Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro defendeu como prioridade o crescimento económico através do investimento público
quarta-feira, 3 de dezembro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

José Luís Carneiro, presidente da Câmara Municipal Baião, participou ontem (2 de dezembro) na 156ª reunião da mesa do Comité das Regiões em Bruxelas, onde foi apresentado o plano de investimento para a Europa, por Catherine Day, do secretariado geral da comissão europeia.

Na sua intervenção José Luís Carneiro defendeu “a necessidade de garantir uma integração global com a estratégia europa 2020 e com a abordagem sobre a governação a vários níveis”.
“ Importa construir os projetos de investimento a partir dos territórios e com as pessoas. Com as suas instituições representativas”, continuou.

Para José Luís Carneiro a  exclusão das participações nacionais nesses investimentos dos limites impostos pelo pacto de estabilidade e crescimento constitui uma medida acertada.
“Esta leitura inteligente dos tratados e do pacto de estabilidade e crescimento constitui um bom caminho para o futuro europeu. Para garantir a confiança nas instituições democráticas e travar a emergência dos populismos que resultam em muito das políticas de austeridade impostas em diferentes estados membros. Combater o desemprego, promover o crescimento económico pelo investimento público de qualidade deve ser uma prioridade”, argumentou o membro do comité das regiões.

José Luís Carneiro defendeu também a vontade de desburocratizar os procedimentos. Sendo para tal necessário “confiar verdadeiramente na abordagem multinível. O excesso de procedimentos tecnocráticos retira energia aos actores do desenvolvimento local e prejudica gravemente a utilização dos fundos de coesão”, destacou.

O membro da comité das regiões nas suas considerações sublinhou a importância de se olhar para os territórios com menor expressão demográfica e com menores meios para participar na mobilização desses recursos; defendeu a presença e  a participação  dos autarcas  locais e regionais nas decisões relativas à conceptualização e execução dos fundos destinados ao desenvolvimento económico e social regional e por último considerou necessária uma boa regulação no acesso e na aplicação dos apoios às PME`s, nomeadamente  ao nível dos capitais de risco, à semelhança do que acontece com o setor público.

Catherine Day,  do secretariado geral da comissão europeia, quando falou sobre a agenda para o investimento estratégico, crescimento e emprego na Europa,  referiu que vão ser mobilizados de mais de 300 milhões de euros, sendo os áreas da energia e transportes prioritárias.

“Melhoraremos a assistência técnica e procuraremos desburocratizar os procedimentos. Vai ser, também criado um fundo de investimento europeu com participações voluntárias por parte dos estados membros”, garantiu.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: José Luís Carneiro defendeu como prioridade o crescimento económico através do investimento público"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html