Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | sexta-feira, 29 de maio de 2015 | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal e a Universidade Sénior do Marco de Canaveses promovem, no próximo dia 3 de Junho de 2015, no Auditório Municipal (junto aos Paços do Concelho), a Conferência “Da Família para o Mundo – Caminhos possíveis”, com o seguinte programa:

15h00 – Acolhimento;
15h15 – Sessão de Abertura
Dr. Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal
Dra. Fátima Vasconcelos, Reitora da Universidade Sénior

15h30 – 1ª Participação: Doutor Marcos Taipa Ribeiro
Pensar as causas da criminalidade à luz do panorama atual das sociedades – a importância dos laços sociais e da coesão social e familiar;
Quais os fatores protetores e de risco que as famílias podem e devem promover e mitigar;
Ressocialização: os problemas e as respostas.

15h50 – 2ª Participação: Doutora Maria do Rosário Sousa
Uma pedagogia alicerçada em valores educativos – base fundamental na construção do ser humano;
Arte e Interculturalidade – perspetivas de integração social.

16h10 – 3ª Participação: Senhor Bispo Emérito D. Manuel Martins
A Família;
Berço do Homem e Escola de Formação;
Lugar de afetos e porto de abrigo.

16h30 – Debate
16h50 – Encerramento
Dra. Fátima Vasconcelos, Reitora da Universidade Sénior
Dra. Gorete Monteiro, Vereadora da Educação
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Acácio Pinto
Deputado do PS
É atribuída a Luís XIV a célebre frase “l´État c´est moi”.

Uma frase que significa tudo aquilo que este monarca significou em termos de governo absoluto de França, nos séculos XVI e XVII, mas transporta também a arrogância humana de um poder que se pretendeu exercer como divino.

Vem esta introdução a propósito das declarações de Maria Luís Albuquerque ante uma plateia de jovens sociais-democratas, ao comentar a frase do último cartaz do PS: “trabalhar com rigor para as pessoas”.

E aquilo que perturbou a “inefável” Maria Luís foi a palavra “rigor”, deixando bem claro que mais ninguém ao cimo deste planeta azul pudesse ser rigoroso, para além de si própria, para além de “moi-même”.

Ora isto encerra todo um pensamento, toda uma ideia filosófica e política da ministra das finanças mas que poderia ter sido dita com a mesma segurança pelo seu primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. É um assim como que “o estado somos nós e só nós podemos decretar aquilo que é rigoroso e só nós podemos falar sobre economia e finanças, pois estamos predestinados para tal!”
Não, não estão.

Felizmente que a inteligência foi distribuída por todos e bem sabemos, hoje, que esses poderes absolutos e essas visões absolutas já não colhem.

E o problema do PSD e da coligação é que o PS e António Costa têm vindo paulatinamente a construir um caminho diferente, um rumo alternativo, credível e avalizado por muitos cidadãos e cidadãs deste país, como o demonstrou o cenário macroeconómico apresentado há um mês atrás e que deixou a direita à beira de um ataque de nervos.

Afinal havia, afinal há outro caminho, há alternativa às políticas que nos têm vindo a ser impostas, partindo do mesmo cenário de base e da mesma conjuntura portuguesa e europeia.

Para além disso, para um partido, o PS, que era acusado de não ter ideias, não deixa agora de ser curioso que quem está sem programa e sem propostas para o futuro seja a coligação. Ao ponto de a generalidade dos analistas oficiais, aqueles que enxameiam as televisões, estarem a enviar constantemente recados para dentro do governo e dos partidos da maioria, dizendo que já era tempo de se apresentarem também a jogo!

Pois bem, aguardemos o que aí vem, mas pelos sinais que vamos recebendo, este de Maria Luís ou aquele de que as pensões têm de ter mais cortes, querendo arrastar para tal o PS, não nos podem deixar descansados e irão, no momento próprio, receber o veredito do povo.

É que quanto ao rigor do governo, quanto ao rigor de Maria Luís, basta olhar para os indicadores sociais e económicos de hoje e para aqueles que haviam, por si, sido previstos!

Acácio Pinto
Deputado do PS
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Presidente da República recebeu esta semana, em audiência, a Comissão Organizadora das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a cujos membros ofereceu seguidamente um almoço.

Recorde-se que a investigadora Elvira Fortunato foi nomeada pelo chefe de Estado para presidente da comissão organizadora do 10 de Junho, que este ano terão como sede a cidade de Lamego. A professora catedrática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa sucede assim a Silva Peneda.

O Presidente da República nomeou como vogais da comissão Agostinho Ribeiro, Ana Maria Bustorff Martinho, António Augusto dos Santos e Lúcia Marinho. Agostinho Ribeiro é diretor do Museu Grão Vasco, Ana Maria Bustorff Martinho é consultora para os assuntos culturais do Presidente da República, António Augusto do Santos foi deputado da Assembleia Municipal de Lamego e Lúcia Marinho é médica cirurgiã no Centro Hospitalar de Trás os Montes e Alto Douro.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Associação Empresarial de Resende encontra-se neste momento a realizar um trabalho de extrema relevância e nunca antes desenvolvido em Resende para identificar e conhecer as valências, carências, problemas e oportunidades do tecido empresarial do Concelho.

Através da elaboração de dois questionários/inquéritos, um respeitante às necessidades de formação das empresas e outro que vai permitir uma recolha de dados empresarias, a AER vai, desta forma, criar uma base de dados referentes à camada empresarial da nossa região.

O primeiro inquérito, realizado em parceria com a Agito, Formação e Serviços, Lda., entidade formadora certificada, traduz-se num levantamento de necessidades formativas dos nossos empresários para o ano de 2015 e o seu objetivo é recolher informação fidedigna e direta, visto que a mesma é transmitida pelos principais interessados, os empresários, organizando assim um plano de formação que vai ao encontro das necessidades das empresas e outras organizações, no sentido de potenciar o seu desenvolvimento.

O outro questionário que a AER está neste momento a finalizar proporciona a recolha de informações sobre várias vertentes/aspetos de especial interesse para os empresários, tais como dados de identificação, áreas ou serviços úteis para a gestão, desenvolvimento e expansão empresarial, questões relacionadas com os colaboradores, apoios e financiamentos, avaliação de mercado, expetativas, avaliação de fatores de impacto, entre muitos outros, que vão permitir à Associação conhecer a fundo as empresas da sua área de atuação, podendo assim apoiar mais pormenorizadamente as necessidades específicas das empresas de todo o Concelho de Resende e consequentemente promover medidas de desenvolvimento e soluções para cada uma delas.

Esta era uma atividade crucial a desenvolver, uma vez que o nosso núcleo empresarial não se encontra tipificado, nem possui uma base de referência atualizada que o permita conhecer a fundo, e, é precisamente isto que a Associação Empresarial de Resende se propõe concretizar.

A Associação Empresarial de Resende agradece toda a disponibilidade, colaboração e compreensão dos entrevistados.
Por Unknown | quinta-feira, 28 de maio de 2015 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em parceria com a Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno, a Associação das Colectividades do Marco de Canaveses e a Associação Empresarial do Marco, promovem o Festival do Anho Assado, Feira Empresarial e das Colectividades.

Uma excelente oportunidade para descobrir este Concelho acolhedor e deixar-se encantar pelas especialidades gastronómicas, vínicas e os saberes das gentes de Canaveses.

Nos dias 29, 30 e 31 de Maio, junto ao Parque Radical da cidade, regressam os sabores e as tradições do Marco de Canaveses. Um fim-de-semana dedicado à promoção do património gastronómico, turístico e cultural do Concelho, assim como das suas actividades económicas e empresariais.

O evento irá contar com a presença de cerca de 30 expositores, em representação de várias associações e colectividades, que convidam o visitante a descobrir os encantos e as razões para que a visita ao Concelho do Marco de Canaveses se torne inesquecível.

Para além disso, a edição deste ano conta com uma novidade, a presença do tecido empresarial. Além da representação da gastronomia e das associações, contaremos com a presença de cerca de duas dezenas de empresas do Concelho, fruto desta parceria com a AEMarco.

Em terras de Carmen Miranda, propomos a quem nos visita, o Anho Assado com Arroz de Forno, a grande atracção deste certame, entre outras iguarias. Sabores únicos e genuínos que devem ser acompanhados com os aromáticos e premiados Vinhos Verdes da Rota dos Vinhos do Marco de Canaveses.

Numa tenda de grandes dimensões, preparada especialmente para o efeito, poderá encontrar três restaurantes da localidade (Albufeira, e Ferrador Sampaio) que estarão responsáveis pela confecção desta referência gastronómica marcoense.

Ao longo dos três dias do evento, aproveite ainda para se divertir e apreciar as várias propostas culturais e musicais que lhe reservamos.



Programa:

Sexta-feira - 29 de Maio:
20h00 - Abertura Oficial
Grupo de Bombos de Laurentim – Sande
21h30 - Flash Move
22h00 - Noite Musical
 Vozes do Tâmega


Sábado - 30 de Maio:
12h00 - Grupo de Concertinas "Os Vieiras"
15h00 - Conferência e Apresentação do Livro “Gastronomia e Vinhos”
16h00 - Prova de Vinhos da Rota dos Vinhos do Marco
17h00 - Tarde Musical
Grupo de Cavaquinhos de S. Miguel de Rio de Galinhas
 Voluntários da Fundação Santo António
Grupo de Cavaquinhos Com_cordas
18h40 - Demonstrações de Atividades Desportivas – Fitness
19h00 - Grupo de Dança do Marco
22h00 - Noite Musical
 Jorge Loureiro e Naty Vieira (Desgarrada)

Domingo - 31 de Maio:
11h00 – Aula de Zumba
Aula de Zumba Kids
12h00 – Propagode
16h00 – Tarde Musical
Rancho Folclórico de Santa Eulália de Constance;
 Rancho Folclórico de Sande;
Rancho Folclórico de Quintã - Soalhães
21h30 – Noite Musical
Tuna Sénior de Constance

Por Unknown | | Publicado em , , , , , | Com 0 comentários
A Associação de Municípios do Baixo Tâmega (AMBT) reuniu, ontem, dia 27 de maio, em Baião com a finalidade de discutir e  apresentar os projetos em curso relacionados com a Serra da Aboboreira.

Em questão estão os sistemas de informação territorial e de avaliação e monitorização sócio-ecológica; o estudo e acompanhamento do processo de classificação da área protegida regional da serra da Aboboreira e as rotas, percursos e paisagens milenares (Centros BTT).

Destes projetos destaca-se a intenção  dos presidentes das Câmaras Municipais de Amarante, Baião e Marco de Canaveses, de preservar  e valorizar os valores naturais, culturais e identitários existentes na Serra da Aboboreira e de criar uma estrutura humana de gestão deste espaço.

Os três Municípios defenderam a limitação dos usos e atividades incompatíveis com os objetivos de conservação da natureza implícitos à criação da Paisagem Protegida e o trabalho em rede e em parceria com a população local, de forma a salvaguardar os interesses comuns.

Foi apresentado o “Estudo e implementação das Rotas, Percursos e Paisagens Milenares”, que visa a implementação de quatro percursos de BTT (um por município: Amarante, Baião, Celorico de Basto e Marco de Canaveses) e um Percurso de BTT Enduro/Downhill em Amarante.

A reunião foi liderada pelo presidente da AMBT e presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira; o anfitrião foi o presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro; e estiveram também presentes os presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, o vereador do Turismo da Câmara Municipal de Celorico de Basto, Fernando Peixoto;  o presidente da Dólmen, Telmo Pinto e técnicos das entidades representadas na reunião.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
O Município de Castro Daire estabeleceu nove novos protocolos de auxílio na melhoria habitacional de famílias carenciadas.

A assinatura destes protocolos resulta na aplicação do Programa Municipal de Ajuda à Melhoria Habitacional de Famílias Carenciadas, onde são analisadas candidaturas dos agregados familiares que não têm meios e condições de habitabilidade mínimas para o conforto e bem-estar do seu lar.
Esta medida de apoio às famílias, com graves carências na sua habitação e sem meios para fazer face a essas despesas, é uma forma de ajudar aos que mais necessitam, num Concelho onde ainda existem algumas assimetrias sociais.

Estes protocolos prevêem o apoio na cedência de material, e o acompanhamento do desenrolar dos trabalhos por parte dos técnicos da autarquia, para que as obras promovam efectivas melhorias habitacionais.

O reforço desta medida por parte do Executivo Municipal tem vindo a minorar as dificuldades destas famílias, trazendo uma nova esperança a estes agregados familiares, criando mais justiça social e promovendo, cada vez mais, a igualdade e o bem-estar das famílias castrenses.

Estes nove novos protocolos representam um investimento por parte da Autarquia Castrense de cerca de  40 mil euros em benefício de 9 famílias carenciadas do Concelho.

Esta ajuda prevê o fornecimento de material para levar a cabo as obras mais urgentes nas habitações destes agregados familiares, sendo que nos casos de maior carência o município é ainda responsável pela mão de obra para executar estas obras, num acompanhamento permanente de cada um destes processos.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
“Sapatinhos vermelhos” é o nome da peça de teatro, que será exibida, pela primeira vez, no concelho de Baião, nos dias 30 e 31 de maio e no dia 10 de junho, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, pela companhia de teatro Art’Encena - Associação Cultural de Animação e Teatro de Santa Maria da Feira.

A criação artística  e a encenação da peça é da responsabilidade de  duas jovens, Jeanneth Vieira e Márcia Gomes, que nesta peça pretendem proporcionar ao público infantil uma experiência teatral divertida, didática e pedagógica.

O teatro “Sapatinhos Vermelhos” será apresentado em três freguesias do concelho de Baião: no dia 30 de maio nos Serviços Descentralizados de Santa Marinha do Zêzere, às 15h00; no dia 31 de maio na freguesia do Gôve, na sede da junta, às 15h00 e no dia 10 de junho  na freguesia de Campelo e Ovil, no Auditório Municipal de Baião, às 15h30m.

A iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Baião em parceria com as juntas de Campelo e Ovil; Gôve e Santa Marinha do Zêzere.

Todas as sessões são abertas ao público em geral e têm entrada livre.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Comissão Municipal de Proteção Civil de Baião vai reunir, hoje, 28 de maio, no edifício dos Paços do Concelho, pelas 10h30m, com o objetivo de apresentar e discutir o Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Para José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião, “este é um documento estratégico para o Município, que servirá de suporte ao Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) para a gestão operacional da generalidade das situações de acidentes graves ou catástrofes passíveis de ocorrerem no Município de Baião. Neste Plano, está definida a estrutura e operacionalização de uma resposta integrada face a acidentes graves e/ou catástrofes por parte das organizações integrantes do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e de outras entidades públicas ou privadas a envolver nas operações.”

O Plano Municipal de Emergência de Protecção Civil de Baião, contém os seguintes objetivos:
- Providenciar, através de uma resposta concertada, as condições e os meios indispensáveis à minimização dos efeitos adversos de um acidente grave ou catástrofe;
- Definir as orientações relativamente ao modo de actuação dos vários organismos, serviços e estruturas a empenhar em operações de protecção civil;
- Definir a unidade de direcção, coordenação e comando das acções a desenvolver;
- Coordenar e sistematizar as acções de apoio, promovendo maior eficácia e rapidez de intervenção das entidades intervenientes;
- Inventariar os meios e recursos disponíveis para acorrer a um acidente grave ou catástrofe;
- Minimizar a perda de vidas e bens, atenuar ou limitar os efeitos de acidentes graves ou catástrofes e restabelecer o mais rapidamente possível, as condições mínimas de normalidade;
- Assegurar a criação de condições favoráveis ao empenhamento rápido, eficiente e coordenado de todos os meios e recursos disponíveis num determinado território, sempre que a gravidade e dimensão das ocorrências o justifique;
- Habilitar as entidades envolvidas no plano a manterem o grau de preparação e de prontidão necessário à gestão de acidentes graves ou catástrofes;
- Promover a informação das populações através de acções de sensibilização, tendo em vista a sua preparação, a assunção de uma cultura de autoprotecção e o entrosamento na estrutura de resposta à emergência.

Este documento após a sua apresentação, será submetido a consulta pública por um período de 30 dias úteis. Vai ser possível consultá-lo no site do Município de Baião( www.cm-baiao.pt)e no serviço Municipal de Proteção Civil.

COMPOSIÇÃO DA COMISSÃO MUNICIPAL DE PROTECÇÃO CIVIL DE BAIÃO

1. Presidente da Câmara Municipal de Baião;
2. Comandante Operacional Municipal;
3. Representante do comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Baião;
4. Representante do comando do Corpo de Bombeiros Voluntários de Santa Marinha do Zêzere;
5. Representante do comando da GNR – Posto Territorial de Baião;
6. Representante da Autoridade Marítima - Capitania do Porto do Douro;
7. Autoridade de Saúde de Nível Municipal;
8. Director Executivo do ACES Tâmega I - Baixo Tâmega;
9. Representante do Serviço Local de Segurança Social de Baião;
10. Representante da Delegação do Norte do INEM;
11. Representante do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).
12. Representante das Estradas de Portugal (EP);
13. Representante da Associação Florestal de Entre Douro e Tâmega – AFEDT;
14. Representante da Portugal Telecom (PT);
15. Representante da EDP – Distribuição;
16. Representante da REN - Redes Energéticas Nacionais;
17. Representante da Dourogás;
18. Representante dos Comboios de Portugal (CP);
19. Representante da Rede Ferroviária Nacional (REFER);
20. Representante da Águas de Portugal, SGPS, S.A.;
21. Representante da TRANSDEV;
22. Representantes de outras entidades e serviços implantados no Município, cujas actividades e áreas funcionais possam, de acordo com os riscos existentes e as características da região, contribuir para as acções de Protecção Civil.
Por Unknown | quarta-feira, 27 de maio de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
Lamego tem tudo para oferecer um arranque de férias escolares superdivertido! Caminhadas, ateliês, atividades aquáticas, cinema, visitas temáticas, e muitas outras iniciativas, prometem ocupar os tempos livres das crianças e dos jovens de uma forma saudável, longe das salas de aula. Com o apoio da Câmara Municipal de Lamego, as associações de freguesias do Sudeste e do Norte uniram-se para promover o projeto “Verão Divertido 2015”, até ao próximo dia 11 de setembro. Quem quiser participar, pode inscrever-se em qualquer centro escolar do concelho e no serviço de atendimento ao munícipe da autarquia.

Os mais pequenos, com idades entre os 3 e os 15 anos, vão ter acompanhamento personalizado composto por um corpo técnico qualificado. A inscrições devem ser realizadas até à segunda-feira anterior à semana de participação. O custo de cada inscrição é de 5€/dia.

O “Verão Divertido 2015”, uma iniciativa de cariz solidário, lúdico e desportivo, pretende proporcionar momentos divertidos às crianças e contribuir para o desenvolvimento das suas competências em diferentes áreas, através de um conjunto alargado de ações.

A diversão está garantida num horário bastante alargado: das 7h30 às 19h30.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Muita da música que se faz no concelho de Baião poderá ser ouvida no próximo dia 29 de maio, às 21h30m, no Auditório Municipal de Baião. Isto porque o VII Encontro de Escolas de Música de Baião juntará, nesse espaço,  cinco escolas de música concelhias, designadamente:  o Clube de Música do Agrupamento de Escolas de Eiriz; a Escola de Música da Casa do Povo de Campelo; Escola de Música da Banda Marcial de Ancede; Escola de Música Movimento e Variações e a Escola de Música do Rancho Folclórico de Santa Cruz do Douro.

Este evento pretende promover e partilhar a educação musical, presente no dia-a-dia do concelho de Baião.

Uma organização do Clube de Música do Agrupamento de Escolas de Eiriz - Baião,  que conta com o apoio da Câmara Municipal de Baião. A entrada é livre.
Por Unknown | terça-feira, 26 de maio de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
No âmbito da 8.ª edição do Concurso Fotográfico Marcos do Marco, organizado pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses, destinado a fotógrafos amadores, maiores de 16 anos, naturais e/ou residentes no Concelho do Marco de Canaveses, teve lugar, no dia 25 de Maio a reunião do “Júri de Premiação”.

Participaram no VIII Concurso Fotográfico do Marco de Canaveses 25 fotógrafos amadores, o que perfaz um total de 75 trabalhos. Cumprindo o regulamentado, que impõe que os registos fotográficos apresentados sejam, obrigatoriamente, originais, inéditos e referentes ao período de 1 de Janeiro de 2015, até à data limite de entrega – 11 de Maio.

Em conformidade, e ainda de acordo com o regulamento, este prevê a entrega de certificados de participação e a atribuição de prémios aos melhores trabalhos apresentados, oferecidos pelo patrocinador: City Lab – Laboratórios Fotográficos do Marco. O Júri decidiu ainda este ano, e a título excecional, premiar a série de 3 melhores trabalhos apresentados pelo mesmo concorrente.

Assim, o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Dr. Manuel Moreira, tem a honra convidar V.ª Ex.ª e o órgão de Comunicação Social que superiormente dirige e/ou representa, a estar presente na Inauguração da Exposição, que será seguida da Entrega de Prémios do VIII Concurso Fotográfico “Marcos do Marco”, a decorrer no dia 5 de Junho (sexta-feira) - “Dia Mundial do Ambiente”, às 21h00, no átrio da Câmara Municipal.

De entrada livre, a exposição dos trabalhos estará patente ao público, no átrio dos Paços do Concelho, até ao dia 30 de Junho de 2015.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Militares do Núcleo de Investigação Criminal do Destacamento Territorial da GNR de Lamego, no dia 24 de maio de 2015, no concelho de Lamego, detiveram 4 cidadãos, dois do sexo masculino e dois do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 22 e os 45 anos, todos residentes naquele concelho, por tráfico de estupefacientes.  

Foram efectuadas 4 buscas que culminaram na apreensão de 72 doses de heroína, 6 telemóveis, 1 viatura, 1 balança precisão e vários utensílios relacionados com o doseamento do produto estupefaciente.

Um dos detidos, após a sua abordagem e posterior detenção, foi de imediato conduzido ao Hospital de Lamego e mais tarde para Hospital Distrital de Viseu, onde se manteve hospitalizado, em virtude de o mesmo ter ingerido uma quantidade indeterminada de heroína aquando da sua abordagem, com objetivo de a ocultar.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Viseu para 1.º Interrogatório Judicial, ficando 2 em prisão preventiva e os restantes com apresentações semanais no posto policial da sua área de residência.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Lamego e o Centro Europe Direct local vão promover amanhã, quarta-feira, uma sessão de informação para divulgar oportunidades de emprego e formação. A Volta a Portugal de Apoio ao Emprego chega a esta cidade, pelo terceiro ano consecutivo, com o objetivo de apresentar oportunidades concretas de emprego e de apoio à empregabilidade, contribuindo para responder àquela que é a principal preocupação dos cidadãos neste momento: o desemprego.

Durante o encontro, a realizar no Teatro Ribeiro Conceição, a partir das 9h30, vão ser apresentadas diversas soluções para a melhoria da empregabilidade, através de formação profissional, estágios e programas de mobilidade europeia. Em simultâneo, também vão ser divulgadas sugestões sobre a melhor forma de aumentar a probabilidade de sucesso de uma candidatura e formas de aceder a quase 1,5 milhões de vagas de emprego disponíveis a nível europeu.

A Volta do Apoio ao Emprego está a percorrer diversas cidades de norte a sul do país para sublinhar o comprometimento continuado das instituições europeias com o emprego e a melhoria da empregabilidade.

As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas em www.vae.pt ou então no Centro Europe Direct de Lamego, localizado no Largo da Feira, com os seguintes contactos: 254 611 342 e europe.direct@cm-lamego.pt. Esta iniciativa tem o apoio da Representação da Comissão Europeia em Portugal, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), da rede de centros Europe Direct, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego e do Centro de Emprego de Lamego.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Com o aproximar de mais um final de ano lectivo, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, através do seu Gabinete de Desporto, organiza, no fim-de-semana de 6 e 7 de Junho de 2015, duas actividades que vão reunir cerca de 350 alunos do Concelho.

Assim, sábado, dia 6 de Junho, realiza-se o Encontro Municipal de Gira Vólei e Andebol, com a participação de 200 alunos oriundos das Escolas do 1º Ciclo Básico dos quatro Agrupamentos Escolares. A actividade vai decorrer entre as 10h00 às 16h00, no relvado sintético do Estádio Municipal do Marco de Canaveses.

Já no domingo, 7 de Junho, tempo para mais um Encontro Municipal de Futebol, envolvendo cerca de 150 alunos provenientes das sete Escolas Municipais Futebol  (Marco (2);  Bem Viver (2);  Alpendorada, Várzea e Torrão; Santo Isidoro e Livração e Vila Boa de Quires e Maureles). A actividade vai decorrer entre as 09h30 às 12h30, novamente no relvado sintético do Estádio Municipal do Marco de Canaveses.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Assinalando o Dia Mundial do Ambiente, a 5 de Junho, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses está a preparar a sétima edição do Encontro Municipal Eco-Escolas. Uma iniciativa organizada em parceria com os 18 estabelecimentos de ensino concelhios inscritos no programa Eco-Escolas  2014/2015.

Este ano, o Encontro vai decorrer na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses – EPAMAC, a partir das 10h00, envolvendo cerca de 820 alunos de diferentes níveis de ensino, desde o Pré-Escolar ao Secundário.

Tendo sempre bem presente a importância da preservação do Planeta Terra e a sua sustentabilidade, a Câmara Municipal tem apostado numa forte valorização da educação ambiental junto da comunidade escolar, que se reúne neste dia para celebrar a Natureza e o trabalho realizado nas escolas ao longo do ano.

À semelhança de anos anteriores, o dia reserva um conjunto diversificado de actividades que têm como propósito estimular a criatividade e a participação dos jovens estudantes numa jornada de respeito e de defesa pelo ambiente.

Exposições de reutilização de materiais; oficinas de reciclagem; visitas pedagógicas; Champimóvel; jogos tradicionais, lúdicos e ecológicos; insufláveis; partilha de saberes e experiências entre escolas são algumas das propostas para este 7º Encontro Municipal Eco-Escolas.

Refira-se ainda que para dinamizar esta iniciativa, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses conta com a colaboração do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas - ICNF; Associação Bandeira Azul da Europa – ABAE; Fundação Champalimaud; Focsa; EPAMAC; Horta da Ribeirinha e Quinta da Arada.


Workshops sobre temáticas ambientais

E porque o respeito pela Natureza e a sustentabilidade ambiental é uma missão que nos cumpre a todos, este ano a Câmara Municipal do Marco de Canaveses decidiu envolver também os adultos, isto é, a comunidade em geral nesta celebração ecológica.

Assim, no dia 6 de Junho, na Escola Profissional de Agricultura e Desenvolvimento Rural do Marco de Canaveses – EPAMAC, a comunidade tem à sua disposição vários workshops sobre temáticas ambientais:
1. Horta Biológica (11h00/12h30; 14h00/15h30 ou 15h30/17h00);
2. Floresta Autóctone (11h00/12h30);
3. Ervas Aromáticas (11h00/12h30; 14h00/15h30 ou 15h30/17h00);
4. Sabonete líquido (11h00/12h30; 14h00/15h30 ou 15h30/17h00);
5. Papel Reciclado (11h00/12h30; 14h00/15h30 ou 15h30/17h00);
6. Queijo fresco e requeijão (11h00/12h30; 14h00/15h30 ou 15h30/17h00);
7. Escola Sustentável (11h00/12h30);

A inscrição é gratuita, mas obrigatória, e deve ser efectuada na Loja Interactiva de Turismo do Marco de Canaveses (nos Paços do Concelho) ou através do seguinte e-mail: ecoescolas@cm-marco-canaveses.pt
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
No passado dia 22 de Maio, o Grupo de Teatro da Universidade Sénior do Marco de Canaveses trouxe ao palco do Salão dos Bombeiros Voluntários do Marco, a peça de teatro “P’ró Paraíso, se faz favor!”. Sob direcção de Jorge Mota, os alunos da USMC proporcionaram «um espectáculo muito original, interativo e de grande qualidade, que nos fez refectir um pouco sobre o nosso próprio dia-a-dia. As pequenas peripécias e as grandes preocupações que nos surgem, e que nos levam a lutar por uma situação melhor, a atingir objectivos e também momentos de alegria. Parabéns a todos os actores, ao encenador e à Universidade Sénior por mais uma bela iniciativa», disse Vítor Gonçalo, Vereador da Câmara Municipal do Marco de Canaveses.

Depois de “Marco – um espetáculo!”, a primeira experiência dos alunos na área da representação e do teatro, e «que foi muito bem-sucedida, quer no resultado artístico, quer no desenvolvimento interpessoal que a sua prática proporcionou», a Universidade Sénior do Marco de Canaveses decidiu repetir a experiência com um novo desafio.

Partindo de inquietações pessoais e do apelo para uma existência mais humana e solidária, esta nova peça aborda temáticas como a Pátria, a Mulher, a Solidão, a Guerra, a Fome, a Sorte e o Destino.
“P’ró Paraíso, se faz favor!” é o nome do novo trabalho da Universidade Sénior do Marco de Canaveses, e que leva o espectador a partilhar cenas do quotidiano, com a presença também de personagens do espaço do simbólico.

O Presidente da Junta de Freguesia do Marco, António Santana, felicitou «a Universidade Sénior por este magnífico espectáculo e por nos permitirem partilhar momentos culturais e recreativos que nos valorizam e trazem vida à nossa cidade e ao nosso Concelho».

Segundo a Presidente da Associação Marco Sénior, Fátima Vasconcelos, «este Grupo de Teatro da USMC pretende mostrar que a idade não é impedimento de produção de pensamento e que devemos continuar a lutar por um mundo melhor». Por outro lado, «procuramos levar ao espectador, de forma alegre, séria e, por vezes, irónica, algo que o obrigue a pensar e a ler, proporcionando-lhe o prazer da descoberta e felicidade», notou.

A peça “P’ró Paraíso, se faz favor!” tem reposição marcada para os próximos dias 29 e 30 de Maio, às 21h30, no Salão dos Bombeiros Voluntários do Marco de Canaveses.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Realizou-se, no passado dia 15 de Maio, o Corta-Mato Inter-Escolas Municipal, cumprindo uma prova que já faz parte da história do desporto escolar no Concelho do Marco de Canaveses. Mais uma actividade dinamizada pala Câmara Municipal, através do Gabinete Municipal de Desporto e com a colaboração dos alunos do Curso Tecnológico de Desporto da Escola Secundária do Marco de Canaveses.

Durante a competição, decorrida no Complexo do Estádio Municipal do Marco de Canaveses, realizaram-se dez provas, nos escalões de Infantis A e B; Iniciados; Juvenis e Juniores, de ambos os géneros.

Uma manhã dedicada ao desporto que contou com a presença de cerca de 200 alunos provenientes dos seguintes estabelecimentos de ensino: Agrupamentos de Escolas do Marco, Alpendorada, Sande e Marco de Canaveses nº1 (Toutosa e Secundária do Marco).

Na edição 2015 do Corta-Mato Inter-Escolas Municipal do Marco de Canaveses, o prémio de "Melhor Escola" foi conquistado pelo Agrupamento de Escolas de Alpendorada, com uma excelente prestação, obtendo um total de 710 pontos.

CLASSIFICAÇÃO:

Infantis A - Femininos:
1. Beatriz Monteiro - EB 2,3 Marco
2. Maria Cardoso - EB 2,3 Sande
3. Liane Duarte - EB 2,3 Marco

Infantis A - Masculinos:
1. Rafael Guedes - EB 2,3 Sande
2. David Monteiro - EB 2,3 Marco
3. Helder Soares – Alpendorada

Infantis B - Femininos:
1. Mariana Costa - Alpendorada
2. Eduarda Nóbrega - Alpendorada
3. Inês Vieira – EB 2,3 Sande

Infantis B - Masculinos:
1. David Rocha - EB 2,3 Toutosa
2. Carlos Pinheiro - Sande
3. José Correia – Alpendorada

Iniciados Femininos:
1. Melanie Silva - Alpendorada
2. Sara Rocha - Alpendorada
3. Jéssica Correia – Alpendorada

Iniciados Masculinos:
1. Jorge Pereira - Alpendorada
2. Jorge Teixeira – EB 2,3 Toutosa
3. Miguel Alves – Alpendorada

Juvenis Femininos:
1. Ana Vieira - Alpendorada
2. Sandra Ribeiro – EB 2,3 Marco
3. Ana Mendes – EB 2,3 Toutosa

Juvenis Masculinos:
1. António Azevedo - Alpendorada
2. Carlos Moura – Secundária do Marco
3. Leandro Silva – EB 2,3 Toutosa

Juniores Femininos:
1. Vera Vieira - Secundária do Marco
2. Joana Monteiro - Secundária do Marco
3. Verónica Almeida - Secundária do Marco

Juniores Masculinos:
1. Samuel Vieira - Secundária do Marco
2. Paulo Azevedo – Secundária do Marco
3. Micael Vasconcelos - Alpendorada
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Apesar da boa imagem, orgulho na região e presença de visitantes, a chancela da UNESCO não é percecionada de igual forma pelos residentes do Douro. Estas e outras questões serão debatidas a 29 de maio, em Vila Real, num dia dedicado à Ciência, Vinho & Território que pretende reunir e ouvir agentes, nacionais e internacionais, e a nova geração de enólogos da região demarcada do Douro.

Passados 14 anos sobre a classificação do Alto Douro Vinhateiro (ADV) pela UNESCO, um estudo da UTAD revela dados sobre a perceção dos residentes quanto ao impacto da chancela neste património mundial da humanidade.

No âmbito do Projeto “Estratégias de Valorização Económica do Alto Douro Vinhateiro, coordenado por João Rebelo, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com a colaboração das investigadoras Lina Lourenço Gomes e Cristina Ribeiro, foi aplicado um inquérito a 250 residentes no ADV para avaliar os efeitos da chancela da UNESCO nos domínios da vitivinicultura, comércio e turismo.

Os resultados mostram que o turismo é a “atividade mais otimista e com impacto mais saliente” no que concerne ao retorno económico. Os comerciantes revelam uma perceção “mais moderada, pois a maioria atesta não sentir qualquer efeito” neste indicador. Já no caso dos vitivinicultores, o impacto da chancela UNESCO não tem sido sentido de forma homogénea.

“Apesar de quase metade dos inquiridos aferir um efeito maior ou muito maior no retorno económico, há uma faixa que expressa o efeito reverso, não tendo ainda conseguido internalizar potenciais oportunidades e benefícios”, sustenta a investigadora da UTAD Lina Lourenço Gomes.

Apesar da boa imagem, orgulho na Região e a presença de novos visitantes, os resultados indicam que os inquiridos revelam também preocupações com a sazonalidade e o aumento do custo de vida
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Encontram-se abertas as candidaturas ao processo de atribuição de uma Bolsa de Estudo ao Ensino Superior, promovido pela Câmara Municipal do Marco de Canaveses em parceria com a Universidade Lusófona do Porto (ULP). O prazo de candidatura decorre até ao próximo dia 15 de Setembro de 2015.

O processo de atribuição de Bolsa de Estudo ao Ensino Superior destina-se aos estudantes de menores recursos económicos, residentes em Marco de Canaveses, finalistas, em situação de carência socioeconómica e com as melhores notas do ensino secundário.

Apoiar os estudantes que efectivamente necessitam, promovendo a igualdade de oportunidades, é pois um garante de uma sociedade mais desenvolvida e socialmente mais justa e solidária, contribuindo deste modo para o desenvolvimento social económico e cultural do Concelho.

Assim, pelo sexto ano consecutivo, será realizado o processo de candidatura à atribuição de uma bolsa de estudo, conducente ao grau de Licenciatura, sendo a inscrição efectuada mediante o preenchimento e entrega de um boletim de candidatura próprio, fornecido pelos Serviços de Acção Social da Autarquia e também disponível online, no site da Câmara Municipal do Marco de Canaveses (Barra lateral esquerda - Documentos - Regulamentos).

De forma a cumprir os prazos estabelecidos, a candidatura deverá ser apresentada junto da Secretaria da Câmara Municipal, de 15 de Julho até dia 15 de Setembro de 2015.

Ao aluno seleccionado, a bolsa de estudo aplica-se com a isenção de pagamentos relativos a: candidatura, matrícula, inscrição, seguro escolar e propina a partir da data de comunicação da Câmara Muniicpal à ULP com indicação do bolseiro, sendo esta suportada integralmente pela ULP a fundo perdido. Ressalva-se, no entanto, que na eventualidade de o bolseiro já ter efectuado algum pagamento, o mesmo não terá lugar a reembolso.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Estudo da UTAD/CITAB revela ainda que maioria dos incumpridores sofre de doenças crónicas e que 8% da população está impossibilitada de comprar medicamentos por falta de recursos económicos.

66% dos residentes nos distritos de Vila Real e Bragança rejeitam a toma de medicamentos prescritos pelo médico e, destes, 63% são portadores de doenças crónicas. Os dados fazem parte de uma dissertação de mestrado, desenvolvida na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e que constitui o primeiro trabalho sobre a adesão à terapêutica na população transmontana alguma vez desenvolvido.

“São valores preocupantes. Há doenças que não podem deixar de ser tratadas, sob o risco de porem em causa a segurança dos doentes e de outras pessoas, nomeadamente as doenças cardiovasculares e mentais”, alerta Paula Oliveira, investigadora do Centro de Investigação e de Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB). Além disso, a também orientadora da dissertação frisa que a prática “implica um maior recurso aos cuidados de saúde e gastos acrescidos no sistema nacional de saúde e para os próprios doentes”.

Os dados apurados adiantam que 42% dos inquiridos deixam de tomar a medicação devido a efeitos secundários ou reações adversas e que 18% interrompem o tratamento por não sentirem melhorias. Já 8% da população não cumpre a medicação por falta de recursos económicos.

Além disso, a toma de vários medicamentos é responsável por 6,1% do incumprimento e 5,2% das falhas na toma resultam da complexidade do tratamento, que dificulta a toma da medicação de acordo com a prescrição médica.

“Quisemos avaliar a prevalência e a natureza da falta de adesão aos medicamentos, e quais os fatores que lhe estão associados. Concluímos que são os baixos rendimentos económicos, a idade avançada e uma baixa literacia os responsáveis por uma fraca adesão à terapêutica”, revela Paula Oliveira.

Participaram na amostra 1500 pessoas, 900 mulheres e 600 homens, com uma média de idades de 56 anos, residentes na região de Trás-os-Montes e Alto Douro.

O estudo identificou ainda os medicamentos genéricos como mais um fator determinante na influência na adesão à terapêutica.

“Para o mesmo princípio ativo existem diferentes embalagens, comercializadas pela mesma farmacêutica, o que pode induzir confusão nos doentes,” explica a investigadora.

Dos inquiridos que optaram pelo medicamento genérico, 70% referiram que a embalagem mudou nos seis meses anteriores e que quando tiveram dúvidas sobre se se tratava do mesmo fármaco, 45% suspenderam a medicação.

Os dados foram recolhidos em instituições prestadoras de cuidados de saúde, como o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real, e centros de saúde e farmácias comunitárias da região.

O questionário aplicado contemplou “a caracterização sociodemográfica da população, identificação da doença base, atitudes face ao tratamento e ao uso de medicamentos, análise da relação entre doentes/profissionais e serviços de saúde e avaliação da influência dos medicamentos genéricos na adesão à terapêutica”, esclarece a investigadora do CITAB.

O estudo “Identificação dos fatores que influenciam a adesão à terapêutica: a realidade transmontana”, de Simone Moura, mestre em Biotecnologia para as Ciências da Saúde da UTAD, com a orientação de Paula Oliveira, é o primeiro trabalho realizado sobre o tema.

“Pretendemos que sirva de base para a implementação de boas práticas com o objetivo de reverter esta situação” referem Paula Oliveira e Simone Moura, que adiantam que foi criado “um folheto esclarecedor sobre a importância que tem para o doente o cumprimento da prescrição médica”.

O folheto vai ser distribuído pelas farmácias e entidades prestadoras de cuidados de saúde.

Os resultados do trabalho vão ser ainda apresentados em congressos nacionais e publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
No Dia Mundial da Criança, 1 de Junho, às 11h00, o Presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, Manuel Moreira, inaugura as obras de alargamento do Parque Infantil da Alameda Dr. Miranda da Rocha (junto aos Paços do Concelho). A pensar nos mais pequeninos, e tendo em conta a grande utilização deste parque, foi preparada uma zona dedicada exclusivamente para bebés e acompanhantes, com equipamentos concebidos de acordo com as necessidades, segurança e bem-estar desta faixa etária.

Para assinalar este Dia Mundial da Criança, haverá ainda uma apresentação animada do livro “A Princesa Aurora”, de Elisabete Freire, às 11h15, na Alameda Dr. Miranda da Rocha, e às 14h30, no Museu Pedra, em Alpendorada, Várzea e Torrão.

Traga os seus filhos e venha usufruir desta simbólica “prenda” dirigida não só para as crianças do Concelho mas para todos os que nos visitam!
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Na mais recente jornada do Circuito Municipal de Escolas de Natação, realizada em Arganil, Carolina Ribeiro reforçou a sua candidatura a Atleta do Ano, no escalão Cadetes, ao voltar a aumentar, em termos pontuais, a distância face às suas adversárias. Neste momento, a atleta leva mais de 500 pontos de avanço. Já só falta uma etapa, a realizar em Carregal do Sal, a 20 de junho,  para terminar esta competição.

A comitiva que participou na oitava concentração, em representação da Escola Municipal de Natação de Lamego, foi mais reduzida do que é habitual, porque alguns jovens estavam a preparar-se para realizar os exames nacionais. Ainda assim, Andreia Barreiro, a mais recente atleta inscrita na EMNL, embora não tenha concluído nenhuma prova dentro do tempo, demonstrou um forte potencial para lutar, em breve, pelo título de Atleta do Ano. Também Ana Beatriz Fonseca continua a exibir um bom desempenho, conseguindo consecutivamente a baixar os seus tempos.

Devido à realização de uma micro cirurgia, Pedro Piruzzo não participou nesta jornada desportiva, tornando mais difícil a possibilidade de integrar o lote dos cinco primeiros atletas na categoria de Infantil C6 e C5.
Por Unknown | segunda-feira, 25 de maio de 2015 | Publicado em , , | Com 0 comentários
«A História de um Papagaio», a peça de teatro de fantoches da Universidade Sénior de Resende, continua a fazer as delícias dos mais pequenos, desta feita foi a vez dos alunos dos 3º e do 1º ciclo, do concelho de Cinfães. Os alunos da USR deslocaram-se à Biblioteca Municipal de Cinfães nos passados dias 12 e 14 de Maio, para apresentarem esta peça aos alunos que estavam de visita à Biblioteca. Nestes dias, a Câmara Municipal de Cinfães teve como objetivo divulgar um dos seus espaços culturais e a USR teve o prazer de participar e colaborar com esta iniciativa.

A Universidade Sénior de Resende faz um agradecimento especial aos colaboradores da Câmara Municipal de Cinfães e aos professores que estiveram diretamente envolvidos neste evento, que para além de terem recebido muito bem os nossos formandos, proporcionaram as melhores condições para que as atuações ocorressem como esperado e ainda houve tempo para um excelente almoço de convívio.

Os atores e atrizes, e os seus fiéis amigos (fantoches), vão agora fazer uma pausa para umas merecidas férias mas prometem que em breve estarão de regresso, no início do próximo ano letivo, para alegrar todas as crianças, idosos e a população em geral.

A Universidade Sénior de Resende já vai no seu 5.º ano de existência, estando continuamente aberta a novas propostas e parcerias, procura constantemente inovar a sua oferta curricular, mas mantém os mesmos objetivos de sempre, isto é, procurar a melhoria da qualidade de vida, combater o isolamento e a exclusão social, assim estará sempre focada na satisfação dos seus formandos.

A Universidade Sénior destina-se adultos com idade igual ou superior a 55 anos, independentemente do seu nível de escolaridade e todos os seus professores e colaboradores são voluntários.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Dando continuidade a um projecto cultural que tem vindo a ganhar forte expressão no Município do Marco de Canaveses, a Câmara Municipal regressa com mais um “Ciclo Primavera de Sons”. Uma iniciativa que procura dinamizar as várias freguesias do Concelho e fomentar o gosto pela música.

O “Ciclo Primavera de Sons” chega, a 13 de Junho de 2015, a Vila Boa de Quires e Maureles, com um concerto protagonizado pela Banda de Música de Vila Boa de Quires. De entrada livre e gratuita, o espectáculo decorre na Casa da Cultura Popular de Maureles, a partir das 21h30.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Município do Marco de Canaveses vai receber, no próximo dia 13 de Junho, as Olimpíadas do Desporto 2015 promovidas pela Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM – TS), com o apoio da Câmara Municipal.

A iniciativa vai decorrer no Pavilhão da Escola EB 2,3 Marco, no Pavilhão Bernardino Coutinho, no Relvado Sintético e nas Piscinas Municipais do Complexo Desportivo do Marco de Canaveses.

Distribuídas em diversas modalidades desportivas, no Marco de Canaveses realizam-se as provas de andebol feminino e masculino; gira vólei feminino e masculino; hóquei em patins masculino; natação feminina e masculina, e ainda natação adaptada, em ambos os géneros.

Durante três fins-de-semana, os Municípios do Marco de Canaveses (13 de Junho), Felgueiras (20 de Junho) e Baião (27 de Junho), recebem esta segunda edição das Olimpíadas do Desporto, que irá contar com a participação de cerca de 600 atletas provenientes dos 11 Municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa.

A cerimónia de abertura das Olimpíadas do Desporto 2015 está agendada para as 09h00 do dia 13 de Junho, no Estádio Municipal do Marco de Canaveses.

Recorde-se que as Olimpíadas do Desporto da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa são destinadas a jovens nascidos entre 2000 e 2002, oriundos do desporto federado, desporto escolar e desporto adaptado.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Cinfães vai proceder à limpeza de estradas e caminhos municipais pelo Concelho num total de 265 km. O Município adjudicou os trabalhos à empresa Construtora Estradas do Douro 3. O contrato foi assinado, recentemente, nos Paços do Concelho pelo valor de €108.445,02.

Até aqui estes trabalhos eram delegados nas Juntas de Freguesia, sendo 2015 o ano piloto desta experiência através da qual o presidente da Câmara Municipal pretende “marcar a diferença”.

Ao longo de um ano a empresa vai efetuar a limpeza das bermas, valetas e aquedutos das estradas e caminhos municipais ao longo do Concelho. Para o autarca Armando Mourisco, esta nova modalidade representa “um maior número de quilómetros limpos por ano no Concelho e com uma redução da despesa considerando que o custo por quilómetro baixou significativamente”. Além da vantagem económica, o edil cinfanense espera ter ganhos ao nível da manutenção das vias e, acima de tudo, ao nível do Turismo, com um Concelho limpo e uma imagem cuidada e atrativa como deve ter “uma Terra de excelência”.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) reúne amanhã, terça-feira, 26, o Conselho Diretivo, a partir das 9h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, em Marco de Canaveses.

Há vários assuntos em agenda, entre os quais a apresentação das conclusões da audiência com o Primeiro-Ministro, na qual foram discutidos assuntos relevantes para o Poder Local, nomeadamente os relativos ao Portugal 2020, ao Financiamento e Autonomia do Poder Local.

O Portugal 2020 estará também em destaque na análise dos avisos de concurso para os Pactos das Entidades Intermunicipais, bem como da proposta dos Planos Estratégicos de Desenvolvimento Urbano.

No final desta reunião, pelas 12h30, o Presidente da ANMP, Manuel Machado, falará aos órgãos de comunicação social.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Mais de duas dezenas de empresários portugueses da diáspora, provenientes de França, Inglaterra e Brasil, deslocaram-se à região do Douro com o objetivo de avaliarem novas oportunidades de investimento e consolidarem as relações comerciais já existentes. A missão de empresários percorreu diversos concelhos durienses para visitar alguns exemplos de investimento estrangeiro concretizados nos últimos anos nos setores vitivinícola e turismo, para além de empresas que se destacam na produção e comercialização de fruta e granitos.

Na abertura da visita, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes e o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, elogiaram a vontade e a determinação destes gestores de quererem sinalizar novos investimentos nesta zona do interior do País. Durante a reunião final de trabalho já arrancou a preparação de ações futuras.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana intensificou, entre o dia 23 e 24 de maio, a fiscalização da condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas e o combate à criminalidade.

Durante a operação, foram testados 3806 condutores, tendo sido detetados 190 a circular com uma Taxa de Álcool no Sangue (TAS) superior ao permitido por lei. Dos condutores detetados em infração, 61 foram detidos por circularem com uma TAS igual/superior a 1,20 gramas/litro. No decurso da operação foram detetadas 479 infrações, das quais se destacam: 32 por falta de inspeção periódica obrigatória; 20 relativas a cintos de segurança e sistemas de retenção para crianças; 30 por deficiente iluminação e sinalização; 14 por falta de seguro; e oito por utilização do telemóvel durante o exercício da condução. As 322 ações de fiscalização foram levadas a cabo por um efetivo de 881 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos comandos territoriais e da Unidade de Intervenção, tendo as mesmas sido direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação (sobretudo nos acessos a estabelecimentos de diversão noturna), e existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal.

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer da Operação “BACO”, testou 300 condutores, tendo sido detetados 24 a circular com uma Taxa de Álcool no Sangue (TAS) superior ao permitido por lei. Dos condutores detetados em infração, 8 foram detidos por circularem com uma TAS igual/superior a 1,20 gramas/litro. No decurso da operação foram detetadas 40 infrações.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Delta uniram esforços no sentido de divulgar conselhos de segurança, através da sua impressão nos pacotes de açúcar desta prestigiada marca nacional.

Atendendo à forte presença no mercado e à ampla distribuição do café Delta serão difundidos, através dos pacotes de açúcar, dez conselhos de segurança relativos a diversas matérias, para que os cidadãos adotem comportamentos que visem aumentar a sua própria segurança, evitando a sua exposição a situações de risco e consequente vitimização.

Os dez conselhos em divulgação são:  
1. Não partilhe os seus dados pessoais para fins que desconhece, especialmente na internet!
2. Não abra a porta a desconhecidos, nem comente com estranhos que vai de férias.
3. Numa ausência prolongada, peça a alguém de confiança que dê uma aparência de atividade à sua casa
4. Não transporte ou guarde consigo grandes quantias de dinheiro.
5. O excesso de velocidade pode matar! Respeite os limites de velocidade.
6. O consumo de álcool aumenta o risco de sofrer um acidente mortal. Se conduzir, não beba!
7. Utilize sempre o cinto de segurança, mesmo quando viaja nos bancos traseiros.
8. Limpe toda a vegetação num raio de 50 metros da sua casa. O combate aos incêndios começa na prevenção.
9. Não faça queimadas, nem fume nas áreas florestais. Proteger a floresta é uma responsabilidade de todos!
10. A violência doméstica é crime. Denunciar é um dever de todos!

Os pacotes de açúcar serão distribuídos por todo o território nacional, dando os mesmos entrada no mercado durante esta semana.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana, para além da sua atividade operacional diária, levou a efeito um conjunto de operações, no decorrer do fim de semana (dia 22 e 23 de maio), as quais visaram a prevenção e combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras, nos seguintes distritos/comandos territoriais/Unidades:

Aveiro Braga, Bragança; Faro; Guarda, Leiria, Lisboa Portalegre, Santarém, Viana do Castelo, Viseu.

Deste conjunto de operações foram realizadas 150 detenções em flagrante delito pela prática dos seguintes ilícitos criminais:
114 por condução sob o efeito do álcool;
12 por condução sem habilitação legal;
seis por tráfico de estupefacientes;
duas por posse ilegal de armas;
três por furto; uma por violência doméstica,
uma por dano, uma por incêndio;
e oito por outros crimes.

Foram elaborados 150 autos de notícia por detenção em flagrante delito e 1747 autos de contraordenação a legislação diversa.

Apreensões mais significativas: 29 doses de Heroína, 160 doses de haxixe; uma arma de fogo transformada calibre 6,35 mm; uma arma branca; um veículo ligeiro de passageiros, um veículo ligeiro de mercadorias, duas redes para captura de meixão, seis telemóveis e uma balança de precisão.
No âmbito do trânsito foram fiscalizados 7328 condutores e detetadas 1708 infrações, destacando-se: 299 por condução com taxa de álcool no sangue superior ao permitido por lei; 895 excessos de velocidade (em 40993 controlos); 7 relativas a excesso ou deficiente acondicionamento de carga e 10 relacionadas com tacógrafos.

O Comando Territorial de Viseu, no decorrer do fim-de-semana (23 a 24 de maio), no âmbito de fiscalização rodoviária, fiscalizou 405 condutores, tendo sido detidos 13 condutores por condução sob o efeito de álcool e um por condução sem habilitação legal. Foram ainda elaborados 74 autos de contraordenação, destacando-se 4 por falta de seguro, 4 por iluminação e sinalização, 6 por falta de inspecção periódica obrigatória, 2 por uso do telemóvel e  por infracção nos pneumáticos. Foram ainda detetados 31 excessos de álcool e 51 excessos de velocidade.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Cerca de uma centena de entidades regionais do Norte participam amanhã, 26 de maio, na 10ª Reunião da Comissão de Acompanhamento do ON.2 – O Novo Norte e na 3ª Reunião do Comité de Acompanhamento do NORTE 2020. Os dois encontros têm por palco o Auditório Municipal de Baião e decorrem, respetivamente, a partir das 10h00 e das 14h30.

A ordem de trabalhos da Reunião de Acompanhamento do ON.2, de manhã, prevê um período dedicado à prestação de informações, a que se segue a aprovação do Relatório de Execução Anual de 2014, a avaliação intercalar do Programa, questões sobre o seu encerramento e, ainda, um momento dedicado a outros assuntos.

De tarde, a ordem de trabalhos do Comité de Acompanhamento do NORTE 2020 inclui a análise e aprovação da proposta de metodologia e critérios de selecção de diversos tipos de operações, a análise e aprovação da proposta de estratégia de comunicação do NORTE 2020, a análise do Relatório Final de Avaliação ex-ante dos instrumentos financeiros para Apoio Direto às Empresas e um período reservado a outros assuntos.

Estas duas reuniões de trabalho são dirigidas a associações, autarquias e outras entidades de relevo regional no Norte.
Por Unknown | sexta-feira, 22 de maio de 2015 | Publicado em , | Com 0 comentários
Lamego, recebeu de novo no passado dia 17 de Maio o encontro de viaturas Austin-Mini.

Desta feita, o centro histórico da cidade foi a sala de visitas para acolher os 117 carros inscritos, na nobre Av. Dr. Alfredo de Sousa sob a bênção de Nossa Sra. dos Remédios situada no alto do monte Sto. Estevão e no topo do deslumbrante escadório de acesso.

Fez-se jus ao tema “MINI D’Ouro”, uma vez que foi possível constatar a grandiosidade carismática destes carros pequenos no tamanho mas de D’Ouro na paixão dos seus proprietários e na envolvência característica da região duriense. Prontamente aceitaram o convite para virem passar um bom dia de passeio e convívio também junto da população de Lamego, tendo sido ainda manifestado o sentimento de tristeza daqueles que não poderão participar.

O dia estava radiante e prometia ser inesquecível, logo cedo já se preparava a mesa de inscrição e a de pequeno-almoço quando começam a chegar os primeiros produtores presentes na Mostra de Cereja da Penajóia, sim este ano fomos presenteados e todos os participantes poderão saborear as primeiras cerejas da época, celebrando-se de imediato uma “parceria” entre o Presidente da Amijóia, Romeu Sequeira e o grupo de amigos “Douro Antigos e Clássicos pela mão do Fernando Pinto. Eis que é solicitado um licor de cereja para saborear, delicioso.

Eis que começam a chegar em maior número os participantes e as inscrições abrandam. Ora claro está que os participantes antes de chegarem à mesa de inscrição passavam e paravam na mesa de pequeno-almoço onde estavam à disposição produtos dos lacticínios do Paiva e fumeiros Porfiros, fazendo-os esquecer das suas obrigações.

10:30 é dado inicio à visita ao Teatro Ribeiro Conceição, sala nobre de espectáculos na região do Douro, ao som de concertinas harmoniosamente tocadas por dois jovens lamecenses. De seguida passagem pela Sé Catedral de Lamego, imponente, transmitindo paz e serenidade a quer pela Fé quer pelos seus estilos arquitectónicos.

Está na hora da “bênção” dos MINIS. Todos correm em direcção aos seu Mini, ora ninguém quer ficar de fora da caravana, devidamente apoiada pelos agentes da P.S.P  e tudo para a ver os Minis passar. Eles eram ao estilo original, tuning, desportivo ou então ao estilo pic-nic com cesta e todos os artigos necessários. As avenidas Dr Alfredo de Sousa e Visconde Guedes Teixeira foram pequenas para acolher os Minis em movimento que fizeram passagem em direcção ao santuário de N. Sra. Dos Remédios. Terminada a visita eis que são “benzidas” à passagem pela mão do Filipe Loureiro com um cabaz com espumante Raposeira, queijo Paiva e fumeiro Porfirio.

Agora é que eles aceleram para a ultima paragem, o almoço. Movidos pela saudade dos repetentes em disfrutarem das paisagens durienses do restaurante Paraíso Douro, na serra das Meadas. Ainda houve tempo para rebocar, como Vítor Pinto ninguém fica para trás. Carros estacionados e ataque às entradas devidamente apoiadas por dois grelhadores e que levaram ao pensamento de que seria o almoço, ainda faltava o bacalhau com broa devidamente confeccionado sob o olhar atento da Sra. Maria João.

Café e bolo servido, é chegada a hora de encerrar o encontro pois ainda falta a viagem de regresso. Soam as concertinas e é distribuído a cada participante e grupo presente um troféu lembrança, momento aproveitado para felicitar todos os presentes e ser solicitado à organização para começar a preparar o próximo, sorrisos.

À autarquia de Lamego, à P.S.P. Lamego, a todos os patrocinadores e a todos os “minimistas” o nosso muito obrigado pois sem vós não seria possível.

Texto de Luís Filipe Carrapatoso
Fotos de Edgar Maia    
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado dia 11 de maio, foram retomados os trabalhos da obra de ligação entre Mirão (S. Tomé de Covelas) e Bicheiro (Santa Marinha do Zêzere), esta obra é reclamada desde 1970, pela população das respetivas freguesias. Esta ligação, encurtará a distância para cerca três quilómetros entre os dois lugares, quando atualmente tem de se percorrer 15 quilómetros de estrada, assim como permite abrir parte do município ao potencial turístico da zona ribeirinha do Douro.

Para além do encurtamento da distância, a ligação de Mirão a Bicheiro vai melhorar a circulação ferroviária no concelho, graças à supressão de duas passagens de nível na linha do Douro.

Por motivo de insolvência do empreiteiro que estava a executar os trabalhos da Ligação entre Mirão/Bicheiro ocorreu em junho de 2014 a resolução do contrato. Em outubro, do mesmo ano, foi lançado um novo concurso público para a execução dos trabalhos em falta, tendo sido adjudicada no início do 2º trimestre de 2015 à empresa Sociedade de Empreitadas do Marco (SEM), pelo valor de 325 mil euros.

Os trabalhos em falta consistem da continuação da execução de órgãos de drenagem, regularização da plataforma e pavimentações. O prazo de execução da obra é de 150 dias.

De referir que o custo global desta obra é de cerca de 700 mil euros.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
José Luís Carneiro, presidente da Comissão de Recursos Naturais (NAT) do Comité das Regiões Europeu, vai participar na conferência “Desafios da política marítima integrada para o mar Mediterrâneo”, que decorrerá em Barcelona, no dia 26 de maio.

É uma conferência organizada pelo Governo da Catalunha no âmbito do projecto CAP COM & Marina-Med (Programa Med 2007-2013). O objetivo é apresentar as conclusões e recomendações aos 13 Projetos Marítimos do Programa Med 2007-2013.

José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião foi eleito presidente da Comissão dos Recursos Naturais do Comité das Regiões da União Europeia em fevereiro de 2015. Foi designado a 19 de janeiro de 2006, pelo Conselho de Ministros, um dos representantes de Portugal no Comité das Regiões. Desde aí que integra duas Comissões especializadas  Comissão de Educação, Juventude, Cultura e Investigação (EDUC) e a Comissão Política de Coesão Territorial (COTER). Em fevereiro de 2014 foi nomeado pelo Partido Socialista Europeu (PSE) contra relator no Comité das Regiões sobre o parecer “Mobilidade em Regiões que enfrentam dificuldades e demográficas”.
Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Estudo revela impacto da chancela da Unesco para os residentes no Alto Douro Vinhateiro

Apesar da boa imagem, orgulho na região e presença de visitantes, a chancela da UNESCO não é percecionada de igual forma pelos residentes do Douro. Estas e outras questões serão debatidas a 29 de maio, em Vila Real, num dia dedicado à Ciência, Vinho & Território que pretende reunir e ouvir agentes, nacionais e internacionais, e a nova geração de enólogos da região demarcada do Douro.

Passados 14 anos sobre a classificação do Alto Douro Vinhateiro (ADV) pela UNESCO, um estudo da UTAD revela dados sobre a perceção dos residentes quanto ao impacto da chancela neste património mundial da humanidade.

No âmbito do Projeto “Estratégias de Valorização Económica do Alto Douro Vinhateiro, coordenado por João Rebelo, docente e investigador da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com a colaboração das investigadoras Lina Lourenço Gomes e Cristina Ribeiro, foi aplicado um inquérito a 250 residentes no ADV para avaliar os efeitos da chancela da UNESCO nos domínios da vitivinicultura, comércio e turismo.

Os resultados mostram que o turismo é a “atividade mais otimista e com impacto mais saliente” no que concerne ao retorno económico. Os comerciantes revelam uma perceção “mais moderada, pois a maioria atesta não sentir qualquer efeito” neste indicador. Já no caso dos vitivinicultores, o impacto da chancela UNESCO não tem sido sentido de forma homogénea.

“Apesar de quase metade dos inquiridos aferir um efeito maior ou muito maior no retorno económico, há uma faixa que expressa o efeito reverso, não tendo ainda conseguido internalizar potenciais oportunidades e benefícios”, sustenta a investigadora da UTAD Lina Lourenço Gomes.

Apesar da boa imagem, orgulho na Região e a presença de novos visitantes, os resultados indicam que os inquiridos revelam também preocupações com a sazonalidade e o aumento do custo de vida.
Ciência, Vinho & Território

Estas e outras questões estarão em debate no dia 29 de Maio, na conferência “Ciência, Vinho e Território” promovido e organizado pela UTAD, em conjunto com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN) e a Câmara Municipal de Vila Real, a realizar no Parque de Ciência e Tecnologia – Regia-Douro Park, em Vila Real.

O evento, dedicado ao sector da vitivinicultura, tem como objetivo promover um debate sobre o vinho e o território e pretende reunir e ouvir agentes, nacionais e internacionais, e a nova geração de enólogos da região demarcada do Douro. A internacionalização do setor é um dos temas em destaque.

O programa da iniciativa realiza-se na UTAD em duas fases, de manhã, pelas 10h00 com a cerimónia de atribuição do título doutor Honoris causa a João Nicolau de Almeida e Luís Braga da Cruz, na aula magna. Na biblioteca central serão transmitidos resultados dos inquéritos realizados no Alto Douro Vinhateiro no âmbito do Projeto “Estratégias de Valorização Económica do Alto Douro Vinhateiro”. Será ainda inaugurada a Exposição “Territórios do Vinho”, que integra obras de 20 pintores portugueses contemporâneos.

À tarde, o evento inicia-se às 14h30, no Parque de Ciência e Tecnologia - Regia-Douro Park, em Vila Real, com a conferência “Ciência, Vinho & Território”, que conta com intervenções de, entre outros participantes, Emídio Gomes, Presidente da CCDR-N, e Denis Dubourdieu, Presidente do Institut des Sciences de la Vigne et du Vin da Universidade de Bordeaux, estando o encerramento a cargo de Manuel Castro Almeida, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional.

Após a conferência, os participantes terão a oportunidade de provar e degustar vinhos do Douro e alguns pratos elaborados durante o show cooking.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Guarda Nacional Republicana intensifica, nos dia 23 e 24 de maio, a fiscalização da condução sob influência de álcool e de substâncias psicotrópicas e o combate à criminalidade em todo o território nacional.

As 322 ações de fiscalização previstas, levadas a cabo por um efetivo de 881 militares da Unidade Nacional de Trânsito, dos Comandos Territoriais e da Unidade de Intervenção, serão direcionadas para as vias onde as infrações por excesso de álcool são mais frequentes e dão origem a um risco acrescido de acidentes de viação (sobretudo para as estradas nacionais, regionais e municipais de acesso a estabelecimentos de diversão noturna) e nos casos em que existam dados ou indícios da prática de ilícitos de natureza criminal.

No presente ano, até ao dia 20 de maio, foram fiscalizados 475 384 condutores, dos quais 10 554 conduziam com taxa de álcool no sangue (TAS) superior ao permitido por lei, tendo 4 270  destes sido detidos por conduzirem com taxa crime (igual/superior a 1,20 gramas/litro).

A redução dos índices de sinistralidade rodoviária continua a ser uma prioridade para a GNR, estando planeadas para este ano diversas operações nacionais, dirigidas em específico para as três principais fatores de agravamento de sinistralidade rodoviária: condução sob o efeito do álcool, excesso de velocidade e não utilização dos cintos de segurança.

Com esta operação, a GNR tenciona contribuir para a tendência de diminuição de vítimas mortais resultantes de acidentes rodoviários nas estradas portuguesas.