Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Moimenta da Beira: Maçã, Castanha e Mestre Aquilino Ribeiro
segunda-feira, 31 de outubro de 2016 Publicado por Notícias de Resende

O último número do Boletim Informativo da Confraria da Castanha faz a apologia da maçã, revisitando a Expodemo, certame que teve lugar em Moimenta da Beira no fim-de-semana de 16, 17 e 18 de setembro; da castanha, que será rainha no “Mercado do Magriço”, em Penedono, dias 11, 12 e 13 de novembro; e a apologia a Aquilino Ribeiro, pela reedição de “Cinco Réis de Gente”, em Carregal, Sernancelhe.

Alberto Correia, historiador, etnólogo, ex-director do Museu Grão Vasco, escreve no editorial, a propósito da castanha e da maçã, e lembrando mestre Aquilino: ”…dois dos mais maravilhosos frutos que o Criador por aqui plantou, a castanha e a maçã, evocando, a primeira as elevadas encostas bafejadas pelos longínquos ventos do Marão e os títulos de abono de Aquilino, lembrando igualmente a maçã a terra de árduos plantios, o clima dos longos invernos e cálidos estios e sempre essa poética legenda do Génesis, mãe Eva gulosa da doçura de um fruto maduro, Adão partícipe dessa desdita primeira cuja redenção agora se promove quando, sobre a nossa mesa, se estendem, perfumadas, com a doçura do mel ou a leveza de um acre sabor. Outono celebrado, enfim, como Terra Prometida”.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Moimenta da Beira: Maçã, Castanha e Mestre Aquilino Ribeiro"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html