Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
DRCN investe na Igreja de Cárquere
quarta-feira, 29 de abril de 2015 Publicado por Notícias de Resende

Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN) está a realizar trabalhos de conservação e reparação da Igreja de Santa Maria de Cárquere, compreendendo trabalhos de construção civil nas coberturas e paramentos exteriores e trabalhos de conservação e restauro no património móvel integrado.

A Igreja de Santa Maria de Cárquere situa-se na freguesia do mesmo nome, no concelho de Resende; é classificada como monumento nacional desde 1910, sendo propriedade do Estado. (dos mais remotos santuários marianos de Portugal, a esta igreja se associa o milagre de Cárquere, pelo qual o débil príncipe Afonso Henriques, aqui trazido pelo seu tutor Egas Moniz, se livrou das enfermidades que tolhiam o seu crescimento)

Com a adesão da CIM Tâmega (que o Município de Resende integra) ao projeto intermunicipal 'Rota do Românico', este monumento nacional passou a beneficiar dos meios e processos de divulgação e valorização próprios daquele projeto.

O investimento promovido pela DRCN - totalizando 61.365 EUR - tem financiamento garantido pelo Orçamento Geral do Estado e por fundos comunitários FEDER ao abrigo da candidatura 'Entre o Sagrado e o Profano', apresentada ao QREN / P.ON2, Aviso Património Cultural.

A conclusão dos trabalhos, em execução pela empresa LUSOCOL Lda., está prevista para o final de junho.

Entretanto, a Igreja de Santa Maria de Cárquere recebe, no próximo domingo, pelas 17h30, mais um concerto inserido no Ciclo Espaços da Polifonia, com a apresentação do grupo Cappella Musical Cupertino de Miranda, com direção de Luís Toscano.

O concerto será precedido de visita ao monumento, orientada por técnicos da Direção Regional de Cultura do Norte.

O Ciclo de Concertos Espaços da Polifonia é uma iniciativa promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, no âmbito do projeto Entre o Sagrado e o Profano: dinamização do património religioso medieval, através da qual se pretende dar maior visibilidade a um conjunto diverso de monumentos classificados e intervencionados sob a tutela da DRCN, bem como à sua capacidade de acolhimento do visitante/público.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "DRCN investe na Igreja de Cárquere"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html