Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 | Publicado em , | Com 0 comentários

O Município de Resende em parceria com a Agência para a Modernização Administrativa abriu, no Centro Cívico de S. Martinho de Mouros, o Espaço do Cidadão, privilegiando a proximidade com os seus munícipes.

No espaço, que já se encontra em pleno funcionamento, os munícipes podem aceder, num só local e com a ajuda de um colaborador com formação habilitada, a diversos serviços de organismos públicos e centrais, solicitar informações úteis e realizar tarefas que, de outro modo, obrigariam a deslocações demoradas e dispendiosas.

Nestes novo Espaço do Cidadão, os Resendenses podem, por exemplo, solicitar a renovação da Carta de Condução, entregar despesas ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, atualizar a morada no Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença e muitos outros.

De referir que o Espaço do Cidadão é uma iniciativa inovadora de atendimento em balcão único que concretiza o conceito de atendimento digital assistido, permitindo aos munícipes que não possuem recursos para aceder à internet, o acesso a diversos serviços digitais da Administração Central com a ajuda de mediadores devidamente habilitados.

Assim, o Espaço do Cidadão de S. Martinho de Mouros, com horário de abertura de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h30 às 18h00, oferece mais de 100 serviços num só espaço, mais perto de si!

Com esta iniciativa, o Município de Resende possibilita aos seus Munícipes o acesso equitativo aos serviços públicos, promovendo a sua aproximação à população.
Por Unknown | sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários

Os vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento de Escolas de Resende bem como o Externato D. Afonso Henriques, depois de uma avaliação com a Proteção Civil Municipal, decidiram suspender as aulas na tarde desta sexta-feira, não havendo qualquer tipo de atividades letivas depois das 14h. A intenção prende-se com o facto de os alunos que necessitam do transporte escolar poderem regressar às suas casas com o menor constrangimento possível, uma vez que está previsto as condições meteorológicas agravarem-se com o final do dia.


Já durante a manhã, a neve que cai com intensidade desde a madrugada desta Sexta-feira obrigou ao corte da Estrada Nacional 321 que liga Cinfães a Castro Daire e também das Estradas Municipais 553 (Felgueiras – Resende) e 553-1 (Feirão – Resende), de acordo com informação da Guarda Nacional Republicana de Viseu na sua Página Oficial no Facebook. Não há para já previsões para a reabertura destas vias que se encontram cortadas devido à intensa queda de neve.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê neve acima dos 1000/1200 metros de altitude com a cota a baixar gradualmente a partir da tarde desta sexta-feira para os 400/600 metros de altitude, devendo este cenário de queda de neve acontecer na Serra do Montemuro, abrangendo várias localidades do concelho de Resende. ”No sábado, há uma possibilidade de a cota da neve baixar para 300/400 metros na região Norte até ao início da manhã.”, afirma o IPMA.

João Pereira
Por Unknown | | Publicado em , , , , , , | Com 0 comentários
Centenas de alunos de escolas dos concelhos de Castro Daire, Cinfães e Resende, no distrito de Viseu, estão hoje a regressar mais cedo a casa devido à queda de neve, disseram à agência Lusa fontes das autarquias.

No concelho de Castro Daire, depois de almoço, "por uma questão de precaução, foram encerradas algumas escolas primárias, nomeadamente a do Mezio, a das Carvalhas e a de Picão", explicou o vice-presidente da autarquia, Eurico Moita.

Por outro lado, "houve alunos que frequentam a Escola Básica 1 de Castro Daire que vivem na zona de Bustelo, Almofala e S. Joaninho que fizeram a refeição e foram para as suas casas", referiu, acrescentando que o fim de semana começou mais cedo para cerca de 250 alunos do concelho.

Eurico Moita justificou que a decisão se ficou a dever ao facto de as previsões meteorológicas apontarem para a queda de neve em cotas acima dos 400/600 metros, o que poderia complicar o regresso a casa dos alunos que vivem na Serra do Montemuro.

"Entrámos em contacto com a empresa que habitualmente efetua os transportes escolares para os levarem", por as suas viaturas ainda conseguirem circular nas estradas, acrescentou.

No concelho de Cinfães não há escolas encerradas, mas cerca de 50 alunos também foram transportados mais cedo para casa.

"Os alunos que residem nas aldeias da Serra do Montemuro (Gralheira, Ramires, Alhões e Bustelo) já foram levados para as suas residências, porque depois não conseguiriam chegar lá. Os outros mantêm as aulas normais", explicou o presidente da autarquia, Armando Mourisco.

Segundo o autarca, os alunos foram transportados cerca das 13:30 "até onde ainda é transitável e, daí, foram para as suas aldeias nos jipes dos bombeiros e do município".

A mesma solução foi posta em prática no concelho de Resende, onde também não há escolas fechadas, mas "os meninos que vivem nas zonas onde está a cair neve estão a ser transportados mais cedo para casa".

De acordo com fonte da autarquia, "antes do almoço foram transportados os meninos do centro escolar de S. Cipriano: quatro para Feirão, oito para Panchorra e Talhada, dez para Ovadas e quatro para Roças".

Entretanto, foi decidido que os autocarros que habitualmente levam as crianças às 16:30 antecipariam o transporte para as 14:30.

"Os autocarros vão fazer o circuito normal até onde puderem. Quando chegarem às vias que estão impedidas por causa da neve, estão lá carrinhas da Proteção Civil que vão transportar os meninos", acrescentou.

Segundo a mesma fonte, estão carrinhas na zona de S. Cipriano (para fazer o transporte até Ovadas e Roças), em Felgueiras (para fazer o transporte até Feirão, Panchorra e Talhada) e em S. Martinho de Mouros (para fazer transporte até Moumiz).

"Estes meninos pertencem à escola preparatória, à escola secundária e ao externato e vivem nessas localidades", acrescentou.

No distrito de Viseu encontram-se cortadas, devido à queda de neve, a Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, e as municipais 553 (entre Resende e Feirão) e 553-1 (entre Resende e Bigorne).

Agência Lusa
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
As condições meteorológicas foram-se agravando ao longo da manhã no concelho de Baião. As temperaturas desceram acentuadamente e a queda de neve intensificou-se.

A Câmara Municipal de Baião contatou todos os Agrupamentos de Escolas e IPSS`S do concelho, no sentido de encontrarem a melhor solução para a segurança dos cidadãos.

Os Agrupamentos de Escolas do Vale de Ovil e de Santa Marinha do Zêzere encerraram às 15 horas, seguindo-se o fecho do Agrupamento de Eiriz- Ancede.

Os alunos destes três Agrupamentos  já estão a ser transportados para as suas habitações.
O Serviço Municipal de Proteção de Civil de Baião encontra-se no terreno, tendo comunicado o encerramento da Estrada Nacional 101, de ligação Amarante a Mesão Frio.

Nas Estradas Municipais 579 ( Baião/Santa Marinha do Zêzere) e 578 (Valadares/Gestaçô) transita-se com condicionalismos.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Um grupo de alunos do 11º ano, da Escola Secundária Baião, acompanhados do Professor de Moral, Rodolfo Campos, realizaram, no passado dia 23 de fevereiro, uma visita ao Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Foram recebidos pelo presidente e pela vice-presidente da autarquia , Paulo Pereira e Ivone Abreu, respetivamente.

Os dois autarcas, para além de presentearem os alunos com uma “aula” sobre gestão autárquica e democracia, explicaram a constituição dos órgãos autárquicos - Executivo e  Assembleia Municipal -, o processo eleitoral,  a distribuição dos diversos pelouros pelos Vereadores eleitos, e ainda, fizeram referência aos serviços públicos prestados pela autarquia.

No decorrer da conversa com os alunos, a vice-presidente, salientou as dificuldades sentidas antes do 25 de abril de 1974, e a importância dos mais jovens se envolverem e participarem nos assuntos da comunidade, “não deixem para os outros o que pode ser feito por vós”, referiu Ivone Abreu.

“Todas as profissões e ofícios são igualmente dignos, o importante é as pessoas fazerem bem o que lhes compete, empenharem-se. Dessa forma, para além da realização pessoal, obterão o respeito e o reconhecimento por parte dos outros”, referiu o presidente da Câmara Municipal, antes de “provocar” os alunos, para que num futuro próximo, façam parte ativa da vida social baionense, ao nível das diversas instituições e mesmo a nível político.

Para terminar a sua intervenção o edil baionense desafiou os alunos a envolverem-se ativamente em atividades como o Festival Byonritmos, a Recriação Histórica e noutras atividades do município.

No final da “aula” os autarcas responderam de forma clara às questões pertinentes que os alunos iam colocando, satisfazendo assim a curiosidade dos mesmos.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A neve que cai com intensidade desde a madrugada desta Sexta-feira já obrigou ao corte da Estrada Nacional 321 que liga Cinfães a Castro Daire e também das Estradas Municipais 553 (Felgueiras – Resende) e 553-1 (Feirão – Resende), de acordo com informação da Guarda Nacional Republicana de Viseu na sua Página Oficial no Facebook.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê neve acima dos 1000/1200 metros de altitude com a cota a baixar gradualmente a partir da tarde desta sexta-feira para os 400/600 metros de altitude, devendo este cenário de queda de neve acontecer na Serra do Montemuro, abrangendo várias localidades do concelho de Resende. ”No sábado, há uma possibilidade de a cota da neve baixar para 300/400 metros na região Norte até ao início da manhã.”, afirma o IPMA.

Não há para já previsões para a reabertura destas vias que se encontram cortadas devido à intensa queda de neve.

João Pereira
Por Unknown | quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê já a partir da tarde desta sexta-feira um agravamento do estado do tempo, com chuva por vezes forte passando depois a aguaceiros que poderão ser de granizo e acompanhados por trovoada.

Também a neve está de regresso acima dos 1000/1200 metros de altitude com a cota a baixar gradualmente a partir da tarde de sexta-feira para os 400/600 metros de altitude, devendo este cenário de queda de neve acontecer na Serra do Montemuro, abrangendo várias localidades do concelho de Resende. ”No sábado, há uma possibilidade de a cota da neve baixar para 300/400 metros na região Norte até ao início da manhã.”, refere o IPMA.

O vento irá aumentar a sua intensidade com rajadas entre os 80/90 km/h que nas terras altas podem atingir os 100/110 km/h, em especial no Centro e Sul do país.

A temperatura terá também uma descida significativa a partir de sexta-feira. Em comunicado, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê que “os valores mínimos, no fim de semana, deverão variar entre 3 e 6ºC, sendo inferiores nas regiões do interior Norte e Centro, a variar entre -6º e 0ºC”.

A agitação marítima vai ser forte na costa ocidental, com a altura das ondas a variar entre 5 e 6 metros durante o fim de semana.

Pode ler o comunicado do IPMA na íntegra aqui: http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp. Devido a este comunicado do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, também a Autoridade Nacional de Proteção Civil emitiu um aviso à população onde faz várias recomendações que pode consultar aqui: http://www.prociv.pt/Pages/Noticias.aspx?NoticiaId=1073.

João Pereira
Fotografia: Foto Ideal
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Rui Sinel de Cordes, o Cavaleiro Negro do humor em Portugal, depois de esgotar todas as sessões de “Isto Era Para Ser Com o Sassetti” em Lisboa e Porto, dá mais um passo em frente.  Je Suis Cordes é mais um espectáculo de stand-up comedy -  o quarto solo do humorista desde 2012 -  que foi apresentado no Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e de forma absolutamente inédita e arrojada no Coliseu dos Recreios de Lisboa, ambos lotados, terá lugar agora na Associação Zona Livre em Vila Real pelas 22H de dia 5 de Março, com bilhetes a custarem 10 euros. Os bilhetes estão disponíveis na Ticketline e no local através do número 259 348 461.

No mesmo ano em que irá lançar o seu segundo livro, e com o seu sexto projeto com a SIC Radical, "Very Typical”, em exibição, Rui Sinel de Cordes cria este espectáculo que marca o regresso ao estilo de stand-up comedy puro a que nos habituou em “Black Label” e “Punchliner”, pelo que o público pode contar com estórias engraçadas, one-liners, pensament... oh, quem é que estamos a tentar enganar?

Será mais uma noite épica de rock 'n' roll em forma de comédia, sem regras nem pedidos de desculpas e carregado de gin tónico e verdades incómodas.

Mas acima de tudo, gin tónico.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Lamego, com a colaboração do Posto Territorial de Cinfães, em Cinfães, procederam à identificação de dois homens de 19 e 20 anos de idade, residentes naquele concelho, por furto em interior de residências.

As identificações ocorreram na sequência de diligências de investigação criminal, entre as quais a realização de duas buscas, que culminaram com a apreensão de material furtado em várias freguesias do concelho de Cinfães e Castelo de Paiva.

Foram recuperados dois LCDs, uma playstation, uma máquina  de filmar, um tablet, um  colchão,  vários telemóveis,  vários documentos pessoais, relógios, quatro colunas de som de viaturas,  lençóis, entre outros materiais.

Os indivíduos foram constituídos arguidos e sujeitos à medida de coacção de Termo de Identidade e Residência.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu deslocou-se, hoje, à empresa têxtil Paula Borges Confeções Lda, sediada na Zona Industrial de Baião, para uma visita às instalações da empresa que acolheu nos últimos três meses uma formação na área de “Confeções de Peças e Vestuário”.

A acompanhá-la estiveram o vereador dos Assuntos Económicos da CMB, José Lima; o presidente da Conselho de Administração do “MODATEX- Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeções e Lanifícios”, Manuel Castro; a diretora deste Centro, Sónia Pinto; um técnico do Centro de Emprego do Tâmega e Sousa, Júlio Monteiro, e técnicos da autarquia Baionense.

A receção coube à proprietária da empresa, Paula Borges, que durante a visita passou pelas diversas áreas da sua confeção e realçou a importância da formação para a aquisição e aperfeiçoamento das competências de cada formando.

De referir que esta empresa recebeu nos últimos três meses 42 pessoas para formação na área de “Confeções de Peças de Vestuário”, fruto de uma parceria entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e a Câmara Municipal de Baião. A formação foi ministrada pelo “MODATEX”.

 Destas 42 pessoas foram contratadas 26 para laborarem em diversas empresas em Baião. A empresa têxtil Paula Borges contratou 23 trabalhadores; o empresário baionense da área têxtil , Vitor Silva, contratou um trabalhador para a sua empresa sediada em Gestaçô; a fábrica “Contagius” da área do calçado, localizada na Zona Industrial de Baião, integrou um trabalhador e a empresa Confeções Manuela Pereira, fixada na Zona Industrial de Eiriz, contratou uma pessoa.

Após a visita à empresa seguiu-se a entrega dos Diplomas de Formação do Curso em questão e uma mostra do vestuário confecionado pelos formandos em contexto de formação, no Auditório Municipal de Baião.

Ivone Abreu enalteceu o papel de todos os intervenientes neste processo, desde a empresa que acolheu a formação até aos formandos e sublinhou a crescente necessidade de qualificação das pessoas para obtenção de resultados positivos que nos colocam, em termos de qualidade produtiva, ao nível dos melhores da Europa.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os jovens baionenses que conquistaram um lugar no pódio do Concurso Nacional “Young Energy Leaders” (YEL) deslocaram-se, no dia 22 de fevereiro, à Câmara Municipal de Baião, para apresentarem o projeto sobre Alterações Climáticas e Eficiência Energética, designado de “LED FUN”,  que mereceu o terceiro lugar a nível nacional.

A ouvi-los estiveram o presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira e a Vice-presidente, Ivone Abreu.

Impressionados com a extraordinária capacidade dos jovens premiados, elogiaram o trabalho desenvolvido e formularam votos de sucesso para a continuidade de trabalhos na área de Eficiência Energética “ fundamental para garantir a sustentabilidade do planeta”.

Este projeto, coordenado pelos professores Luís Geada e  Rui Rodrigues, envolveu duas turmas do 11º ano, da Escola Secundária de Baião, do ensino profissional e do ensino científico, que estudaram e implementaram as soluções.

Parte das medidas que integram o projeto já foram aplicadas no edifício da Escola Secundária de Baião, nomeadamente:

- avaliação da luminosidade nos diferentes espaços da escola (salas de aula, corredores, sala de professores, etc);
- alteração dos plafoniers dos corredores para um sistema de uma só lâmpada;
- distribuição de forma mais uniforme o número de lâmpadas ligadas a um interruptor adaptando a iluminação às necessidades sem comprometer o conforto;
- limpeza periódica das lâmpadas e respetivas proteções;
- elaboração de estudos para a construção de um protótipo de uma estufa de calor alimentada a carolos de milho;
- realização uma ação de reflorestação na Serra da Aboboreira;
- elaboração de desdobráveis com medidas que podem ajudar a utilizar a energia de uma forma mais eficiente e moderada.

O prémio pecuniário atribuído pelo terceiro lugar vai ser aplicado numa produção, levada a cabo pelos alunos, de uma luminária a LED.

O CONCURSO YEL

O Concurso Nacional Young Energy Leaders é promovido pela RNAE – Associação das Agências de Energia e Ambiente (Rede Nacional) e dirige-se aos alunos do Ensino Secundário, público e privado, e do Ensino Profissional das escolas localizadas em todo o país. O projeto tem como objetivo principal criar um movimento dinâmico entre alunos e professores que contribua para uma alteração de comportamentos e atitudes na abordagem das temáticas: Alterações Climáticas e Eficiência Energética.

Combater as Alterações Climáticas é o grande desafio da atualidade e todos nós temos um papel a desempenhar, antes que os seus efeitos se tornem irreversíveis. A ação humana é uma das principais causas da ocorrência das Alterações Climáticas e está nas nossas mãos modificar essa situação.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Dia Internacional da Protecção Civil, que se celebra no próximo dia 1 de Março, efeméride instituída a nível mundial pela Organização Internacional de Protecção Civil (OIPC) e que vai ser assinalado pelo Município do Marco de Canaveses com uma semana inteiramente dedicada a iniciativas de carácter pedagógico e cívico sobre vários níveis de incidência desta temática.

Em 2016, o tema é “A importância do patamar local na promoção de comunidades resilientes” e pretende destacar o papel fundamental e estruturante das estruturas autárquicas, em ligação com as populações e comunidades, na implementação de estratégias que contribuam para o aumento da sua resiliência para fazer face aos riscos colectivos.

Para assinalar a efeméride, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, vai promover  em parceria com os vários agentes de protecção civil locais (PSP, GNR, Bombeiros Voluntários) e com os representantes das escolas públicas, um conjunto de actividades tendo em vista a consolidação da cultura de prevenção e segurança que tem vindo a ser preconizada e implementada pela Autarquia.

Elaboração e distribuição de desdobráveis e cartazes, acções de sensibilização, exposições de trabalhos, visualização de vídeos e documentários, visitas de estudo, exercícios de evacuação, exposição de viaturas de emergência, gincana de segurança, acções de formação, simulacros, dinamização do blog dos Clubes de Protecção Civil e apresentação do livro «TERRA - Portal de Vida, Planeta do Homem» são algumas das actividades previstas para que esta seja uma semana de reflexão, comemorativa e mobilizadora dos valores prosseguidos pela Protecção Civil.

As acções agendadas vão contar com a participação activa dos alunos de diversas escolas do Concelho do Marco de Canaveses que, com o apoio e orientação dos representantes das entidades envolvidas nas diversas actividades que constam no programa, irão assumir o papel de verdadeiros agentes promotores das normas de segurança que devem pautar a conduta dos cidadãos.
Por Unknown | quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Nos termos do artigo 9º da Lei n.º 33/98 de 18 de Julho e, mais recentemente, referenciados na Lei n.º 75/2013 de 12 de Setembro, terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Município do Marco de Canaveses, no dia 27 de Fevereiro, sábado, a Tomada de Posse dos membros do Conselho Municipal de Segurança, perante a Assembleia Municipal do Marco de Canaveses.

O Conselho Municipal de Segurança do Marco de Canaveses é uma entidade de âmbito municipal, com funções de natureza consultiva, de articulação, informação e cooperação entre entidades que, na área do Município do Marco de Canaveses, têm intervenção ou estão envolvidas na prevenção e na garantia da inserção social e da segurança e tranquilidade das populações.

O Conselho tem como objectivos:
1. Contribuir para o aprofundamento do conhecimento da situação de segurança na área do Município através da consulta entre todas as entidades que o constituem;
2. Formular propostas de solução para os problemas de marginalidade e segurança dos cidadãos na área do Município do Marco de Canaveses e participar em acções de prevenção;
3. Promover a discussão sobre medidas de combate à criminalidade e à exclusão social na área do Município;
4. Aprovar pareceres e solicitações a remeter a todas as entidades que julgue oportuno e directamente relacionados com questões de segurança e inserção social.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Realizou-se ao final da tarde de ontem, 11 de Fevereiro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a apresentação do projecto de requalificação e expansão da Zona Industrial do Marco, «deixando de lado a visão "industrial" para a substituir por um conceito "empresarial"», referiu Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses durante a sua intervenção.

A estratégia de expandir a actual Zona Industrial, «visa favorecer sinergias entre esta e a eficiência dos serviços comuns que se pretendem criar, ao mesmo tempo que se dá visibilidade e notoriedade ao local, que facilmente se identificará como a zona "onde interessa estar”», afirmou o Autarca.

A oportunidade de dar o passo seguinte surgiu agora com o Aviso N.º NORTE - 53-2015-14, do Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, de Pré-qualificação a Operações de Acolhimento Empresarial, «que pretende criar condições para a concretização da requalificação da zona existente e de urbanizar e infraestruturar a nova Zona Industrial, com serviços comuns a todas as empresas e actividades instaladas e a instalar», realçou o Edil Manuel Moreira.

Neste sentido, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, enquanto membro da Comunidade Intermunicipal Tâmega e Sousa, decidiu integrar a intervenção pretendida para a Zona Empresarial do Marco de Canaveses na candidatura comum que a CIM-TS apresentou ao referido Concurso de Pré-qualificação.

Para Alírio Costa,  Secretário Executivo da CIM do Tâmega e Sousa, «esta decisão dos Senhores Presidentes de Câmara da nossa Comunidade Intermunicipal de apresentar uma candidatura conjunta é uma mais-valia, porque vem reforçar o peso e a importância que este território representa no seu todo, designadamente no que concerne aos postos de trabalho a criar e o investimento a realizar».

O projecto de Requalificação e Expansão da Zona Empresarial do Marco de Canaveses foi apresentado aos empresários locais, tendo por base os contributos apresentados pelos mesmos, para criar uma zona mais atraente e competitiva para o funcionamento das actuais e futuras empresas.

O plano de acção contempla intervenções em infraestruturas de: água, luz, saneamento, acessos e mobilidade, novos passeios e estacionamentos, sinalética e espaços verdes, expansão e realização de loteamento. Refira-se ainda que este projecto de Requalificação e Expansão de 4,2 hectares da Zona Empresarial do Marco de Canaveses representa um investimento de cerca de 3 milhões e 800 mil euros.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Cinfães vai criar um Gabinete de Apoio ao Emigrante, mediante a assinatura de um protocolo de colaboração com a Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas. Apoiar os munícipes que pretendam ir viver e trabalhar para outro país, os que tenham estado emigrados, os estejam em vias de regresso ou os que ainda residam nos países de acolhimento é o objetivo desta nova estrutura que nasce do reconhecimento da importância da comunidade Cinfanense, espalhada pelos quatro cantos do mundo, para o concelho de Cinfães.

O Gabinete de Apoio ao Emigrante pretende auxiliar os Cinfanenses espalhados pelo mundo inteiro, prestando-lhes a informação e o apoio adequados. “Prestar apoio aos cinfanenses residentes no estrangeiro e seus familiares regressados, temporária ou definitivamente, a Portugal e facilitar o seu contacto com outros serviços, assim como incentivá-los a investir no Concelho são objetivos do Município”, refere o presidente da Câmara de Cinfães. Por outro lado, “pretende-se fortalecer ainda mais as relações afetivas entre os Cinfanenses residentes e os emigrantes”, adianta Armando Mourisco, explicando que “o estabelecimento de relações comerciais com as cidades de acolhimento dos nossos emigrantes através da colocação nesses mercados dos produtos do Concelho é outra das metas a atingir”.

Caberá também a esta nova estrutura cooperar na prevenção de atividades ilícitas referentes à emigração e apoiar os emigrantes cinfanenses no regresso e reinserção. Em causa está, por exemplo, a resolução das questões com a Segurança Social e o acompanhamento dos pedidos de pensões, o aconselhamento jurídico, as oportunidades de emprego e formação profissional, identificação de isenções fiscais, as equivalências e reconhecimento de cursos obtidos no estrangeiro ou mesmo o acolhimento de emigrantes em situação de doença ou outra forma de vulnerabilidade.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Comissão Permanente do Conselho Regional do Norte reúne amanhã, nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), no Porto, tendo como único ponto da agenda as alterações de rotas a partir do Aeroporto Francisco Sá Carneiro e as consequências para o tecido empresarial e institucional da Região do Norte.

Na reunião, que junta o Presidente, Vice-Presidente e Vogais do Conselho Regional do Norte, são, ainda, convidados a participar os presidentes das Comunidades Intermunicipais da região e da AMP, os autarcas da Maia, Matosinhos e Porto, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte e representantes do tecido empresarial.
Por Unknown | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR) intensificou, entre os dias 15 e 21 de fevereiro, em todo o território nacional, a fiscalização aos veículos pesados de mercadorias e passageiros, nas vias com maior volume de tráfego deste tipo de veículos, no sentido de identificar e prevenir infrações relacionadas com este tipo de veículos e respetivos transportes (pessoas e bens).

Foram fiscalizados 4 588 condutores, tendo sido detetadas 812 infrações, das quais se destaca:
325 por excesso ou deficiente acondicionamento/disposição da carga transportada;
305 relativas a tacógrafos, como não cumprimento dos tempos máximos de condução e tempos de pausas e repouso obrigatório.

Durante o período da operação, foram empenhados militares dos Comandos Territoriais, da Unidade Nacional de Trânsito, do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) e da Unidade de Ação Fiscal (UAF).

Esta operação foi realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL - www.tispol.org/), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR - www.euro-controle-route.eu/site/), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

No distrito de Viseu, no decorrer da operação, o Comando Territorial de Viseu fiscalizou 75 condutores, tendo sido detectadas 39 infrações, das quais se destacam:

26 por excesso ou deficiente acondicionamento/disposição da carga transportada;
13 relativas a tacógrafos, como não cumprimento dos tempos máximos de condução e tempos de pausas e repouso obrigatório.

Por Unknown | terça-feira, 23 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
A alimentação de pessoas idosas, que optam por viver sozinhas no seu ambiente natural, está a ser alvo de um estudo na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com vista a encontrar soluções para uma monitorização automática que contribua para sua autonomia, saúde e bem-estar.

Este estudo, orientado pelo investigador António Cunha, docente do Departamento de Engenharias da UTAD, com a colaboração de Paula Trigueiros, da Universidade do Minho, possibilitou já a realização de um trabalho de mestrado em engenharia informática de Luís Filipe Macedo Costa, que se debruçou sobre a inteligência artificial aplicada à monitorização automática de alimentação de idosos. No âmbito do trabalho, foi implementado um protótipo demonstrativo para detetar e classificar gestos de alimentação, tendo sido testado com gestos de oito utilizadores diferentes. Foram usados 689 gestos para teste de deteção, organizados em três grupos principais: comer sopa, comer prato principal e beber, produzindo-se uma percentagem de taxas de deteção e classificação que permitem caracterizar a alimentação de um idoso no seu ambiente natural.

Neste quadro, os investigadores propõem um sistema de monitorização automática de alimentação, pensado para a pessoa idosa no seu ambiente natural, que analisa as articulações do esqueleto humano fornecidas pelo sensor Microsoft Kinect dirigido para uma mesa como cenário proposto, deteta os gestos de alimentação, classifica-os com modelos ocultos de Markov e estima a alimentação do utilizador.

Estas tecnologias permitem, entre outras coisas, a deteção automática da presença de pessoas e modela-as através da representação do seu esqueleto. Após um estudo prévio para avaliação da alimentação usando aquele sensor, conclui-se que é possível realizar a respetiva monitorização num cenário em que o idoso vive sozinho e toma as suas refeições sentado em frente a uma mesa situada ao alcance do sensor.

Os responsáveis deste estudo, estão cientes da realidade indisfarçável dos novos tempos, com o envelhecimento populacional, o aumento da solidão das pessoas idosas devido à redução das famílias e ao êxodo dos jovens para os grandes centros urbanos, o que faz disparar o número a precisarem de acompanhamento, sendo que o acompanhamento institucional não é mais desejado pelos próprios, e, quando necessário, tem custos muito elevados. É neste contexto que a monitorização à distância se apresenta como uma solução, possibilitando, ao mesmo tempo, o conhecimento de possíveis alterações na alimentação o que permite aos especialistas detetarem precocemente problemas de saúde.

Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
De forma a homenagear as mulheres do concelho, o Município de Resende, em conjunto com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, promove as comemorações do Dia Internacional da Mulher, nos dias 6 e 12 de março, com um programa diversificado.

No dia 6 de março, pelas 10h00, realiza-se a caminhada solidária a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, na Serra do Montemuro.

O percurso descrito por Eça de Queirós no romance do "Crime do Padre Amaro", trajeto que liga Feirão a Panchorra, foi escolhido para acolher a caminhada solidária. O transporte para Feirão será assegurado pela autarquia em autocarro com concentração no Museu Municipal, pelas 09h30. A inscrição na caminhada tem o valor simbólico de 3,00 euros a reverter para a Liga Portuguesa Contra o Cancro, com oferta de t-shirt.

No final da caminhada será oferecido, a todas as mulheres participantes, um almoço tradicional, na aldeia da Panchorra, com animação à mistura.

No dia 12 de março, no restaurante "Douro à Vista", pelas 20h00, encerram-se as comemorações com um jantar convívio e animação musical, exclusivo para as mulheres, que terá um custo de 20,00 euros por pessoa.

As inscrições para as atividades devem realizar-se até ao dia 03 de março, na secção de atendimento ao Munícipe na Câmara Municipal de Resende ou preenchendo o formulário disponível no site do Município: www.cm-resende.pt.

O Dia Internacional da Mulher é celebrado no dia 8 de março desde a década de 1975. Esta data simboliza as conquistas e batalhas que as mulheres têm vindo a travar ao longo dos tempos.
Por Unknown | segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O presidente da Câmara Municipal de Cinfães subscreveu o Pacto de Milão sobre política de alimentação urbana. Cinfães é dos primeiros concelhos do país a assinar este documento que foi criado em outubro de 2015 durante a Expo Milão 2015.

Trata-se de um pacto internacional que pretende envolver o maior número possível de cidades/vilas e autoridades locais de todo o mundo no desenvolvimento de estratégias locais – municipais e intermunicipais – de segurança alimentar e nutricional que integrem seis áreas de política pública, nomeadamente Agricultura e sistemas Agroalimentares, Ambiente e Recursos Naturais, Economia, Saúde, Educação e implementar um conjunto de projetos e medidas que visam a sensibilização dos cidadãos para as questões que o Pacto visa corrigir.

Segundo o presidente Armando Mourisco “questões como a obesidade, má nutrição e desperdício alimentar deverão ocupar lugar prioritário na preocupação de governantes, autarquias e cidadãos em geral”. O autarca acrescenta que “ao mesmo tempo é primordial e essencial o aproveitamento dos nossos recursos e produção agrícola para fomentar uma alimentação equilibrada e saudável e em simultâneo ajudar os produtos locais”.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Os deputados da Assembleia da República, da Delegação Parlamentar do Partido Socialista (PS), João Galamba, Maria da Luz Rosinha, Hugo Pires, Norberto Patinho, Eurico Brilhante Dias e Tiago Barbosa Ribeiro estiveram, durante a manhã do passado dia 20 de fevereiro, em Mesão Frio. O programa de visita à sede de concelho incluíu uma reunião com o executivo da autarquia, no edifício da Câmara Municipal e ainda, duas visitas: uma ao quartel da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários e outra, às instalações da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio. O presidente da Câmara Municipal, Alberto Pereira, fez chegar aos seis deputados, todas as preocupações sociais do concelho, particularmente, no que diz respeito à economia, ao desemprego, às acessibilidades, à mobilidade e à justiça.

De visita à região do Douro, no âmbito das Jornadas Parlamentares do PS, sob o mote «Valorizar o território, relançar a economia», e que decorreram nos dias 19 e 20 de fevereiro, no distrito de Vila Real, os seis deputados inteiraram-se das dificuldades que os mesão-frienses têm vindo a sentir, no seu dia a dia, e que se intensificaram desde que o anterior Governo decidiu retirar-lhes o acesso à justiça.

“Mesão Frio tem sido mais visitado nestes três meses em que o Governo socialista tomou posse, do que ao longo dos últimos quatro anos, em que nos fecharam portas”, referiu em reunião o presidente da Câmara Municipal, aquando da receção dos deputados.

Para dar conhecimento da situação económica em que o concelho se encontra, Alberto Pereira sublinhou na reunião que, quando tomou posse “a Câmara de Mesão Frio estava com 12,4 milhões de dívida assumida e conseguimos fechar o ano 2015 com 6,8 milhões. Este município recebe 3 milhões de Fundo de Equilíbrio Financeiro (FEF) por ano, em que 2 milhões são para ao pagamento de salários e 1 milhão destina-se à amortização da dívida. Já falei com o senhor Secretário da Administração Interna e propus-lhe que tivesse uma atenção para connosco, no sentido de nos deixar ir à Banca fazer um empréstimo para pagar todos os outros. Este ano, pela primeira vez, em quinze anos, estaremos abaixo do limite de endividamento”.

As acessibilidades a Mesão Frio foi também um dos assuntos que esteve em cima da mesa. Desde que tomou posse que, Alberto Pereira tem vindo a reivindicar a construção do Itinerário Complementar 26 (IC26) para tirar o concelho do isolamento e facilitar o investimento neste território ou, a retificação da estrada que liga Mesão Frio a Amarante: “em 2011 tivemos um projeto já concluído, do ex-primeiro-ministro José Sócrates, e que, passava pela retificação desta estrada. O projeto encaixava perfeitamente naquilo que nós pretendemos que é, retificar algumas curvas da ligação entre Mesão Frio e Amarante e ainda, a construção de uma ponte no final da variante que, eliminaria duas curvas fechadas e a ponte antiga. Sendo esta estrada o eixo principal de passagem de todo o vinho do Porto, se durante a semana, encontrarmos alguns camiões no trânsito, em direção a Amarante, demoramos cerca de 1h15 para fazer 25 quilómetros. Nesta estrada passa todo o tráfego com destino à cidade do Porto. Estarmos sem vias de acesso é uma situação dramática para a região, sobretudo, para este concelho”, destacou o autarca, mencionando ainda que, são mais de dez os concelhos da região que beneficiariam com este acesso.

Alberto Pereira recordou ainda, a maior perda para o concelho - o encerramento do tribunal judicial de Mesão Frio: “este tribunal teve obras e fechou. As suas despesas de manutenção custavam ao Estado, 11 mil euros ano. Os munícipes, neste momento, têm de ir aos tribunais de Peso da Régua, Vila Real ou Chaves. Não há nenhum transporte público desde Mesão Frio, que chegue a horas, a um julgamento, a nenhuma destas três localidades. Este concelho vive essencialmente da agricultura e temos muita população idosa, sem meios e sem dinheiro. Também, não existe nenhum transporte público das freguesias para a sede de concelho e é bom que em Lisboa fiquem a saber disto.”

No final da reunião, a deputada Maria da Luz Rosinha disse que, “a questão da reestruturação é a que lhe parece ser “mais simples”, inserida até, “no facto de ser um município do interior do país, pois há, da parte deste Governo, uma vontade muito bem expressa, de que têm de ser implementadas medidas que travem alguns dos problemas que o interior sofre.” A deputada, afirmou ainda que, o tribunal judicial de Mesão Frio e a retificação da ligação Mesão Frio-Amarante, são temas a ter em consideração e que vão ser analisados juntamente com o primeiro-ministro, António Costa.

Neste novo ciclo em que o governo português se encontra e considerando que o diálogo com o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio tem sido aberto e simplificado, o autarca espera assim, conquistar alguns proveitos para o seu concelho ou reaver o que é, por direito, de toda a população.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, em todo o território nacional, no fim de semana de 20 e 21 de fevereiro, que visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, registando-se os seguintes dados operacionais:

Detenções:
130 detidos em flagrante delito, destacando-se:
60 por condução sob o efeito do álcool;
27 por condução sem habilitação legal;
cinco por tráfico de estupefacientes;
cinco por furto.

Apreensões:
195 doses de haxixe;
27 doses de heroína;
três armas de fogo;

Trânsito:
6 194 condutores fiscalizados e 1 962 infrações detetadas, destacando-se:
936 excessos de velocidade;
78 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
73 por falta de inspeção periódica obrigatória;
71 por infrações de tacógrafos;
60 por condução com Taxa de Álcool no Sangue superior ao permitido por lei;
60 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
31 por falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório.

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer do último fim-de-semana (20 e 21 de fevereiro), no âmbito de fiscalização rodoviária, fiscalizou 190 condutores, tendo sido detidos 8 condutores por condução sob o efeito de álcool e 3 sem habilitação legal. Foram elaborados 52 autos de contraordenação, destacando-se 3 por falta de inspecção periódica obrigatória, 3 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança, 3 por infracção nos pneus e 3 por falta de seguro. Foram ainda detetados 23 excesso de álcool e 35 excessos de velocidade.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Município de Castro Daire comemorou a 7ª edição do Dia do Autarca do Concelho.

A cerimónia solene deste Dia do Autarca decorreu no passado sábado, dia 20 de fevereiro, e este ano distinguiu 5 autarcas do Concelho, a saber: Abel Pereira dos Santos, antigo Presidente da Junta de Mouramorta, Marcos de Almeida, antigo Presidente da Junta de Gafanhão, José Carneiro de Paiva, Antigo Presidente da Junta de Freguesia de Ermida, Orlando Afonso Correia Cardoso, Ex. Vereador da Câmara Municipal, e José Morais Morgado, Antigo Presidente da Junta de Almofala, este último a título Póstumo, tendo falecido quando desempenha as funções de Presidente da Assembleia de Freguesia de Almofala.

Esta homenagem foi presenciada pelos convidados e muito público que assistiu a esta cerimónia, participando numa iniciativa que pretendeu reconhecer o trabalho meritório que os autarcas castrenses têm tido no desenvolvimento do concelho e na melhoria das condições de vida da população.

As cerimónias deste ano iniciaram-se na Aldeia de Almofala com a romagem ao cemitério onde foi homenageado o Sr. José Morais Morgado, sendo depositada uma coroa de flores onde está sepultado, pretendendo-se neste gesto prestar um tributo a todos os Autarcas do Concelho já falecidos.

Seguidamente foi celebrada a eucaristia na Igreja Paroquial de Almofala, presidida pelo Reverendo Matias, pároco de Almofala, também esta em louvor dos Autarcas falecidos e do trabalho de todos os Autarcas do Concelho.

O Dia do Autarca continuou no Auditório do Centro Municipal de Cultura de Castro Daire com a Sessão solene deste Dia do Autarca onde  houve também lugar a alguns momentos culturais e lúdicos com a atuação da Banda Filarmónica do Clube Musical Rerizense, o Rancho Folclórico do Mezio e a Tuna dos 60 da Casa do Povo de Castro Daire.

Antes da entrega da Medalha do Dia do Autarca a todos os homenageados e feito uma retrospectiva da sua ação como autarcas, usaram da palavra o Exmo. Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro e o Exmo. Senhor Presidente da Assembleia Municipal de Castro Daire, Albino Reis Ramos.

No uso da palavra o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire, Fernando Carneiro, destacou que o papel dos autarcas foi e é de grande importância para todas as populações e que no sua génese está sempre o fazer o bem e ajudar o próximo. Esta é a grande referência de um Autarca e é isso que garante que sejam respeitados e bem acolhidos pela população, enfatizou.

O Presidente da Autarquia Castrense referiu também que os autarcas dedicam muito do seu tempo em prol do trabalho para a comunidade, privando-se muitas das vezes de momentos com a família e de algum recato pessoal, pondo sempre em primeiro lugar o seu compromisso com o povo.

Fernando Carneiro afirmou ainda os autarcas distinguem-se dos outros políticos pela proximidade com aqueles que os elegem, sendo esta o verdadeiro escrutínio da sua ação a que estão sempre sujeitos.

O Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire referiu, ainda, que o Executivo Municipal tem vindo a desenvolver este mesmo trabalho de proximidade de ajuda da melhoria das condições de Vida das Pessoas, estando sempre ao lado da comunidade nas diversas áreas de intervenção.

Por sua vez o Presidente da Assembleia Municipal, Albino Reis Ramos, destacou a importância deste Dia do Autarca onde se agradece todo o contributo dos autarcas pelo próximo, parabenizando o Executivo Municipal pela sua criação.

Os homenageados puderam assistir ao relato da sua história de Vida e do seu trabalho enquanto autarcas, por parte de alguém próximo, num testemunho emocionado e sentido, que sensibilizou não só os distinguidos e seus familiares mas também toda a plateia, que assinalou o momento com o calor humano transmitido pelos muitos aplausos com que brindaram todos os homenageados.

Cumprido mais um dia do Autarca, ficou um dia especial de homenagem e tributo aqueles que conduziram e conduzem os destinos do Concelho e que dedicam muito do seu esforço e dedicação em prol da comunidade.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O presidente da Câmara de Cinfães quer criar duas Equipas de Intervenção Permanente (EIP) que ficarão afetas a cada uma das Corporações de Bombeiros Voluntários do concelho: Cinfães e Nespereira.

Estas equipas serão compostas por cinco elementos cada em regime de permanência e terão como missão assegurar serviços de socorro à população local em situações de incêndio, inundação, desabamentos, abalroamentos e outras intervenções no âmbito da proteção civil. Os custos serão suportados, em partes iguais, pela autarquia e Autoridade Nacional de Proteção Civil.

“O objetivo é dotar o Concelho com duas equipas tecnicamente muito bem equipadas que darão uma resposta de socorro imediata e eficaz”, explica o autarca Armando Mourisco, sublinhando que “estas equipas serão um reforço ao excelente trabalho que já é desenvolvido nesta altura pelas equipas de saúde, de bombeiros e sapadores florestais”. O presidente da autarquia de Cinfães adianta que não poupará esforços para dar mais segurança e qualidade de vida tanto aos residentes como aos visitantes, fazendo uma referência a todos os que escolherem Cinfães como destino para prática dos desportos de Natureza. “Somos um Concelho com muito potencial e a nossa aposta é no Turismo. Com estas equipas ao serviço estaremos em condições de dar uma resposta ainda mais eficaz a todos os praticantes das atividades de Natureza, seja nos nossos rios ou na nossa Serra nos trilhos BTT e nos percursos pedestres”, remata Armando Mourisco.

A Câmara Municipal aguarda, nesta altura, uma resposta da Autoridade Nacional de Proteção Civil, entidade da qual dependerá a aprovação da proposta.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa estará presente, uma vez mais, naquele que é o salão referência para a indústria do Turismo Nacional, a BTL – Feira Internacional de Turismo.

Este é um evento cheio de desafios e novas propostas, quer para os profissionais ligados ao sector do turismo, que nestes dias poderão investir em novas oportunidades de negócio, conhecer novas tendências dos mercados e assim melhor posicionar a sua oferta, de uma forma inovadora e competitiva, quer para o público em geral, que terá, nesta feira, a oportunidade conhecer novos destinos e soluções, comparar propostas e comprar a preços altamente competitivos.

Tudo isto num ambiente de festa, onde a música e a gastronomia marcam presença assídua.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa acredita no enorme potencial deste evento e, marcará assim a sua presença de forma inovadora e competitiva. Contará para isso com ações como provas de vinhos e degustações de produtos regionais, únicos no mundo inteiro, demonstrações ao vivo do trabalho de artesãos e exposição dos seus trabalhos e, ainda, com a participação de alguns dos melhores operadores turísticos e produtores desta que é uma das regiões mais ricas, em beleza e diversidade de paisagens naturais, do país.

Haverá também animação itinerante constante e serão ainda sorteados diariamente Vouchers “Experiências no Douro’Tâmega’Sousa” que proporcionarão aos contemplados a hipótese de desfrutar de magnificas ofertas desde alojamento, aventura, saúde e bem-estar, gastronomia ou cultura.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa acredita, por tudo isto, que esta participação na BTL 2016, nestes 4 dias – 2 a 6 de março -, será mais um momento alto de promoção e divulgação desta região do Norte do país tão vasta e rica em atrativos turísticos. Douro’Tâmega’Sousa Território ÚNICO.
Por Unknown | sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
As termas do Carvalhal vão abrir ao público no próximo dia 1 de março para mais uma época Termal recheada de saúde e bem-estar.

Esta nova época promete trazer novas novidade e uma, ainda, maior diversidade de serviços e tratamento aos aquistas.

As Termas do Carvalhal estão vocacionadas para tratamentos de doenças músculo-esqueléticas e reumatológicas, das vias respiratórias, de pele e do aparelho digestivo. A diversificada oferta termal oferece tratamentos termais adequados a cada uma destas patologias bem como à prevenção das mesmas.

A aposta na prevenção e no benefício de todas as propriedades que a água minero-medicinal das Termas do Carvalhal têm para oferecer são ofertas que o público pode encontrar nas Termas do Carvalhal, conjugando sempre a saúde e o bem-estar de forma perfeita.

Os momentos de relaxamento da agitação diária, longe dos grandes centros e perto das paisagens bucólicas e encantadas da região são também uma realidade nas Termas do Carvalhal e que permitem ser uma das melhores forma de combater o stress diário ao que muitos estão sujeitos.

A juntar à oferta variada e diversificada de tratamentos e programas de bem-estar, as Termas do Carvalhal são também um destino onde é fácil chegar com óptimas acessibilidades proporcionadas pela A24 e onde podemos encontrar outros pontos de interesse turístico com especial destaque para o Rio Paiva, a Serra de Montemuro, os monumentos históricos ou ainda a excelência da gastronomia local

Este Ano as Termas do Carvalhal vão assinalar o 100º aniversário da Concessão deste Centro Termal, pelo que o Executivo da Câmara Municipal de Castro Daire promete muitas e variadas surpresas ao longo destas comemorações, naquele que se espera seja um ano muito especial para as Termas do Carvalhal.

Motivos não faltam e que convidam a uma visita ás Termas do Carvalhal e ao Concelho de Castro Daire.
Por Unknown | quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Associação Empresarial de Resende promoveu novamente em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, do Instituto Politécnico do Porto, com o apoio do Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, mais uma ação de formação gratuita, direcionada para o tecido empresarial de Resende.

“Marketing Digital” foi o tema sobre o qual a formação incidiu, tema de grande relevância uma vez que a utilização da Web e Redes Sociais são, nesta nova era digital, ferramentas imprescindíveis para os empresários, permitindo-lhes a divulgação dos seus produtos/serviços e a captação e aproximação de clientes.

A formação teve lugar no passado dia 17 de fevereiro, pelas 18h30, nas instalações da Agito, Formação e Serviços, Lda., em Resende, e contou com a presença do Doutor Cristóvão Sousa, Professor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras, da Doutora Anabela Ribeiro de Oliveira, Vice-Presidente da Associação Empresarial de Resende, e com mais de duas dezenas de empresários que compareceram a esta iniciativa que se revelou extremamente útil para a compreensão deste novo mercado e suas formas de atuação.

A Associação Empresarial de Resende agradece à ESTGF por toda a colaboração e disponibilidade demonstradas, mantendo o compromisso de continuar a cooperar com iniciativas que, tal como esta, se focam no desenvolvimento do ramo empresarial da região, e aos empresários de Resende que mais uma vez não faltaram ao convite desta associação.

Por Unknown | quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Lamego, em colaboração com o Posto Territorial de Resende, no dia 16 de fevereiro de 2016, no concelho de Resende, procederam à detenção de um homem de 29 anos de idade, residente em Lamego, por cultivo de plantas cannabis.

A detenção ocorreu na sequência de diligências de investigação criminal, entre as quais a realização de duas buscas, que culminaram com a apreensão de uma estufa, sete plantas e três raízes/caules de cannabis sativa, uma estação meteorológica digital e diverso material utilizado no cultivo das plantas.

O detido vai ser presente ao Tribunal Judicial de Lamego, no dia de hoje.
Por Unknown | terça-feira, 16 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
No dia 6 de fevereiro, a Universidade Sénior do Rotary Clube de Resende promoveu mais uma Palestra, intitulado O meu reflexo sou eu?. Dirigida pela Dr.ª Dulce Almeida, psicóloga, esta foi uma iniciativa muito pertinente, com uma componente bastante prática, centrada nas pessoas que se encontram numa fase mais avançada da sua vida. Cada um dos alunos da Universidade Sénior que teve a possibilidade de participar nesta atividade, envolveu-se, de uma forma muito positiva e construtiva, num processo de reflexão e de autoconhecimento. Um processo nem sempre fácil de se concretizar mas com o apoio da Dr.ª Dulce, tornaram-se momentos de partilha, nos quais descortinaram-se experiências do passado e do presente com as diferentes emoções envolvidas, criando pontes com os valores, expectativas, desejos e sonhos do futuro de cada um.

A UniversidadeSénior de Resende,ao desenvolver esta palestra, cumpriu um dos seus maiores objetivos: a satisfação dos seus alunos.

A Universidade Sénior destina-se a adultos de idade superior a 55 anos ou aposentados ou reformados de qualquer idade.

Desde Outubro de 2015 que a inscrição em todas as suas disciplinas e workshops/palestras é gratuita.
Por Unknown | segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Município de Resende encontra-se a fazer um levantamento dos prejuízos causados pelo mau tempo que se verificou durante todo o fim de semana, estimando que estes alcancem o meio milhão de euros.

O Presidente do Município de Resende, Garcez Trindade, que acompanhou de perto os trabalhos no terreno, refere que “a intempérie que assolou o concelho durante todo o fim de semana causou danos materiais significativos, provocando estragos em cursos de água, muros, estradas municipais e estrada nacional 222, bem como em quintas, terrenos e habitações privadas. O autarca frisou, ainda, que “é de notar que este é o segundo fim de semana em que o Município foi sujeito a rigorosa intempérie que provocou largos estragos e prejuízos no nosso território”.

Garcez Trindade encontra-se em contacto com as entidades competentes no sentido de encontrar soluções, nomeadamente no que diz respeito a apoios que permitam fazer face aos prejuízos causados pelo mau tempo, em infraestruturas públicas e privadas.

A Proteção Civil Municipal e as equipas de administração direta da Câmara Municipal estiveram no terreno durante todo o fim de semana, intervindo em articulação com os Bombeiros Voluntários de Resende, com a GNR e com a Proteção Civil do Distrito de Viseu, tendo sido solicitados a intervir no desbloqueamento de estradas e caminhos, interrompidos por deslizamentos de terras, desabamento de muros e quedas de árvores. Houve casos em que foi necessário aconselhar algumas famílias a não permanecerem nas suas habitações, devido à insegurança provocada por deslizamentos de terras e queda de muros, tendo havido necessidade de evacuação de moradores de algumas residências.

Estiveram também presentes equipas da empresa pública Infraestruturas de Portugal de forma a ajudar a solucionar e a agendar as intervenções que lhes competem, nomeadamente nos problemas verificados na EN222.

Na Estrada Nacional 222, perto de Caldas de Aregos, registaram-se duas ocorrências verificadas na parte ocidental e oriental desta localidade, que interromperam a circulação nesta via, prevendo-se que a sua reabertura demore, ainda, algum tempo, devido à gravidade registada.


Durante todo o fim de semana foram solicitadas intervenções em todas as freguesias do concelho, sendo que as equipas continuam no terreno a proceder à limpeza de vias bloqueadas por lamas e detritos.

O Presidente do Município agradece a dedicação de todas as equipas que estiveram no terreno e elogia o importante trabalho realizado na solução dos problemas verificados em várias dezenas de locais, por todo o concelho.
Por Unknown | terça-feira, 9 de fevereiro de 2016 | Publicado em , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial de Lamego, no dia 07 de fevereiro de 2016, procederam à detenção de seis homens com idades compreendidas entre os 22 e os 45 anos de idade, residentes no concelho de Resende, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes e um homem de 50 anos de idade, também residente no mesmo concelho, pelo crime de posse de armas ilegais.

As detenções ocorreram na sequência de diligências de investigação criminal, levadas a cabo no concelho de Resende, entre as quais a realização de seis buscas, que culminaram com a apreensão de 164 doses de haxixe, 1 moinho, 8 telemóveis, 1 pistola, 1 revolver, 1 carabina, 1 silenciador, 2 espingardas de ar comprimido e 75 munições de vários calibres.

Os detidos serão suspeitos da venda de produto estupefaciente a jovens, junto das escolas da vila de Resende.

Os detidos vão ser presentes no Tribunal Judicial de Viseu para 1.º Interrogatório Judicial e aplicação das medidas de coação, no dia de hoje, segunda-feira.