Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Lamego: 5.ª Montra da cereja da Penajóia realiza-se a 16 e 17 de maio
segunda-feira, 11 de maio de 2015 Publicado por Notícias de Resende

A 5.ª edição da Montra da Cereja da Penajóia – Lamego, realiza-se no próximo fim-de-semana, dias 16 e 17 de maio, na Avenida Dr. Alfredo de Sousa da cidade de Lamego.

Em plena Região Demarcada do Douro, nasce o fruto que dá fama à freguesia da Penajóia, concelho de Lamego, a Cereja da Penajóia, que depois de maduro é o primeiro da Europa a surgir nos mercados.

O admirável sabor, a exuberância e colorido que o caraterizam transformam este fruto, numa das principais riquezas da economia local e uma referência em toda a Europa.

A AMIJÓIA – Associação dos Amigos e Produtores de Cereja da Penajóia, com o apoio da Câmara Municipal de Lamego, Junta de Freguesia de Penajóia, Entidade do Turismo Porto e Norte, Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (HTDouro), Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego (EHTDouro), Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), Curso de Comunicação e Multimédia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Organização de Produtores do Douro (OPEDouro, Ltd.) e a Crédito Agrícola, promove todos os anos na cidade de Lamego a Montra da Cereja da Penajóia, onde se pode degustar a saborosa cereja da Penajóia, além de ser possível admirar as bonitas montras dos produtores de cereja, que são embelezadas por sumptuosas decorações tradicionais.

Nesta Montra, estará também presente o Cone da Cereja da Penajóia, que consiste num cone/cartucho inovador, constituído por um porta caroços, que se encontra neste momento em fase de patenteamento por parte da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).

A grande novidade deste ano será a apresentação da cerveja de cereja da Penajóia, que resulta numa parceria entre a AMIJÓIA e a Cerveja Vadia, uma referência nacional na produção de cerveja artesanal, e que despertará com certeza a curiosidade de todos os visitantes.

A Cereja da Penajóia é também utilizada para a confeção de compotas, licores e bombons, o que permite a sua utilização ao longo de todo o ano. Neste sentido, e em colaboração com a Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego, a AMIJÓIA apresenta quatro deliciosas sobremesas. A “Hanami Penajóia”, inspirada pelo costume japonês de contemplar as cerejeiras em flor (Hanami), que reúne doce de cerejas, creme de ovos e amêndoas e natas numa delicada e surpreendente iguaria, simultaneamente suave, crocante e saborosa, consiste na sobremesa oficial do evento.

Grande parte desses produtos estarão também disponíveis em alguns restaurantes e pastelarias da cidade de Lamego, de forma a ser possível degustar a Cereja da Penajóia, de uma forma inovadora.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Lamego: 5.ª Montra da cereja da Penajóia realiza-se a 16 e 17 de maio"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html