Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Design da Vista Alegre vence dois prémios nos German Design Awards
sexta-feira, 18 de novembro de 2016 Publicado por Unknown

O júri dos German Design Awards, uma das mais prestigiadas competições internacionais, que distingue há mais de seis décadas a excelência do design mundial, voltou a reconhecer o trabalho desenvolvido pela Vista Alegre. As coleções Orquestra e Trace receberam esta semana o prémio “German Design Award Winner”, atribuído pelo Conselho Alemão do Design.

Quatro coleções da marca centenária portuguesa – Carrara, Gárgulas, Jazz e Love who you want – a distinção de “Special Mention” [Menção Honrosa] do júri do Conselho Alemão do Design, e a marca portuguesa arrecadou também o selo de “German Design Award 2017 Nominee” para as coleções Blue Ming, Plissé, Timeless, Jazz, Midnight e Swinging.

Este é o segundo ano consecutivo que a Vista Alegre vê a qualidade e inovação do design das suas peças e coleções distinguida pelo júri dos German Design Awards, composto por 48 especialistas que anualmente se reúnem para celebrar e premiar o melhor design do mundo. Com 192 anos de história a Vista Alegre alcança o patamar das grandes referências do design mundial, como por exemplo VW, BMW, Bentley, Porsche, Absolut, entre outras. Este é o coroar da aposta estratégica da Vista Alegre no design, que alicerça o ambicioso plano de expansão global e reposicionamento da marca, através do lançamento de peças únicas e coleções marcantes em porcelana, cristal e vidro que nascem do seu gabinete de design interno, do seu projeto de residências artísticas internacionais instalado em Ílhavo – o ID Pool –, e das parcerias com designers e artistas – emergentes e consagrados – de todo o mundo.

Nuno Barra, Administrador da Vista Alegre, dedica este prémio aos colaboradores da marca que acreditam e partilham da visão internacional de uma marca que nasceu há 192 anos em Ílhavo, nas margens do Rio Boco: “Os nossos colaboradores acreditaram que podíamos fazer da Vista Alegre uma marca global. Estes prémios são mais um passo na materialização dessa visão e por isso é-lhes dedicado. Temos 192 anos de história e continuamos a fazer história para a nossa marca e para Portugal.”

Conheça os German Design Winners da Vista Alegre:

Orquestra é uma coleção da autoria dos jovens designers David Raffoul e Nicolas Moussallem para a Vista Alegre, no âmbito do projeto ID Pool, uma residência artística instalada numa das antigas casas do Bairro da Vista Alegre, na qual designers provenientes de todo o mundo permanecem entre um a três meses num fervilhante diálogo criativo e de experimentação com a fábrica, com o objetivo de criar produtos arrebatadores e desenvolver ideias que desafiam a linha de produção. Este serviço de mesa é até hoje o mais premiado da Vista Alegre, tendo recebido também no ano passado o Red Dot Design Award e o Wallpaper Design Award.

No segmento de hotelaria, uma forte aposta da marca, a Vista Alegre viu distinguida pelos German Design Awards a coleção Trace, desenvolvida pelo designer alemão Carsten Golllnick, que colabora desde 2010 com a Vista Alegre. Esta é uma parceria que dá frutos pelo segundo ano consecutivo no âmbito dos German Design Awards. Já em 2016 a coleção Printemps foi distinguida pelo Conselho Alemão do Design.


Conheça as Special Mentions atribuídas pelos German Design Awards à Vista Alegre:

Carrara nasceu igualmente das residências artísticas que a Vista Alegre promove em Ílhavo. É um novo serviço de mesa da autoria da designer francesa Corinne Le Corre, apresentado mundialmente em Paris em janeiro passado.

Gárgulas são peças decorativas em biscuit desenvolvidas pelo escultor português José Aurélio, replicando quatro das oito gárgulas da Torre do Tombo em Lisboa.

Pela mão da casa Lacroix nasceu a coleção de peças Love who you want, uma reinterpretação do jogo surrealista cadavre exquis que apresentou novas peças e pratos este ano nas feiras internacionais.
Jazz é um serviço de café desenvolvido por Richard Williams, membro da equipa interna de designers da Vista Alegre (VA Studio), e integra a coleção Art Deco apresentada com enorme sucesso em 2014 nas feiras internacionais.


Conheça os German Design Award Nominees da Vista Alegre

Em Midnight, o designer alemão Mendel, que integrou o ID Pool da Vista Alegre, concebeu peças decorativas extraordinárias em beleza e técnica intrincada, juntando a arte da porcelana ás técnicas do cristal que aplicou nas peças.

Também do ID Pool, e pela mão do designer brasileiro Henrique Serbena, nasceu Swinging, um decanter de cristal que mereceu uma nomeação nos German Design Awards

No âmbito das grandes parcerias entre a Vista Alegre e reputados designers internacionais surge Blue Ming, uma coleção versátil de peças simétricas com elementos esculturais, criada pelo premiado designer holandês Marcel Wanders, que reinventou a tradição centenária da porcelana Delft (conhecido pelo azul Delft). Cada peça é uma fusão emblemática dos dois países e das suas ricas heranças culturais.

Plissé é uma coleção desenvolvida internamente pela Vista Alegre composta por três peças decorativas que representa a aliança perfeita das técnicas de porcelana e do cristal. A coleção, recebeu também, em 2015, o prémio Red Dot Design Award.

A mesma equipa interna também desenvolveu Timeless, uma coleção intemporal, que cruza a herança clássica com a contemporaneidade sofisticada e que desafia classificações. A seleção dos elementos decorativos, a sua composição e os tons adotados – o azul e o vermelho – permitem fundir a herança clássica com uma contemporaneidade sofisticada, demonstrando a intemporalidade do bom design.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Design da Vista Alegre vence dois prémios nos German Design Awards "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html