Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Os Verdes: 15º Aniversário da Classificação do Alto Douro Vinhateiro marcado por muitas feridas e poucos proveitos para a população
terça-feira, 13 de dezembro de 2016 Publicado por Notícias de Resende

Assinalam-se amanhã, dia 14 de Dezembro, os 15 anos sobre a Classificação pela UNESCO do Alto Douro Vinhateiro como Património da Humanidade. Uma classificação que se assume como o reconhecimento do valor único, inestimável e universal desta paisagem cultural, resultante de séculos de uma relação sofrida mas harmoniosa entre o Homem e a Natureza.

Uma classificação que o país deveria respeitar e acarinhar e tudo fazer para que esta fosse um pilar importante de um desenvolvimento harmonioso desta região. No entanto 15 anos passados, Os Verdes consideram que esse desígnio, não só não tem sido cumprido, como a classificação tem sido manchada por sucessivas violações dos compromissos assumidos por Portugal. A construção da Barragem do Tua e as Linhas de Muito Alta Tensão que vão rasgar o Alto Douro Vinhateiro são um dos expoentes dessas violações. Por outro lado, o encerramento da linha ferroviária do Douro, entre o Pocinho e Barca D`Alva e a destruição dos seus ramais, linha do Tua, Corgo e Tâmega são ainda exemplos da incapacidade de aproveitar plenamente esta Classificação em prol do desenvolvimento regional e do bem-estar de toda a sua população.

Os Verdes consideram que o pleno aproveitamento da Classificação do Alto Douro Vinhateiro para o desenvolvimento da região e do país, tem de passar pelo respeito minucioso dos compromissos assumidos no quadro da Classificação, nomeadamente com a implementação de projetos que não sejam agressivos com a paisagem e que não ponham em causa as características que levaram seu reconhecimento do seu valor, isto é, a  ligação à tradição, à vinha e à vitivinicultura, projetos de desenvolvimento que irradiem bem-estar para todos, como a reativação da Linha do Douro até Barca D´Alva e dos seus Ramais e que garantam rendimento aos pequenos vitivinicultores, construtores desta paisagem.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Os Verdes: 15º Aniversário da Classificação do Alto Douro Vinhateiro marcado por muitas feridas e poucos proveitos para a população "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html