Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Intervenção melhora atratividade do Escadório dos Remédios
terça-feira, 24 de março de 2015 Publicado por Notícias de Resende

O Santuário e Escadório de Nossa Senhora dos Remédios, símbolo maior de Lamego e elemento patrimonial que transmite a esta cidade uma identidade e uma paisagem particular e única, está a receber obras de requalificação e valorização, num investimento superior a 1 milhão de euros, promovido pela Câmara Municipal. A conclusão das obras do maior polo de atratividade turística e cultural do concelho e da região está prevista para o próximo mês de junho.

Devido ao estado de degradação deste monumento, que “não condiz com a sua nobreza e com o seu valor cénico”, foi necessário qualificar e modernizar este património, bem como melhorar a acessibilidade a estas zonas e a mobilidade dos visitantes que todos os anos acorrem a este espaço.

Em concreto, a intervenção que está a ser efetuada no Santuário e Escadório de Nossa Senhora dos Remédios abrange trabalhos de limpeza, estabilização, conservação, restauro e reabilitação dos elementos pétreos e a conservação e restauro dos painéis de azulejo que garantam o respeito pela integridade do património intervencionado. Estão a ser recuperados todos os elementos construídos que compõem o Escadório, nomeadamente os patamares, as escadas e os balaústres. A empreitada tem em conta a autenticidade deste monumento, evitando por isso a substituição e eliminação de materiais originais.

Com o objetivo de qualificar o espaço público numa lógica de sustentabilidade será valorizada a paisagem vegetal da mata dos Remédios. No futuro, também está prevista, a criação de iniciativas que visem a divulgação cultural existente e alvo de recuperação.

O projeto de valorização foi desenvolvido pela autarquia de Lamego, em parceria com a DRCN e a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, de modo a garantir qualidade técnica e cientifica consensual, “em respeito pelos princípios éticos da conservação e restauro”. Classificado como imóvel de interesse público, em 1984, a requalificação do Escadório de Nossa Senhora dos Remédios tem uma comparticipação financeira comunitária de 85%, através do Programa Operacional Regional do Norte (ON2).

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Intervenção melhora atratividade do Escadório dos Remédios "

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html