Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Penajóia assinala um ano de existência das suas aulas de dança com o início de aulas de pilates
sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015 Publicado por Unknown

Após um ano recheado de aulas de dança no seio dos seniores, a freguesia de Penajóia assinalou esta data de aniversário com o início de uma nova atividade, Pilates.

“Eu louvo a dança, pois ela liberta o ser humano do peso das coisas, une o solitário à comunidade. Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada. Dança é a transformação do espaço, do tempo e do ser humano. Eu louvo a dança! Ser humano aprenda a dançar! Senão os anjos do céu não saberão o que fazer de você”. A citação de Santo Agostinho comprova que não é de hoje que a dança seduz gerações desde que o mundo é mundo.

A dança liberta a alma, torna-nos leves e é um escape para tudo o que nos atormenta. A dança muda a vida das crianças, jovens, adultos e idosos. Estamos cercados de exemplos de pessoas que redescobriram a confiança em si mesmas, encontrando na dança uma razão para sorrir, uma razão para viver. Dançar faz parte da natureza humana desde sempre. Mesmo nos lugares mais improváveis a dança pode fazer maravilhas.

As aulas de dança que têm vindo a decorrer semanalmente no Salão de Festas da Junta de Freguesia, às 15h00 de todas as quartas-feiras, fazem agora um ano de existência. E para assinalar essa data de aniversário, nada melhor que do que ter início uma nova atividade, que se realiza às 15h30 de todas as quintas-feiras, chamada PILATES. Estas sessões são igualmente gratuitas e acessíveis a qualquer idade.

Para frequentar estas sessões é necessário possuir um colchão próprio para esta atividade e que pode adquirir em qualquer loja de desporto, e uma toalha. Esta atividade pode ser praticada sentada numa cadeira, de pé e deitada.

Entre as inúmeras vantagens do Pilates, são de destacar o aumento da flexibilidade, a ativação dos músculos do tronco e a melhoria da estabilidade pélvica e lombar, o que contribui para uma melhor postura, sem dores nas costas.

Pilates foi criado por Joseph Pilates (1880-1967), um alemão que sofreu, durante a infância, de raquitismo, asma e febre reumática. Tais acontecimentos levaram-no a interessar-se pelo estudo da anatomia e fisiologia humana e dos fundamentos de medicina oriental.

Através do seu trabalho e para evitar passar o resto da vida dependente de uma cadeira de rodas, desenvolveu cerca de 500 exercícios que o ajudaram, bem como aos seus seguidores, a levar uma vida longa e sã.

Pilates consiste num conjunto de exercícios controlados, pausados e metódicos, através dos quais se exercitam todos os músculos do corpo. Proporciona elasticidade e flexibilidade (possibilita movimentos mais harmoniosos), define e tonifica o corpo e ajuda-nos a conhecer-nos melhor. Para além disso, atua também ao nível psíquico, melhorando o autoconhecimento e diminuindo os níveis de ansiedade e stress.

É ideal para fortalecer os músculos das costas e, desta forma, evitar contraturas. É também um excelente exercício de fisioterapia para qualquer tipo de problemas ou deficiência física. Mas não é necessário ter uma doença concreta para praticar Pilates, pois este faz bem a qualquer pessoa e, para além disso, ajuda a equilibrar a mente.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Penajóia assinala um ano de existência das suas aulas de dança com o início de aulas de pilates"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html