[ ]
Notícias de Última Hora
Por Notícias de Resende | domingo, 31 de agosto de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
Resende, 31 ago (Lusa) -- O desempenho desportivo é habitualmente o critério que leva os treinadores a convocarem os jogadores, mas numa escola de futsal de Resende também pesa na decisão as notas na escola e o comportamento em casa.

Criada há três anos em S. Martinho de Mouros, a escola de futsal "Os Afonsinhos" tem meia centena de crianças dos seis aos 14 anos que, nas vésperas do arranque de mais um ano letivo, conhecem bem as exigências que lhes são feitas.

«Quem não tiver boas notas, não joga. Tem de haver um compromisso entre nós, os pais, o futsal e a escola», justificou à agência Lusa Marcos Antunes, coordenador técnico da escola.

Segundo o responsável, durante o ano letivo é frequente o período do treino ser aproveitado também para esclarecer dúvidas nas matérias da escola, com os mais velhos a ajudarem os mais novos sempre que estes precisam.

«Acabamos por estar a criar um espírito de grupo e uma amizade muito fortes. Mais do que os resultados desportivos, que também têm sido bons, tenho muito orgulho nos resultados escolares, porque 90% são alunos de excelência».

Mensalmente, Marcos Antunes fala com os pais sobre a escola e, no final de cada período, as crianças levam a folha das notas para análise.

«O futsal, para eles, é uma motivação para conseguirem melhores notas e saberem orientar o tempo, que é muito importante nesta idade».

Quando as crianças tiram más notas, treinam, mas não são convocadas para os jogos.
«Custa muito dizer-lhes que não vão jogar. Mas depois é uma alegria quando dizem que no teste seguinte já tiveram Bom ou Muito Bom. São logo convocados», contou.

Os pais entendem a opção e não levam a mal quando os filhos ficam a ver os jogos de fora.
«Acho justo, temos que educar os miúdos dessa forma. Tem de haver objetivos e eles têm de trabalhar por eles», considerou João Perpétuo, pai de um menino de oito anos que herdou o seu nome.
Ser bem-educado e bem comportado também valoriza na hora da escolha.

«Conheço-os todos desde o início. Alguns eram rebeldes e depois que lhes foi feita esta exigência das boas notas e de terem disciplina modificaram totalmente», admitiu Manuel Azevedo, avô do Gonçalo, de nove anos.

O idoso, de 74 anos, acompanha sempre o neto, mesmo que isso implique longas deslocações, e não poupa palavras para gabar o trabalho que tem sido feito.

«O Marcos é excelente com os miúdos. Se sabe que algum anda por aí na vadiagem, que é como quem diz a fazer o que não deve, vai logo ter com ele e chama-o à atenção», contou.

Marcos Antunes justifica: «Sabem que para serem convocados para os jogos há fatores mais importantes do que a vertente desportiva, o que cria mais competitividade entre eles, não só desportivamente, mas também social e educacionalmente».

O selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, que é visita frequente da escola de S. Martinho de Mouros, faz votos para que surjam mais projetos semelhantes.

«Pela qualidade do projeto, das ideias e das regras de vida coletiva que eles têm aqui, com todos estes miúdos, só temos de os apoiar constantemente», afirmou, contando que "Os Afonsinhos" integraram um projeto-piloto de inclusão do futsal no primeiro ciclo do ensino básico.

No final de um treino com Jorge Braz, as crianças estavam cansadas e suadas, mas já com vontade do próximo.

«Não ligo muito a bonecas, gosto é de andar a correr com uma bola nos pés», admitiu Cristiana Sequeira, de dez anos, a única menina que, neste momento, frequenta a escola de futsal.

Já Leonardo Borges, de 12 anos, prometeu continuar a ser bom aluno e a organizar o tempo de forma a não falhar os treinos.

«Tento sempre fazer os trabalhos na escola para, depois, quando chegar a casa, já estar pronto para vir para o treino», contou.

Marcos Antunes sublinhou que o sucesso deste projeto se deve ao grande empenho de todos, desde os pais até à Câmara de Resende, que cede o pavilhão, disponibiliza um autocarro para levar as crianças aos jogos e dá apoio financeiro.

Também as juntas de freguesia de S. Martinho de Mouros, Paus, Barrô, Resende e S. João de Fontoura, «dentro das suas possibilidades, vão dando uma grande ajuda».

AMF // SSS

Lusa/fim
Por Notícias de Resende | sexta-feira, 29 de agosto de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Informamos todos os Munícipes que a Câmara Municipal de Resende conseguiu anular a decisão de encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde, durante o período noturno, previsto para 1 de setembro, sendo que este continuará a funcionar 24 horas por dia. Nas próximas semanas irão realizar-se reuniões entre o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, os responsáveis da ARS – Norte e da Secretaria de Estado da Saúde, tendo em vista a manutenção do SAP em Resende.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Ultimam-se os preparativos no Parque de Mourilhe, em São Cristóvão de Nogueira para a 1ª edição do Douro Green Fest nos dias 29 e 30 de agosto. Dois dias de pura animação e muita música, numa iniciativa que se pretende venha a marcar uma posição nos festivais da região.

Com uma forte aposta na prata da casa com nomes como Cinfães a Rufar, Dj Rui Teixeira, Dj´s Oxycrackers e os já conhecidos Cityspark, o programa apresentado pelo Município reúne também nomes bem conhecidos no panorama nacional como são os casos dos Clã, Cabaret Fortuna, Dj Isabel Figueira e Dj Miguel Rendeiro.

Um programa diferenciado e virado para um público mais jovem que pretende atrair ao renovado Parque de Mourilhe, em São Cristóvão públicos de todos os gostos.

Destaque ainda para o parque radical que estará munido com diversos equipamentos radicais e insufláveis, bem como para o Zumba Colour Party que pretende dar um colorido diferente a esta atividade desportiva da moda.

Cinfães é Douro, é verde, é um destino naturalmente único que aguarda a sua visita…
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Baião, 29 ago (Lusa) - A Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-N) confirmou hoje à agência Lusa o encerramento do atendimento noturno nos centros de saúde de Baião e Resende, a partir de domingo.

De acordo com fonte daquele organismo desconcentrado do Estado, a decisão é consequência da "quase nula" procura daqueles dois serviços de atendimento, no período entre as 24:00 e a 8:00.

"Não se justifica manter os serviços abertos", observou a fonte.

Segundo a ARS-N, os dados foram recolhidos durante dois anos, no âmbito de uma monitorização ao funcionamento dos dois serviços de atendimento, durante a noite.

A Administração Regional de Saúde avançou que, em contrapartida àquela medida, os meios que estavam afetos ao serviço de atendimento noturno vão reforçar a capacidade de resposta dos dois centros de saúde, no período entre as 08:00 e as 24:00.

A fonte esclareceu também que, formalmente, desde o tempo da ministra da Saúde Ana Jorge, não existem os chamados "Serviços de Atendimento Permanente". O que tem existido em Baião e Resende, assinalou, é o prolongamento, para as 24 horas, do horário de funcionamento da assistência.

A partir de domingo, o prolongamento vai manter-se, mas apenas até às 24:00.

A medida hoje confirmada é contestada pelos presidente dos municípios de Baião e Resende.

A ARS-N confirmou que nesta fase a medida vai apenas ser aplicada a Baião e Resende, mas admitiu que que está a ser feita a monitorização de outras situações similares no norte do país.

APM // JGJ

Lusa/fim
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 1 comentários
"Ex.mo Senhor Vereador

Onde estava Sr. Vereador, quando foi aprovada em Reunião de Câmara a cedência da Escola de Felgueiras a uma Associação da terra, sem o respetivo contrato de comodato? O “amiguismo” e “partidarismo” também favoreceram esta associação? Não vimos nenhum comentário do Sr. Vereador a esse respeito … porque será?

Verificou ou comentou, Sr. Vereador a quinta cláusula do contrato de comodato celebrado entre as duas partes, pois de certeza que a associação em causa nos seus estatutos não contempla formação profissional... Assumiu aqui a sua posição e defendeu o Principio da Legalidade?

O que entende Sr. Vereador por mérito e dinâmica? Será atribuir escolas a associações para que a AGITO, empresa de formação profissional, ministre formação a quem o senhor bem entende, para cativar votos... ou será porque quem está a frente da AGITO é a Sua colega (partidária) de Vereação, Anabela Oliveira?

Saberá porventura o Sr. Vereador que o Município tem uma ferramenta de gestão documental que regista a ordem de entrada de todos os documentos… confirmou quem primeiro solicitou a Escola da Granja?

Onde estava Sr. Vereador, quando a Junta de Freguesia de Ovadas atribuiu subsídios a outra Associação da Freguesia , Ignorando a Associação de Jovens e Amigos de Ovadas (AJAO) e que realizava na altura duas a três atividades anuais desenvolvidas a favor de toda a comunidade? Também aqui houve equidade? Referiu alguma vez neste caso o princípio da equidade e da
proporcionalidade? Não nos parece…

Onde estava Sr. Vereador quando a outra associação de Ovadas que tanto tenta defender, recusava a entrada de novos sócios contrariando os ideais do associativismo, onde estão as mais-valias desta associação ou o mérito? Nunca o ouvimos defender aqui a igualdade muito menos o principio da
legalidade e imparcialidade, ou estaremos enganados?

Sr. Vereador faça um favor aos Resendenses, faça críticas construtivas, seja o Sr. Vereador uma mais-valia para o Concelho de Resende, paute a sua atuação sempre pelo Direito Democrático, pelo Principio da Equidade e da Imparcialidade e sobretudo pelo PRINCIPIO DA BOA-FÉ …"

A Direção da AJAO


Por Notícias de Resende | domingo, 24 de agosto de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
Segundo o que o Notícias de Resende conseguiu apurar nas últimas horas, o artista popular português, Quim Barreiros, será o escolhido para animar a edição da Festa da Labareda deste ano.

O artista conta com mais de 40 anos de carreira e dezenas de discos lançados ao longo da sua vida musical. Já passou por quase todos os países onde há comunidades portuguesas e é muito acarinhado pelo público português. “A garagem da vizinha” ou “A cabritinha” são os temas com mais sucesso e mais conhecidos por parte dos portugueses.

A informação carece ainda de confirmação oficial. O cartaz da Festa da Labareda 2014 deverá ser divulgado amanhã, Segunda-feira, dia 25 de Agosto.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Notícias de Resende | terça-feira, 19 de agosto de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
Entre os dias 17 e 24 de agosto, as Festas Concelhias e de S. Bartolomeu vão marcar o ponto alto de verão em Baião! Confira nesta notícia todos os eventos musicais, culturais e lúdicos integrados nas festividades organizadas pela Câmara Municipal de Baião, Associação de Trabalhadores da Câmara Municipal de Baião e vários outros parceiros.

17 de agosto - Domingo
15h00 - Praça Dr. Francisco Sá Carneiro - Encontro de Tocadores de Concertinas
22h00 - Igreja de S. Bartolomeu - Concerto da Orquestra do Norte

18 de agosto - segunda-feira
22h00 - Jardim Dr. Teixeira da Silva (Junto ao Posto de Turismo) - Concerto de Cláudia Madur

19 de agosto - terça-feira
21h30 - Praça D. Manuel de Castro - Concerto dos grupos FTA, Tony Dance e Tony´s Band

20 de agosto - quarta-feira
16h00 - Grupo de Bombos da Associação de Trabalhadores da CM Baião
17h00 - Praça D. Manuel de Castro - Abertura da Feira de Artesanato
22h00 - Praça D. Manuel de Castro - Concerto dos Andarilhos
23h00 - Av. 25 de Abril - Concerto dos Volumax Band

21 de agosto - quinta-feira
A partir das 10h00 - Jardim de S. Bartolomeu - Programa Verão Total da RTP1
21h30 - Praça Francisco Sá Carneiro - Desfile de Penteados e Moda
23h00 - Praça D. Manuel de Castro - Carlos Manuel

22 de agosto - sexta-feira
09h00 - Grupo de Zés P´reiras de S. Tiago de Queimada
22h00 - Av. 25 de Abril - Grupo Musical Anaconda
23h00 - Praça D. Manuel de Castro - Emanuel
24h00 - Fogo-de-artifício

23 de agosto - sábado
07h30 - Grupo de Zés P´reiras Voluntários de Baião
08h00 - Banda Musical de Campo - Valongo
08h00 - Feira Franca - Concurso Pecuário
09h00 - Missa
12h30 - Desfile de Gado, entega de prémios
20h30 - Missa vespertina
21h30 - Praça D. Manuel de Castro - Festival Internacional de Folclore
22h30 - Av. 25 de Abril - Grupo Musical "O Estaleiro"
24h00 - Fogo-de-artifício

24 de agosto - domingo
08h00 - Banda Marcial de Ancede
11h00 - Missa Solene
14h00 - Banda Musical da Casa do Povo de Santa Marinha do Zêzere
15h00 - Av. 25 de Abril - Concerto pelas Bandas de Música
18h00 - Procissão em Honra de S. Bartolomeu
21h30 - Av. 25 de Abril - Concerto pelas Bandas de Música
24h00 - Encerramento das Festas
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Militares do Posto Territorial de Resende, hoje, pelas 12H15, em Miomães – Resende, detiveram 2 mulheres de 35 e 50 anos de idade, por incêndio por negligência, provocado por uma fogueira realizada num terreno, tendo ardido 0,5 ha de eucaliptos.

As detidas foram notificadas para comparecerem no Tribunal Judicial de Resende.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Junta de Freguesia de São João de Fontoura, avisa que se vai realizar no dia 31 de Agosto (domingo), pelas 11 horas, no Salão da Junta, uma Sessão de Esclarecimento relativa a Aplicação de Produtos Fitofarmacêuticos pela empresa SeguriHigiene - Saúde no Trabalho, S.A.
Por Notícias de Resende | | Publicado em | Com 0 comentários
No próximo domingo, dia 24 de agosto, Felgueiras, concelho de Resende, recebe a primeira edição da Festa da Bola, uma organização da Associação de Amigos de São Cristovão.


Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Cais de Caldas de Aregos, em Resende, foi palco, no último sábado, do I Desfile de Moda da autoria da designer Cristiana Correia, uma jovem resendense formada em Design de Moda e Têxtil pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco que, pela primeira vez, apresentou as suas criações originais ao público.

Foram 10 os modelos resendenses que desfilaram na passarela, todos inspirados na Rota do Românico e no Douro, tendo sido estes os temas escolhidos pela designer para apresentar as suas criações.

A iniciativa, promovida pelo Município de Resende, insere-se no programa de incentivo ao empreendedorismo jovem que a autarquia implementou e que tem como objetivo incentivar e apoiar financeiramente jovens empreendedores, através da criação de empresas e do seu próprio posto de trabalho.

Várias centenas de pessoas assistiram ao desfile que demonstrou o elevado sentido estético, estilístico e criativo dos modelos apresentados pela jovem designer.
Por Notícias de Resende | quarta-feira, 13 de agosto de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Rota do Românico e a Câmara Municipal do Marco de Canaveses voltam a associar-se à BTT Portocarreiro e à Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles para mais uma prova de BTT. Uma iniciativa que alia a cultura, o desporto e a solidariedade, no II Passeio Solidário – BTT Portocarreiro, que terá lugar no dia 7 de Setembro, em Vila Boa de Quires, no Marco de Canaveses.

Se na primeira edição a receita do passeio reverteu para a aquisição de uma cadeira de rodas, nesta segunda missão o grupo de BTT pretende ajudar a Cruz Vermelha e o Centro de Dia de Vila Boa de Quires.

Abrace esta causa e inscreva-se, até 4 de Setembro, através do seguinte link: http://www.bttportocarreiro.blogspot.pt/

Percursos
Baixa dificuldade – 25Km
Alta dificuldade – 40Km

Preços
C/ almoço: 13,00€
S/ almoço: 8,00€

Partida
9H00 – Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Boa de Quires

Local:
Ponto de encontro: Pavilhão Gimnodesportivo de Vila Boa de Quires
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Prosseguindo a aposta na promoção da região e dos produtos locais, a Dolmen, continuará neste mês de Agosto, a presença dentro e fora do território do Douro Verde. Assim, para além dos centros de promoção de produtos locais de Baião e do Marco de Canaveses, e da recente loja de Amarante, o Espaço Douro & Tâmega, na Casa da Calçada, a Dolmen esteve no Festival Arco Atlântico, em Gijon, Astúrias, e estará até ao final do mês no Hotel Porto Antigo, em Cinfães, e no Douro Palace Hotel, em Santa Cruz do Douro, Baião, apresentando e promovendo os vinhos, gastronomia e artesanato da região, mostrando a região a quem nos visita.

Aproveitando a maior afluência de turistas e visitantes que se verifica nos meses de verão e acreditando no valor da oferta patrimonial e turística do território e o valor dos produtos locais, nomeadamente os vinhos verdes, o artesanato e a gastronomia, que acompanham o nosso dia-a-dia, enquanto habitantes desta região, e constituem alguns dos nossos melhores elementos atrativos para quem nos visita, a Dolmen reforçou a presença no território do Douro Verde, estando até ao final de Agosto no Hotel Porto Antigo, em Cinfães, e no Douro Palace Hotel, em Santa Cruz do Douro.

Ainda no âmbito da aposta na valorização e promoção do território do Douro Verde, a Dolmen participou de 26 de Julho a 3 de Agosto, pelo segundo ano consecutivo, no Festival Arco Atlântico, em Gijón, Astúrias, no norte de Espanha - onde passam dezenas de milhares de pessoas -, reconhecendo a importância da proximidade às comunidades do norte de Espanha para a atração de turistas e visitantes à região, que continuam a procurar Portugal para os momentos de férias e de lazer e por encontrarem cá, cada vez mais, oferta turística, patrimonial e gastronómica de qualidade e muito próxima.

Consequentemente, reforçou os horários dos centros de promoção dos produtos locais de Baião e do Marco de Canaveses e do Espaço Douro & Tâmega, na Casa da Calçada, em Amarante, composto por um centro interpretativo do Douro Verde, um centro de informação da Rota do Românico e um espaço de vendas dos produtos locais, onde é possível encontrar informação turística relevante, os vinhos verdes da região, a gastronomia e o artesanato. Neste espaço decorrerão ainda durante o mês de agosto diversas iniciativas, desde a degustação de vinhos a exposições.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
É inaugurada no próximo domingo, dia 17 de agosto, a partir das 18h00, a obra de requalificação da Praça D. Manuel de Castro, uma intervenção integrada no projeto de regeneração urbana da vila de Baião e que promete contribuir para o aumento da qualidade de vida e da atratividade turística da sede de concelho.

Representando um investimento total de 180 mil e 500 euros, comparticipado a 85 % por fundos comunitários, esta obra insere-se num "pacote" mais alargado de obras, destinado a promover a requalificação urbanística da sede de concelho de Baião, tornando-a num espaço mais moderno, funcional e adaptado às novas exigências.

A obra que será inaugurada no próximo domingo contemplou a substituição do pavimento do patamar inferior com microcubo, enquanto o patamar superior, anteriormente em terra foi igualmente pavimentado com aquele material.

Esta empreitada inclui ainda a instalação de mobiliário urbano, o reforço da iluminação pública e a criação de espaços verdes.

Para criar uma maior fluidez na circulação de transito, foi definida uma rua que cruza o nível superior da praça, desde as imediações do quartel dos Bombeiros, até à outra extremidade, assim como foram criados cerca de 40 lugares de estacionamento gratuitos, tanto na praça, como à face da Rua de Camões.
Para além destes lugares de estacionamento, foram recentemente disponibilizados ao público mais 76 espaços de aparcamento gratuitos no parque subterrâneo do Centro de Saúde. Este equipamento será visitado pelos autarcas baionenses, na companhia da Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I – Baixo Tâmega, Cristina Ferreira.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal de Baião e a Junta de Freguesia de Valadares irão formalizar no próximo domingo, dia 17 de agosto, um contrato de comodato, que permitirá que, na sede da Junta de Freguesia de Valadares, sejam utilizados os sistemas de Gestão Documental e Processual da Câmara Municipal de Baião.

Esta medida administrativa será implementada a título experimental naquela autarquia de freguesia e tem como finalidade racionalizar a despesa pública e rentabilizar os bens imóveis públicos.

Com estes sistemas informáticos, os habitantes da Freguesia de Valadares poderão resolver na Junta de Freguesia de Valadares muitos dos assuntos relacionados com a Câmara Municipal de Baião, deixando assim de ter que se deslocar aos Paços do Concelho para esse efeito.

O objetivo final é a prestação de melhores serviços públicos às populações locais e a obtenção de uma maior proximidade entre os cidadãos e os órgãos autárquicos.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado dia 11 de Agosto, a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, em parceira com a empresa RRA Consultores, Lda, entregou aos formandos os certificados de frequência da ação de formação “Formação de Artesãs Regionais”.

A cerimónia decorreu nas instalações da Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, e contou com a presença do Provedor, Dr. Alberto Pereira, do Eng. Óscar Rodrigues responsável da RRA, Consultores, Lda, da Dra Anabela Oliveira e do Sr. Sampaio, ainda estiveram presentes toda a equipa de formadores e os formandos que frequentaram esta ação de formação.

Esta ação de formação, foi promovida pela Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio em parceira com a RRA Consultores. Ao longo de 8 meses proporcionou aos formandos a possibilidade de desenvolverem as suas competências nas mais diversas áreas, nomeadamente: Interpretar e produzir textos essenciais ao desenvolvimento da sua atividade, realizar operações de cálculo e medições, utilizar as TIC no apoio às suas tarefas e na promoção da sua atividade. Implementar técnicas básicas de gestão e marketing, desenvolver competências para elaborar trabalhos artesanais em madeira e cestaria, adquirir as mestrias técnicas para produzir biscoitos de Vila Marim e adquirir habilitações para elaborar trabalhos artesanais em renda de Barqueiros. Ferramentas estas, que permitiram aos formandos uma melhoria nas suas aptidões e da sua auto-estima.

O Provedor da misericórdia, deu os parabéns aos formandos e ainda lhes deu uma palavra de estímulo para que não desistam de lutar pelos seus sonhos, sublinhou também que a Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio, estará sempre disponível para abraçar novos projetos que apoiem as pessoas mais necessitadas, contribuindo para o seu bem estar e melhoria das suas condições de vida.

A Santa Casa da Misericórdia de Mesão Frio foi fundada em 1560 por André da Fonseca, Cavaleiro-Fidalgo da Casa Real, e pela sua esposa, Verónica Mesquita, desempenhando desde aí um importante papel social. Actualmente é a única IPSS local com as valências de Centro de Dia, Lar Residencial, Apoio Domiciliário Integrado, Apoio Domiciliário, Unidade de Apoio Integrado, Creche e ATL, com cerca de trezentos utentes. É também, nos dias de hoje, uma das maiores entidades empregadoras do Concelho, dando trabalho a cerca de cem funcionários, distribuídos pelas diversas valências.

A RRA, Consultores, Lda, foi fundada em 1997 é uma empresa de formação e consultoria que tem como missão contribuir para o desenvolvimento de fatores de competitividade nas empresas e indivíduos. É uma empresa de referência no setor, evidenciado um crescimento contínuo e sustentado ao longo dos últimos anos. A RRA presta serviços para algumas de maiores e mais inovadoras empresas a operar em território nacional. Possui a sua sede em Matosinhos e um Centro de Formação totalmente equipado na mesma cidade. É Certificada pela DGERT em 24 áreas e possui Sistemas de Gestão da Qualidade implementado segundo a Norma NP EN ISO 9001:2008.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
O Município de Resende vestiu-se de luto, com uma tarja negra pendurada na fachada do edifício da Câmara Municipal, pela decisão do Governo em encerrar, a partir do dia 1 de setembro, o Tribunal de Resende e o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) do Centro de Saúde, no período noturno.

Dia 1 de setembro foi declarado dia de luto municipal em Resende.



Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
"Sr. Presidente da Câmara: não desista, não baixe os braços. Deixe de se refugiar nos ataques aos eleitos do PSD/CDS. Defenda Resende e os resendenses.

1 - O atual presidente da Câmara, com toda a razão, critica o encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (meia-noite às 8h da manhã). Contudo, quando, em consciência, optou apenas pela medicina privada, abandonou o serviço público do Centro de Saúde (cerca de 2.000 utentes que na sua maioria não pagavam qualquer valor para terem direito aos seus tratamentos de saúde).

2 - No que respeita a encerramentos de serviços públicos, tendo optado pelo privado e pelo lucro, tendo abandonado o serviço público de saúde, a sua autoridade na matéria é pouca ou nenhuma.

3 - No seu comunicado, esqueceu-se de dizer que este encerramento tem origem num estudo encomendado pelo Ministro da Saúde de José Sócrates, que diz simplesmente que o SAP deve encerrar.

4 - O Sr. Presidente passa um atestado de menoridade e de incapacidade aos Bombeiros de Resende, dizendo que "apenas estão habilitados para transporte de doentes agudos". Não é verdade, os Bombeiros de Resende são elementos qualificados pela Escola Nacional de Bombeiros e pelo INEM, com formação certificada nas mais diversas áreas. Estão habilitados a prestar socorro em emergências respiratórias, cardíacas, obstétricas, politraumatizados, traumatismos vasculares, queimados, suporte básico de vida, vitimas encarceradas. Mais, já ajudaram resendenses a nascer em ambulâncias quando o Governo PS encerrou a maternidade de Lamego, sem que o Sr. Presidente fizesse uma única crítica ao encerramento.

5 - Em vez do Sr. Presidente da Câmara motivar e acarinhar aqueles que dão a vida pelos outros, prefere diminuí-los. Os nossos Bombeiros são uma referência no distrito. Temos muito orgulho nisso.

6 - Mais uma vez, recorre ao insulto, apelidando os eleitos do PSD/CDS de ignorantes. Continuaremos a apresentar soluções para os problemas, em benefício das populações. Saiba aproveitá-las.

7 - O anterior presidente garantiu que a Câmara Municipal de Resende asseguraria sempre o serviço de atendimento permanente se fosse encerrado. O atual diz: "não me cabe arranjar alternativas e soluções". Entendam-se.

8 - É triste que os destinos do concelho estejam entregues a alguém que deveria liderar e mobilizar Resende e os resendenses, no entanto, apenas ataca e responsabiliza os eleitos da coligação, diz que não tem dinheiro, soluções para os problemas não são com ele.

9 - Na região e no país é uma voz inexistente, não tem peso político, não tem estratégia, na adversidade não sabe o que fazer. Quem paga são os resendenses.

Resende, 13 de Agosto de 2014,"

PSD Resende


Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo dia 16 de Agosto, o Grupo Desportivo de Resende vai levar a cabo, nas instalações do Estádio Municipal de Fornelos, um Torneio de Sueca aberto a toda a população resendense e arredores.

A inscrição deverá ser realizada até às 14h do dia 16 de Agosto no local do torneio.


Por Notícias de Resende | terça-feira, 12 de agosto de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Câmara Municipal do Marco de Canaveses volta a marcar presença em mais uma edição da AGRIVAL - Feira Agrícola do Vale do Sousa, a decorrer de 22 a 31 de Agosto, no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel. Quarta-feira, 27 de Agosto, é o dia dedicado ao Concelho do Marco de Canaveses.

Uma oportunidade para divulgar e promover junto dos visitantes, as potencialidades deste concelho hospitaleiro através de um conjunto de acções de carácter promocional, incrementando desta forma um maior dinamismo no desenvolvimento sociocultural, económico e turístico do Marco de Canaveses.

A Câmara Municipal terá artesanato ao vivo, provas de vinhos verdes da Rota dos Vinhos do Marco acompanhados da doçaria típica do Concelho. Para além disso, teremos ainda a participação da Confraria do Anho Assado com Arroz de Forno enquanto factor de valorização e preservação da identidade cultural e tradicional do Marco de Canaveses.

Nesta que é já 35ª edição, a AGRIVAL reúne num único espaço, com cerca de 25 000 m2, actividades que vão da produção agrícola à maquinaria, do gado aos serviços, passando ainda pela gastronomia, artesanato, moda e novas tecnologias.

O dia 27 de Agosto, quarta-feira, é então dedicado ao Município do Marco de Canaveses, que convida todos marcoenses e visitantes a conhecer o stand da Câmara Municipal e a assistir à actuação, no Palco 2, do Rancho Folclórico de Santa Eulália de Constance, às 21h30 e da Tuna Sénior de Santa Eulália de Constance, às 22h30.

A par das exposições permanentes, a AGRIVAL recebe dezenas de actuações e concertos que animam todos os dias e noites o certame.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
O Município de Castro Daire inaugurou, no passado sábado dia 09 de Agosto, as Infra-Estruturas de Apoio à Prática de Desporto e Aventura no Rio Paiva, em Lodeiro, Freguesia de Cabril.

Esta Inauguração contou com a Presença de várias centenas de populares e convidados que assistiram ao descerrar da placa de Inauguração pelo Senhor Presidente da Câmara de Castro Daire, Fernando Carneiro, e pelo Senhor Presidente da Junta de Cabril, José Gonçalves.

O Sr. Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire e o Sr Presidente da  Junta de Cabril, acompanhados pelos convidados visitaram as instalações, recebendo informações do objetivo de cada edifício ou compartimento por parte dos responsáveis técnicos que levaram a cabo a execução da obra.

A Obra foi também ela benzida pelo Sr. Pároco da Freguesia de Cabril, Padre Ricardo, que se associou a esta cerimónia e que desejou que este fosse um local de  prosperidade e onde as pessoas se sintam bem.

Nos discursos de Inauguração usaram da palavra o Senhor Presidente da Junta de Cabril e da Câmara Municipal de Castro Daire, tendo ambos manifestado enorme satisfação pelo concretizar desta obra tão importante no desenvolvimento da comunidade local e da própria região.

O Senhor Presidente da Câmara Municipal, Fernando Carneiro, destacou o grande investimento feito nesta Obra, em grande parte financiado pelo quadro comunitário de apoio, que espera vir a ser uma aposta com retorno, que permita desenvolver o Turismo, e cativar cada vez mais visitantes até este local, agora com magnificas condições de apoio e lazer.

O presidente da Autarquia Castrense afirmou ainda que a aposta em Infra-Estruturas deste género é uma das prioridades deste Executivo Municipal, porque são investimentos destes que proporcionam melhores condições de Vida ás pessoas, possibilitando a fixação de habitantes numa região cada vez mais despovoada, criando riqueza e visibilidade do que melhor este Concelho tem para oferecer.

As modernas e funcionais estruturas inauguradas vão permitir óptimas condições à prática de desportos de Aventura e outros desportos de Rio, usufruindo ainda das magnificas condições naturais que o espaço oferece, num rio onde a beleza natural se conjuga com a limpidez das águas deste local.
No final da cerimónia todos os presentes puderam confraternizar num lanche partilhado, onde o clima de festa e satisfação pela inauguração de tão importante estrutura de apoio local foi evidente em todos os que participaram nesta Festa.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
Baião vai receber a sua tradicional corrida de toiros do São Bartolomeu, com um cartel de luxo. Neste momento, Baião é a terra nortenha que mais anos recebeu sem interrupções as corridas de toiros e prova disso é que Rui Salvador, cavaleiro e máxima figura do toureio, aceitou vir aqui ser homenageado no próximo dia 23, pelos seus 30 anos de alternativa.

O restante cartel é composto por Marco José, que soma triunfos consecutivos nas suas passagens por Baião e é muito querido por estas gentes e Parreirita Cigano, um jovem toureiro que quer aproveitar a oportunidade! Nas pegas e na disputa de um troféu para a melhor pega, estarão os Forcados de Arronches, Redondo e Coimbra e os toiros com mais de 500 kgs pertencem à prestigiada ganadaria de Prudêncio. Estão reunidos todos os condimentos para mais uma grande tarde de toiros em Baião!
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A freguesia de Penajóia assinalou durante o passado fim-de-semana as comemorações dos 500 anos da atribuição do Foral Novo por D. Manuel I à então Vila de Penajóia.

O Castelo Natural da Penajóia foi o local escolhido pela Junta de Freguesia de Penajóia para realizar as comemorações oficiais do aniversário da entrega do Foral por D. Manuel I à Freguesia de Penajóia, no ano de 1514.

O parque de merendas que envolve este monumento natural, que foi em tempos um abrigo estratégico para os mouros, vestiu-se a rigor com bandeiras medievais gigantes, onde não faltaram diversificadas barraquinhas medievais que embelezaram ainda mais o local, transformando-o numa autêntica e bonita viagem ao passado.

O programa festivo arrancou com o hastear da bandeira atual da Freguesia de Penajóia no mastro que se encontra colocado no ponto mais alto deste rochedo penajoiense, seguindo-se a abertura do mercado medieval, que durante dois dias acolheu uma dezena de comerciantes medievais vestidos a rigor para a ocasião, recebendo todos os visitantes num momento de festa, onde não faltaram as danças e cantares do século XVI. Os jogos tradicionais (jogo do saco, jogo da tração à corda, jogo das malhas, entre outros) também marcaram presença, acolhendo dezenas de participantes.

Na noite de sábado, o Grupo de Jovens da Freguesia abrilhantou a festa, com os seus habituais dotes de canto e dança, dando assim vivacidade à noite colorida do Castelo da Penajóia.

O dia 10 de agosto, domingo, consistiu no ponto alto das comemorações, com a abertura oficial do evento, marcada por uma salva de morteiros e por uma arruada do Grupo de Bombos de Samodães.

No arranque do tão aguardado programa cultural, o Presidente da Junta de Freguesia de Penajóia proferiu algumas palavras sobre a importância da atribuição histórica deste segundo Foral à Freguesia de Penajóia “sendo uma forma de homenagear todos os antepassados da freguesia de Penajóia”. A Vereadora da Cultura, Dr.ª Marina Valle, em representação da Câmara Municipal de Lamego, aproveitou também para demonstrar a importância deste momento, referindo que a “Penajóia teve um papel histórico importante a nível nacional”.

Seguidamente, o pároco da freguesia, Pe. José Fernando, procedeu à benção do Parque, que passou a ser intitulado por “Parque Nossa Senhora do Castelo”, dado que numa gruta do Castelo Natural se encontra um pequeno santuário em sua honra.

Seguiu-se um cortejo medieval da comitiva de D. Manuel I pelo mercado medieval até ao palco, para se realizar uma representação de uma pequena peça de teatro, onde se vivenciou o tão aguardado momento da entrega do Foral pelo Rei D. Manuel I ao Alcaide.

A festa continuou com a atuação do Rancho Folclórico da Penajóia, terminado com a exibição de danças medievais do Grupo de Dança da Penajóia, que é constituído por crianças, jovens e seniores. Cada uma destas faixas etárias teve oportunidade de brilhar em palco com a exibição da sua respetiva dança.

Estes dois dias de festividades foram vividos não só pelos penajoienses como também por dezenas de visitantes de vários pontos do concelho e da região, assinalando-se assim com pompa e circunstância um dos momentos mais marcantes da história da Penajóia.
Por Notícias de Resende | segunda-feira, 11 de agosto de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
O Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere realiza no próximo domingo (17 de Agosto) o XXVII Festival de Folclore, no Carvalhal, junto à Igreja Românica de Cárquere.

O Rancho Folclórico e Etnográfico de Santa Maria de Cárquere (secção de folclore do Grupo Cultural e Desportivo de Santa Maria de Cárquere) é sócio-efectivo da Federação do Folclore Português, sendo reconhecido pelo Governo Português como Instituição de Utilidade Pública e foi recentemente agraciado com Diploma de Honra ao Mérito pelo trabalho desenvolvido ao longo dos últimos 25 anos na defesa e preservação da cultura tradicional dos nosso antepassados.


Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 1 comentários
"Cara(o)s Munícipes:

Fui informado pela Sr.ª Diretora do Agrupamento de Centros de Saúde - Baixo Tâmega que o serviço médico e de enfermagem do Atendimento Permanente a funcionar no nosso Centro de Saúde há cerca de quatro dezenas de anos durante as 24 horas, iria encerrar os serviços da meia-noite às 8 horas da manhã, a partir do próximo dia 1 de Setembro de 2014. Sendo assim, os habitantes de Resende e de uma franja da margem direita do Douro, contígua à Ponte da Ermida, ficam sem assistência médica e de enfermagem durante esse período da noite.

Mais uma vez Resende é afetado por encerramentos emanados do Poder Central: primeiro acabou com 4 freguesias, seguiu-se o tribunal e agora o SAP noturno. Relembrar que nestes últimos três anos nem um cêntimo foi investido no nosso concelho pelo atual governo.

O PSD-CDS local , habilidosamente, tentou disfarçar mais esta medida drástica do Governo, emitindo um comunicado onde demonstra a sua ignorância no assunto, exigindo ao Ministério da Saúde uma ambulância do INEM e ao responsabilizar a Câmara Municipal por não ter alternativas ou soluções.

Em primeiro lugar, a ambulância do INEM não tem médico nem enfermeiro, sendo apenas tripulada por bombeiros habilitados para transporte de doentes agudos, conforme se confirma no comunicado recente (8/8/2014) emitido pelos Bombeiros Voluntários de Resende.

Em segundo lugar, a Câmara Municipal de Resende não tutela serviços de saúde, como é sabido, ou deveria ser sabido pelos responsáveis do PSD-CDS local, pelo que não lhe cabe arranjar alternativas nem soluções, até porque não é responsável pelo encerramento do SAP.

A Câmara Municipal quer que se cumpram os direitos consagrados na Constituição da República Portuguesa: que haja o máximo de igualdade na aplicação do direito aos cuidados de saúde. A Câmara Municipal exige a continuidade dos serviços no SAP do nosso Centro de Saúde, conforme tem sido feito até à data, tendo já manifestado esse desejo em carta dirigida ao Senhor Secretário de Estado da Saúde.

Resende, 11 de agosto de 2014"

O Presidente de Câmara,
(Dr. Manuel Garcez Trindade)


Por Notícias de Resende | sábado, 9 de agosto de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
O Serviço de Atendimento Permanente (SAP), existente no Centro de Saúde de Resende, irá encerrar da meia-noite até às 8 horas, a partir do dia 1 de setembro.

Face a este problema a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Resende enviou um comunicado ao Notícias de Resende informando que assegura o socorro pré-hospitalar, minimizando os problemas que advêm  deste encerramento.

(EM ATUALIZAÇÃO 09/08/2014)
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 1 comentários
Após as notícias vindas a público, acerca da intenção de encerramento noturno do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), do nosso Centro de Saúde, vem a Direção desta Associação prestar os seguintes esclarecimentos:

-O Socorro Pré-Hospitalar em Resende, é assegurado pelo nosso Corpo de Bombeiros, sob coordenação e orientação do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), através do Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU);

-Face ao elevado número de serviços de Emergência Pré-Hospitalar, em Março de 2012 solicitamos ao INEM a implementação do Posto de Emergência Médica (PEM), na nossa Associação, que consistia numa Ambulância de Emergência Pré-Hospitalar, propriedade do INEM, passando, assim, a pertencermos ao Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM);

-Em Outubro de 2012, a Liga de Bombeiros Portugueses (LBP) iniciou negociações com o INEM, para a implementação de Postos de Emergência Médica em todos os Municípios que ainda não haviam sido complementados;

-Em Setembro de 2012, o INEM apresentou o novo plano de reorganização e crescimento dos Meios de Emergência Médica, onde constava a atribuição de 15 Postos de Emergência Médica, até ao final de 2014, sendo um deles o de Resende;

-Queremos esclarecer, no entanto, que a tripulação referida Ambulância não contempla médico nem enfermeiro, sendo tripulada por Bombeiros do nosso Corpo Ativo, devidamente formados e habilitados pelo INEM ou Escola Nacional de Bombeiros (ENB).

Para finalizar, queremos manifestar o nosso total desacordo pelo encerramento do SAP, da meia-noite às oito horas da manhã, prejudicando gravemente os Resendenses, e deixar bem claro que a Ambulância que esperamos receber brevemente, não substitui nem nunca substituirá tão prestigiado serviço, embora reconhecemos que será uma mais-valia para o nosso concelho.

RESENDE, 8 de Agosto de 2014

O Presidente da Direcção,
Joaquim Alves


Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
"Caros resendenses,

Na última reunião de Câmara (06.08.2014), a maioria socialista, com quatro votos a favor, “entregou” a antiga escola primária da Granja, em Ovadas, à Associação de Jovens e Amigos de Ovadas.

Nada tendo contra a associação em questão, os vereadores da coligação votaram contra esta proposta, criticando a forma como a maioria socialista cedeu a antiga Escola Primária da Granja.

Apesar de vários alertas para a criação de um regulamento, com um júri, que possa analisar o mérito e a dinâmica das associações resendenses, para, com justiça, a Câmara atribuir os equipamentos municipais, o PS Resende preferiu decidir sem qualquer critério, sem qualquer razoabilidade.

Votaram a favor da cedência da escola sem qualquer protocolo ou acordo de comodato associado. Não se sabe por quantos anos, que pagará as despesas de manutenção ou de funcionamento, como água ou electricidade.

É público que outras associações formalizaram o pedido para utilização da escola primária como sede, tendo sido impedidas de demonstrar sequer as suas mais-valias e contra partidas para a comunidade pela ausência de um regulamento.

Dá-se outro sinal negativo. Numa perspectiva de associativismo, perguntamos o porquê da maioria socialista não equacionar a partilha de equipamentos municipais por mais que uma associação. Não compreendemos.

O que pensarão as outras associações a quem foi exigido um contrato de comodato para regular a utilização, a manutenção e a utilização dos equipamentos cedidos?

Tomada esta decisão, pode concluir-se que a análise de mérito foi excluída, premiou-se o amiguismo e o partidarismo, sem critério de razoabilidade ou qualquer regra inerente.

Esta cedência é um abuso de poder que reprovamos."

PSD Resende


Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A vereadora da Formação, Qualificação Profissional e Emprego da Câmara Municipal de Baião, Ivone Abreu, visitou no dia 10 de julho, em Gestaçô, uma ação de formação na área do “Apoio Familiar” e, no dia 24 de julho, esteve na freguesia de Ancede e Ribadouro, no encerramento de uma ação de formação dedicada ao “Inglês”.

Nessas ocasiões a autarca lembrou num Mundo “em constante mudança como aquele em que vivemos” a formação “obriga a uma atualização constante no sentido de procurar ir sempre mais longe no processo do seu próprio aperfeiçoamento”, daí a forte aposta da Câmara Municipal de Baião nesta área. Ivone Abreu salientou ainda que Baião “tem hoje uma dinâmica de Formação Profissional, que não se limita à sede de concelho, mas encontra-se dispersa por várias freguesias”.

De salientar que desde o último mês de maio, arrancaram no território concelhio um total de doze ações de formação, entre cursos de curta duração (medida vida ativa) e outras ações de duração mais longa, como sejam os cursos de educação e formação de adultos (EFA). Estas formações abrangem 280 cidadãos baionenses e repartem-se por temáticas tão diversas como “Apoio Familiar”, “Inglês”, “Saúde”, “Técnicas Administrativas”, “Geriatria”, “Técnico de Turismo Ambiental e Rural”, “Técnico de Produção Agrária” ou “Operador Florestal”.

Estes cursos estão distribuídos por Santa Marinha do Zêzere, Campelo e Ovil, Ancede e Ribadouro e Valadares. Estas ações de formação são fruto de parcerias estabelecidas entre a Câmara Municipal de Baião, o Centro de Formação Profissional de Vila Real e a empresa CESAE.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
No mês de Agosto a oferta cinematográfica do Município de Resende é a seguinte: no dia 8 o serão é dedicado aos miúdos com o filme “Mr. Peabody e Sherman”, e no dia 16 temos uma sessão de acção com o filme “Divergente”.

Gosto do Mr. Peabody, confesso que não vi muitos episódios dos desenhos animados mas os que vi adorei. Isto porque consegue transmitir factos da História aos mais novos de uma maneira divertida. Sendo assim decidi comentar sobre o mesmo. O Sr. Peabody é um cão extremamente inteligente, aliás, mais que qualquer humano à face da terra. Apareceu em desenho animado no final dos anos 50 em episódios de uma série americana bastante conhecida na época. O Sr. Peabody tem um filho adoptivo, que não é um cão, é mesmo um miúdo com ar de cientista que o acompanha em várias viagens ao passado através da sua máquina do tempo WABAC. E é sobre uma destas viagens mirabolantes que se centra o novo filme “Mr. Peabody e Sherman.” A sinopse diz: “Mr. Peabody é um homem de negócios, inventor, cientista, vencedor do prémio Nobel, chef, duas vezes campeão olímpico e génio... e por acaso é um cão. Usando a sua engenhosa invenção, a máquina WABAC, Mr. Peabody e seu filho adotivo, Sherman, viajam no tempo para viver em primeira mão alguns acontecimentos que mudaram o mundo e interagir com as grandes personalidades históricas. Mas quando Sherman quebra as regras da viagem no tempo, os nossos dois heróis entrarão numa corrida para reparar a história e salvar o futuro, enquanto Mr. Peabody enfrenta o maior desafio da sua vida - ser pai. 

Prepare-se para se divertir durante quase todo o filme. Apesar de a história não ser nada de extraordinário a nível narrativo e de usar algumas piadas gastas o filme é apesar de tudo divertido. Um dos pontos positivos é o facto de irmos aprendendo algo sobre a história mundial enquanto sorrimos com as peripécias de pai e filho. Aprendemos por exemplo que quando um faraó morria a sua mulher era morta e mumificada porque ao casar consentia que ficavam juntos na vida e na morte. Vemos o Leonardo Da Vinci a pintar a Mona Lisa e a sofrer imenso por a senhora não lhe dar um sorrisinho. Marie Antoinette e os seus bolos também passam por lá e até o cavalo de Tróia tem a sua aparição. Quanto ao enredo é bastante simples. O filho mete-se em problemas, o pai tenta salvá-lo e depois ambos têm que salvar o mundo do caos que eles sem querer instalaram. Uma história simples mas engraçada e pedagógica que vale a pena ver.

Bons Filmes!
Raquel Evangelina
Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Mostra Castro Daire 2014, Feira de Actividades Económicas e Culturais do Concelho, decorrerá entre os dias 13 e 16 de agosto e terá lugar no novo Parque Urbano de Castro Daire.

A Mostra Castro Daire promete aos visitantes uma diversidade de experiências nomeadamente na Gastronomia local, passando pela industria, artesanato, turismo, associativismo, entre outros, demonstrando a vitalidade e o dinamismo de um concelho que quer desenvolver-se também pelas suas tradições.

Castro Daire promete ainda nas noites do certame muita animação através de apresentações de diversos grupos de música tradicional que complementam esta festa.

Sendo uma tentativa de impulso à actividade económica e cultural do Concelho, esta Mostra Castro Daire pretende acima de tudo criar novas e mais sinergias no desenvolvimento de uma região do interior, onde os espaços de desenvolvimento e de agregação devem ser criados em prol da própria região.

A organização espera que a Mostra Castro Daire 2014 seja uma referência para os castrenses e visitantes e que esta edição receba ainda mais participantes, de forma a tornar este evento num catalisador de boas energias para a economia local e o progresso do Concelho.
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários

O presidente da Câmara Municipal de Baião, José Luís Carneiro, salientou, na inauguração da Piscina de Ar-Livre de Ancede, a importância de a autarquia distribuir o investimento público pelos três polos de desenvolvimento do município – as vilas de Ancede, Baião e Santa Marinha do Zêzere – e de não olhar exclusivamente para a sede de concelho.

“É importante fazer evoluir a sede de concelho, mas os outros polos e as freguesias que os envolvem não podem ficar esquecidos”, referiu José Luís Carneiro. O autarca relembrou que as três vilas estão hoje dotadas de diversos equipamentos públicos, como sejam os centros cívicos, espaços de lazer e de desporto, equipamentos de saúde e centros escolares. “Ao dotarmos as vilas destes equipamentos estamos, também, a contribuir para a coesão social de Baião e para uma maior igualdade de oportunidades dos nossos concidadãos”, observou José Luís Carneiro.

Relembrando que se trata de mais um “compromisso político a ser honrado” pela Câmara Municipal de Baião, o autarca disse que a construção das Piscinas de Ar-Livre ajuda a dinamizar a economia local, em particular a atividade das pequenas empresas. A fixação de jovens baionenses e a atração de utilizadores dos concelhos vizinhos são outras das mais-valias deste tipo de equipamentos.

O autarca observou ainda que para além de ser um investimento com um elevado retorno social, a piscina de Ancede, à imagem das de Campelo e de Santa Marinha do Zêzere, proporcionam também um retorno económico, já que nos dois últimos anos registaram-se à volta de 40 mil entradas e as receitas ascenderam a 34 mil euros.

Responsável pelos pelouros do Desporto e da Juventude, o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, aludiu ao enorme aumento de utilizadores das piscinas que se tem verificado em Baião, na ordem dos 700 por cento. Para o autarca “a importância de investimentos deste tipo fica também demonstrada pela grande afluência de público” à cerimónia de inauguração da piscina de Ancede. “A atividade física é um bem essencial para o bem-estar dos cidadãos e é com satisfação que vemos a adesão que os baionenses têm tido prática desportiva”, notou.

Também ele um defensor da prática desportiva, o presidente da Junta de Freguesia de Ancede e Ribadouro, Daniel Guedes, mostrou-se “orgulhoso” pela concretização daquele investimento. “Este é um dia feliz para todos os habitantes da freguesia e devo enaltecer o facto do executivo municipal ter honrado mais um compromisso assumido com Ancede e Ribadouro”, assinalou.

A inauguração teve um colorido especial graças ao Rancho Folclórico de Ancede e ao Grupo de Zés P´reiras, também da Associação Desportiva de Ancede.

O evento contou ainda com a presença de diversos membros da assembleia municipal e de juntas de freguesia, de representantes das associações do concelho e dos responsáveis da empresa construtora do equipamento, a firma ancedense Sociedade de Construções Campos e Sousa, Lda.

Por motivos pessoais o presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, não pôde marcar presença, mas fez questão de assinalar a importância do momento, enviando uma mensagem. “Saúdo a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia pela concretização desta obra”, começou por dizer, assinalando a importância da concretização de “um programa e de um plano que está escrito e que é do conhecimento das pessoas”, neste caso dos habitantes da União de Freguesias de Ancede e Ribadouro.

A OPINIÃO DOS HABITANTES

Manuel Oliveira, de 65 anos, fez questão de estar presente na inauguração da Piscina de Ancede e considera a obra importante para “fixar os jovens na freguesia. Assim não têm que ir para outro lado para se divertirem”. Por outro lado, diz, a nova piscina vai ser uma mais-valia também para os mais velhos que passam a ter mais com que se entreter.

Arlindo Pinto Monteiro, outro ancedense, espera que a obra traga gente das freguesias vizinhas e até do concelho de Cinfães. “Temos que estimar isto como se fosse nosso e zelar para que não haja vandalismo e para que nada de estrague”, notou.

UM OLHAR SOBRE A PISCINA

A Piscina de Ar-Livre de Ancede situa-se junto ao Centro Cívico de Ancede e representou um investimento total de 223 mil e 957 euros por parte da Câmara Municipal de Baião. O novo equipamento está implantado numa área de 1800 metros quadrados e contempla uma piscina com profundidade entre um e dois metros e outra piscina de menores dimensões, indicada para crianças e com profundidade de 0,50 metros. Estas piscinas são ladeadas por relva. Como apoio a este equipamento foram construídos balneários e sanitários de dimensão adequada ao número de utilizadores. Existe, ainda, um bar e esplanada de apoio à piscina, área de receção e de atendimento e gabinete de primeiros socorros.

À imagem do que sucede com as Piscinas de Ar-Livre de Campelo e de Santa Marinha do Zêzere, a Câmara Municipal de Baião irá praticar na Piscina de Ar-Livre de Ancede uma redução de 50 por cento no preço de entrada.

Assim, e a título de exemplo, os menores de 9 anos têm entrada livre; os cidadãos com idade entre os 9 e os 15 (inclusivamente) e os maiores de 65 anos pagam 0,75 cêntimos; e os cidadãos com idade entre os 16 e os 65 anos (inclusivamente) pagam 1 euro. Para os utentes da Piscina Municipal Coberta, há ainda um desconto adicional de 10 por cento. Existe, igualmente, a possibilidade de adquirir entradas semanais, mensais ou para toda a época de verão, com uma redução de preço.

O horário de funcionamento vai das 10h00 às 20h00.

COMPROMISSOS PARA O FUTURO

No seu discurso José Luís Carneiro informou o público que a obra de abertura de um novo acesso entre Esmoriz e Valbom encontra-se em fase de negociação com os proprietários. Fez igualmente uma referência à requalificação de dois importantes monumentos – a Ponte de Esmoriz e o Mosteiro de Santo André -, cujas obras de requalificação deverão avançar a breve prazo, enquadradas na Rota do Românico.
Por Notícias de Resende | quinta-feira, 7 de agosto de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Junta da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão, no concelho de Resende, denunciou à Inspeção-Geral das Finanças alegadas irregularidades nas contas da extinta Junta de Freguesia de Feirão.

O presidente da Junta da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão, Marco Matos, explicou hoje à agência Lusa que o novo executivo, com a ajuda de uma empresa de advogados, analisou as contas e chegou à conclusão de que "não batem certo".

"Há ordens de pagamento que não coincidem com cheques, há cheques em que não aparecem ordens de pagamento, há uma disparidade grande de valores", referiu, avançando que está a ser também preparada uma participação para entregar na Polícia Judiciária.

A extinta freguesia de Feirão tinha uma população residente de perto de 130 pessoas e, segundo a Junta da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão, "pelo menos desde 2008, a Junta tinha uma receita anual na ordem dos 80 a 90 mil euros", podendo beneficiar, anualmente, "cada um dos seus habitantes, em média, em 680 euros".

"Alguns terão beneficiado bem mais do que o devido, pois as contas foram entregues a negativo e sem receitas para o último trimestre de 2013", refere na denúncia.

Pelos cálculos do novo executivo, "nos últimos anos passaram pelas contas da Junta de Freguesia de Feirão e foram, por isso, movimentados pelo seu executivo, bem mais de 500 mil euros".

Já depois de o anterior executivo ter perdido as eleições autárquicas, "foram sacados da conta da Junta mais de 30 mil euros" e "emitidos 16 cheques, alguns deles ao portador e na ordem dos milhares de euros", alguns dos quais "levantados por pessoas próximas ao executivo da Junta", acrescenta.

A Junta da União das Freguesias de Felgueiras e Feirão acusa ainda os três membros da extinta Junta de Feirão de, nos últimos três meses em exercício, terem tirado "mais de 70 mil euros, sendo que num pagamento a um construtor alegam o pagamento de uma obra realizada em 1999".

Contactado pela Lusa, o antigo presidente da Junta de Freguesia de Feirão, José Monteiro, considerou que Marco Matos "não sabe o que diz ou então está de má-fé".

"Desde 2008, a Junta recebeu cerca de 500 mil euros das rendas, no entanto, é preciso não esquecer que o executivo viveu apenas desse dinheiro", porque a Câmara de Resende "nunca deu qualquer cêntimo ou realizou qualquer obra na Freguesia de Feirão, por não ser da mesma cor política", justificou.

José Monteiro apontou uma vasta lista de obras que deixou feitas, de que são exemplo a requalificação de todas as ruas de freguesia, a reconstrução de fontes e lavadouros, a requalificação da zona envolvente do cemitério novo, a abertura de caminhos e a construção das casas de banho públicas.

O antigo autarca lembrou ainda que contratou "o serviço de duas enfermeiras para prestarem apoio, mensalmente, a toda a população," e que deu "dias de trabalho às pessoas da população que não trabalhavam (e, por isso, tinham carências) na limpeza de todas as ruas e caminhos da freguesia".

"Nunca houve qualquer tentativa do atual executivo em esclarecer qualquer dúvida. Nunca me telefonou nem nunca solicitou qualquer esclarecimento por escrito", lamentou.

José Monteiro garantiu que "o dinheiro está todo justificado e com documentos", explicando os pagamentos feitos com o facto de querer "honrar todos os compromissos com quem contratou, não deixando dívidas para quem ganhasse as eleições".

Agência Lusa
Por Notícias de Resende | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Caros Resendenses,

Face à intenção de encerramento do Serviço de Atendimento Permanente (SAP), da meia-noite às 8 horas da manhã, existente no Centro de Saúde de Resende, demostramos o nosso total desacordo.

Por abandono do Estado ao longo de décadas, Resende tem uma das piores redes viárias do país. Os acessos para o Porto e para Viseu são maus. Os transportes públicos são escassos.

No litoral, há serviços públicos de saúde abertos 24 horas por dia, uns ao lado dos outros, no interior do país, o Estado não pode desamparar as pessoas.

A saúde é o setor mais sensível de todos. Quando falha a saúde, falha tudo. Não se podem concretizar medidas que deixem as pessoas desprotegidas.

Face a esta intenção de encerramento,
- Estando nós confiantes que tal não venha a acontecer,
- Não podendo, em caso algum, concretizar-se sem a criação de medidas alternativas,
- Não podendo colocar-se em causa a segurança e o bem-estar das populações,
- Se esta medida iniciada pelo Governo de José Sócrates se revelar definitiva:
Exigimos ao Ministério da Saúde uma Ambulância de Emergência Médica do INEM, 24 horas por dia, para o concelho de Resende, em parceria com os Bombeiros Voluntários de Resende.

Da Câmara Municipal não se conhecem alternativas ou soluções.

Em Resende, vivem cidadãos portugueses que merecem o mesmo respeito e a mesma dignidade que qualquer outro cidadão do país.

Exigimos esse respeito e essa dignidade.

Resende, 6 de Agosto de 2014.

*O conteúdo deste comunicado foi enviado para o Sr. Primeiro Ministro; para o Sr. Ministro da Saúde.



Por Notícias de Resende | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Escola "Os Afonsinhos" é uma escola de futsal situada em São Martinho de Mouros, concelho de Resende. Marcos Antunes, fundador da escola, conta-nos o sucesso do seu protejo na entrevista feita pelo Notícias de Resende.

Rafael Barbosa (RB): A Escola de Futsal “Os Afonsinhos” tem vindo crescer cada vez mais. Como tem visto esse crescimento e o que significa para a escola?

Marcos Antunes (MA): A Escola de Futebol “Os Afonsinhos”, através de um compromisso educativo, objetiva fornecer um leque de experiências diversificadas, marcado por aprendizagens significativas e multilaterais, que culmina num desenvolvimento educativo, social e desportivo da criança.

Para nós é importante reforçar a cultura do clube e fomentar a mística e o “fervor” clubístico, partilhando o quotidiano de um emblema especial, é algo que pode ser vivido de uma forma prática e lúdica, privilegiando o crescimento sustentado dos mais jovens alunos desta Escola.

Significa também o reconhecimento nacional á qualidade do nosso projecto, o reconhecimento de São Martinho de Mouros como a Vila com o Futsal no coração, e a promoção do nosso concelho de Resende e dos nossos produtos através do Desporto.


RB: Os principais objetivos de quando criou a escola já foram todos concretizados?

MA: Somos muito exigentes. Queremos sempre mais. Mas mais com imensa qualidade e com os pés bem assentes em terra firme.

A pergunta obviamente que faz todo o sentido, e o sucesso dos Afonsinhos é reflexo desse mesmo trabalho de qualidade, e desmanchando um pouco a pergunta, bem elaborada, provando que com crença e valorização do nosso trabalho, tudo isto se tornou possível.

Promover um espaço, para mim, mais do que desportivo, reconhecido pelas mais altas entidades que dominam o futsal nacional, como de referência numa altura em que tudo nos querem tirar (Tribunal, Finanças, Serviços de saúde), e proporcionar aos miúdos condições que as grandes cidades por vezes procuram e não têm, faz logo todo o sentido.

Mas ainda nem tudo está concretizado.


RB: Que dificuldades vão tendo ao longo deste glorioso percurso?

MA: Sou uma pessoa muito positiva, batalhadora, criativa, mas muito humilde.

Hoje sou, como deves compreender, uma pessoa muito feliz, mas não acomodada. Quero sempre mais. Ter o reconhecimento nacional de um projeto longe de tudo, deixa-me orgulhoso e a quem trabalha comigo. E estou ainda mais orgulhoso pelos pais que tenho ao meu lado neste percurso. Uma geração de pais e familiares de topo, e um dos pilares mais sustentados do nosso projecto.
Com eles as dificuldades são pequenos percalços vencidos, pois juntos vencemos tudo.

Para fazeres a diferença, seja qual for o tipo de atividade, tens de aprender com os melhores. Saber ouvir. Aprender. Memorizar.

Durante este espaço de tempo fomos preparando também os pais para a realidade do que é o desporto, para perceberem as nossas opções e sobretudo envolvendo-os claramente e objetivamente na essência dos nossos princípios, contornando as dificuldades.

Todos os eventos deixam mensagens salutares e facilitam o nosso trabalho enquanto formadores de jovens.
Para nós a palavra dificuldade não existe! Substituímos a mesma por Desafios!



RB: Este projeto já tem algumas parcerias. Diga-me quais e o que significam para a escola.

MA: Tenho de destacar as parcerias com o Sport Lisboa e Benfica e brevemente com a Federação Portuguesa de futebol

Julgo que a nível diretivo e de organização os grandes clubes estão bem organizados e atentos aos bons trabalhos que se fazem.

O Sport Lisboa e Benfica tem nos seus quadros, a par da FPF, das melhores pessoas que temos conhecido no futsal: o Sr. Alípio Matos e o ex-treinador João Freitas Pinto, assim como o actual Joel Rocha. Pessoas de uma competência extrema e sobretudo pessoas de bem. Repararam no nosso trabalho e houve uma vontade conjunta da parceria.

O que é excelente, essencialmente porque beneficia os nossos meninos, o clube e o nosso crescimento. Lembramos que tivemos mais oportunidades de parcerias mas optamos pelas razões anteriores pelo Benfica.

Esta parceria permitirá formação de técnicos, convívios, visitas, material e algumas atividades conjuntas.

É com imenso prazer que vejo os Afonsinhos associados ao Sport Lisboa e Benfica. Sentimos que é um reconhecimento nacional ao nosso fabuloso trabalho.
Também em setembro lançaremos um projecto inovador do Futsal no 1º ciclo, em parceria com a FPF e o Município de Resende, onde no país só vão existir 2 escolas a fazê-lo. E Uma em São Martinho de Mouros que deve deixar orgulhosos todos os que amam o desporto Resendense!



RB: Como vê o desporto no concelho de Resende?

MA: Julgo que chegou uma altura em que se deve potencializar ao máximo o Desporto Resendense! Juntar aos bons trabalhos realizados na formação, resultados em conformidade com os objetivos traçados pelos Clubes e Município.
Colocar as pessoas melhores preparadas e com mais vocação nos lugares certos e proporcionar-lhes condições mas também exigir-lhes responsabilidades e resultados.
Julgo que assim teremos um melhor desporto concelhio, potenciando a prata da casa, atletas formados no concelho e do concelho a defender as cores dos clubes da terra que amam.
Parece –me claramente que o Novo executivo municipal está atento e prepara-se para que tudo isto aconteça. Pelo que me apercebo, todos os clubes e associações desportivas elogiam o Município no que proporciona e na relação com os clubes.
O Sr. Presidente, Dr. Manuel Trindade tem feito um trabalho magnífico na relação com as coletividades desportivas. E os resultados estão aí.


RB: Pretende expandir o projeto?

MA:O crescimento que tivemos em 3 anos é extraordinário. Há possibilidades de até internacionalizar a marca  Os Afonsinhos.

Há neste momento uma proposta de Angola e outra dos Estados Unidos da América para que tal aconteça. Mas é como já disse anteriormente, gostamos de fazer o nosso caminho calmamente, e sobretudo queremos em primeiro lugar o bem estar e valorizar os nossos meninos, os Resendenses!



RB: Como é adesão pela população jovem de São Martinho de Mouros?

MA: Os Afonsinhos estão direcionados para crianças dos 5 aos 14 anos, masculinos e femininos, nos escalões de Traquinas, Benjamins, Infantis e Iniciados.

Como devem calcular, para as crianças foi uma lufada de ar fresco na formação pessoal e desportiva.

Ensinamos a modalidade de Futsal, associada a valores que nos interessam muito: Amizade, Socialização e Excelência Escolar.

Decidimos começar com um método inovador de preparar os nossos meninos através de uma aprendizagem alongada do futsal, sem pressas da competição, sem queimar etapas de aprendizagem e, o que é certo, é que só passados 2 anos e, depois de termos os nossos atletas já bem preparados e a dominar relativamente os pressupostos da modalidade que amamos, decidimos começar a competir.

Durante este espaço de tempo fomos preparando também os pais para a realidade do que é o desporto, para perceberem as nossas opções e, sobretudo, envolvendo-os claramente e objetivamente na essência dos nossos princípios.

Como vocês acompanham são cada vez mais os meninos de São Martinho de Mouros, Barrô, Paus, São João e de Resende.


RB: Que novidades estão para vir e novos objetivos a definir.

MA: Como deverás compreender alguns objectivos são segredo  Mas brevemente terás novidades em primeira mão na medida que formos concretizando os nossos sonhos.
Uma situação que fique bem clara: não somos acomodados! Queremos sempre mais.



RB: Como se relaciona a Escola de Futsal “Os Afonsinhos” com a escola? Os Afonsinhos conseguem ter bom rendimento escolar e que influências a escola de futsal trás?

MA: Tem sido um ponto fulcral e excelente.

Fazemos da Escola um grande parceiro . Tentamos criar actividades que valorizem o meio escolar e a ligação Agrupamento de Escolas / Afonsinhos.

Os resultados são completamente de Excelência. Os atletas sabem que se não aliarem boas notas às unidades de treino não poderão competir. Radical? Talvez. Mas com resultados muito positivos.

Os próprios colegas dos Afonsinhos por vezes sacrificam-se ajudando a estudar os que tem mais dificuldades. Eles sabem que se cumprirem com o combinado terão surpresas muito positivas, por exemplo: este ano tivemos no final do jogo da seleção nacional em Moimenta da Beira, com os atletas da seleção e equipa técnica a conviver. Tiraram fotos com o Ricardinho, Arnaldo, Pedro Cary e com o nosso amigo Jorge Braz. Foi um dos compromissos pelas excelentes notas escolares. Aconselho a todas as equipas de formação.

Queremos excelentes atletas, excelentes alunos e sobretudo excelentes seres humanos. Formá-los, e dotá-los de qualidades pessoais que por vezes sobressaem mais que as qualidades técnicas e tácticas, como é exemplo da A. D. Fundão. Como disse o avô de um atleta nosso, na nossa reportagem na rádio TSF, o objetivo passa por tirá-los da maroteira. Passa por terem um espaço que seja mais do que desportivo, mas social e de aprendizagem.


RB: Gostaria de acrescentar algo à sua entrevista?

MA: Aproveito para , através deste espaço que me dás,  agradecer a todos aqueles que proporcionam estes sucessos.

Essa é uma parte muito importante do projeto. É bom dar a conhecer estes apoios. Sem estas pessoas que muito nos ajudam, o projeto Afonsinhos não ganhava as proporções que neste momento exibe.

Este ano vamos ter 3 equipas federadas, mais uma que o ano passado, o que exige uma organização financeira muito bem organizada.

Temos dois tipos de apoios: Institucionais e Particulares.

Os Institucionais e, começando pela Autarquia, na pessoa do Sr, Presidente Dr. Manuel Trindade, que nos ajuda imenso, proporcionando condições únicas aos nossos jovens para a sua formação desportiva e pessoal. Tem a vantagem de perceber perfeitamente o que realmente necessitamos. Sem este parceiro estratégico seria impossível o sucesso dos Afonsinhos.

O Sr. Padre Excelso, que tem sido incansável para nos proporcionar o Salão Paroquial, para recebermos os nossos eventos.

Depois temos as Juntas de Freguesia: S. Martinho de Mouros, Paus, Barrô, S. João de Fontoura e Resende, onde residem a totalidade dos atletas dos Afonsinhos.

O Instituto do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o Instituto Português do Desporto e Juventude, o Plano Nacional de Ética no Desporto, Maia Cidade Europeia do Desporto, sempre disponíveis para os nossos eventos.

Quanto aos particulares temos o António Trindade (atrindade.pt) agente Remax, filho da terra e sempre disponível para tudo o que pedimos com a sua dinâmica e vontade. A Douro Azul, do Mário Ferreira, de uma bondade extrema e sincera e um enorme parceiro. A GATEC, do Eng.º João Perpétuo, uma ajuda enorme e uma força de vontade grande. A Clínica Dentária de Gestaçô, outro parceiro ativo e de valor. O Pub Fora d” Horas, do João Pereira sempre disponível. A Ourivesaria Rio de Prata e Econsumiveis, outra ajuda essencial e fantástica.

O Mathias Supermercados com um apoio de peso e de grande valor e a Dreamplex, do Pedro Chaves, mais um filho da terra com atenção aos projetos e com um apoio também muitíssimo importante.

E recentemente o Café sem Limites e Nelson David José, Produção e Comércio de Frutas.
Medicina Dentária de Resende, com sede na Santa Casa da Misericórdia, e a Loja da Bé.

São muitas as ajudas e fazemos questão de agradecer publicamente, pois sem eles era impossível ter todo este sucesso.

Quero em primeiro lugar agradecer-te pelo fantástico trabalho que fazes  nas tuas reportagens. Tu e o João Pereira.  É um trabalho de qualidade pelo qual te dou os parabéns sinceros.

Todo o sucesso, comedido, que vamos tendo dedico-o à minha família, essencialmente à minha esposa, pais e irmão. Sem eles seria difícil todo o sucesso em crescendo.

Depois a toda a família Afonsinhos e pessoas que nos seguem.

E para terminar deixo a frase que nos carateriza, deixando um abraço a todos que amam o futsal como nós, convidando todas as pessoas que nos queiram visitar e conhecer-nos melhor:,pois temos sempre a porta aberta.

Grande abraço