Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Mesão Frio:Feira Anual de Santo André: Mesão Frio esteve em festa com um dos maiores e antigos certames da região
segunda-feira, 12 de dezembro de 2016 Publicado por Unknown

Todos os anos, a feira anual centenária de Santo André, na vila de Mesão Frio, é visitada por milhares de pessoas que reconhecem a enorme importância e o impacto que este certame tem, não só para o concelho, mas também para a região. Para assinalar a festividade deste ano e à semelhança de anos anteriores, a Câmara Municipal proporcionou um programa cultural e lúdico, marcado por muita animação, que decorreu de 30 de novembro a 8 de dezembro. Nem mesmo o frio que se fez sentir, demoveu os visitantes, que acorreram, em grande número, a todos os eventos.

Nas comemorações do dia do município, a 30 de novembro, dia de feriado municipal, foram atribuídas distinções honoríficas, com medalhas de grau ouro, a funcionários da autarquia aposentados, que prestaram serviços relevantes ao município, ex-presidentes das Juntas de freguesia vivos e ainda, ao escritor mesão-friense e autor de diversas obras literárias sobre o concelho, Bernardino Vieira de Oliveira. Depois da cerimónia, realizou-se um almoço convívio, no pavilhão multiusos, entre os homenageados e o executivo municipal. À noite, pelas 22 horas, num organização da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Mesão Frio, realizou-se no salão de festas desta instituição, a já tradicional noite de Fado, com a atuação do grupo D’Ouro Fado, que foi distinguido com o título de sócio honorário. O serão terminou com a atuação do conhecido artista Georges Canário.

O segundo dia do programa teve início com a tradicional feira dos burros, que é grande apanágio deste certame. Durante o período da tarde, junto ao parque de estacionamento da zona de lazer, realizou-se a corrida de cavalos a passo travado. Nas ruas da vila, a animação foi uma constante, com a atuação das concertinas da Associação Cultural de Lameirão, com os cantares ao desafio de Maria Celeste, Pedro Malheiro e Seus Amigos e também com a atuação do Grupo de Cantares Tradicionais, O Arrais do Douro.

Na sexta-feira, dia 2 de dezembro, pelas 21 horas, os entusiastas do todo-terreno partiram da Avenida Domingos Monteiro, para o 8.º passeio noturno Rotas de Santo André, uma organização da associação Génese da Aventura. Às 21h30, o pavilhão multiusos municipal recebeu o 2.º encontro de danças de Santo André, com a atuação dos grupos Bibliodance, o grupo de dança Intichaski, o único de danças andinas existente em Portugal, a Academia de dança Buena Vista e os professores Gladys e Óscar, percursores do tango argentino em Portugal.

Na manhã do dia seguinte, os amantes do todo-terreno partiram do parque de estacionamento da zona de lazer, para o passeio diurno Rotas de Santo André, que terminou com uma pista de obstáculos. À noite, a biblioteca municipal de Mesão Frio levou a cabo a exposição fotográfica «Por terras de Mesão Frio: Ontem e Hoje». A atuação da Tuna da Associação Musical de Freamunde animou o serão.

No dia 4 de dezembro, a Associação da Concertina e Bombos Santiago de Baião percorreu as principais artérias da vila, com as suas atuações. Também neste dia, a Associação Cultural e Desportiva de Vila Marim realizou o seu habitual torneio de Sueca, no pavilhão multiusos municipal. Foram atribuídos prémios às primeiras quatro duplas mais bem classificadas, com a oferta de uma garrafa de vinho a cada participante. Pela tarde, o palco na Avenida Conselheiro José Maria Alpoim recebeu o festival de folclore organizado pelo Rancho Folclórico Barqueiros do Douro, no qual participaram a Associação Cultural do Rancho Folclórico de Arrentela (Seixal), o Rancho Folclórico da Associação de Danças e Cantares de Villa Bonelli e o Rancho Folclórico As Ceifeiras de Valadares (Baião). O presidente da Câmara Municipal, o Vice-Presidente, a Vereadora e o presidente da Junta de freguesia de Barqueiros subiram ao palco para agradecer a presença de todos os grupos intervenientes e oferecer lembranças do município.

No dia 7 de dezembro, no pavilhão social da escola Secundária Prof. António da Natividade, o público, sobretudo o mais juvenil, divertiu-se com a peça de teatro musical «O duende malvado».

O último dia da feira anual de Santo André, a 8 de dezembro, como é habitual, foi assinalado pelo grande cortejo medieval que percorreu as principais ruas de Mesão Frio, com as atuações do Grupo de Bombos da Associação Cultural de Desportiva de Vila Marim e do Grupo de Bombos de Telões. O desfile terminou no Claustro do Convento de São Francisco, onde foi recitada a carta da feira e levada a cena a peça «A lenda de Meyjam Frio com caldo quente à fartura e entremezes à mistura» pela companhia de teatro Filandorra – Teatro do Nordeste. A animar, não faltaram também os cuspidores de fogo, as danças do ventre, os figurinos alegóricos da época, o grupo de gaiteiros medievais «Baile Vadio», os grupos de bombos, as músicas e as danças medievais. No final do cortejo, a autarquia ofereceu uma sopa quente e pão com chouriço a todos os participantes no cortejo. No recinto do mercado medieval, houve ainda, a exibição de aves de rapina, com destaque para a falcoaria considerada, recentemente, património cultural imaterial da humanidade pela UNESCO.

Assinalar este momento histórico de Mesão Frio é preservar a herança do passado que os mesão-frienses tão bem construíram ao longo dos séculos, reavivando as suas tradições e memórias. Apesar de todas as dificuldades financeiras do município, a Câmara Municipal tem conseguido garantir os padrões de qualidade deste certame.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Mesão Frio:Feira Anual de Santo André: Mesão Frio esteve em festa com um dos maiores e antigos certames da região"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html