Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Moimenta da Beira: Morreu Miguel Veiga, tinha raízes em Moimenta da Beira
terça-feira, 15 de novembro de 2016 Publicado por Unknown

Miguel Veiga, advogado, uma das personalidades mais cultas e ilustres da cidade do Porto, e um dos fundadores do PSD (então PPD), em 1974, ao lado de Francisco Sá Carneiro, Magalhães Mota e Pinto Balsemão, morreu esta segunda-feira, 14 de novembro.

Tinha 80 anos de idade e nascera no Porto (30 de junho de 1936), mas as raízes paternas, a dos “Veigas”, eram todas de Moimenta da Beira, e, quer o pai, Luiz Veiga, quer o tio, Pedro Veiga, advogados como Miguel, e com vasta obra publicada, foram também eles figuras ilustres do Porto e estiveram ambos ligados a movimentos culturais e cívico anti-regime.

Miguel Luís Kolback da Veiga (a mãe era francesa, que cursou Filosofia na Sorbonne) era licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra (1959), e fez carreira na advocacia. Deputado à Assembleia Constituinte (1975), apoiou, não obstante o seu vínculo partidário, Mário Soares na primeira candidatura à presidência da república.

Foi condecorado com a Grande Oficial da Ordem da Liberdade, sendo também membro do Conselho das Ordens Honoríficas. Em 2007 foi agraciado pela Câmara Municipal do Porto com a Medalha Municipal de Mérito – Grau Ouro.

Tem obra publicada, de que se destaca: “Francisco Sá Carneiro - 20 Anos depois”; “Um Advogado em Redor das Letras à Volta do Porto”; “A Consciência Entre o Lícito e o Ilícito”; e “Os Poemas da Minha Vida”.

Homem culto que viveu rodeado de livros, tinha, na casa onde vivia, na Foz, e no escritório, perto da Avenida do Aliados, nas paredes e no mobiliário, objetos belos, vidros, móveis, frases de poetas. Era um amante das artes, e guardava, entre outras obras, quadros de Menez, mulheres nuas de Cutileiro e um desenho que Mário Botas fez para ele.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Moimenta da Beira: Morreu Miguel Veiga, tinha raízes em Moimenta da Beira"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html