Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: Congresso de Psicodrama atraiu cerca de 200 pessoas
terça-feira, 22 de novembro de 2016 Publicado por Notícias de Resende

Baião oferece cada vez melhores condições de acolhimento a turistas e tem atrativos que deixam os visitantes com vontade de voltar para conhecerem melhor o concelho, referiu o presidente da Câmara Municipal, Paulo Pereira. O autarca falava a 18 de novembro na sessão de abertura do 13º Congresso da Sociedade Portuguesa de Psicodrama (SPP) que juntou 160 participantes no Douro Royal Valley Hotel, na União de Freguesias de Ancede e Ribadouro. Com a participação de três dezenas de pessoas não inscritas no congresso na sessão de encerramento, que era aberta ao público, o número total de participantes rondou os 200.

No seu discurso, Paulo Pereira formulou votos para que o congresso se desenrolasse de forma enriquecedora e gratificante e mostrou-se certo de que as mais-valias do concelho vão fazer com que os participantes voltem. “Espero que durante este fim-de-semana possam desfrutar das nossas paisagens, da nossa gastronomia e da hospitalidade dos baionenses e que depois voltem, com mais tempo, para conhecer tudo o que Baião tem para oferecer”.

Paulo Pereira fez ainda uma alusão ao tema do congresso – “Tão Perto e Tão Longe” –, lema que foi também usado pela autarquia baionense para descrever a forma como Baião está próximo das grandes cidades e da qualidade de vida e da tranquilidade mas, ao mesmo tempo, também está longe da confusão, do bulício e do “stress” que caracterizam os meios urbanos.

A sessão de abertura foi conduzida pelo presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva e contou ainda com intervenções do presidente da comissão organizadora do congresso, o baionense José Manuel Teixeira de Sousa, da presidente da Sociedade Portuguesa de Psicodrama, Maria João Brito, que fez um balanço do mandato que agora termina naquela organização, e do psicodramatista, Alfredo Correia Soeiro, presidente honorário da SPP que apresentou uma conferência com o tema “Ponto de Partida e Retorno”.


PROGRAMA RICO E VARIADO

O congresso desenrolou-se durante três dias, em que se realizaram várias mesas de debate sobre diferentes aspetos de intervenção em psicodrama e sociodrama. Houve ainda comunicações livres, apresentação de livros, mais de uma dezena de workshops e um painel aberto ao público sobre o tema “Tão Perto e Tão Longe de Outras Áreas do Saber”, que contou com a presença de personalidades como: Alexandre Quintanilha, na área da ciência; Gabriela Canavilhas, na cultura; António Sampaio da Nóvoa, na cidadania e José Luís Carneiro, nas comunidades. Este painel foi encerrado com um sociodrama aberto, conduzido por Gabriela Moita e Miguel Vasconcelos.

“O congresso realizou-se de forma muito positiva e a opinião que recolhemos dos participantes foi elogiosa, não só sobre a qualidade dos trabalhos, como também acerca da forma como fomos recebidos e das condições que encontramos em Baião”, referiu José Manuel Teixeira de Sousa.

O QUE É O PSICODRAMA?

O Psicodrama foi criado no início do século XX em Viena, na Áustria, por Jacob Levy Moreno e é um modelo psicoterapêutico (psicodrama) e de intervenção social (sociodrama), que através da ação trabalha situações clínicas individuais, em grupo, familiares e de casal, bem como as ideologias coletivas, tendo aplicação nos campos da saúde, da educação, das organizações e dos projetos sociais. Através do método psicodramático podem tratar-se situações clínicas individuais.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: Congresso de Psicodrama atraiu cerca de 200 pessoas"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html