Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: 10ª Edição da Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa
quinta-feira, 26 de março de 2015 Publicado por Unknown

Baião prepara-se no último fim-de-semana do mês de março, como já é tradição, para receber os apreciadores do fumeiro e da boa gastronomia baionense, na sua 10ª edição da Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa. Este ano, o evento decorrerá de 27 a 29 de março mantendo os ajustamentos na política de preços das refeições realizada o ano passado de modo a ir de encontro às necessidades dos milhares de visitantes que recebe nestes três dias.

Esta politica tem por base o princípio da manutenção da qualidade e excelência dos produtos  e permite a degustação de um menu completo, que inclui entradas, refeição  e sobremesas, ou optar apenas pela refeição e pagar os complementos pretendidos à parte. O visitante tem também a possibilidade de escolher meia dose (uma pessoa) e uma dose (duas pessoas).

Para além de poderem degustar o prato “Rei” do evento em seis restaurantes que estão preparados para receber cerca de 600 pessoas em simultâneo, os visitantes podem adquirir vários tipos de fumeiro produzido no concelho de Baião.

A manutenção da política de ajustamentos, não coloca em causa a qualidade, prova disso é excelência do fumeiro baionense, uma vez que todo o processo de produção é acompanhado por técnicos especializados, desde a criação dos suínos, passando pelo abate, pela avaliação das condições sanitárias do local onde são confeccionados os enchidos e pela selagem do fumeiro que entrará no recinto da Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa de Baião para comercialização. Todos os produtos são oriundos do concelho, possuindo características de sabor únicas e genuínas muito apreciadas.

SABORES GENUÍNOS

A Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa de Baião, vai reunir este ano cerca de 50 produtores locais, num recinto coberto com 1800 metros quadrados.

O destaque vai para a participação de 14 produtores de fumeiro, que irão comercializar vários tipos de fumeiro: salpicão, presunto, linguiça, moira, alheira, pá, farinheira, barriga e cabeça fumada.

O certame contará com a presença de seis restaurantes que irão confeccionar os “pratos fortes”: Cozido à Portuguesa e Arroz de Moira com Grelos, dois pratos majestosos da região.
Participarão também  expositores de produtos tradicionais como a broa de milho, os doces regionais, os citrinos da Pala, o biscoito da Teixeira, os vinhos verdes de Baião, o artesanato,  os licores, o mel, os chocolates, as compotas, os queijos, o pão de ló e as amêndoas.

A animação do evento será assegurada pela presença de grupos de música tradicional portuguesa,  tocadores de concertinas e de cantares ao desafio, ranchos folclóricos, grupos de bombos e bandas musicais.

Destacam -se, no sábado à noite,  as atuações da finalista do programa da RTP “The Voice Kid´s”, Sara Monteiro e do artista nacional, Fernando Correia Marques.

O evento é organizado pela Câmara Municipal de Baião,  apoiado pela Cooperativa Dolmen – “Cofinanciamento Programa de Desenvolvimento Rural – Ministério da Agricultura e do Mar – Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural – A Europa investe nas zonas rurais”  e pela  REFER ( Estação Ferroviária de S. Bento).


Em paralelo a este evento , terá lugar no mesmo local mais uma edição da Feira “Stock Off”, com a presença de diversas empresas baionenses. Esta iniciativa é organizada pela Associação Empresarial de Baião e conta com o apoio do Município de Baião.

A tarde de 29 de março vai contar também com o programa da SIC “Portugal em Festa” (das 14h00 às 20h00).

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: 10ª Edição da Feira do Fumeiro e do Cozido à Portuguesa"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html