Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: Eduardo César é o vencedor da 1ª edição do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz
quinta-feira, 11 de junho de 2015 Publicado por Unknown

“Eduardo César com a obra O Céu dos Invisíveis é o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz”, anunciou, hoje, Irene Fialho, representante do júri.

O vencedor, nascido em 1978, é natural de Elvas e vive na Alemanha onde é professor de Português Heidelberg Pädagogium.

O prazo das candidaturas decorreu entre 25 de novembro de 2014 e 1 de março de 2015, e foram submetidas 79 candidaturas de Portugal, Brasil, Alemanha e França. Destas, 23 foram excluídas por incumprimento do regulamento e apenas 15 passaram na pré-seleção.

“A forte adesão ao prémio literário Fundação Eça de Queiroz é representativo do peso cultural de Eça de Queiroz – o maior nome da Literatura Portuguesa do Séc.XIX, o escritor que foi um, dos cem génios da Literatura Universal, traduzido para mais de vinte línguas, com uma divulgação a nível mundial”, frisou José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião.

“ A Fundação Eça de Queiroz é para nós um dos activos culturais mais estratégicos do concelho, daí termos apostado nos últimos anos de trabalho autárquico em três dimensões: na sua sustentabilidade económica; na sua promoção enquanto agente de desenvolvimento social e no apoio à valorização e divulgação do património literário de Eça de Queiroz”, acrescentou o edil.

O júri deste prémio foi constituído por Carlos Reis, Maria do Rosário Cunha, Ana Luísa Vilela, Irene Fialho e Manuel Pereira Cardoso, deliberou ainda atribuir uma menção honrosa à escritora e poeta brasileira Bárbara Lia Soares, com a obra «As Filhas de Manuela».

A cerimónia de entrega do prémio Fundação Eça de Queiroz e lançamento do livro, a editar pela Opera Omnia, ocorrerá na Casa de Tormes, em Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, no próximo dia 9 de Setembro, quando se assinalam 25 anos sobre o ato de constituição da Fundação Eça de Queiroz.

 Prémio Literário “Fundação Eça de Queiroz”

O prémio literário da  “Fundação Eça de Queiroz”  foi apresentado pela primeira vez  no 169º  aniversário de Eça de Queiroz,  a 25 de novembro de 2014,  assinalado no Porto, na Casa de Baião.
O  valor do prémio é  de 5 mil euros,  instituído numa parceria entre a Fundação Eça de Queiroz, a Câmara  Municipal de Baião e a editora Opera Omnia.

O Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz distinguirá em cada ano, sequencialmente, obras dos seguintes domínios: narrativa (romances ou conjunto de contos inéditos) e ensaios literários (trabalhos éditos ou inéditos, cuja temática se insira no universo literário de Eça de Queiroz e/ou da Geração de 70, nomeadamente nas áreas dos estudos literários, estudos históricos, estudos culturais, estudos eco-literários e outros). No primeiro ano de atribuição o prémio será destinado a uma obra narrativa.

Homenagear o vulto literário de Eça de Queiroz e incentivar a produção de obras originais de escritores de língua portuguesa são os dois principais objetivos da criação do Prémio Fundação Eça de Queiroz. Em particular pretende-se valorizar a criação literária em torno da figura do escritor.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: Eduardo César é o vencedor da 1ª edição do Prémio Literário Fundação Eça de Queiroz"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html