Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Lamego: Evocação do Dia da Liberdade pede mais investimento no Interior
segunda-feira, 27 de abril de 2015 Publicado por Unknown

Os lamecenses uniram-se, mais uma vez, para prestar um tributo de homenagem e gratidão aos “valorosos militares” que devolveram aos portugueses a Liberdade, na histórica madrugada de 25 de abril de 1974. O momento mais alto das comemorações do 41º Aniversário da Revolução dos Cravos, promovidas pelo Município de Lamego, foi a realização da Sessão Solene da Assembleia Municipal que este ano exaltou o simbolismo da “Poesia de Abril”, através da participação de oito jovens e personalidades lamecenses. Uma sessão de declamação, cujo “brilhantismo” foi muito aplaudido pelo público e que recordou à assistência o significado histórico daquele “dia inicial inteiro e limpo/ onde emergimos da noite e do silêncio”.

Num momento em que muitos portugueses reclamam a necessidade de corrigir as assimetrias que se evidenciam, que cavam um fosso cada vez mais fundo entre o Interior e o Litoral, José Carrapatoso, Presidente da Assembleia Municipal, defendeu que todos devem ser tratados por igual, sem voltar a discriminar quem vive nesta região: “O desencanto que sentimos quando constatamos que o Interior do País, se encontra cada vez mais desertificado, fruto do esvaziamento progressivo de instituições e serviços, da desqualificação e encerramento de serviços básicos de apoio às populações do Interior e de vicissitudes várias, conduzem ao notável esvaziamento demográfico, agravado  pelo desemprego crescente, fruto da falta de investimento que a atual crise económica mundial tornam mais marcante”. E não faltam exemplos, na sua opinião, a nível local que ilustram a ausência de investimento e o avolumar das dificuldades: “O encerramento e desqualificação dos tribunais, a desqualificação do Hospital de Lamego, o encerramento de vários jardins de infância e a centralização das escolas do 1º ciclo nos agrupamentos escolares, o que deixa as aldeias e freguesias rurais cada vez mais vazias e envelhecidas”.

Mais uma vez, os autarcas, os representantes de diversas instituições locais e muitos cidadãos anónimos participaram no programa de comemorações deste aniversário da Revolução dos Cravos. Uma celebração composta pela realização de diversas iniciativas de índole social, cultural e desportiva que visou manter viva a memória dos ideais de Abril. Do programa destacou-se a realização da sétima Assembleia Municipal do Futuro subordinada ao tema “Promoção do património histórico/cultural da região e sua rentabilização”, um fórum de debate juvenil participado por alunos de diversas escolas do ensino secundário.

A proclamação dos valores da Liberdade e da Democracia também passou, na noite de 24 de abril, pelo palco do belo Teatro Ribeiro Conceição com a realização de um espetáculo cultural dinamizado pelas freguesias do concelho.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Lamego: Evocação do Dia da Liberdade pede mais investimento no Interior"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html