Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: “Documento estratégico fundamental para o desenvolvimento rural do concelho de Baião”
quinta-feira, 7 de maio de 2015 Publicado por Notícias de Resende

Realiza-se no próximo dia 8 de maio, pelas 10horas, no Auditório Municipal de Baião, a apresentação pública da Carta Agrícola de Baião. “Documento estratégico fundamental para o desenvolvimento rural do concelho”, considera o presidente da Câmara, José Luís Carneiro.

“Uma das grandes apostas do Município é a  promoção e o fortalecimento  do desenvolvimento rural. A inovação económica é um factor essencial à competitividade dos territórios, associado aos setores vinícola, agrícola e turístico, nomeadamente a promoção dos produtos agropecuários em sinergia com o esforço dos próprios produtores e outros agentes locais, com vista ao cultivo das terras abandonadas, à certificação e comercialização de produtos de qualidade, à procura do turismo em Baião e ainda à atratividade de novos investidores para o concelho”, argumenta o edil baionense.
A Carta Agrícola de Baião, trabalho desenvolvido pelo CLDS+”3is” – Contrato Local de Desenvolvimento Social Mais “3is” -,  contempla o diagnóstico do setor agrícola e sugere algumas oportunidades de melhoria para as fileiras consideradas mais relevantes.

 A caracterização da atividade agrícola incidiu sobre as áreas com maior importância em termos de ocupação de solo: vinha, frutos de casca rija (castanha, noz), frutos frescos (kiwi, citrinos e pequenos frutos), produção animal (bovinos, ovinos e caprinos) e a produção de mel.

São apresentadas várias sugestões de melhoria nestas áreas que se prendem com a qualificação dos vários ativos de cada um dos setores;  aumento das áreas produtivas e cooperação entre os produtores de forma a permitir uma comercialização conjunta.

Segundo a Carta Agrícola a estratégia para esta região deve centrar-se na redução dos custos de produção, no aumento da produtividade e na introdução de novos modelos de gestão.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: “Documento estratégico fundamental para o desenvolvimento rural do concelho de Baião”"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html