Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: Peça de teatro de Gil Vicente exibida aos alunos do nono ano
sexta-feira, 18 de novembro de 2016 Publicado por Notícias de Resende

Os alunos do 9º ano de escolaridade, dos três agrupamentos de escolas do concelho de Baião, assistiram à encenação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, que o grupo de teatro Filandorra apresentou no dia 15 de novembro, no Auditório da Escola Básica e Secundária de Baião.

Estiveram ainda presentes alunos do 9º ano da Escola Egas Moniz do concelho de Resende, que manifestaram interesse em assistir à peça.

O "Auto da Barca do Inferno" de Gil Vicente é parte integrante dos conteúdos programáticos da disciplina de Português do 9º ano e, como tal, o Município de Baião considerou importante oferecer aos alunos deste ano de escolaridade a oportunidade de assistir a peça ao vivo, através de um protocolo com a Filandorra.

A Obra mais conhecida de Gil Vicente, intitulada pelo próprio como um “Auto De Moralidade”, texto de extraordinária riqueza, carregado de simbolismo, é uma sátira impiedosa da sociedade portuguesa do século XVI.

A moldura simbólica deste auto é-nos dada por duas barcas, que ancoradas num porto imaginário e carregando um Anjo e um Diabo, esperam a chegada daqueles que ao deixarem a vida terrena procuram a passagem para o paraíso.

A vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, esteve presente na sessão, acompanhada pelo diretor da Escola Básica e Secundária de Baião, Carlos Alberto, e agradeceu  todos os responsáveis da comunidade escolar, desde os membros da direção dos agrupamentos de escolas, passando pelos docentes e pelo pessoal auxiliar, por terem contribuído para que fosse possível trazer os jovens baionenses para aquela atividade, contribuindo assim para uma maior igualdade no acesso aos bens culturais.

“Uma das preocupações da nossa autarquia é trazer a cultura até vós, é um investimento para o vosso desenvolvimento”, afirmou Ivone Abreu.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: Peça de teatro de Gil Vicente exibida aos alunos do nono ano"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html