Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Moimenta da Beira: Histórias, pensamentos soltos e vivências de Alvite contadas em livro por Ondina Freixo
sexta-feira, 18 de novembro de 2016 Publicado por Notícias de Resende

“Palavras e pensamentos soltos ou outras formas de nave(g)ar”, assim se intitula o livro de Ondina Freixo que vai ser lançado no próximo sábado, 19 de novembro, às 16 horas, na Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, em Moimenta da Beira. A cerimónia de apresentação é pública. O livro tem a chancela da “Chiado Editora”.

A autora, que edita pela terceira vez, não assume tratar-se (pelo menos completamente) de uma obra autobiográfica. Admite, porém, que são as suas vivências em Alvite, vila onde nasceu, as histórias e os pensamentos das gentes da terra que preenchem o livro, volumoso, de 286 páginas.

Lurdes Silva, professora, como é também a autora, escreve no prefácio que “… As palavras, mesmo que às vezes apenas implicitamente, navegam sempre em torno de um ventre fértil representado pela serra-Terra-Nave-Mãe, vinculando- se a um quotidiano aleatório de pensamentos soltos que nos contam histórias de vida. A própria vida da autora. Uma vida que acontece em ambiente idílico onde os valores culturais se proclamam e se confundem com as próprias raízes das urzes e das giestas. Nessa aldeia, em plena serra da Nave, desde cedo as pessoas aprenderam a lidar com os elementos da natureza, numa transfiguração adaptativa de sobrevivência e identitária de um povo que mesmo na fisionomia se aproxima, estranhamente, ao povo cigano ainda que não haja evidências sobre esse hipotético vértice genealógico…”.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Moimenta da Beira: Histórias, pensamentos soltos e vivências de Alvite contadas em livro por Ondina Freixo"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html