Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Marco de Canaveses: I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa na LuxExpo
quarta-feira, 3 de junho de 2015 Publicado por Unknown

O Município do Marco de Canaveses vai participar, conjuntamente com os restantes 10 Municípios que integram a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), na I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa, a decorrer de 12 a 14 de Junho, na LuxExpo, em Kirchberg (Luxemburgo).

 Pretende-se com esta iniciativa a promoção e divulgação do território do Tâmega e Sousa, dos seus produtos endógenos, a sua cultura e saberes ancestrais, bem como do seu turismo, junto dos luxemburgueses e da comunidade portuguesa residente neste país e países vizinhos. Dar a conhecer o que de melhor tem esta região, o que se produz da mais elevada qualidade, potenciando assim a internacionalização das suas empresas.

Num espaço com cerca de 2.000 m2 de área coberta, a Feira contará com a participação de mais de 70 produtores da região ligados ao vinho, a produtos regionais, ao turismo (nomeadamente a hotelaria e restauração), entre outros.

O Município do Marco de Canaveses estará representado pela Câmara Municipal e pelos produtores Quinta da Samoça; Quinta da Torre - S. Caetano Wine; B. Vieira; Ovelha Azul, Produções Agrícolas e Quica Sabores.

A iniciativa terá a duração de 3 dias – 12, 13 e 14 de junho - sendo que, o primeiro é dedicado a profissionais (sexta-feira) e os dois dias seguintes serão abertos à população local. Provas de vinhos, degustação de produtos regionais, animação do espaço com os grupos etnográficos locais e nacionais, vão proporcionar momentos de convívio, nomeadamente, com a comunidade portuguesa.


Gastronomia e Vinhos

A gastronomia do Tâmega e Sousa é única. A origem dos pratos típicos da região perde-se no tempo e reflete toda a história dos usos e costumes do seu povo. Os sabores ancestrais trazem-nos a riqueza da terra, dos rios e as características únicas do gado desta região. A tradição casou com a modernidade e hoje a nossa gastronomia mostra orgulhosa as suas origens, mas assume uma indelével marca do século XXI.

Dos peixes do rio às carnes suculentas ou à doçaria conventual de fazer crescer água na boca, nesta região pode disfrutar de tudo um pouco. O cabrito e o anho assados aparecem como dos pratos mais apreciados, com um sublime arroz de forno a acompanhar. Ou a vitela assada que se desfaz numa explosão de sabores que mistura o vinho com as ervas aromáticas e outros temperos.

Escolher a sobremesa será, com certeza, tarefa difícil. Cozido em forno de lenha e em forma de barro não vidrado, cuja receita se mantém inalterada e o segredo a poucos pertence, assim é o Pão-de-ló de Margaride (Felgueiras). E assim se faz desde 1731, da mesa da Família Real Portuguesa, até aos dias de hoje.

Acrescentam-se ao menu os Beijinhos de Amor, os Papos de Anjo, as Lérias, as Cavacas e as Fatias do Freixo muitas outras delícias da região. Receitas centenárias onde ovos, açúcar e farinha dão sabor às técnicas seculares repetidas vezes sem conta e que ainda hoje surpreendem todos os sentidos de quem prova estas iguarias.

Para acompanhar qualquer um destes pratos, nada mais adequado do que o vinho verde. Produzido nas nossas terras e justo merecedor de inúmeros prémios no mundo inteiro, o vinho verde é reconhecido pela sua originalidade. Fruto das características do solo e do clima, mas também das peculiares castas autóctones da região e das formas de cultivo da vinha, o resultado é um vinho naturalmente leve e fresco, diferente de qualquer outro.

Só no Tâmega e Sousa estão reunidas as condições ideais para o desenvolvimento deste vinho de elevada qualidade. Azal, Loureiro, Avesso, Trajadura, Arinto e Vinhão são algumas das principais castas da região, das quais nascem inigualáveis néctares leves e frescos.


Programa “Aqui Portugal” – RTP dedicado ao Tâmega e Sousa

Refira-se ainda que, na tarde de sábado, dia 13 de Junho, a RTP estará presente neste certame, com o programa “Aqui Portugal” dedicado à presença do Tâmega e Sousa na I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos. Sónia Araújo e Hélder Reis vão estar em directo do Luxemburgo para promover este importante território do Norte de Portugal.

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS) é composta pelos Municípios de Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende. Com cerca de 500 mil habitantes e uma área correspondente a 8,6% da zona Norte de Portugal, esta é uma das regiões mais jovens do país. Reconhecida pelo rico património natural, histórico e cultural, a excelência dos seus produtos tradicionais, da sua gastronomia e dos seus vinhos vão merecer nota de destaque.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Marco de Canaveses: I Feira Internacional de Gastronomia e Vinhos do Tâmega e Sousa na LuxExpo"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html