Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Agrupamento de Escolas de Mesão Frio entregou cadeira de rodas a criança em festa de natal
sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 Publicado por Unknown

O Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade promoveu, no último dia de aulas que antecedeu as férias de natal, o programa «A Escola para todos». A iniciativa, que aconteceu no dia 16 de dezembro, contemplou um conjunto de atividades didáticas e lúdicas, ajustadas à quadra natalícia e que envolveu toda a comunidade escolar. Desde as 8h30 até às 17h30, encarregados de educação, professores, funcionários e entidades parceiras juntaram-se, uma vez mais, para proporcionar um dia diferente a todos os alunos. O momento alto da festa ficou marcado pela cerimónia de entrega de uma cadeira de rodas, pela diretora do agrupamento, Aldina Pereira, ao ex-aluno, com dificuldades motoras, Márcio Silva.

A cadeira de rodas teve um custo total de cerca de 4 mil euros, substituindo assim, a antiga cadeira que fazia transportar Márcio. Para reunir o montante necessário, foi implementado o projeto social “Feira de Outono – à procura de uma cadeira de rodas”, no ano de 2011, um processo de muita participação e cooperação de toda a comunidade escolar. Ao longo de três anos, o departamento da educação pré-escolar empenhou-se na organização de três feiras de outono e na envolvência de toda a comunidade educativa que, de uma forma verdadeiramente solidária tornaram possível a concretização do objetivo delineado – melhorar a qualidade de vida do Márcio. Também os agora ex-alunos João Neves e Eurico Rodrigues (melhores alunos do 12º ano em 2010/11) tiveram um papel preponderante na angariação da importância total, contribuindo para esta causa com o seu prémio de mérito (mil euros).

A diretora do Agrupamento, Aldina Pereira, abriu a sessão solene, reconhecendo o precioso contributo de todas as pessoas envolvidas neste projeto e que fizeram dele um verdadeiro sucesso: “foi uma alegria e enorme satisfação que senti em receber o Márcio e a sua família. Este evento não faria sentido nenhum sem a sua presença. O Márcio foi a razão das ações de voluntariado que desenvolvemos ao longo de três anos e que culminou com a possibilidade de lhe oferecermos a cadeira de rodas. No agrupamento, procurámos, através do projeto educativo, valorizar as atividades de voluntariado, porque estas fortalecem o envolvimento da comunidade educativa no projeto da escola e da escola na comunidade, reforçando a sua identidade e contribuindo para o enriquecimento pessoal dos alunos, da comunidade educativa e do meio onde estão inseridos.”

A esta cerimónia compareceram os representantes das várias entidades concelhias, toda a comunidade escolar, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira e a Vereadora da educação, Cristina Major. No final, Aldina Pereira declarou ainda que, “apesar de ser um simples evento, este revestiu-se de um simbolismo muito significativo para todos nós. O desejo de toda esta comunidade educativa é que seja um bocadinho mais facilitada a integração escolar e social do Márcio e que tenha melhor qualidade de vida no presente e nos anos vindouros.” Os ex-colegas de turma do Márcio proporcionaram-lhe uma surpresa e juntos, dedicaram-lhe uma canção de natal. Também alguns encarregados de educação dos alunos do agrupamento abrilhantaram o final da festa, despedindo-se com dois temas da Quadra natalícia.

As atividades prosseguiram durante a manhã com um torneio de damas no geogebra (um Software de multiplataforma que dá a todos a oportunidade de experimentar as perceções extraordinárias que a matemática torna possível), um concurso de jogos de tabuleiro, o Rally das ciências e a Barraquinha «10 milhões de Estrelas», onde foram vendidas velas solidárias, postais de natal e o jornal «O Rascunho». Ao longo de toda a manhã, os alunos tiveram acesso ao núcleo museológico e experimentário e ao laboratório aberto de informática.

Para assinalar o dia internacional da pessoa com deficiência, decorreu, no pavilhão social da escola secundária, um percurso de obstáculos em cadeira de rodas, um jogo de mímica, um circuito invisual, um circuito de canadianas e a identificação de cheiros e texturas de olhos vendados. Pelas 10h30, aconteceu o concurso interturmas de jogos do tabuleiro e uma ação de informação intitulada «O ensino profissional – uma escolha com futuro», destinada a alunos dos cursos profissionais, do 10.º ao 12.º ano. Ainda durante o período da manhã, houve uma sessão de cinema com o filme «Tróia» para os alunos do 6.º ano. No espaço exterior da Escola Secundária, houve jogos tradicionais e, de seguida, a sessão de esclarecimento “Partilha de Experiências Profissionais”. O Torneio de damas no geogebra, a 1ª Sessão escolar «Parlamento dos Jovens» e um almoço convívio entre alunos e diretores de turma, encerraram as atividades da manhã.

A tarde foi também repleta de atividades destinadas a todos os alunos, com o Rally das ciências a decorrer no espaço exterior, jogos para as finais do torneio de futsal e uma ação de formação acerca do bullying na escola. Pelas 15 horas, decorreram várias atividades de palco, nomeadamente canções de natal e a atribuição de certificados aos alunos que participaram no concurso «Árvores de Natal ecológicas», produzidas a partir de materiais reciclados e que estiveram em exposição ao longo de todo o dia. No palco houve também declamações de poemas e o concurso de miss e mister escola.

O dia de festa terminou no Centro Escolar do agrupamento, com a exposição “O Natal”, que reuniu trabalhos e postais alusivos à época natalícia. Em simultâneo, realizaram-se várias atividades lúdicas, nomeadamente através da realização de desenhos, canções, jogos, declamação de poemas, jogos de tabuleiro e a distribuição de prendas de Natal às crianças, por todos os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho. O dia terminou com a cerimónia «Um gesto pela Paz».

Neste evento escolar estiveram envolvidas várias entidades, nomeadamente o Agrupamento de Escolas Professor António da Natividade, a Unidade de Cuidados na Comunidade Douro (UCC Douro), as Juntas de freguesia do concelho e a Câmara Municipal de Mesão Frio.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Agrupamento de Escolas de Mesão Frio entregou cadeira de rodas a criança em festa de natal"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html