Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Por Unknown | quinta-feira, 29 de maio de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
Tal como na primeira edição, uma equipa resendense voltou a vencer o Torneio de Voleibol Indoor promovido pela Mondim Associação Voleibol de Mondim de Basto, somando assim a segunda vitória consecutiva.

A equipa orientada pelo Prof. Fernando Almeida, conta com jogadores amantes do desporto no concelho, entre eles vários jovens em idade escolar que treinam várias vezes por semana mas também com jogadores oriundos das horas de treino da ATMR (Associação de Trabalhadores do Município de Resende) no Pavilhão Gimnodesportivo de Anreade.

A equipa constituída por João Pereira, Hugo Rabaça, Hugo Monteiro, Rui Rabaça, Rui Sousa, Toni Coelho, Daniel Alexandre e Rafael Feliciano depois de vencer todos os confrontos diretos contra as equipas de Mondim de Basto, Guimarães e Amarante, chegou à final sem perder um único set. O feito manteve-se na final, em que a equipa de Resende venceu a equipa da terra, Mondim de Basto, pelos parciais de 25-18 e 25-21.

Foi desta forma que a equipa resendense se sagrou Campeã pela 2º vez consecutiva do Torneio de Voleibol Indoor de Mondim de Basto.

O Voleibol é um desporto que tem crescido no concelho de Resende, especialmente desde que a Federação Portuguesa de Voleibol e o Município de Resende promoveram um estágio durante vários anos das equipas mais jovens da Seleção Nacional de Voleibol.

Fonte da equipa vencedora em Mondim de Basto confessou ainda ao Notícias de Resende a vontade que existe de várias partes, para que já na próxima época se forme uma equipa em Resende que possa competir na 3º Divisão Nacional de Voleibol. Equipa essa que será constituída por jovens em idade escolar e jogadores das horas de treino da ATMR.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
A Casa do Concelho de Resende organiza a já conhecida Festa da Cereja, no Sporting Clube de Lourel, Sintra.

A décima segunda edição deste evento será realizado nos dias 7 e 8 de junho, contando com a venda de produtos regionais de Resende e região do Douro (cerejas, fumeiro, queijos, artesanato, pão, bolos, etc).



Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Nos próximos dias 31 de Maio e 1 de Junho, a par com o Festival da Cereja, os Jovens Promotores de Saúde do Externato D. Afonso Henriques em parceria com a Liga Portuguesa Contra o Cancro vão estar presentes numa atividade contra o consumo de tabaco.

Experiências e jogos didáticos fazem parte do programa dos dois dias de sensibilização contra o consumo de tabaco tal como a observação à cavidade oral da comunidade pelo Dr. Pedro Soares, Médico Dentista da Clínica de Medicina Dentária da Santa Casa da Misericórdia de Resende.

Os Jovens Promotores de Saúde (JPS) e a Liga Portuguesa Contra o Cancro endereça assim o convite a todo o público fumador como principal destinatário desta atividade mas também a toda a comunidade em geral para que possam participar nesta sensibilização.

A tenda do Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro, onde se irá desenrolar todas as atividades, encontrar-se-á junto ao Largo da Feira, em Resende.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | quarta-feira, 28 de maio de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
No próximo fim-de-semana, 30, 31 Maio e 01 de Junho, a Freguesia de Travanca no Município de Cinfães, vai ser palco da 4ª edição da Feira das Tradições e dos Sabores, promovida pela Junta de Freguesia de Travanca, em colaboração com o Município de Cinfães e a Rádio Montemuro.

Este certame, visa proporcionar momentos de partilha de conhecimentos e troca de experiências, reunindo no mesmo espaço o artesanato, o vinho, o fumeiro, os doces, os licores, o pão e a música, enraizados na tradição das artes e ofícios das gentes locais.

Durantes estes três dias, repletos de costumes e  tradições, passarão pelo palco vários artistas de âmbito regional e nacional, bem como o folclore e as cantigas tradicionais.
Por Unknown | | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
O Estabelecimento Prisional Regional de Lamego abriu as portas a um projeto inédito de intervenção cultural que emprestou alguma animação a um espaço que habitualmente é cinzento e melancólico. Concretizado a 20 de maio último, o “Reintegr’Arte” tem o objetivo de promover a arte como um instrumento de reintegração social dos reclusos, através da realização de breves atividades de escrita criativa.

Com o apoio da Câmara Municipal de Lamego e da Direção Geral da Reinserção e dos Serviços Prisionais, Fernando Marado, mentor do projeto “Reintegr’Arte” e professor aposentado do ensino básico, propõe-se agora idealizar, escrever, publicar e levar à cena, no Teatro Ribeiro Conceição, uma peça com a participação ativa dos reclusos. Fernando Marado adianta que esta iniciativa “visa promover a cidadania, a justiça, o gosto pelo trabalho e a proteção ambiental como valores essenciais, descobrindo novas estratégias de abordagem de reintegração social, através da exploração da criatividade e re/conhecimento das capacidades dos reclusos numa dimensão artística, sensibilizando a sociedade para a problemática do mundo prisional”.

A primeira sessão da “Reintegr’Arte” contou com a presença de Marina Valle, vereadora da Cultura, Educação e Desporto, Maria José, diretora-adjunta do Estabelecimento Prisional e José Coelho, também em representação desta instituição, para além de Fernando Marado e Victor Rebelo, responsável pela Biblioteca Municipal.
Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
No dia 24 de maio o concelho de Resende recebeu a II Concentração de Vespas. A iniciativa organizada pelo Clube de Amigos da Vespa de Resende com o apoio logístico da Câmara Municipal contou com a participação de 207 vespistas. Os participantes chegaram de vários pontos do país, desde Lisboa até Braga, em representação de 21 Clubes de Vespas.
O passeio iniciou-se com uma visita a Caldas de Aregos, seguindo depois para um almoço, num restaurante na Vila de Resende, onde esteve presente o Presidente da Câmara Municipal, Garcez Trindade, acompanhado pelo restante executivo camarário. Da parte da tarde os vespistas visitaram o Miradouro de S. Cristóvão, onde lancharam, e ainda tiveram tempo de passar pelo Mosteiro de Santa Maria de Cárquere. A aventura de duas rodas terminou em Porto de Rei, com um jantar convívio onde não faltou porco no espeto.

A organização salienta que “o feedback dos participantes foi positivo e todos realçaram a boa organização por parte do Clube Amigos da Vespa de Resende. Esta foi uma maneira original, numa modalidade que tem cada vez mais adeptos, de conhecer todas as maravilhas que o concelho de Resende tem para oferecer desde a paisagem aos ícones gastronómicos”.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado dia 27 de maio, escreveu-se um novo capítulo na vida de mais uma família carenciada do concelho de Mesão Frio. Alberto Pereira, presidente da Câmara Municipal, juntamente com a equipa do Gabinete de Ação Social do Município, procedeu à entrega das chaves da nova habitação à família que, em novembro de 2007 ficou desalojada, na sequência de um incêndio que destruiu por completo a sua casa, na rua do Lodeiro, freguesia de Vila Marim. O Município pagou cerca de 35 mil euros para a reconstrução do imóvel onde vão habitar mãe e filho.

Há sete anos, quando deflagrou o incêndio, residiam na habitação Fátima Ferreira com mais duas irmãs e o seu filho, Carlos Ildefonso. Uma idosa acabou por não resistir às chamas e três pessoas ficaram desalojadas, tendo sido acolhidas temporariamente na casa de vizinhos. Posteriormente, mãe e filho mudaram-se para as instalações da antiga Escola Primária de Ventuzelas que, apesar de não reunir as devidas condições de habitabilidade, foi o abrigo desta família durante os últimos anos.

Para esta família, mais do que uma promessa a nova casa é agora um sonho concretizado e as chaves que vão mudar a vida de quem esperou durante anos, abrem agora portas a uma habitação totalmente renovada, dotada de uma cozinha, uma casa de banho, dois quartos, uma sala e uma cave.

Recorde-se que nos últimos dois anos a Câmara Municipal de Mesão Frio, através do Programa Social de Apoio à Habitação já ajudou a recuperar 13 casas a famílias do concelho comprovadamente carenciadas.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No passado sábado, 24 de maio, decorreu a inauguração do “PR 8 – Trilho da Pombeira”.

Esta iniciativa insere-se na quinta edição do “Maio Pedestre”, promovido pelo Município de Castro Daire, sendo o “Trilho da Pombeira” o quarto de cinco percursos a decorrer nesse âmbito.

Este é um percurso circular de pequena rota, tendo uma extensão de 10,3 Km, um elevado interesse paisagístico, cultural, geológico e ambiental. Está dotado de sinalética vertical de plástico reciclado, possibilitando ainda a aplicação QR Code (disponível para smartphones).

O ponto de partida, junto à Igreja de Lamelas, juntou mais de uma centena de participantes, onde, antes de iniciarem esta caminhada, alguns tiveram a oportunidade de efetuarem um rastreio de avaliação do IMC (Índice de Massa Corporal), tensão arterial, glicémia capilar e pulso, dinamizado pela equipa multidisciplinar da Unidade Móvel de Saúde.

A sessão de inauguração contou com a presença do Vice-Presidente Eurico Moita e do Vereador Dr.º Rui Braguês, que dando as boas vindas, agradeceram a presença dos participantes.

Seguindo as marcações e percorrendo parte do núcleo rural da aldeia de Lamelas, alcança-se o alto da Portela, onde a Serra do Montemuro surge com paisagens magníficas e uma visão esplêndida do horizonte.
Prosseguindo por campos verdejantes e caminhos rurais chegou-se à aldeia de Codeçais, onde a equipa da Unidade Móvel de Saúde realizou uma segunda avaliação. Os participantes foram ainda recebidos com um lanche convívio oferecido pela Associação do Grupo Desportivo e Recreativo de Codeçais, comemorando os seus seis anos de existência.

Continuando o percurso, e agora sempre a descer até ao Lugar da Pombeira, os vários moinhos e a Cascata da Pombeira merecem a nossa especial atenção. Classificada como geossítio, localiza-se sobre um dos grandes blocos graníticos de Montemuro, onde o Rio Pombeiro “aproveitou” a fracturação do maciço granítico, caindo em cascata. Observam-se também pequenas geoformas, como Marmitas de Gigante, provocadas pela erosão fluvial. Este é, sem dúvida, o ponto fulcral deste itinerário.

Deixando este recanto mágico da natureza, prossegue-se até à aldeia de Lamelas, contemplando-se ainda por muito tempo a companhia lá ao fundo do rio Pombeiro.

Chegando ao final, a tarde culminou com novo lanche convívio, oferecido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa de Lamelas, tendo como animação a atuação das Dance Emotion.

Sendo este o penúltimo percurso a decorrer no “Maio Pedestre” de 2014, contamos com a participação da população no próximo sábado.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
No passado dia 23 de maio, decorreram as II Jornadas Municipais , este ano com o tema “Ao encontro...da Diabetes Mellitus”. Esta iniciativa de promoção e educação para a saúde, foi promovida pelo Município no âmbito do CLAS (Conselho Local de Ação Social) de Castro Daire, com a estreita colaboração da UCC ( Unidade de Cuidados na Comunidade) de Castro Daire.

A escolha do tema incidiu sobre uma realidade cada vez mais frequente no nosso país e, também no concelho, verificada pelos dados da Unidade Móvel de Saúde ( prevalência de 14,7% de utentes com Diabetes diagnosticada).

Estas Jornadas fundamentaram-se na necessidade de inverter a tendência do crescimento da Diabetes e suas complicações, bem como aumentar os ganhos em saúde através de estratégias de prevenção. Para tal, estiveram presentes ilustres convidados, palestrantes e moderador aos quais, reconhecidamente se agradece.

Entre os cerca de 190 inscritos encontravam-se instituições locais pública e privadas, profissionais de saúde, utentes diabéticos da Unidade Móvel de Saúde, instituições académicas e demais interessados.

De realçar que cerca de 95 % dos participantes classificaram a iniciativa como bom, muito bom ou excelente. Relativamente aos palestrantes, cerca de 75 % dos participantes classificaram o seu domínio científico, capacidade dinamizadora e de envolvimento com muito bom e excelente, mostrando serem uma boa aposta por parte da organização. Ainda, 97 % dos participantes considera que a atividade correspondeu às suas expectativas, gratificando e reforçando a importância de iniciativas com esta dinâmica e amplitude.

Na continuidade das II Jornadas Municipais foi realizado, no dia 24 de maio, associado ao Maio Pedestre ( PR8 – Trilho da Pombeira), um rastreio com avaliação de índice de Massa Corporal, Tensão Arterial, Pulso e Glicémia Capilar, por forma a constatar o efeito do exercício físico, como componente terapêutica adjuvante.
Por Unknown | terça-feira, 27 de maio de 2014 | Publicado em , , , , | Com 0 comentários
Dr. Manuel Garcez Trindade
Presidente da Câmara Municipal de Resende
"Caras(os) Resendenses

Achei por bem dirigir-vos uma missiva para vos por ao corrente da actual situação financeira da Câmara Municipal de Resende, uma vez que, na semana passada, num comunicado do PSD-CDS de Resende, assinado pelo seu responsável Dr. Jaime Alves, deu conta à sua maneira, isto é, de forma distorcida, falsa, irresponsável, ignorante e de má-fé, de um Plano de Ajustamento Financeiro, levado a cabo pelo executivo da Câmara Municipal de Resende, por mim liderado, para fazer face às atuais exigências da “Lei dos Compromissos” que, literalmente impede as Câmaras Municipais de efectuar despesa, enquanto tiverem ativa qualquer dívida a fornecedores.

Com esta lei, não mais será possível gerir a dívida como até agora se tem vindo a verificar, tornando-se, assim, esta lei, impeditiva de qualquer governação que tenha como objetivo o bem estar contínuo dos munícipes e o progresso do Município.

Apresentou o dito responsável pelo PSD-CDS de Resende e atual Vereador da Câmara Municipal de Resende, números por si inventados, tendo como principal objetivo denegrir a imagem do Presidente da Câmara e do responsável financeiro do Município e não o de informar correctamente os munícipes, como deveria ser a sua obrigação.

Assim, afirmou o Sr. Vereador e responsável pelo PSD-CDS de Resende, utilizando reiteradamente a mentira como forma de fazer política, que “ficaremos com uma dívida total de cerca de 16 milhões de euros, composta por 13.391.076,60€ (fonte DGAL) mais 1.587.920,38€ (dívida a fornecedores) e 1.924.753,73 (novo empréstimo) ”, sendo esta a mentira com que engana os Resendenses, pretendendo que se confunda o limite da dívida total com a dívida do Município.

Ora, o limite da dívida total é o limiar que afere o seu cumprimento por parte dos municípios, sendo que, como consta nos documentos de prestação de contas de 2013, o Município não só cumpre este limite como apresentava uma margem de endividamento de cerca de 2 milhões de euros a 31-12-2013.

O Sr. Vereador e responsável pelo PSD-CDS de Resende volta a mentir, pretendendo enganar os Resendenses quando somo à dívida total do Município a dívida a fornecedores. Se é a dívida total do Município, já lá está com certeza a dívida aos fornecedores. E volta a faltar à verdade quando soma à dívida total do Município, já de si sobrecarregada indevidamente de uma parcela relativa aos fornecedores, o valor do empréstimo que, ao ser contraído, servirá obviamente para pagar a dívida aos fornecedores, pelo que, o seu efeito na dívida do Município é nulo.

Soma assim três vezes o valor referente à mesma parcela da dívida a fornecedores e não identifica a dívida real do Município na DGAL.

Enfim, uma lástima.

É falso que a dívida do Município seja de 16 milhões de euros, sendo que, a dívida total líquida do Município, em Abril de 2014, está abaixo dos 8 milhões de euros, ou seja, metade do valor falsamente anunciado por este senhor, mantendo também uma capacidade de endividamento atual na ordem dos 2 milhões de euros.

O Executivo Socialista herdou em 2001 uma dívida de 5,2 milhões de euros, pelo que, se não existisse, a dívida seria atualmente inferior a 3 milhões de euros.

Mesmo assim, com esta herança do PSD, os executivos socialistas alavancaram mais de 50 milhões de euros de investimento direto no Município, mais de 50 milhões de euros da responsabilidade da Administração Central e mais de 45 milhões em parceria com o Privado na área da energia, totalizando 145 milhões de euros de investimento.

O Município iniciou o procedimento de consulta ás entidades bancárias para a contratualização do empréstimo, conseguindo uma taxa de financiamento inferior à obtida pelos municípios que aderiram ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL), demonstrando a oportunidade do momento em que se concretiza a operação.

Na política, como na vida, o Sr. Vereador e responsável pelo PSD-CDS de Resende deveria saber quão imprescindível é a seriedade e a verdade.

Um abraço


Com muita estima,"

M. Garcez Trindade
[Presidente da Câmara Municipal de Resende]

Comunicado aos Munícipes


Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Pela primeira vez, na edição deste ano da Feira Medieval de Lamego haverá a realização de atividades lúdicas especialmente vocacionadas para as crianças: uma verdadeira “Caça ao Tesouro Medieval” e uma recriação histórica infantil das antigas Cortes de Lamego. A primeira atividade requer a inscrição prévia dos futuros participantes na Câmara Municipal ou no Castelo de Lamego.

Este certame que todos os anos junta milhares de pessoas vai regressar, de 6 a 8 de junho, às ruas e ruelas da zona alta da cidade, num ambiente efervescente e repleto de animação, onde dezenas de artesãos, mercadores, artífices e místicos serão responsáveis pela recriação do comércio e das artes e dos ofícios medievais.

A nobreza, os mestres de ofício e os servos da gleba, que “assentam arraiais” na zona envolvente da Praça do Comércio para fazerem a recriação histórica dos tempos de D. Afonso Henriques e das lendárias Cortes de Lamego, esperam pela sua visita!

PROGRAMA COMPLETO
6 de junho - sexta-feira
11 horas: Recriação Histórica infantil – As Cortes de Lamego- Castelo de Lamego
15h: Recriação Histórica infantil – As Cortes de Lamego- Castelo de Lamego
17h: Abertura do Mercado / Cousa de comer e beber e outras para folgar
17h30: Caça ao Tesouro Medieval – Castelo de Lamego *
18h: Visita do Homem da Vara e do Meirinho / Aferição de pesos e medidas
19h: Cortejo em Preito de Vassalagem a El Rey D. Afonso Henriques
20h: Justas- Treino de Armas
21h: Músicos da Corte Dedilham as suas Trovas
23h:  A Queda do Almansor e a Tomada do Castelo de Lamego
24h: Espetáculo de Encerramento com malabares de Fogo- Praça do Comércio
01h: Encerramento

7 de junho - sábado
15 horas: Abertura do Mercado / Exposição de Artefactos Bélicos, panejamento e acampamento Castrense
16h: Leitura da Carta de Privilégios aos Moradores do Termo
16h 30: Caça ao Tesouro Medieval – Castelo de Lamego*
17h: Corrida de Carroças / Labregos debatem-se por um punhados de couves
18h: Justas- Treino de Armas
19h: Cortejo Real pelas Ruas do Burgo
21h: As Cortes de Lamego de D. Afonso Henriques
22h: Concerto de musica de índole medieval- Praça do Comércio
23h: Mouriscos e Mouriscas Dançam ao som de PANDEIROS, Adufes e Atabales
01h: Encerramento

8 de junho - domingo
15 horas: Abertura do Mercado / A Fiscalização dos Alvazis
15h 30: Caça ao Tesouro Medieval – Castelo de Lamego*
16h: Torneio de Armas a cavalo / Bravos Debatem-se numa contenda
18h: Justas- Treino de Armas
19h: Sefared / Vivências da Comunidade Judaica
21h: Encerramento dos Festejos com Bailias e Folias
22h: Encerramento da Feira

Em permanência | No espaço do evento: Animação Itinerante |Recriação Histórica e
Artes Performativas | Personagens | Rábulas e Estórias | Música e Dança |Ateliê Infantil

* A Caça ao Tesouro é uma atividade destinada a crianças e requer inscrição prévia na Câmara Municipal ou no Castelo de Lamego

Por Unknown | | Publicado em | Com 0 comentários
Resende está a ultimar os preparativos para a realização do Festival da Cereja, no próximo fim de semana, dias 31 de maio e 1 de junho, onde se espera a chegada de visitantes de todo o país que se deslocarão ao concelho para saborear o delicioso fruto.

Apesar da quebra na produção registada este ano provocada pela chuva que caiu na região na fase de floração e que comprometeu o “vingamento” da variedade temporã (precoce), a cereja mais tardia não foi afetada e, por isso, no Largo da Feira, mais de cem bancas, especialmente concebidas para o efeito, vão disponibilizar as tão deliciosas cerejas, pelo valor de 2,5 euros/kg.

Para além da venda de cereja, o anfiteatro do Parque Urbano vai receber durante dois dias os grupos de bombos, as bandas, os ranchos e outros grupos musicais do concelho que animarão a festa, mobilizando toda a população para este evento que já é uma referência em todo o país.

No sábado, dia 31 de maio, a partir das 22h00, o programa oferece a atuação da Banda de Música “A Nova” de S. Cipriano, seguindo-se o lançamento de fogo de artifício, pelas 23h30.

No domingo, dia 1 de junho, as ruas da vila vão receber, a partir das 15h00, o já habitual cortejo temático, este ano dedicado ao tema “Dos direitos da criança aos direitos da cereja"”, onde cerca de 1000 alunos acompanhados dos professores darão corpo à história, desfilando em carros alegóricos decorados, onde como não poderia deixar de ser a cereja é o personagem principal.

A cereja de Resende, famosa em território nacional e no estrangeiro, é por si só atração para uma visita ao concelho. Aliar ao seu sabor suculento, a simpatia das gentes, a animação, a gastronomia, entre as quais as não menos famosas cavacas, e as paisagens deslumbrantes do Douro, faz do XIII Festival da Cereja a festa que não vai querer perder.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Teve lugar, no dia 15 de maio, em Resende, uma reunião da trabalho da Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM-TS), onde também esteve presente Carlos Duarte, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N)

No âmbito da agenda de trabalhos foram abordados temas como o ponto de situação da execução de candidaturas, a apresentação do relatório final do PEDI à CCDR-N, a Agenda para a Empregabilidade, a modernização total da via férrea do Douro, a construção do IC35 e o concurso público no âmbito do Programa Operacional Valorização do Território (POVT).

Durante a reunião, o Presidente da Câmara Municipal de Resende, Garcez Trindade, manifestou a sua preocupação com as obras da Escola Secundária D. Egas Moniz, uma vez que o Ministério da Educação mantém a sua suspensão com a justificação que os trabalhos pararam por falência do empreiteiro, sendo necessário promover um novo concurso público para reiniciar as obras. Estranha o facto de nenhuma escola do distrito de Viseu constar na lista das 14 escolas divulgadas pelo Ministro da Educação, Nuno Crato, cujas obras que estavam suspensas irão ser retomadas pela empresa Parque Escolar.

Expôs, ainda, o problema das acessibilidades rodoviárias ao concelho, insistindo na necessidade de afetar fundos comunitários na construção das ligações de Baião à Ponte da Ermida e de Resende a Bigorne, vias fundamentais para a promoção do desenvolvimento económico do concelho. Mostrou-se desagradado com o encerramento do Tribunal e apelou à necessidade de delinear um plano de ação junto dos Grupos Parlamentares no sentido de se conseguir adiar o arranque do novo mapa judiciário.

Recorde-se que a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa é uma pessoa coletiva de direito público de natureza associativa e âmbito territorial e visa a realização de interesses comuns aos 11 municípios que a integram: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende. A CIM-TS reúne em sistema de rotatividade nos concelhos que integram este organismo.
Por Unknown | segunda-feira, 26 de maio de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
Lucinda Augusta, de São Cipriano, em Resende, completou este domingo cem anos. O seu marido, Vicente Dias, tem 104. Quase a completarem 78 anos de casamento, tornaram-se o único casal português em que ambos têm mais de cem anos.

CM
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No próximo dia 30 de Maio a Governadora do Distrito 1970, Goreti Machado, vai visitar o concelho de Resende.

Inicia a sua visita, pelas 16h, deslocando-se a uma instituição de referência no ensino no distrito de Viseu, o Externato D. Afonso Henriques, onde será recebida pelo seu Diretor Padre José Augusto Marques.
A comitiva seguirá para os Paços do concelho de Resende, onde será recebida pelo Presidente da Câmara Municipal de Resende.

A Srª Governadora, Goreti Machado, ainda terá oportunidade de reunir com o Rotary Clube de Resende e no final do dia ocorrerá um jantar festivo de confraternização.
Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Resende, 24 mai (Lusa) - A chuva está a ser apontada como a principal inimiga da produção de cereja de Resende, que este ano regista quebras na ordem dos 70 por cento em produções situadas junto ao Rio Douro.

Em declarações à agência Lusa, o responsável pela Cermouros, uma sociedade produtora de cerejas de S. Martinho de Mouros, no concelho de Resende, admitiu que 2014 é um ano muito mau na produção deste fruto.

"Este é um ano fora do comum, a deixar marcas pela negativa. O que a chuva provocou é uma verdadeira calamidade", sustentou.

De acordo com José Almeida, a pluviosidade revelou-se "a maior inimiga" da cereja de Resende, em duas fases cruciais da produção.

"Na altura dos 'vingamentos', que é quando as cerejeiras estão em floração, tivemos uma semana de chuva, o que deixou as folhas agarradas umas às outras, não deixando que a flor vingasse. Como se não bastasse, a chuva dos últimos dias regressou para rachar o fruto que havia nas árvores", descreveu.

O responsável da Cermouros considera mesmo que não se recorda de "um ano tão mau" em termos de produção, prevendo colher pouco mais de 150 toneladas.

"O ano passado colhemos à volta de 700 toneladas de cereja, isto é, este ano será qualquer coisa como menos de 70 por cento da produção. Nem os produtores mais antigos se lembram de um ano assim", lamentou.

António Soares, 92 anos, garante que foi "o primeiro a fazer pomares de cerejas em Resende", corria o ano de 1968, e também não tem "memória de um ano tão fraco".

"Posso dizer que este ano tive uma quebra muito grande na chamada cereja temporã (precoce). E a cereja da segunda fase vai pelo mesmo caminho", sublinhou.

De acordo com o produtor, várias cerejeiras que em outros anos produziam mais de 100 quilogramas de cerejas estão este ano completamente "despidas", provocando-lhe uma redução da produção na ordem dos 60 a 70 por cento.

"A chuva trouxe-nos um prejuízo enorme e a cereja que ainda está nas árvores está toda a gretar", alegou.

Também Rogério Silva, um dos maiores produtores de cereja do concelho de Resende, atribui à chuva uma quebra na produção na ordem dos 30 a 35 por cento.

"A produção de cereja junto ao Rio Douro foi muito afetada, perdendo-se entre 60 a 70 por cento. Mas, quem tem cerejas como eu, mais acima, junto à serra, já não se pode queixar do mesmo, acabando por equilibrar a produção", justificou.

Rogério Silva defende que apesar de muitos produtores terem registado quebras assinaláveis, ainda há muita cereja para levar ao Festival de Resende, que terá lugar dentro de uma semana.

"A quebra de produção não é tão alarmante como fazem crer. Se não houver chuva nos próximos dias, ainda se vai apanhar muita cereja tardia", concluiu.

A 13.ª edição do Festival de Cereja de Resende acontece nos dias 31 de maio e 01 de junho, estando prevista a presença de mais de uma centena de produtores locais.

Para os produtores locais, é o clima que faz da cereja de Resende um fruto especial, atribuindo-lhe um sabor mais adocicado do que em outras regiões.

CMM // SSS

Lusa/Fim
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
No dia 26 de abril, a Rádio TSF deslocou -se ao pavilhão Municipal de São Martinho de Mouros, para gravar uma reportagem sobre os Afonsinhos.

A reportagem, transmitida no dia 19 de maio, tem de nome no site da TSF: Afonsinhos- Uma Escola de Referência.

Julgamos que é uma enorme promoção do desporto resendense e do nosso concelho.

Vale a pena ouvir. Deixamos aqui o link para quem quiser ouvir, sendo que é a reportagem TSF Futsal mais ouvida de sempre.

http://www.tsf.pt/Programas/programa.aspx?content_id=3653416&audio_id=3921281

Marcos Antunes
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A Escola de Futsal Os Afonsinhos, sediada em São Martinho de Mouros, informa com "imenso orgulho", que assinou um protocolo de parceria com o Sport lisboa e Benfica.

Depois d'Os Afosninhos terem tido "imensos" convites para parcerias, a escola decidiu escolher a Instituição Benfica pelo trato apresentado pelo seu Director Geral, Alipio Matos, e pela "amizade" com o treinador principal, João Freitas Pinto, que já visitou Resende, bem como que no essencial, é um protocolo muito bom para os atletas e para a instituição de futsal.

Informa-se que mais detalhes deste protocolo serão dados brevemente em conferência de imprensa.

As captações de atletas, já com o protocolo assinado com o SLB, terão inicio dia 14 de junho, aos sábados de manhã no Pavilhão Municipal de São Martinho de Mouros, das 10 horas às 12 horas e 30 minutos.

Marcos Antunes


Por Unknown | | Publicado em , , , | Com 0 comentários
Na totalidade do concelho de Resende, o Partido Socialista (PS) ficou à frente com um total de 48,92%, com 1740 votos, à frente da coligação PPD/PSD.CDS-PP, que obteve 32,53% da votação, o correspondente a 1157 votos, nas Eleições do passado dia 25 de Maio para o Parlamento Europeu.

Além da candidatura de Francisco Assis (PS) e de Paulo Rangel (PPD/PSD.CDS-PP), no concelho de Resende, o Movimento Partido da Terra (MPT) de Marinho e Pinto foi a terceira força política mais votada com 4,92%. O PCP-PEV conseguiu 2,73%, o BE 1,69%, o PCPT/MRPP 0,96%, o Livre (L) 0,73%, o PND 0,70%, o PPM 0,53%, o PTP 0,39%, o PAN 0,37%, o MAS 0,31%, o PNR 0,14%, o PDA 0,08, o POUS 0,08 e o PPV 0,06. Os votos em branco corresponderam a 2,67% e os nulos a 2,19%. A abstenção em Resende foi de 68,07%.

Ao longo das freguesias do concelho, o PS foi o partido mais votado em oito das onze freguesias. A coligação PPD/PSD.CDS-PP teve mais votos em três freguesias do concelho de Resende. Em Anreade e S. Romão de Arêgos, união de freguesias, o PS ficou à frente com 51,17% dos votos; Em Barrô, a coligação PPD/PSD.CDS-PP foi a mais votada com 41,92%; Na freguesia de Cárquere, o PS também ficou à frente com 47,19% da votação; Mais lá no alto, na União de Freguesias de Felgueiras e Feirão o PS também foi o partido mais votado com 54,67%; Noutras duas freguesias unidas, Freigil e Miomães, o Partido Socialista obteve uma votação expressiva de 61,62%, sendo o mais votado; Na União de Freguesias de Ovadas e Panchorra, 46,41% foi a votação no PS que também ficou em primeiro; Em Paus, igualmente, PS em primeiro com 63,69% dos votos, também esta uma votação expressiva; Na freguesia sede do concelho, Resende, o PS obteve 49,94% dos votos, ficando na frente; S. Cipriano, na terra da musica, a coligação PPD/PSD.CDS-PP ficou em primeiro com 48,47%; Em S. João de Fontoura, o PS também venceu com 50,00% da votação, consumando assim as oito freguesias em que o Partido Socialista venceu no Concelho de Resende; São Martinho de Mouros deu a vitória à coligação PPD/PSD.CDS-PP, em que esta obteve 45,15% dos votos, sendo a terceira freguesia em que a coligação “Aliança Portugal” venceu no concelho de Resende.

Em termos globais, o Partido Socialista obteve 31,47% da votação, o correspondente a 1.032.882 dos votos, elegendo 7 deputados para o Parlamento Europeu. A coligação PPD/PSD.CDS-PP ficou em segundo, conseguindo 27,71%, a qual corresponde 909.431 votos, elegendo 6 mandatos. O PCP-PEV conseguiu eleger dois eurodeputados com 12,67%. O MPT conseguiu eleger um deputado europeu e o Bloco de Esquerda conseguiu eleger também um mandato. 4,41% é a percentagem de votos em branco e nulos foram 3,06%. A abstenção situou-se nos 66,1% e só 33,9 dos eleitores inscritos foram às urnas. Foram atribuídos 17 mandatos, mas ficam ainda por atribuir 4, uma vez que não se realizaram 12 votações no território nacional e outras 12 ficaram por realizar nos consulados.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários

No dia 16 de maio de 2014, uma delegação da Federação Portuguesa de Futebol, composta pelo Vice Presidente Humberto Coelho e do Director para o Futsal Dr. Pedro Dias, estiveram em Resende e São Martinho de Mouros.

Do programa constou uma Reunião de trabalho com o Sr. Presidente do Município de Resende, Dr. Manuel Trindade, e o Coordenador Técnico dos Afonsinhos Marcos Antunes.

Os assuntos tratados nesta importante reunião serão desvendados lá para julho, com enormes boas novas para o nosso "querido" concelho e para São Martinho de Mouros.

Depois da reunião houve uma visita ao Centro Escolar de São Martinho de Mouros, onde o Sr . Presidente do Municipio de Resende falou aos meninos, conjuntamente com o Sr. Humberto Coelho, que prometeu enviar uma camisola da seleção nacional de futebol, assinada por todos os convocados para o Mundial do Brasil.

Lembramos que são várias as vezes que , nos últimos anos, personalidades importantes do Futsal nos visitam.

Foram entregues ás estimadas visitas as belas Cavacas e bastantes cerejas.

"SÃO MARTINHO DE MOUROS:
"Uma Vila com o futsal no coração.""

Marcos Antunes
Por Unknown | sábado, 17 de maio de 2014 | Publicado em , , | Com 0 comentários
Talvez por estarmos no tempo delas (cerejas), as suas cores tenham sobressaído no passado Sábado, dia 10 de Maio, na final da Taça de Futsal distrital que o São Martinho de Mouros venceu por 5 bolas a 3 o Pedreles Beira Dão, de Mangualde, recente campeão distrital.

Foi no Pavilhão Municipal de Tarouca que a equipa do concelho de Resende, capital da cereja, fez o que ainda não tinha feito esta época: vencer o Pedreles. Num jogo quase sempre dominado pelo São Martinho de Mouros, o marcador foi inaugurado cedo: foi aos 7 minutos que Jorge fez o 0-1. Resultado esse que se manteve até ao último minuto da primeira parte, altura em que o Pedreles igualou (1-1) e colocou um ponto de interrogação na partida… mas por pouco tempo.

O C.D.R.C. S. Martinho de Mouros entrou demolidor na segunda metade do jogo e fez 3 golos de rajada nos primeiros minutos: Filipe Sá fez o 1-2 aos 2 minutos, Rui Miguel o 1-3 aos 4 minutos e um minuto depois, Pedro Esteves o 1-4, lançando a equipa de Vitorino Ferro para a conquista da Taça. Houve ainda tempo para o segundo golo na conta pessoal de Pedro Esteves (1-5) e para o Pedreles reduzir para 3-5 mas, a vitória estava entregue.

No Pavilhão Municipal de Tarouca estiveram cerca de 400 adeptos de ambas as equipas e de S. Martinho de Mouros tinham seguido autocarros que o clube tinha disponibilizado gratuitamente para quem quisesse acompanhar e apoiar a equipa. Um ambiente fantástico que culminou com a vitória do C.D.R.C. São Martinho de Mouros e com a euforia de dezenas de adeptos, não só os presentes no pavilhão mas também dos que não se puderam deslocar a Tarouca. A festa fez-se um pouco por todo o concelho de Resende, tendo os seus pontos mais altos na Vila de S. Martinho de Mouros e na sede do concelho, em Resende. Festa essa que se prolongou pela noite dentro.

Uma vitória histórica do C.D.R.C. São Martinho de Mouros, não só para o clube, existente desde 1989, mas também para o concelho de Resende, uma vez que foi a primeira Taça Distrital obtida por um clube sediado neste mesmo concelho.

Na página oficial do facebook, o clube deixou como mensagem, após a conquista, a frase “Obrigado Família SMM”, como sinal de gratidão a todos os jogadores, equipa técnica, dirigentes, sócios e adeptos que possibilitaram esta vitória.

João Pereira
joaopereira@noticiasderesende.com
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
A décima terceira edição do Festival da Cereja de Resende realiza-se nos dias 31 de maio e 1 de junho, estando prevista a presença de mais de uma centena de produtores locais e toneladas de cerejas.

Realizado pela primeira vez em 2002, o festival da terra das cerejas, como é conhecido o concelho de Resende, um dos principais produtores do país, tem como grande atração a venda de cereja a preços especiais, bem como a atuação de diversos grupos folclóricos e etnográficos e muita animação de rua.

O certame inicia-se no sábado, dia 31 de maio, às 10h00 com a abertura dos stands de venda de cereja e de produtos de artesanato relacionados com o delicioso fruto. Ao longo do dia a animação de rua estará a cargo da associação “Espalha Animação” e do grupo “Os Taramelas” da EB2. No Parque Urbano decorrerá a animação musical da qual fazem parte o Rancho Folclórico de Santa Maria de Barrô, o Grupo “Resende em Marcha”, o Grupo Social de S. Cipriano, o Rancho Danças e Cantares de S. Cipriano e a Tuna do Externato D. Afonso Henriques. Para as 22h00 está previsto o concerto da Orquestra Ligeira “A Nova” de S. Cipriano frente à Câmara Municipal, terminando com o lançamento de fogo-de-artifício.

No domingo, dia 1 de junho, a feira inicia-se novamente às 10h00 com animação de rua pelo Grupo de Bombos de S. Martinho de Mouros e “Espalha Animação”. As atuações no Parque Urbano estão a cargo da Academia de Música de Resende, do Grupo “TomVintém e Amigos”, do Grupo de Bombos de S. Romão e do Grupo “Raio de Sol”. Às 15h00 acontece o ponto alto das festividades com o cortejo temático dedicado ao tema: “Dos direitos da Criança aos direitos da Cereja”, onde desfilam cerca de 900 crianças que frequentam as escolas do concelho.

Caso pretenda deslocar-se até Resende e não tenha viatura própria pode fazê-lo de comboio. Consulte os horários da CP, na linha do Douro, Porto-Ermida, e ao chegar à estação os autocarros da JoaltoDouro estão à disposição para fazer a ligação gratuita até ao centro da vila onde decorre a feira. No final da tarde, o mesmo transporte assegurará a ligação de Resende à estação.

A cereja de Resende, famosa em território nacional e no estrangeiro, é por si só atração para uma visita ao concelho. Aliar ao seu sabor suculento, a simpatia das gentes, a animação, a gastronomia, entre as quais as não menos famosas cavacas, e as paisagens deslumbrantes do Douro, faz do XIII Festival da Cereja a festa que não vai querer perder.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 2 comentários
No dia 12 de maio, no 1.º dia de campanha eleitoral das EUROPEIAS do dia 25 maio, pelas 16h, o partido socialista realizou um comício no Salão Nobre da Câmara Municipal de Resende, com a presença do cabeça de lista do PS.

É uma iniciativa do partido socialista, exclusivamente de âmbito partidário (EUROPEIAS 2014).

Em nome do Presidente da Câmara e do Presidente da Assembleia, os eleitos locais estão a ser contactados pelo Gabinete do Presidente da Câmara para estarem presentes no Salão Nobre Municipal, para participarem num comício do partido socialista.

Utilizar os meios da Câmara, dinheiro do erário público, dos contribuintes, para fazer uma festa de propaganda do PS é descarado.

Nos discursos dos 40 anos do 25 ABRIL, enchem a boca para falar dos valores da liberdade, do respeito e da tolerância. Na prática, fazem o seu contrário.

É uma vergonha que o partido socialista utilize os meios da Câmara Municipal, fazendo de conta que a Câmara Municipal é a casa do partido socialista, misturando e desrespeitando tudo.

A falta de vergonha tem limites.

Em Resende, o partido socialista não tem.

PSD Resende
Por Unknown | sexta-feira, 9 de maio de 2014 | Publicado em , | Com 0 comentários
Na reunião de Câmara do dia 7 de Maio, a maioria socialista, aprovou, com carácter de urgência, um novo pedido de empréstimo, no valor de 1.924.753,73€  + Juros para saneamento financeiro (será pago ao longo de 10 anos).

Em rigor, saneamento financeiro quer dizer: má gestão de dinheiros públicos, desequilíbrio e descontrole financeiro, irresponsabilidade política.

A irresponsabilidade e a vaidade do anterior presidente da Câmara e do atual (era Vice-Presidente) vão ser pagas por cada um dos resendenses.


Em Portugal, a TROIKA está de saída (17 de Maio). Chegou a pedido de José Sócrates, em bancarrota: o Estado não tinha dinheiro para pagar salários, reformas e prestações sociais. Vai sair graças à coragem e à resistência do Povo Português, com o governo de Pedro Passos Coelho.

Em Resende, a “TROIKA” está a chegar. Chegará a pedido do anterior e do atual Presidentes de Câmara, fruto da irresponsabilidade e da má gestão socialista. Sairá daqui a 10 anos.


A “TROIKA em Resende” será a Direção Geral das Autarquias Locais, o Banco que emprestará o dinheiro e o Ministério das Finanças. Vão fiscalizar o acordado pela maioria socialista para voltarmos a ter finanças saudáveis.

O aumento máximo do IMI, aprovado por todos os eleitos do PS local, foi o primeiro exemplo. Os resendenses já o sentem no bolso. Outros aumentos se seguirão.

Ficaremos com uma dívida total de cerca 16 Milhões€:
11.394.676,60€ (fonte DGAL) + 1.587.920,38 (Dívida a Fornecedores a 11.02.2014) +
1.924.753,73€ (Novo Empréstimo) + Juros + outros valores não considerados.

Com esta dívida, ficamos condicionados no presente, com o futuro comprometido.

Esgotada a capacidade de endividamento, “acabou o socialismo”, chegou o realismo.

Houve quem fizesse a festa e colocasse as placas de inauguração, contudo, os resendenses é que vão pagar.

PSD/CDS-PP Resende

Por Unknown | | Publicado em , , | Com 0 comentários
Numa organização do Clube Amigos da Vespa de Resende, contando com o apoio da Câmara Municipal e com o patrocínio de diversas empresas e associações locais e regionais, vai decorrer no próximo dia 24 de maio a II Concentração de Vespas em Resende.  

O programa tem início às 9h30, no Parque Urbano da Vila de Resende, onde irá decorrer o secretariado, sendo que às 11h00 está prevista uma visita a Caldas de Aregos. Segue-se o almoço e um passeio pelo concelho com uma visita ao Centro Interpretativo da Cereja. A iniciativa termina às 19h00 com um jantar para todos os participantes.

As inscrições têm o valor de 20,00 euros, encontram-se abertas até ao dia 12 de maio, e podem ser realizadas através dos seguintes contactos: David Moura – 935566100, Miguel Piedade – 914746367, Nuno Barrosa – 914193924 ou José M. Almeida – 934897737, sendo que são confirmadas depois do pagamento através de transferência bancária para o NIB 0018 0003 3688 3544 02090.

Segundo a organização “esta é uma modalidade que tem vindo a conquistar cada vez mais adeptos e motivado o interesse do público em geral e depois do sucesso verificado no ano passado não poderíamos deixar de organizar novamente esta concentração em Resende”.

Adira à iniciativa e parta à descoberta do concelho de Resende que possui um património natural único proporcionado, por um lado, pelo Douro, que nos oferece paisagens de uma beleza indescritível e, por outro, pela Serra do Montemuro que integra a lista nacional de sítios da rede natura 2000. Durante o mês de maio destaca-se a beleza dos cerejais que cobrem as encostas do rio encontrando-se carregadas deste apetitoso fruto vermelho. Aproveite, ainda, para degustar as deliciosas cerejas e as afamadas cavacas de Resende.
Por Unknown | | Publicado em , | Com 0 comentários
Em Maio a ação está de volta ao Auditório Municipal de Resende. “The Hunger Games: Em Chamas” é o filme com que se inicia o mês, logo no dia 2. A película retrata a continuação de Katniss Everdeen na luta pela sobrevivência num futuro próximo. Por sua vez no dia 16 de Maio, “Robocop” está de volta. José Padilha, realizador brasileiro é o autor do regresso ao grande ecrã da estrela de televisão dos anos 90. Para terminar no dia 30 será exibido “O Lobo de Wall Street”. E é precisamente sobre o filme de Martin Scorsese que irei falar.

O filme retrata e passo a citar. “A história verídica do corretor da bolsa nova-iorquino Jordan Belfort. Do sonho americano à ganância empresarial. Belfort passa de ações de pouco valor e dos ideais de justiça para as OPV e uma vida de corrupção, no final dos anos 80. O sucesso excessivo e a sua gigantesca fortuna aos vinte e poucos anos, enquanto fundador da corretora Stratton Oakmont, deram a Belfort o título "O Lobo de Wall Street". Muito se falou acerca desta película que era uma das favoritas ao Óscar de Melhor Filme. Sou fã do realizador e nunca duvidei da sua qualidade cinematográfica. Desde o “Touro Enraivecido”, passando pelo “Tudo bons rapazes” e o “The Departed- Entre Inimigos”, o meu favorito, é inegável que Martin Scorsese sabe presentear-nos com bom cinema. Até mesmo quando coloca de lado a violência e mistério que fazem parte do seu cunho pessoal e realiza um filme, arrisco a dizer, dócil como “A invenção de Hugo”.  “O Lobo de Wall Street” não é o meu filme favorito do realizador, talvez por ser adaptado de uma biografia o que fez com que Scorsese não pudesse dar largas à sua fantástica imaginação, mas não é por isso que não deixa de ter mérito. Pelo contrário, são 180 minutos de numa montanha russa. O início, mais calmo, conta a entrada de Jordan Belfort no mundo de Wall Street e a reviravolta que a sua vida sofreu. Vemos a transformação de um jovem inocente num milionário corrupto viciado em droga e sexo. Intrigas, traições, tudo acontece na vida do corretor de bolsa a partir do momento que começa a vender ações duvidosas que só lhe trazem dinheiro. Depois é uma roda-viva de investigações, jogo sujo, fugas ao fisco, bebedeiras e festas, muitas festas. Por vezes até custa a acreditar que aconteceu mesmo, de tão surreal que certas situações são. O maior inconveniente será mesmo o facto de o filme ter 3 horas. Mas acaba por ser necessário para mostrar a ascensão e a queda que se sucedeu. São 3 horas de “forrobodó” com a previsível decadência que durante a visualização vamos antevendo mesmo que não tenhamos lido a biografia de Belfort.

Mas mérito maior que o filme, é o de Leonardo DiCaprio. Apesar de não constar na minha lista de preferências, o actor fez um excelente trabalho, aliás como todas as parcerias que tem com Scorsese. Leonardo que já esteve nomeado 4 vezes, viu novamente o Óscar a escapar-lhe, apesar de achar que se merecia ganhar era este ano. Fez um trabalho soberbo e ficamos mesmo de boca aberta quando o actor faz uma cena na qual com uma overdose tem que rastejar até ao carro para conseguir chegar a casa. Matthew McConaughey que também entra em “O Lobo de Wall Street” foi o vencedor mas pela sua prestação em “O Clube Dallas”. Resta esperar pela próxima parceria entre o actor e o realizador que por certo terá imensa qualidade e quem sabe o merecido prémio para DiCaprio. Posto isto, fica aqui a minha sugestão cinematográfica deste mês, vá até ao auditório dia 30, deixe-se envolver pela espiral de emoções e adrenalina que Scorsese nos oferece, ele que nunca nos desilude. E caso seja mais susceptível prepara-se para ouvir a palavra Fuck imensas vezes… 506 para ser exacta.

Bons Filmes,
Raquel Evangelina