Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: Apresentação do livro “Alves Redol, o olhar das ciências sociais”
sexta-feira, 5 de junho de 2015 Publicado por Notícias de Resende

No próximo sábado, dia 6 de junho, pelas 15h00, decorrerá no Edifício da Junta de Freguesia de Ribadouro, o Lançamento do livro “Alves Redol, o olhar das ciências sociais”.

A coordenar esta obra estiveram a antropóloga, investigadora e professora da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa, Paula Godinho, e António Mota Redol (Filho de Alves Redol), presidente da Direção da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo (APMNR).

A obra resulta da leitura da obra do escritor Alves Redol por antropólogos, historiadores, geógrafos, sociólogos, etnógrafos, folcloristas e outros cientistas sociais e surge na sequência do Colóquio Internacional “Alves Redol e as Ciências Sociais” realizado em novembro de 2012 na FCSH – Universidade Nova de Lisboa e no Museu do Neo-Realismo, numa organização conjunta destas entidades e da Associação Promotora do Museu do Neo-Realismo.

O livro será apresentado por Fernando Alves, jornalista da TSF e conta com a presença de Paula Godinho e de António Mota Redol.

Para relembrar a passagem de Alves Redol por terras de Baião a Autarquia baionense vai realizar um descerramento de uma placa na casa onde Alves Redol esteve alojado em fevereiro de 1945, na recolha de elementos sobre os Barqueiros de Douro, para o seu romance “Portomanso”, este ato simbólico efetua-se em Portomanso, junto à entrada da Casa da Torre, pelas 14h30m.

Alves Redol e a ligação ao concelho de Baião

Alves Redol escreveu vários livros sobre o Douro, incluindo o romance Porto Manso (1946), cuja ação é passada nas aldeias ribeirinhas da atual freguesia baionense de Ancede e Ribadouro. Neste livro são retratadas as difíceis condições em que viviam os antigos arrais, a quem cabia transportar mercadorias pelo Douro nos barcos rabelos e é ainda referenciada a introdução do caminho de ferro na região duriense.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: Apresentação do livro “Alves Redol, o olhar das ciências sociais”"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html