Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião: José Luís Carneiro apresenta as reconhecidas “boas práticas” de Baião à rede de cidades inteligentes
quinta-feira, 9 de abril de 2015 Publicado por Unknown

José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal de Baião, encontra-se a  liderar  o Grupo de Governação  da  Rede de Cidades Inteligentes  de Portugal  (RENER) e   a  apresentar as  “reconhecidas como boas práticas” levadas a cabo no Município de Baião. O encontro está a realizar-se em Águeda e decorrerá durante dois dias (8 e 9 de abril).

A Câmara Municipal de Baião foi, a 5 de março, nomeada coordenadora do Grupo Governação da Rede de Cidades Inteligentes de Portugal (RENER).

Neste momento integram a  Rede de Cidades Inteligentes de Portugal 43 municípios. A rede constituiu cinco grupos de trabalhos a designar: Grupo da Governação; Grupo da Energia, Ambiente e Edificado; Grupo da Mobilidade;  Grupo da Sociedade  e Qualidade de Vida e o  Grupo da Economia e Inovação.

Os  43 municípios vão participar em todos os grupos sendo que as coordenações  efetivas  de cada foram atribuídas a só um município. Mais tarde, esta coordenação irá ser partilhada com um outro município, ainda por definir.

A nomeação da coordenação do Grupo Governação foi atribuída ao Município de Baião devido às reconhecidas boas práticas de transparência e de participação do cidadão, traduzidas nas seguintes medidas: orçamento participado ( prestação de contas; presidência aberta e criação do conselho consultivo do presidente); realização das Assembleias Municipais nas várias freguesias do concelho; iniciativa Câmara à Porta;  abertura ao público de todas as reuniões da Câmara e criação dos Postos de Atendimento ao munícipe nas freguesias de Santa Marinha do Zêzere e de Ancede.

José Luís Carneiro quando foi eleito presidente da Câmara Municipal de Baião, em 2005, assumiu um compromisso solene com os baionenses de procurar qualificar a vida democrática, garantir uma administração de proximidade e mais humanizada. Um dos exemplos desta proximidade é número de atendimentos realizados diretamente pelo presidente, com registos escritos dos mesmos desde 2005, que ultrapassa a duas mil pessoas.

Decorridas  as apresentações dos cincos grupos de trabalhos definidos pela Rede haverá lugar  à discussão das prioridades e necessidades dos municípios; identificação de projetos à escala da rede e prestação de informações sobre os fundos comunitários 2014-2020.

A RENER

O Município de Baião aderiu, no dia 5 de maio de 2014, à Rede de Cidades Inteligentes de Portugal (RENER), juntando-se a um conjunto de outros concelhos que constituíram, no Porto, uma “liga” de municípios preocupados com o desenvolvimento sustentável e com os desafios ambientais, tecnológicos, económicos e sociais.

Definido como um “laboratório” de soluções inovadoras para a vida urbana, a  Rener Living Lab será gerida pelo centro de inovação Inteli. Teve a sua origem em 2009, com 25 municípios, enquanto Rede Piloto para a Mobilidade Eléctrica. No âmbito do Programa Nacional de Mobilidade Eléctrica, lançado pelo Governo Português, as cidades actuaram como locais de teste dos postos de carregamento e de sistemas de mobilidade inteligente.

Em 2013, a RENER LL apostou no alargamento temático da sua intervenção, incorporando outras áreas como a eficiência energética, as energias renováveis, a gestão de água e resíduos, a governação e cidadania, a cultura e o turismo, numa lógica de modelo holístico de ‘cidade inteligente’. Promoveu, ainda, ao longo de 2014, o alargamento geográfico da rede com a incorporação de mais 18 municípios nacionais, ganhando escala, massa crítica e capacidade de cooperação
Na prática,  cumpre aos municípios envolvidos cooperar em projetos em áreas como a mobilidade, a eficiência energética, as energias renováveis, a gestão das água e resíduos, a inovação social, a governação, o turismo ou a cultura.

O novo quadro de programação dos fundos comunitários 2014-2020 define as “cidades inteligentes” (smart cities) como uma prioridade, aspeto que a Câmara Municipal de Baião valorizou ao tomar a decisão de integrar esta rede.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião: José Luís Carneiro apresenta as reconhecidas “boas práticas” de Baião à rede de cidades inteligentes"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html