Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Resende recebe Jornadas Literárias Ler (n)o Douro: Iniciativa dedicada a Eça de Queirós
sexta-feira, 20 de março de 2015 Publicado por Notícias de Resende

No dia 19 de março, o Auditório Municipal de Resende, recebeu as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro dedicadas ao escritor Eça de Queirós.

A iniciativa, dirigida aos alunos do 3.º ciclo e do secundário que frequentam os estabelecimentos de ensino do concelho, iniciou-se da parte da manhã com visitas à exposição de trabalhos realizados no âmbito da formação “Biblioteca Escolar e Trabalho Colaborativo – Contributo para as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro” e projeção de trabalhos no Auditório.

Da parte da tarde assistiu-se à participação ativa dos alunos que apresentaram uma peça de teatro de sombras intitulada “Eça na Sombra”, inspirada no conto de Eça de Queirós “A Aia”, a dramatização de pequenos excertos da obra “Os Maias”, um pequeno filme sobre a ligação do escritor a Resende e, por último, um momento musical.

Na iniciativa intervieram, em representação da Fundação Eça de Queirós, Pereira Cardoso, que deu a conhecer a biografia do escritor, e Joaquim Correia Duarte, ilustre historiador do concelho, que apresentou as ligações de Eça de Queirós a Resende bem patentes nas obras: “Os Maias”, “A Ilustre Casa de Ramirez” e “O Crime do Padre Amaro”.

As Jornadas terminaram com a assinatura do protocolo de cooperação para a criação da Rede de Bibliotecas de Resende (RBR) celebrado entre o Município, o Agrupamento de Escolas, o Externato D. Afonso Henriques, a Casa do Povo de Resende, a Santa Casa da Misericórdia de Resende e o Seminário Nossa Senhora de Lourdes. A RBR ficará assente numa plataforma eletrónica que integrará o catálogo coletivo concelhio das bibliotecas de Resende, um projeto igualmente em parceria com a Rede de Bibliotecas Escolares.

O Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, após a assinatura do protocolo, agradeceu a participação de todos os intervenientes na iniciativa que contribuiu para promover as terras de Resende ligadas ao escritor Eça de Queirós.  

Fátima Macedo Rodrigues, Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, referiu que “o objetivo da iniciativa é motivar os alunos à leitura de obras de reconhecidos autores da literatura portuguesa e que compreendam melhor a vida e obra do escritor Eça de Queirós e a sua ligação à região”.

De referir que as Jornadas Literárias Ler (n)o Douro são um projeto da Coordenação Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares dos concelhos de Armamar, Baião, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, tem como objetivo essencial a promoção da leitura, dando a conhecer a obra de autores/escritores que têm alguma afinidade com a região do Douro ou que escreveram sobre ela.

A iniciativa prossegue para outros concelhos, onde serão apresentados os resultados das atividades realizadas nas Escolas e nas Bibliotecas Municipais com o intuito de dar a conhecer cada autor/escritor e a sua obra.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Resende recebe Jornadas Literárias Ler (n)o Douro: Iniciativa dedicada a Eça de Queirós"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html