, com vista à entrega em mão dos Cabazes de Natal, às cerca de 720 famílias de todas as 16 freguesias do nosso concelho.
A Camara Municipal de Marco de Canaveses agradece a generosidade dos Marcoenses que contribuíram para um “NATAL COM UM SORRISO”, em casa daqueles que, de alguma forma, passam por carências de vária ordem.

É ainda de salutar e enaltecer o Voluntariado Jovem dos Escoteiros – grupo 237 do Marco de Canaveses, ao Agrupamento 1173 de Escuteiros de Fornos, aos alunos das Escolas Profissionais de Arqueologia e Agricultura, aos alunos do Agrupamento de Escolas de Alpendorada e à Associação Respostas Terapêuticas – ART.

Deve-se ainda reconhecimento de valor a todos aqueles que de forma direta ou indireta colaboraram com esta iniciativa, deixando desde já, uma mensagem de desafio a que esta iniciativa conte novamente com a colaboração de todos no próximo ano.

A Câmara Municipal de Marco de Canaveses agradece a todos os marcoenses com um sincero e sentido MUITO OBRIGADO.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses mantém todo o empenho em desenvolver esforços no sentido de promover uma nova dinâmica comercial no Marco de Canaveses, em especial na época natalícia que se aproxima.

É neste sentido que a todos dirigimos este apelo – aos munícipes, aos comerciantes e aos forasteiros que nos visitam – para que se sintam parte deste projecto global que visa promover o Marco de Canaveses e dar uma imagem renovada da nossa terra.

Nesta época, onde esperamos que o espírito natalício se faça sentir de forma intensa, vão ter lugar diversas acções com que pretendemos impulsionar o ambiente e a dinâmica próprios deste período tão especial que é o Natal – “O concurso de montras”, é um dos meios com que se pretende marcar de forma positiva esta quadra.

“O Concurso de Montras de Natal 2016” vai abranger os dois principais polos urbanos do concelho, a Cidade de Marco de Canaveses e a Vila de Alpendorada, convidando desde já todos os comerciantes a participar, de acordo com as «Normas de Participação», que regem o concurso.

Para avaliar será nomeado um júri para o efeito, que irá atribuir prémios às 3 melhores montras do núcleo urbano da cidade de Marco de Canaveses e às 3 melhores montras do núcleo urbano da Vila de Alpendorada.

As inscrições são obrigatórias até ao dia 2 de Dezembro, na Câmara Municipal de Marco de Canaveses ou no Gabinete do Munícipe, na Vila de Alpendorada.

Vamos, todos em conjunto, fazer um esforço adicional, criando um ambiente propício para o consumo de Natal, dando cor, vida e alegria às principais ruas da cidade de Marco de Canaveses e da vila de Alpendorada, de modo a atrair pessoas para as lojas comerciais.

Neste sentido, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses convida, mais uma vez, ao melhor empenho de todo o comércio participando no “Concurso Montras de Natal 2016”, por um Natal ainda mais animado e feliz!

Apela a todos os marcoenses e visitantes, a todos de uma forma geral, para que, neste Natal, façam as suas compras no comércio local.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, e os 11 municípios que a integram, conscientes da importância que o conhecimento técnico, o networking e troca de experiências têm no desenvolvimento de todas as competências para os profissionais da área do desporto em geral e da área da gestão do desporto em particular, organizará, dia 24 de novembro de 2016, no Centro Cultural de Amarante, a 3ª edição das Jornadas Técnicas da Gestão do Desporto da CIM TS.

Esta iniciativa destina-se a todos os licenciados em educação física e áreas afins, desportistas, gestores, promotores e organizadores de eventos desportivos, clubes, municípios, empresas e outras entidades coletivas ou individuais interessadas no fenómeno dos eventos desportivos.

Tendo em consideração os marcos desportivos deste último ano de 2016, o Campeonato da Europa de Futebol, onde Portugal se sagrou pela primeira vez como Campeão Europeu da modalidade, e os Jogos Olímpicos realizados no Brasil, as Jornadas Técnicas da Gestão do Desporto terão, este ano, como mote a “Organização e gestão de eventos desportivos: Desafios e Perspetivas”.

Dividida em duas temáticas: “o legado e impacto dos megaeventos desportivos” e “gestão e organização de eventos desportivos”, as Jornadas Técnicas da Gestão do Desporto da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa 2016 estão a ter, como têm sido apanágio nestes últimos anos, uma enorme procura e mobilização por partes dos profissionais e apaixonados do setor.

A participação nas Jornadas será gratuita mas carece de inscrição, que poderá ser feita através do link: https://www.eventbrite.pt/e/bilhetes-3as-jornadas-tecnicas-da-gestao-do-desporto-da-cim-tamega-sousa-2016-29013264455.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Este domingo que aí vem, 27 de novembro, a partir das 15 horas, realiza-se a 3ª edição do “Festival das Sopas”, na aldeia de Vilar, Moimenta da Beira. Nove sopas com nove sabores diferentes serão servidas no salão da Junta de Freguesia local. A organização é da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva “Concertinas do Vale do Távora”. O evento é aberto ao público em geral.

Sopa de Caril com Maçã (confecionada pela Quinta do Melião, Arcas-Sever/Mtª da Beira)); Sopa à CBERP (Lar de Sever, MTª da Beira); Caldo Verde à moda da “Alma Francesinha” (Mtª da Beira); Sopa de Tomate com Sardinha (João de Paredes – Paredes da Beira/S. João da Pesqueira); Sopa de Cogumelos Xitak com Camarão (Restaurante Coisas da Aldeia, Mtª da Beira); Sopa de Miúdos (Associação Manta Verde, Lamosa/Sernancelhe); Sopa de Legumes (Associação de Concertinas de Riodades, S. João da Pesqueira); Sopa de Ervilha com Bacon à Verde Gaio (Restaurante Verde Gaio, Viseu); e Sopa da Pedra (Restaurante Santo Amaro, Alvite/Mtªa da Beira).
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Polónia recebeu de 16 a 20 de novembro a maior comitiva de empresários da região do Tâmega e Sousa, no âmbito de visitas a empresas do país e reuniões business to business (B2B) – uma iniciativa promovida pelo Conselho Empresarial (CETS) e que contou com a colaboração institucional da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS).

O Presidente do CETS – Nuno Martins da Fonseca – revela alguns dos motivos que estiveram na base da seleção deste país como destino europeu de eleição no apoio CETS a estratégias externas: “Através do Projeto de Apoio à Internacionalização das empresas – tams/in – definimos 4 mercados estratégicos: Colômbia, Moçambique, China. E, na Europa, a escolha recaiu pela Polónia. Um não acaso, com certeza. Na verdade, constitui um dos países europeus que melhor tem gerido a crise financeira global, figurando como a 9ª maior economia da Europa e a 21ª a nível mundial. Paralelamente, o mercado polaco – no centro do continente europeu, oferece estratégicas e rápidas ligações com os seus vizinhos europeus. Um facto que prepondera nas decisões de exportação, reduzindo tempos de transporte para as empresas e, consequentemente, custos”, conclui.

A acompanhar a comitiva esteve Danuta Kondek – CEO da Funktor Consultoria, a qual destacou a importância deste género de visitas em qualquer estratégia inicial de internacionalização: “A maioria das empresas inicia o processo da sua exportação de modo muito intuitivo, o que se torna mais complicado quando o exportador aborda mercados externos onde não domina a língua, costumes, instituições e usos locais - como é o caso de um mercado maduro e altamente competitivo como o da Polónia”. Por conseguinte, as missões empresariais “são um dos instrumentos por excelência deste trabalho de preparação e, por isso, uma visita ao mercado tem uma importância insubstituível para tomada de decisões nesta área de atuação”, finaliza.

Durante a estadia na Polónia, foi possível concretizar um plano de reuniões B2B com várias empresas polacas, de acordo com o perfil requerido pelas empresas participantes. Deste facto resultou a deslocação pontual a várias cidades da Polónia como Cracóvia, Kielce, Czosnów, Wroclaw e Poznań. Nestas reuniões, para além da apresentação recíproca, foi possível estabelecer as condições concretas de cooperação comercial. Para tanto contribuirá a possibilidade conferida às empresas participantes de convidar os responsáveis polacos das empresas contactadas para a participação na Missão Empresarial Inversa da Polónia, a qual se realizará no início do mês de dezembro.

Paralelamente aos contactos comerciais, foram iniciados contactos institucionais com as autoridades polacas, o que justificou a participação da representante designada pela CIM-TS, a vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu.

Recorde-se que o CETS desenvolveu um Estudo de Acesso ao Mercado Polaco - um guia simples e descomplicado que auxilia as empresas na sua política de internacionalização.
Por Notícias de Resende | terça-feira, 22 de novembro de 2016 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana intensificou, durante todo o fim de semana, a fiscalização da condução sob influência de álcool.

Nos dois dias da operação, foram submetidos ao teste de alcoolemia uma média de 163 condutores por hora, perfazendo um total de 7 855 condutores, dos quais:

•         254 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei;
•         Dos condutores detetados em infração, 92 foram detidos por conduzirem com TAS crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro).
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Ministro do Trabalho, da Solidariedade e Segurança Social, José António Vieira da Silva, visita, no dia 23 de novembro, o concelho de Baião. A agenda da visita inclui um encontro com entidades do setor social e a inauguração de dois equipamentos da Santa Casa da Misericórdia de Baião.

A receção oficial realiza-se às 10h30 nos Paços do Concelho de Baião, seguindo-se uma reunião com entidades baionenses do sector social.

No período da tarde serão inaugurados dois equipamentos sociais: às 14h00 a 1ª fase da Requalificação do Lar de São Bartolomeu e, às 14h30, os novos edifícios da Clínica e dos Serviços Centrais.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Baião oferece cada vez melhores condições de acolhimento a turistas e tem atrativos que deixam os visitantes com vontade de voltar para conhecerem melhor o concelho, referiu o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira. O autarca falava a 18 de novembro na sessão de abertura do 13º Congresso da Sociedade Portuguesa de Psicodrama (SPP) que juntou 160 participantes no Douro Royal Valley Hotel, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro. Com a participação de três dezenas de pessoas não inscritas no congresso na sessão de encerramento, que era aberta ao público, o número total de participantes rondou os 200.

No seu discurso, Paulo Pereira formulou votos para que o congresso se desenrolasse de forma enriquecedora e gratificante e mostrou-se certo de que as mais-valias do concelho vão fazer com que os participantes voltem. “Espero que durante este fim-de-semana possam desfrutar das nossas paisagens, da nossa gastronomia e da hospitalidade dos baionenses e que depois voltem, com mais tempo, para conhecer tudo o que Baião tem para oferecer”.

Paulo Pereira fez ainda uma alusão ao tema do congresso – “Tão Perto e Tão Longe” –, lema que foi também usado pela autarquia baionense para descrever a forma como Baião está próximo das grandes cidades e da qualidade de vida e da tranquilidade mas, ao mesmo tempo, também está longe da confusão, do bulício e do “stress” que caracterizam os meios urbanos.

A sessão de abertura foi conduzida pelo presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva e contou ainda com intervenções do presidente da comissão organizadora do congresso, o baionense José Manuel Teixeira de Sousa, da presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, Maria João Brito, que fez um balanço do mandato que agora termina naquela organização, e do psicodramatista, Alfredo Correia Soeiro, presidente honorário da SPP que apresentou uma conferência com o tema “Ponto de Partida e Retorno”.


PROGRAMA RICO E VARIADO

O congresso desenrolou-se durante três dias, em que se realizaram várias mesas de debate sobre diferentes aspetos de intervenção em psicodrama e sociodrama. Houve ainda comunicações livres, apresentação de livros, mais de uma dezena de workshops e um painel aberto ao público sobre o tema “Tão Perto e Tão Longe de Outras Áreas do Saber”, que contou com a presença de personalidades como: Alexandre Quintanilha, na área da ciência; Gabriela Canavilhas, na cultura; António Sampaio da Nóvoa, na cidadania e José Luís Carneiro, nas comunidades. Este painel foi encerrado com um sociodrama aberto, conduzido por Gabriela Moita e Miguel Vasconcelos.

“O congresso realizou-se de forma muito positiva e a opinião que recolhemos dos participantes foi elogiosa, não só sobre a qualidade dos trabalhos, como também acerca da forma como fomos recebidos e das condições que encontramos em Baião”, referiu José Manuel Teixeira de Sousa.

O QUE É O PSICODRAMA?

O Psicodrama foi criado no início do século XX em Viena, na Áustria, por Jacob Levy Moreno e é um modelo psicoterapêutico (psicodrama) e de intervenção social (sociodrama), que através da ação trabalha situações clínicas individuais, em grupo, familiares e de casal, bem como as ideologias coletivas, tendo aplicação nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais. Através do método psicodramático podem tratar-se situações clínicas individuais.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Universidade Lancaster, no Reino Unido, publicou um artigo recente onde revela e compara a personalidade do utilizador de um dispositivo iPhone e Android.

Os dispositivos Android e iPhone representam mais de 90% de todos os smartphones vendidos em todo o mundo.

Apesar de serem muito semelhantes em funcionalidade, o discurso atual e as campanhas de marketing sugerem que existem diferenças individuais importantes entre os utilizadores desses dois dispositivos.

Contudo, isso nunca foi investigado empiricamente. Neste artigo, consideraram se existem diferenças individuais entre estes dois grupos distintos.

Em comparação com os usuários do Android, descobriram que os proprietários de iPhone são mais propensos a serem mulheres, mais jovens e cada vez mais preocupados com o facto de seu smartphone ser visto como um objecto de status social.

As principais diferenças na personalidade também foram observadas com os usuários do iPhone exibindo níveis mais baixos de honestidade e humildade e níveis mais elevados de emoção.

O tipo de smartphone possuído fornece algumas informações valiosas sobre o seu proprietário.

Rafael Barbosa

Artigo:
Shaw, H., et al. (2016). "Predicting Smartphone Operating System from Personality and Individual Differences." Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 21 de novembro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os turistas chineses já podem utilizar os seus cartões da UnionPay nos terminais de pagamento automático da Redunicre. Em menos de seis meses a Redunicre concretizou a instalação da aceitação dos cartões da UnionPay International em 40.500 terminais.

A tendência de crescimento do número de turistas chineses em Portugal - nos primeiros meses deste ano registou-se um acréscimo de 44% face ao período homólogo – e o impacto positivo no sector do turismo nacional constituem fortes incentivos para que a Redunicre continue a trabalhar para concretizar nos próximos meses o aumento da rede de aceitação dos cartões da Union Pay em cerca de 20%.

Para os turistas chineses que visitam Portugal, a aceitação dos cartões da UnionPay aumenta a comodidade na preparação das suas viagens, a redução das preocupações de segurança inerentes ao uso de dinheiro e a facilidade no acesso a bens e serviços, em sectores tão importantes como a hotelaria, restauração e vendas a retalho.

Por sua vez os comerciantes nacionais passam a oferecer um novo serviço, potenciando o aumento das suas vendas, em quantidade e em valor. Com efeito os turistas chineses procuram tendencialmente produtos de luxo ou de grande qualidade, apresentando um valor médio por compra na ordem dos 600€ e manifestam forte apetência pela cultura e história do nosso país.

A estimativa das compras com cartões da Unionpay International nos comerciantes nacionais aponta para um crescimento a dois dígitos em 2017 (acima dos 10 milhões).  

A UnionPay está a ganhar popularidade entre os consumidores globais, sendo emissora de 5,8 mil milhões de cartões em todo o mundo, e está presente em 160 países e regiões, abrangendo 36 milhões de comerciantes e mais de 2 milhões de terminais.

A Union Pay International escolheu a UNICRE para gerir os pagamentos efetuados com os seus cartões em Portugal, considerando a experiência comercial (mais de 42 anos) e o facto de ser detentora da maior rede de aceitação de cartões nacional.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Os números sobre a violência contra as mulheres têm vindo a aumentar assustadoramente.

Tendo em conta a importância deste tema e sua relevância social, justifica-se uma intervenção rápida e eficiente, através da criação e desenvolvimento de políticas públicas que combatam este flagelo, assim como proporcionar uma assistência mais adequada às vítimas desta violência, além de uma maior proteção.

Todo e qualquer ato que afete a integridade física e psíquica da mulher, além de constituir uma flagrante violação aos direitos humanos é uma covardia – um crime público. O silêncio da mulher ao longo dos tempos – por várias e diferentes razões, permitiu que estes atos ficassem impunes.

O impacto da violência afeta a mulher - refletido nos sentimentos de insegurança e impotência, a família direta – filhos e pais, até suas relações com o meio social e laboral fragilizadas em decorrência da situação de silêncio e isolamento. O medo toma conta da vida destas mulheres e as ameaças de morte e/ou a guarda dos filhos são constantes e contribuem para o seu crescimento.

A ideia que a violência contra as mulheres resulta da mentalidade que define a condição feminina como inferior à masculina é obsoleta e desfasada do tempo. Estamos no século XXI e a violência aparece mais cedo e a mudança de atitudes, nestes assuntos, está em retrocesso. A culpabilização das novas tecnologias para a ocorrência destes casos, não se justifica, e é retrógrada.

A culpa é da estupidez humana! O corpo da mulher não é «saco» de pancadas!

Não podem as autoridades deixar de intervir nestes casos e reforçar as capacidades institucionais e a educação e formação do público em geral em assuntos de violência contra a mulher.

O problema da violência contra a mulher é um problema de todos e a sua eliminação requer ação incluindo os seus perpetradores. O Ser Humano tem de fazer jus à sua condição: humano. Respeitar o próximo, dar-se ao respeito – para ser respeitado! Vale para toda/os. Pactuar com a violência é que nunca.

O Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres celebra-se todos os anos a 25 de novembro. Esta data visa alertar a sociedade para os vários casos de violência contra as mulheres, nomeadamente casos de abuso ou assédio sexual, maus tratos físicos e psicológicos. Em média, uma em cada três mulheres é vítima de violência doméstica.

                     Vítor Santos
                                                                                                                 Pintura de Paulo Medeiros
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A CP - Comboios de Portugal vai assegurar o transporte de regresso a casa, em comboio especial, aos fãs de Elton John que se vão deslocar do norte e centro do país, para assistir ao concerto que se realiza no dia 11 de dezembro no MEO ARENA, em Lisboa.

Assim, após o final do espetáculo, na madrugada de 12 de dezembro, efetua-se um comboio especial com destino a Braga, que parte de Lisboa Oriente às 00h15 e faz paragens em Santarém, Entroncamento, Pombal, Coimbra B, Aveiro, Espinho, Gaia, Porto Campanhã, Famalicão, Nine, com chegada a Braga às 03h55.

Ainda para o público das zonas norte e centro, está disponível uma promoção que confere a redução de 30%, na compra da viagem de ida e volta, nos comboios Intercidades, Regionais e Interregionais da oferta regular.

Já para os clientes da região do Porto que utilizem os comboios urbanos das Linhas de Braga, Guimarães, Marco e Aveiro em viagens complementares, é válida a tarifa especial de 2 euros, na compra da viagem de ida e volta.

Informações mais detalhadas em cp.pt ou o Contact Center 707 210 220.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
João Santos e Amélia Rocha, um casal da aldeia de Segões, Moimenta da Beira, foram entrevistados pela SIC, a propósito do Dia Mundial da Televisão, que se comemora hoje, segunda-feira, 21 de novembro. A reportagem será transmitida daqui a pouco, à hora de almoço, durante o “Jornal da Uma” que tem início às 13 horas.

O Dia Mundial da Televisão foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em dezembro de 1996, após o primeiro Fórum Mundial de Televisão, a 21 de novembro de 1996.

Em Portugal a televisão começou a ser transmitida em 1957, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. O primeiro programa a cores a ser transmitido foi o Festival da Canção de 1980. Nos anos 90 chegaram os dois canais privados: A SIC em 1992 e a TVI em 1993.
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
A região de Resende acaba de acolher a primeira loja Meu Super, uma loja de proximidade em formato de franchising, da Sonae MC.

Com uma área de vendas de cerca de 617m2, a loja Meu Super Resende está inserida na estratégia de expansão da marca, que pretende aproximar-se das comunidades locais. A loja carateriza-se por um serviço próximo ao cliente e pela oferta de gamas de produtos ajustadas com enfoque nos produtos frescos.

Os clientes que visitarem a loja Meu Super Resende vão poder encontrar a qualidade e variedade das marcas Continente como Seleção Continente, Fácil & Bom Continente, Contemporal, Área Viva Continente ou MyLabel.

Na loja Meu Super Resende, os clientes poderão também usufruir de todas as vantagens proporcionadas pelo Cartão de fidelização do Continente, através de descontos na loja e de benefícios numa rede alargada de parceiros, constituída por operadores de combustíveis, de vestuário, seguros e ginásio.

A partir de hoje, a população de Resende pode contar com uma loja Meu Super para encontrar todos os produtos necessários ao seu dia-a-dia, com a confiança da marca Continente.

Loja Meu Super Resende
Rua Ermida s/n, 4660-016 Resende
Horário de Funcionamento
Inverno (22/09 a 20/06): segunda a domingo das 09h00 às 20h00 ; verão (21/06 a 21/09): segunda a domingo das 09h00 às 20h30
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Foi no passado dia 16 de novembro, no salão paroquial de Resende, no âmbito da atividade designada “Conversas sobre…” que decorreu uma peroração relativa ao tema “Autores de Resende”, realizada pela Dra Ana Pinto, douta conhecedora deste tema.

Os formandos da Universidade Sénior de Resende, tiveram oportunidade de conhecer ilustres escritores, naturais e adotados do concelho de Resende, as suas obras, as suas histórias de vida e os seus percursos profissionais.

Foi mais um momento prazeroso de lembrança, de despertar de memórias, de partilha e de gosto pela leitura.

A Dra Ana Pinto, irá durante este ano letivo promover mais duas sessões integradas na atividade “Conversas sobre…”, os formandos da Universidade Sénior muito agradecem o seu trabalho, a sua disponibilidade e confessam que estão ansiosos para ouvir a próxima sessão.

A Universidade Sénior de Resende destina-se a adultos com idade igual ou superior a 50 anos, independentemente do seu nível de escolaridade e com apenas estes requisitos, continua a aguardar a inscrição e a integração de novos alunos neste próximo ano letivo 2016/2017.

A frequência é gratuita e as inscrições podem continuar a ser feitas durante todo o ano lectivo no Centro Paroquial da N.ª Sr.ª da Livração, bem como através da página de facebook da Universidade, do e-mail universidade.senior.resende@gmail.com, ou pelo contacto telefónico 939678784.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Abriu há um ano com uma forte preocupação de promover hábitos saudáveis de vida, através da marcha e da corrida com o adequado enquadramento técnico, um objetivo que tem vindo a alcançar dia a dia. Por isso, a comemoração dos primeiros 365 dias do Centro de Marcha e Corrida Terras do Demo, em Moimenta da Beira, faz sentido que se celebre. E vai celebrar-se no dia 26 de novembro com uma caminhada (4 Km) e uma corrida (10 km), que incluem atividades desportivas gratuitas para toda a população.

O programa prevê a receção dos participantes, às 15h30, no Pavilhão Municipal de Moimenta da Beira, e a saída desse local para a caminhada (4km) e corrida (10km) com o apoio técnico e exercícios adequados de aquecimento e alongamentos.

No caso das condições climatéricas não permitirem a realização das atividades ao ar livre, serão realizados exercícios de workout e reforço muscular com acompanhamento técnico, no Pavilhão Municipal.

A inscrição (ou pedidos de mais informações) deve ser feita nos seguintes locais: Pavilhão Municipal; Piscina Municipal; Biblioteca Municipal; Balcão Único da Câmara Municipal. Ou para o e-mail desporto@cm-moimenta.pt; ou ainda os contactos telefónicos 254 520 070 / 935 520 090.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Município de Castro Daire estabeleceu mais quatro protocolos de auxílio na melhoria habitacional com famílias carenciadas.

A assinatura destes protocolos resulta na aplicação do Programa Municipal de Ajuda à Melhoria Habitacional de Famílias Carenciadas, onde são analisadas candidaturas dos agregados familiares que não têm meios e condições de habitabilidade mínimas para o conforto e bem-estar do seu lar.

O valor do auxílio destes protocolos aproxima-se dos 30 mil euros e vai permitir que estes agregados familiares vejam, finalmente, a sua habitação com as condições exigíveis ao nível das condições básicas para habitação.

No ano de 2016 foram 15 os agregados familiares apoiados, num total de 103.758,32 €uros gastos neste programa de Apoio á Melhoria Habitacional, sendo este valor suportado exclusivamente com fundos do Município.

Esta medida de apoio às famílias com graves carências na sua habitação e sem meios para fazer face a essas despesas é uma forma de ajudar os que mais necessitam, num Concelho onde ainda existem algumas assimetrias sociais.

Estes protocolos prevêem o apoio na cedência de material, mão de obra e o acompanhamento do desenrolar dos trabalhos por parte dos técnicos da autarquia.

Na maioria dos casos tratam-se de habitações que apresentavam grande degradação e ausência de infra-estruturas básicas, sofrendo intervenções ao nível da cobertura, recuperação de interiores, fachadas, ou ainda construções de casas de banho ou cozinhas nos casos onde não existiam.

Estas intervenções permitiram que estes agregados familiares pudessem finalmente ter uma habitação com as condições mínimas de habitabilidade, cumprindo também as normas de segurança e higiene que trazem uma maior qualidade de vida a estas famílias.

O Sr. Presidente da Câmara realçou que esta medida tem vindo a minorar as dificuldades destas famílias, trazendo uma nova esperança. Criando mais justiça social e promovendo, cada vez mais, a igualdade e o bem-estar das famílias castrenses.

Este ano o Executivo Municipal tem vindo a abranger um número maior de agregados familiares contemplados, dando maiores ênfase á vertente social numa época de grandes dificuldades de algumas famílias, surgindo esta medida como uma forma de minorar as suas dificuldades numa aposta em passa a passo vir a diminuir as assimetrias sociais.

Nesta cerimónia notou-se uma alegria contida e até com emoção por parte das famílias que foram abrangidas com estes protocolos.
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 18 de novembro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A partir da noite de amanhã, sábado, 19 de novembro, espera-se um agravamento das condições meteorológicas, fruto da passagem de um sistema frontal com moderada/elevada atividade. Segundo a “Ibermeteo”, o estado do tempo deverá, por isso, sofrer um agravamento na região de Moimenta da Beira entre a noite de sábado e segunda-feira, devendo o pico de maior instabilidade ocorrer no domingo. Assim, a nível de precipitação, esperam-se períodos com precipitação pontualmente forte, em especial no domingo, onde podem ocorrer acumulados totais próximos/superiores a 10mm em menos de 3horas; os acumulados totais podem rondar/superar os 30mm em 24h, podendo, no limite aproximar-se/rondar os 40 a 50mm em 48h, entre o fim do dia de sábado e segunda-feira.

Os efeitos da referida depressão também se deverão fazer sentir a nível de vento, em especial, e como de costume, nas regiões mais altas da região, como Alvite, Peravelha, S. Torcato, Caria e Serra de Leomil, onde sobretudo domingo e na madrugada/manhã de segunda-feira se espera vento moderado, por vezes forte, e com rajadas que podem rondar/ultrapassar os 80km/h.

Referência ainda para a previsão de descida da temperatura a partir de terça-feira, dia 22, esperando-se valores mínimos que podem rondar ou ser ligeiramente inferiores a 0ºC. Haverá por isso possibilidade de formação de geada, em especial nas zonas de vale e mais abrigadas.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, durante todo o fim de semana (19 e 20 de novembro), a fiscalização da condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas.

As ações de fiscalização serão direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação, sobretudo estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão noturna.

Desde o início do ano e até ao dia de hoje, foram fiscalizados cerca de 1,2 milhões de condutores, tendo sido registados em comparação com o mesmo período de 2015, os seguintes excessos:

Sendo a condução sob a influência do álcool uma das principais causas da sinistralidade rodoviária grave (com mortos e feridos graves) em Portugal (1 em 3 condutores mortos em acidentes de viação conduzia com uma taxa ilegal de álcool no sangue), a par do excesso de velocidade e do uso indevido do telemóvel no exercício da condução, a GNR continuará a intensificar as ações de controlo destas matérias no sentido de reduzir o número de vítimas nas estradas.


Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
O “Portugal Sou Eu” já divulgou o Making of do Spot de TV da Campanha de Natal 2016, lançada no início desta semana e que pretende convocar os portugueses a consumirem produtos nacionais, nomeadamente, os que estão identificados com o Selo do programa.

No link https://youtu.be/RPwmD86bfTc, é possível ver os bastidores da produção e realização do Spot de TV da Campanha de Natal, já presente na Televisão, desde o dia 14 de novembro.

A campanha, que também irá estar presente na imprensa, rádio, bus banners, caixas multibanco e meios digitais, será complementada com ações de rua, localizadas nas artérias mais comerciais e com maior densidade populacional de várias cidades.

Com o objetivo de promover a mudança de comportamentos e a alteração de hábitos - informando o público sobre os benefícios de consumir o que é português - a campanha natalícia adotou um tom emotivo e de grande proximidade com o consumidor e o mote “No Natal, surpreendo com o que é nosso. Acreditar em Portugal começa comigo”.

Neste link, https://we.tl/TYUrEpWw38, também pode ver o Spot TV e as Imagens da Campanha de Natal 2016 do “Portugal Sou Eu”.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A CP - Comboios de Portugal vai assegurar o transporte de regresso a casa, em comboio especial, aos fãs da banda britânica “The Cure" que se deslocam do norte e centro do país, para assistir ao espetáculo que se realiza no dia 22 de novembro, no MEO ARENA, em Lisboa.

Assim, na madrugada de 23 de novembro, pelas 01h15, parte da estação de Lisboa Oriente com destino a Braga, um comboio especial, com paragens em Santarém, Entroncamento, Pombal, Coimbra B, Aveiro, Espinho, Gaia, Porto Campanhã, Famalicão, Nine e chegada a Braga às 04h57.
O público pode também optar por viajar nos comboios Intercidades, Regionais e Interregionais da oferta regular e comprar a sua viagem, de ida e volta, com uma redução de 30%.

Já para os clientes, quer da região do Porto que utilizem os comboios das linhas urbanas de Braga, Guimarães, Marco e Aveiro, nas viagens complementares, quer da região da grande Lisboa que optem por viajar nos comboios das linhas urbanas de Sintra/Azambuja, Cascais e Sado, está disponível a tarifa especial de 2 euros, na compra da viagem de ida e volta.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
É mais um fim-de-semana gastronómico promovido pela entidade de turismo da “Porto e Norte de Portugal”, com o apoio da Câmara Municipal de Moimenta da Beira. A iniciativa vai decorrer dos dias 2, 3 e 4 de dezembro (sexta, sábado e domingo) e conseguiu a adesão de quatro restaurantes e sete unidades de alojamento do concelho de Moimenta da Beira.

A ementa, especial, é coelho assado com carqueja, e a sobremesa doce de abóbora com queijo fresco. Os restaurantes aderentes oferecem, a cada cliente, um copo de vinho de boas vindas. Já os alojamentos fazem descontos de 20% nas noites de sexta e sábado. Para todos haverá ainda a oferta de vales de entrada de visita à Fundação Aquilino Ribeiro, em Soutosa.

Aderiram os restaurantes: Moinhos Tia Antoninha (254 588 095); Peto Real (254 584 061); Prato Dourado (254 583 257) e Quinta do Melião (254 588 143). E as unidades de alojamento são: Casa da Legião (919 439 663); Casa do Monge (968 628 069); Hotel Verdeal (254 584 061); Moinhos Tia Antoninha (254 588 095); Quinta da Regada do Moinho (964 320 540); Quinta Sul América (966 125 887) e Solar Correia Alves (919 439 663).

Ao todo, na área geográfica abrangida pela “Porto e Norte de Portugal”, num total de 75 municípios, os empreendimentos turísticos aderentes são mais de 450, e os restaurantes mais de 1000. O evento, que já vai na IX edição, começou no passado dia 4 de novembro e termina a 28 de maio de 2017.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses associa-se, mais uma vez, às comemorações do Dia Europeu do Enoturismo, com iniciativas direcionadas para a divulgação do Concelho e dos seus Vinhos Verdes.

Assim, no próximo dia 18 de Novembro  (sexta-feira), a Câmara Municipal propõe à comunidade a visita ao GIFT Caffé Bar para que possam provar os néctares da Rota do Marco, numa prova comentada pelo enólogo António Sousa.

No dia 19 (sábado) promove a tradicional Prova dos Vinhos Novos, que se realiza na Quinta da Torre, em Banho e Carvalhosa. Esta iniciativa tem como objetivo divulgar os vinhos da colheita de 2016 junto da restauração local e regional.

As iniciativas são abertas à comunidade e pretendem sensibilizar para a qualidade dos nossos vinhos verdes, com exceção da prova dos vinhos Novos.

Os objetivos da Comemoração do Dia Europeu do Enoturismo, promovida pela Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN), em colaboração com a Associação de Municípios Portugueses do Vinho, prendem-se com o enaltecer a cultura e a tradição da terra, intimamente ligadas à identidade do vinho e a todos os produtos locais, como símbolos da qualidade de vida e embaixadores de cada região, e alcançar uma maior difusão internacional do turismo do vinho.

O trabalho desenvolvido pela Câmara Municipal, com a Rota dos Vinhos do Marco de Canaveses, é resultado das parcerias estabelecidas com os diversos intervenientes: os produtores, as quintas, a restauração, as unidades de alojamento, o comércio local, os centros de artesanato e instituições públicas.

É com base nesta rede estratégica, que a Câmara Municipal tem procurado criar um plano articulado de promoção turística do Concelho do Marco de Canaveses, enquanto território diferenciador, privilegiado e assente na vivência da autenticidade local.

Programa:
Dia 18 de Novembro | GIFT: 21h30 –  Néctares da Rota- Prova de Vinhos da Rota dos Vinhos do Marco comentada pelo enólogo António Sousa
Dia 19 de Novembro | Quinta da Torre: 15h30 –  Prova dos Vinhos Novos
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
De 30 de novembro a 8 de dezembro, Mesão Frio está em festa, com um dos mais tradicionais e antigos certames do país – A Feira Anual de Santo André. O evento centenário, de ampla dimensão, traz à memória as tradições, destacando os produtos regionais e artesanais e a grande animação que lhe é tão característica.

Ao longo de vários dias, são esperados milhares de visitantes naquela que é uma das maiores romarias do Douro, na porta de entrada desta região. Para este ano, a Câmara Municipal de Mesão Frio voltou a preparar um programa cultural diversificado.

A festividade concelhia tem início com as comemorações do município, no dia de feriado municipal, com a atribuição de distinções honoríficas a cidadãos que tenham prestado serviços relevantes ao município, seguindo-se um almoço convívio entre os homenageados. À noite, pelas 22 horas, o salão de festas da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio será palco para a habitual noite de Fado, com a atuação do grupo D’Ouro Fado.

No dia 1 de dezembro e tal como dita a tradição, haverá a feira dos burros, no parque de estacionamento da zona de lazer e a corrida de cavalos a passo travado, que decorrem, respetivamente, durante o periodo da manhã e da tarde. Nas ruas de Mesão Frio, a animação será uma constante. Pelas 11 horas, os visitantes poderão assistir à atuação das concertinas da Associação Cultural de Lameirão. Às 14 horas, Maria Celeste, Pedro Malheiro e Seus Amigos, sobem ao palco, na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim, para cantarem ao desafio. No mesmo local, às 15h30, atua o Grupo de Cantares Tradicionais O Arrais do Douro.

Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, pelas 21 horas, os entusiastas do todo-terreno partem da Avenida Domingos Monteiro, para o 8.º passeio noturno Rotas de Santo André, uma organização da associação Génese da Aventura. Às 21h30, o pavilhão multiusos municipal recebe o 2.º encontro de danças de Santo André, com a atuação dos grupos Bibliodance, Grupo de Danças Andinas Intichaski e a Escola de dança Sabor Latino.

No dia seguinte, pelas 8 horas, os amantes do todo-terreno partem do pavilhão multiusos municipal, para o passeio diurno Rotas de Santo André. A viagem termina na pista de obstáculos, na zona de lazer. À noite, pelas 21h30, a biblioteca municipal de Mesão Frio tem preparada a exposição de fotografia «Por terras de Mesão Frio: Ontem e Hoje», espaço onde atuará a Tuna da Associação Musical de Freamunde.

A animação nas ruas de Mesão Frio prossegue no dia 4 de dezembro, com a Associação da Concertina e Bombos Santiago de Baião. A Associação Cultural e Desportiva de Vila Marim preparou um torneio de Sueca que acontecerá no pavilhão multiusos municipal, em que serão atribuidos prémios às primeiras quatro duplas mais bem classificadas, com a oferta de uma garrafa de vinho a cada participante. Às 14h30, a Avenida Conselheiro José Maria Alpoim recebe o festival de folclore organizado pelo Rancho Folclórico Barqueiros do Douro, no qual participam a Associação Cultural do Rancho Folclórico de Arrentela (Seixal), o Rancho Folclórico da Associação de Danças e Cantares de Villa Bonelli (Itália) e o Rancho Folclórico As Ceifeiras de Valadares (Baião).
No dia 7 de dezembro, pelas 21h30, no pavilhão multiusos municipal, a peça de teatro musical «O duende malvado», fará as delícias de miúdos e graúdos.

As festividades terminam com chave de ouro, no dia 8 de dezembro, dia de mercado medieval, em que animação de rua atingirá o seu pico, ficando a cargo do Grupo de Bombos ACDVM e o Grupo de Bombos de Telões. Às 14 horas, o cortejo medieval percorre as ruas principais da vila, em direção ao Claustro do Convento de São Francisco, onde será recitada a carta da feira e levada a cena uma pequena peça encenada pela Companhia de Teatro Filandorra – Teatro do Nordeste. Não faltarão a animar cuspidores de fogo, figurinos alegóricos da época, um grupo de gaiteiros medievais, os grupos de bombos e as danças medievais.

Visite Mesão Frio e venha maravilhar-se com toda a animação, naquele que é garantidamente um dos maiores certames do nosso país.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Os alunos do 9º ano de escolaridade, dos três agrupamentos de escolas do concelho de Baião, assistiram à encenação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, que o grupo de teatro Filandorra apresentou no dia 15 de novembro, no Auditório da Escola Básica e Secundária de Baião.

Estiveram ainda presentes alunos do 9º ano da Escola Egas Moniz do concelho de Resende, que manifestaram interesse em assistir à peça.

O "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente é parte integrante dos conteúdos programáticos da disciplina de Português do 9º ano e, como tal, o Município de Baião considerou importante oferecer aos alunos deste ano de escolaridade a oportunidade de assistir a peça ao vivo, através de um protocolo com a Filandorra.

A Obra mais conhecida de Gil Vicente, intitulada pelo próprio como um “Auto De Moralidade”, texto de extraordinária riqueza, carregado de simbolismo, é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI.

A moldura simbólica deste auto é-nos dada por duas barcas, que ancoradas num porto imaginário e carregando um Anjo e um Diabo, esperam a chegada daqueles que ao deixarem a vida terrena procuram a passagem para o paraíso.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, esteve presente na sessão, acompanhada pelo diretor da Escola Básica e Secundária de Baião, Carlos Alberto, e agradeceu  todos os responsáveis da comunidade escolar, desde os membros da direção dos agrupamentos de escolas, passando pelos docentes e pelo pessoal auxiliar, por terem contribuído para que fosse possível trazer os jovens baionenses para aquela atividade, contribuindo assim para uma maior igualdade no acesso aos bens culturais.

“Uma das preocupações da nossa autarquia é trazer a cultura até vós, é um investimento para o vosso desenvolvimento”, afirmou Ivone Abreu.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O peditório do núcleo de Moimenta da Beira da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), que decorreu de 29 de outubro a 1 de novembro, em 31 localidades do concelho, rendeu mais de sete mil euros (7.130,35). A iniciativa foi louvada pelo coordenador do departamento de angariação de fundos da Região Norte da LPCC, Artur Fernandes, que em nome da Liga Portuguesa Contra o Cancro-NRN, agradece à Câmara Municipal de Moimenta da Beira “todo o apoio que vem prestando à Instituição, bem como o trabalho de operacionalização do Peditório Nacional em toda a área do respetivo concelho”. Um sublinhado ainda para o empenho do trabalho dos vários cidadãos que se disponibilizaram para esta nobre causa.

Dádivas alcançadas por localidade:

Aldeia de Nacomba……... 156,31 €
Alvite …………………………… 283,58 €
Arcas ……………………………… 67,43 €
Arcozelo da Torre ………… 185,06 €
Arcozelo do Cabo ………… 304,28 €
Ariz ……………………………… 159,97 €
Baldos …………………………. 153,09 €
Barragem de Vilar …………. 57,15 €
Beira Valente ………………. 134,20 €
Cabaços ………………………. 293,48 €
Carapito ………………………… 40,84 €
Caria ……………………………. 371,55 €
Castelo ………………………… 243,12 €
Granjinha ………………………… 7,48 €
Leomil …………………………. 273,23 €
Moimenta da Beira …… 2.290,56 €
Nagosa …………………………... 51,63 €
Paçô ………………………………. 79,52 €
Paradinha ……………………. 181,42 €
Paraduça ……………………… 123,13 €
Peravelha ……………………… 63,34 €
Peva ……………………………. 147,41 €
Porto da Nave ……………….. 89,82 €
S. Martinho …………………. 140,91 €
Sanfins ………………………… 187,34 €
Sarzedo …………………………. 51,54 €
Segões …………………………. 122,00 €
Semitela ………………………… 66,52 €
Sever ……………………………… 92,79 €
Toitam  …………………………... 22,65 €
Vila da Rua …………………… 556,83 €

TOTAL…………………………. 7.130,35 €