Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | terça-feira, 29 de setembro de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
Por Notícias de Resende | domingo, 20 de setembro de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo dia 21 de Setembro pelas 21H, a Emissora Regional de Resende recebe no seu estúdio, os cabeças de lista das candidaturas de PSD/CDS e PS pelo distrito de Viseu para um debate entre os mesmos.

Na frequência de 104.9 FM ou online em resendefm.blogspot.pt para todo o mundo, António Amaro (PSD/CDS) e Maria Marques (PS) vão debater ideias e projetos para o futuro do distrito e do país.

O debate será conduzido por João Pereira e Daniela Lopes, ambos locutores da Resende FM.

João Pereira
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 14 de setembro de 2015 | Publicado em , , | Com 2 comentários
O Primeiro-ministro Pedro Passos Coelho visitará no próximo dia 30 de setembro, pelas 10 horas a Santa Casa da Misericórdia de Resende. A visita tem como principal motivo a boa gestão de uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), com 85 anos de existência, tanto a nível local, como regional.

A partir das 11 horas o atual primeiro-ministro, conjuntamente com elementos da coligação PSD-CDS (sendo também prevista a presença do vice-primeiro-ministro Paulo Portas), estará em contacto com a população resendense na parte exterior da instituição.

Por Notícias de Resende | quarta-feira, 2 de setembro de 2015 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O artista Toy é o grande nome nacional do Programa da Festa da Labareda, as festas concelhias de Resende, que decorrem no fim do mês de Setembro de 2015. O artista atuará no Sábado, dia 26 de Setembro pelas 23H30 sendo um dos pontos altos da festa.

A festa que se inicia no dia 20 de Setembro, Domingo, com a mítica Perícia da Labareda e vai até dia 29 de Setembro, Terça-feira, dia de feriado municipal, conta ainda no Programa com nomes como Paulo Paradela, Grupo Arkadia, Tuna Estudantina Académica de Lamego, Feedback e ainda artistas locais como Nuno Machado, Ilda Magalhães, J. Rabaça, Raio de Sol, Banda Projeto, Sonhos sem Fim, Sons do Douro, TomVintém e amigos, entre outros. No Domingo, dia 27 de Setembro acontece também o Festival de Folclore organizado pelo Rancho Folclórico de S. Miguel de Anreade e inicia 14H45. Também o Rancho Folcórico “Os Moleiros de Cárquere” se envolve na festa recriando no dia 25 de Setembro a tradição com as “Papas no Pote”.

Outro ponto alto da Festa acontece no dia 25 de Setembro pelas 21H30 com a Festa da Rádio Resende FM, que contará com vários nomes da música portuguesa.

Já é possível consultar todo o Programa Oficial da Festa da Labareda 2015 no site oficial do Munícipio de Resende em www.cm-resende.pt.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vitimas Especificas do Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Viseu, com a colaboração de militares do Posto Territorial de Castro Daire, hoje, dia 27 de agosto de 2015, no concelho de Castro Daire, no âmbito de diligências de inquérito pelo crime de violência doméstica, efetuaram uma busca domiciliária culminando na apreensão de quatro espingardas de caça, uma arma de ar comprimido, 108 cartuchos, uma lata de pólvora, uma faca, duas navalhas, um involucro e um projétil.

O individuo de 44 anos de idade foi detido, constituído arguido e interrogado nessa qualidade e prestou Termo de Identidade e Residência.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana intensificou, entre os dias 28 e 30 de agosto, as ações de patrulhamento e apoio aos utentes das vias rodoviárias, tendo orientado o esforço para os itinerários mais críticos na sua área de responsabilidade, com o objetivo de garantir uma deslocação em segurança aos cidadãos que se deslocam de/para locais de veraneio e/ou eventos de diversa natureza próprios desta altura do ano.

Durante os três dias desta 4.ª fase da Operação Hermes, e comparativamente com os três últimos dias de agosto de 2014 (sexta-feira, sábado e domingo), registaram-se:
531 acidentes (menos 36);
um morto (menos três);
16 feridos graves (menos seis);
189 feridos leves (menos 23).
Foram ainda registados:
168 condutores detidos, destacando-se 126 por condução com Taxa de Álcool no Sangue (TAS) igual/superior a 1,2 grama por litro e 15 por falta de habilitação legal para o exercício da condução;
3 773 contraordenações, destacando-se:
- 1 707 por excesso de velocidade;
- 347 por condução com uma TAS superior ao permitido por lei;
- 183 por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças;
- 109 por falta de inspeção periódica obrigatória;
- 135 por uso indevido do telemóvel no exercício da condução;
- 56 por falta de seguro de responsabilidade civil.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
A energia é um daqueles temas que com regularidade entra na agenda dos líderes mundiais e consequentemente no debate interno dos países.

Ainda agora, recentemente, pela voz do presidente dos Estados Unidos da América, o tema assumiu foros de primeira página, com Barack Obama a defender a necessidade de um forte incremento da energia limpa propondo mesmo um “clean power plan” com uma meta para a redução das emissões de CO2.

Serve esta introdução para dar nota da conclusão e de alguns detalhes da barragem de Ribeiradio, pois não me quero deter sobre a bondade das declarações solenes de um presidente em final de mandato, mesmo que dos EUA, uma vez que, sobre isso, e sobre muita hipocrisia à mistura, muito haveria para dizer.

Pois bem, de passagem por Oliveira de Frades não podia deixar de visitar um empreendimento, entre muitos outros em todo o país, lançados nos governos do PS, que tinham precisamente na sua génese a questão da produção de energia com base em fontes renováveis.

Lançada, em boa hora, pelos governos do PS, liderados por José Sócrates, aí está, portanto, já concluída, a barragem de Ribeiradio, no rio Vouga, num investimento superior a 200 milhões de euros e com uma potência total instalada de 81 MW.

Este empreendimento, há mais de setenta anos adiado, é agora uma realidade. Composto pelas barragens de Ribeiradio e da Ermida tem como finalidade a produção de energia elétrica, a regularização do caudal do Vouga, abastecimento de água às populações, rega e ainda permitiu a ligação entre as duas margens, entre os concelhos de Oliveira de Frades e de Sever do Vouga.
Lá estive, em 2009, com o primeiro-ministro, José Sócrates, e com os ministros Manuel Pinho e Nunes Correia, aquando da apresentação do projeto, lá estive em 2011 com os eurodeputados, Vital Moreira e Correia de Campos, a visitar as obras e lá estive agora, em 2015, numa visita informal, com o meu amigo António Cabrita Grade, para constatar "in loco" a grandiosidade da obra realizada e que irá ainda permitir, com certeza, na albufeira, o florescimento de atividades e espaços de lazer.

Termino como comecei, quando alguns agora, interna e externamente, falam de energia limpa, importa ter em conta que Portugal nessa matéria tem um histórico invejável, fruto das opções dos governos do PS. As consequências estão à vista: quase dois terços da eletricidade que consumimos já têm origem renovável, o que melhorou a balança energética portuguesa e reduziu as emissões de CO2.

Acácio Pinto
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Mais de 16 horas de televisão! As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios estão a conquistar este ano uma grande exposição mediática. A somar às transmissões televisivas em direto da RTP e da TVI que voltaram a trazer à cidade de Lamego, respetivamente, os programas “Verão Total” e “Somos Portugal”, este ano também o PORTO CANAL dedicou a Lamego e à “Romaria de Portugal” duas emissões do “Especial Verão”, o seu mais importante programa de exteriores.

Durante a última semana, Lamego foi, assim, um ponto de paragem obrigatório de alguns dos programas de maior audiência do nosso país. Pelo “plateau” da RTP, TVI e PORTO CANAL, muitos responsáveis de instituições e empresas locais, bem como alguns anónimos, tiveram a oportunidade de dar a conhecer importantes iniciativas desenvolvidas neste concelho nas mais diversas áreas  Muita gente à conversa intercalada pela exibição de reportagens, momentos musicais e danças. Pelo meio foram partilhadas alegrias, emoções e sabores, ao som de nomes conhecidos da música popular portuguesa.

Com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lamego, estas transmissões televisivas foram vistas ao vivo por milhares de pessoas e em casa por milhões de telespetadores.  
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Numa perspectiva de alívio da carga fiscal para as famílias, de incentivo à natalidade e de fixação da população no concelho, o líder da coligação "PSD/CDS por Resende, Dr. Jaime Alves, ao abrigo das possibilidades que a Lei do Orçamento de Estado prevê para a fiscalidade da Administração Local, apresentou a seguinte proposta (02.09.2015), que será votada na próxima reunião de Câmara do próximo dia 16 de setembro. Se for aprovada, seguirá posteriormente para o órgão deliberativo.

PROPOSTA

1- Considerando que as questões demográficas são um dos problemas mais graves  que assolam o interior do país, devendo quem governa os territórios encontrar respostas que contribuam, na medida do possível, para atentar ou inverter esta realidade;

2- Considerando a ausência de políticas e medidas de estímulo da maioria socialista que incentivem à permanência dos cidadãos no concelho de Resende;

3- Considerando que a maioria socialista tem optado por fixar o valor máximo relativamente ao Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) em Resende, penalizando os orçamentos das famílias resendenses, dando um sinal negativo no que concerne à fixação de população no concelho;

4- Considerando que o novo número 13 do artigo 112 do CIMI, aditado pelo artigo 213 da Lei número 82-B/2014, de 31 de dezembro (LOE 2015), determina que os municípios, mediante deliberação da Assembleia Municipal, nos casos de imóvel destinado à habitação própria e permanente, podem fixar uma redução da taxa de IMI;

PROPÕEM os eleitos da coligação "PSD/CDS por Resende" a aprovação e envio da seguinte proposta à Assembleia Municipal, órgão deliberativo, a quem cabe fixar as taxas do IMI, de forma a que o desconto previsto na Lei do OE seja atribuído automaticamente, nos seguintes moldes:
* para os casos de 1 dependente a cargo novador de 10%;
* no caso de 2 dependentes a cargo no valor de 15%;
* no caso de 3 dependentes a cargo no valor de 20%.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Casa dos Bordalos, situada junto à Porta dos Figos, no bairro do Castelo, tem patente ao público, até 12 de setembro, a mostra “Região do Douro, Artes e Ofícios”. Esta exposição é composta por pinturas a óleo e tinta da china, da autoria de Manuel Marques que assina as suas obras sob o pseudónimo “Marques Calçada”. A vinha e o vinho, os transportes antigos e as artes e os ofícios tradicionais são os principais temas que o inspiram para a execução destes trabalhos. Dividida por três núcleos diferentes, os visitantes podem encontrar nesta exposição 70 obras artísticas.

Com dois anos de frequência no Instituto de Belas Artes, Manuel Marques ganhou desde muito novo o gosto pelo desenho e pela pintura, começando por expor os seus trabalhos em vários locais do país e no estrangeiro, nomeadamente em S. Paulo (Brasil), Badajoz, Zamora e Vigo (Espanha). Segundo o próprio, “a minha característica como pintor baseia-se na arte natural das coisas, executada nos vários processos de tintas, ou seja, óleos, tinta da china, aguarela, carvão e lápis”.

A entrada para a exposição “Região do Douro, Artes e Ofícios” é gratuita, de segunda a domingo. De manhã, pode ser visitada entre as 10h e as 12 horas e, à tarde, das 14h30 às 18 horas.