Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Presidente da Distrital de Viseu da JS coloca o Interior de Portugal na Agenda Política Nacional
quarta-feira, 8 de junho de 2016 Publicado por Unknown

Luis Soares Presidente da Federação Distrital de Viseu da Juventude Socialista é neste momento o nome de quem se fala em toda a região do Interior de Portugal.

É jovem, é de Cinfães e lidera atualmente a estrutura Distrital de Viseu da Juventude Socialista, que conta com órgãos eleitos nos 24 concelhos do distrito. Além de já ser reconhecido pela defesa constante e intransigente que faz do seu território, que não é de agora, foi neste momento que conseguiu que isso mais se evidenciasse, conseguindo trazer o tema para debate e coloca-lo na agenda política nacional.

Sendo neste momento, considerado por muitos, como o embaixador de toda a região do interior e dos seus jovens, demostrou toda a coragem que lhe é característica, por quem o conhece e elaborou um documento com propostas concretas para toda uma região. Incidiu-se sobre as áreas que mais diferença fazem no dia a dia das pessoas, sobretudo dos jovens, entre elas a Educação, o Emprego, o Empreendedorismo, a Habitação e a Cultura, levando isso ao Congresso Nacional do Partido Socialista, que se realizou em Lisboa, no passado fim de semana.

Se em tempos normais, poucos são os que arriscam sujeitar o seu vínculo a propostas concretas para as regiões, numa altura em que o seu partido está no governo, neste caso o Partido Socialista, muitos menos serão.

Contudo, Luis Soares, mesmo assim quis correr esse risco e diz que:

"Se quando somos oposição criticamos o quanto abandonada está esta região, é quando estamos no governo que temos de reivindicar que tal panorama mude, porque aí sim, as nossas responsabilidades são mais elevadas e temos a possibilidade de mostrar que é possível fazer diferente, melhorar as condições de vida de quem cá vive e que estas tenham a mesma igualdade de oportunidade das pessoas que vivem noutros sítios". – Luis Soares

Prossegue ainda, referenciando:

“Estou consciente dos riscos que corri em elaborar tal documento, porque tinha a plena noção que isto seria alvo do escrutínio público e as propostas seriam avaliadas ao pormenor, mas jamais isso me condicionaria a fazer o que no meu entendimento é o certo. Desta forma, tinha de sair em defesa do nosso território e das suas gentes. Porque tal como dizia o fundador do meu partido Mário Soares - "Um político assume-se" e é isso que fiz e continuarei a fazer.” – Luis Soares

Durante o fim de semana, na reunião magna dos socialistas, muitos foram aqueles que quiseram debater o tema e elogiar o documento e as propostas elaboradas pelo jovem do distrito de Viseu, que num ato de coragem, irreverência e construtivo saiu em defesa do seu território. Contudo, é na próxima Comissão Nacional do PS, que o documento vai ser debatido na especialidade.

Na apresentação feita ao Congresso, o Presidente da Distrital de Viseu da JS, destacou as seguintes propostas:

Educação – “Implementar uma rede de ensino pré-escolar presente em todos os distritos do interior, com um alargamento dos seus horários de funcionamento, fomentando a natalidade e contribuindo para a fixação de casais em idade fértil” e “Definir uma visão estratégia para a nossa rede de ensino superior, reforçando o envolvimento e o impacto regional destas instituições, criando apoios para atrair novos alunos e condições para fixar os já existentes.”

Emprego – “Apostar na nossa região como local privilegiado para a localização de indústria tecnológica de base digital, beneficiando das nossas condições naturais.”

Empreendedorismo – “Implementar uma rede de incubadoras de empresas de âmbito empresarial, social e artístico, como clusters de desenvolvimento regional.”

Habitação – “Incentivo à reconstrução de casas antigas para jovens se fixarem nos seus concelhos” e “Atribuição de benefícios fiscais a quem pretender reabilitar imóveis devolutos e degradados nas zonas históricas das cidades.”

Cultura – “Incentivar a dinamização da cultura local através do apoio a jovens artistas e criadores.”

Para o jovem socialista, este território está atualmente assolado pela problemática do despovoamento e os jovens maioritariamente sem oportunidades vê-se obrigados a partir para outros destinos. Com este documento, recheado de ideias novas e transformadoras, para potencialidades únicas, julga estar aqui uma boa base de trabalho para as politicas a desenvolver na região, visto ser necessário alterar o paradigma atual. Defende que é preciso agir e que se olhe para o interior como uma oportunidade, arranjando-se soluções, caminhos e estratégias que voltem a colocar o interior no mapa de Portugal e dessa forma, se incentive à fixação dos seus jovens e coloque a dicotomia interior/litoral posta de lado.

“Que possamos olhar no horizonte das montanhas do nosso interior e observar que por detrás de cada uma delas, existe sempre uma maior a alcançar, que este documento seja isso mesmo, a primeira montanha, de muitas mais a alcançar.” – Luis Soares

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Presidente da Distrital de Viseu da JS coloca o Interior de Portugal na Agenda Política Nacional"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html