Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: Recriação histórica de Baião 2015
quarta-feira, 17 de junho de 2015 Publicado por Unknown

Após as duas anteriores edições, focadas na época medieval, onde se comemoraram a entrega dos Forais de Baião e de Teixeira, a Câmara Municipal de Baião volta a apostar na Recriação Histórica Baião, que decorrerá nos dias 20 e 21 de junho de 2015, na Vila de Baião, e terá como tema central "A Cidade e as Serras”.

 Este conceito será transversal e aglutinador nas diferentes épocas que serão recriadas no evento: a romanização, o medieval e o século XIX.

A dicotomia entre o litoral e o interior, a capital e a província, a dependência do consumo e a vida simples do campo que será evidenciada na Recriação Histórica tem a sua fonte de inspiração no escritor Eça de Queiroz que nasceu em 1845 e foi o autor de “A Cidade e as Serras”, uma obra atual e intemporal. Eça, melhor do que ninguém soube inspirar-se na sociedade que o rodeava e no género humano, para descrever e escrever, sobre relações de conflito e desarmonia, que ao longo da história sempre existiram.

Em cada época, uma efeméride servirá de “eixo” a todas as ações. Na  Romanização será a chegada dos Soldados do Império Romano ao território; na Idade Média o destaque vai para a chegada dos Inquiridores a Baião e a inauguração do Telégrafo em Baião será a cerimónia solene de encerramento da Recriação Histórica de Baião.

Dar a conhecer a identidade do território e a sua história, é a grande prioridade do município de Baião, através da realização deste evento, onde o público poderá contactar de perto com personagens históricas e literárias, adquirir o artesanato, saborear a melhor gastronomia local.

Para este confronto cultural, ao longo de diferentes épocas, a Câmara Municipal de Baião conta com o envolvimento das associações, cidadãos baionenses, escolas e juntas de freguesia, esperando-se mais de três centenas de  participantes para este ano.

 A animação está garantida com a música, teatro, falcoaria, tasquinhas, bailias e folias, pelos três espaços: o Romano, o Medieval e o século XIX. No dia 20 junho esta animação será das 10h00 às 24h00, na Vila de Baião e a 21 de junho das 10h00 às 19h00, hora do encerramento com o cortejo que envolverá a comunidade local.

Os Bastidores

Os preparativos para a terceira recriação histórica de Baião começaram há meses, tarefas em que participam centenas de residentes e colaboradores da autarquia, ocupados na preparação de trajes, cenários e representações. Costureiras, carpinteiros e pintores são as profissões mais procuradas para a  preparação do evento.

A Câmara Municipal de Baião conta já com mais de 1 200 peças no seu espólio de vestuário destinado à Recriação Histórica, peças confecionadas por  especialistas de Baião.

A direção artística está a cargo da empresa Panmixia, liderada por José Carretas, que se propôs elaborar um guião e dramaturgia onde é realçada a dicotomia entre a cidade e as serras, entre o progresso e a tradição. Coube ainda à Panmixia a realização de ações de formação nas áreas de teatro em grupo; expressão corporal e oral; improvisação; interpretação e ações de aquecimento, relaxamento e respiração.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: Recriação histórica de Baião 2015"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html