Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Marco de Canaveses: Município de Marco de Canaveses distribuiu material promocional da Rota do Românico
sexta-feira, 21 de outubro de 2016 Publicado por Unknown

O Presidente da Câmara Municipal de Marco de Canaveses, Manuel Moreira, acompanhado da Vereadora com o Pelouro da Educação, Gorete Monteiro, reuniram com os Presidentes dos vários Agrupamentos Escolares concelhios, representantes dos Estabelecimentos de Ensino Profissional, para atribuírem diverso material promocional da Rota do Românico, que serão divididos pelos todos as escolas concelhias, desde o primeiro ciclo até ao ensino secundário.

Na região do Tâmega e Sousa ergue-se um importante património arquitetónico de origem românica. A sua riqueza e singularidade expressa-se nos 58 monumentos, entre mosteiros, igrejas, capelas, memoriais, pontes, castelos e torres, que compõem a Rota do Românico, 10 dos quais se encontram no concelho de Marco de Canaveses

A produção e disseminação de conhecimentos, fulcrais para a compreensão deste legado histórico e patrimonial, assume-se como um dos objetivos da Rota do Românico e do Município de Marco de Canaveses, procurando, numa missão mais ampla, abrir novas perspetivas para entender e sentir a evolução deste território ao longo de séculos de vivências.

Com o objetivo de sensibilizar toda a comunidade escolar concelhia, assim como todos os cidadãos para a temática do património histórico, arquitetónico, cultural e paisagístico, despertando-os para a importância da preservação dos seus recursos, constitui um relevante elemento de integração, educação e formação das populações.

Nesse sentido, o Município de Marco de Canaveses em parceria com a Rota do Românico, distribuiu por todos os Estabelecimentos de Ensino do primeiro ciclo até ao Ensino Secundário, diverso material da Rota do Românico, dos quais se destacam monografias, guias juvenis, cadernos, outros livros editados pela Rota, jogos didáticos, postais, entre outro material promocional, assumindo-se, desta forma, como um instrumento fundamental para a definição e realização de um amplo e contínuo projeto de educação patrimonial, capaz de difundir e valorizar o extenso legado histórico deste território.

Cumprindo um dos desideratos da Rota do Românico, o Municipio de Marco de Canaveses, considera que o envolvimento da comunidade escolar, através do desenvolvimento de atividades lúdicas e pedagógicas em contexto educativo, cultural e social, contribuem para reforçar o interesse pela história e pelo património local, promovendo, simultaneamente, o orgulho pelo passado, contribuindo para o desenvolvimento de novos saberes e competências.

Relembra-se que no ano letivo de 2016-2017 continuará a merecer destaque a atividade subordinada à temática “O românico no território do Tâmega e Sousa”, a desenvolver, no mínimo, em 60 turmas do 1º ciclo do ensino básico dos 12 concelhos que integram a Rota do Românico (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

Concebida em complementaridade com o currículo escolar, esta atividade pretende proporcionar aos alunos um dia diferente com a Rota do Românico, dando-lhes a conhecer o estilo românico, a sociedade e a cultura da época medieval no território dos vales do Sousa, Douro Tâmega. Também a paisagem natural será abordada, assim como os saberes tradicionais e as gentes que caracterizam este território. Aos alunos será, ainda, oferecida a oportunidade de sentir o “seu” património, através do contacto direto com os monumentos, refletindo em conjunto sobre a história e a arte deste legado com quase mil anos de memórias.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Marco de Canaveses: Município de Marco de Canaveses distribuiu material promocional da Rota do Românico "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html