Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Lamego: 5.ª Montra da Cereja da Penajóia foi um sucesso
terça-feira, 19 de maio de 2015 Publicado por Notícias de Resende

A 5.ª edição da Montra da Cereja da Penajóia – Lamego, realizada no passado fim-de-semana, na Avenida Dr. Alfredo de Sousa da cidade de Lamego, foi um verdadeiro sucesso, ao contar com a visita de centenas de pessoas e com cerca de 10 toneladas de cereja vendida.

Com o objetivo de transformar a Cereja da Penajóia numa das principais riquezas da economia local e de a tornar numa referência em toda a Europa, em parceria com diversas entidades, públicas, privadas e produtores, a AMIJÓIA (Associação dos Amigos e Produtores de Cereja da Penajóia) realizou nos dias 16 e 17 de maio a quinta edição da Montra da Cereja da Penajóia, na sala de visitas da cidade de Lamego, Av. Dr.º Alfredo Sousa, transformando, uma vez mais este evento, num ponto de atração na Região do Douro.

A grande novidade deste ano consistiu na apresentação da cerveja de cereja da Penajóia, que apesar de ainda estar numa fase experimental, despertou a curiosidade de muitos visitantes. Embora, devido ao seu stock bastante limitado não tenha sido possível abranger todos os degustadores que visitaram a Montra da Cereja da Penajóia.

O Cone da Cereja da Penajóia, que consiste num cone/cartucho inovador, constituído por um porta caroços secreto localizado no seu interior, e que descreve em simultâneo a famosa Cereja da Penajóia, que se encontra neste momento em fase de patenteamento por parte da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), foi uma das grandes atrações da Montra.

Além disso, a AMIJÓIA deu continuidade à sua parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro - Lamego e com a Associação dos Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro disponibilizando as suas sobremesas e cocktails de Cereja da Penajóia em alguns restaurantes, pastelarias, cafés e bares da cidade de Lamego, onde foi possível degustar a Cereja da Penajoia de uma forma diferente e inovadora.

De salientar que vários canais televisivos estiveram presentes na Penajóia e no local da Montra (SIC, Porto Canal, TVI, RTP), os quais se preocuparam em filmar a apanha da cereja e dialogar com os produtores e comerciantes com o intuito de divulgar este fruto tão apetitoso e de grande qualidade. Além disso, a Montra da Cereja da Penajóia também despertou o interesse nos mais diversos meios de comunicação locais e regionais, contribuindo assim para uma ainda maior divulgação do evento.

Com o Turismo Porto e Norte, na sua loja interativa do Aeroporto Sá Carneiro, a AMIJÓIA teve oportunidade de contactar com uma população diferente, e onde a Cereja da Penajóia, foi mais uma vez rainha, abrilhantando o dia a quem passava por ali, principalmente para os inúmeros turistas que entravam em Portugal com o objetivo de visitar o Douro.

Além da venda da cereja, onde não faltaram as tradicionais “rocas” de cereja e dos seus diversos derivados, como compotas e licores, a AMIJÓIA apresentou uma vez mais um programa festivo bastante interessante, que contou com a atuação de um dueto musical de Lamego, do Grupo de Dança da Penajóia e do Rancho Folclórico da Penajóia, tendo sido assim possível vivenciar momentos de alegria e de confraternização estre todos os visitantes.

Em face do sucesso dos produtos apresentados, das cerca de dez toneladas de cerejas vendidas e através dos inquéritos que a ESTGL (Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego) e o Grupo de Jovens da Penajóia concretizaram, julgamos que os objetivos foram inteiramente alcançados e esperamos já pelas novidades do próximo ano, para as quais a AMIJÓIA já se encontra empenhada, agradecendo desde já, a todas as entidades que se aliaram a este projeto para o transformar numa mais-valia para esta região.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Lamego: 5.ª Montra da Cereja da Penajóia foi um sucesso"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html