Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Marco de Canaveses: A Agricultura Familiar no Marco de Canaveses debatida em Conferências
quarta-feira, 19 de novembro de 2014 Publicado por Unknown

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Agricultura Familiar, a Câmara Municipal do Marco de Canaveses, em parceria com o CLDS+/Caerus - Projecto Oportunidade e a Cooperativa de Formação, Educação e Desenvolvimento do Baixo Tâmega - Dolmen, realizou nos dias 8 e 15 de Novembro, nos Auditórios das Sedes da Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão e da Junta de Freguesia de Vila Boa de Quires e Maureles, respectivamente, duas Conferências do Marco a luz da temática "Ouvir os Agricultores do Marco de Canaveses".

Sob moderação de José Mota, Vice-presidente da Câmara Municipal; Isabel Santana, da CONFAGRI - Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal e de José Martino, do Espaço Visual - Consultores de Engenharia Agronómica (na 1ª sessão) e de Lurdes Queirós, da Associação de Agricultores de Ribadouro (na 2ª sessão), decorreram duas mesas redondas que contaram com uma grande afluência de público, que não quis perder a oportunidade de ouvir os testemunhos, dificuldades e sucessos de vários produtores marcoenses que trabalham em áreas como a viticultura, fruticultura e horticultura, cogumelos, hortícolas hidropónicas, floricultura ou floresta.

Um ciclo de conversas que proporcionou uma troca de experiências, sugestões, esclarecimento de dúvidas e detecção de lacunas a colmatar no sector agrícola, designadamente em regime de cultura familiar.

«Com estas iniciativas procuramos dar a conhecer em que situação se encontra a agricultura familiar hoje em dia e em particular no Concelho do Marco de Canaveses, abordando questões como as oportunidades em tempos de crise, os apoios e incentivos disponíveis a nível local e nacional, a agricultura familiar versus produção em massa, e o papel e futuro dos “novos agricultores”» referiu Manuel Moreira, Presidente da Câmara Municipal.

Duas Conferências do Marco, «em que efectivamente ouvimos os agricultores do Marco de Canaveses, seguindo uma linha preparatória para o Seminário que vamos realizar no dia 28 de Novembro. Aí iremos aprofundar as conclusões retiradas destas Conferências e apresentar contributos para a consciência colectiva e para a divulgação daquela que é a nossa realidade rural, assente numa agricultura de cariz familiar, assim como para perspectivar a importância do seu desenvolvimento sustentável e do seu contributo para o desenvolvimento do Concelho do Marco de Canaveses», apontou Manuel Moreira.

Refira-se que cerca de 70% dos alimentos no mundo são produzidos por agricultores familiares e 40% das famílias dependem desta actividade para viver. Na Europa, os agricultores familiares exploram 68% da superfície agrícola utilizada. Em Portugal, há cerca de 800 mil pessoas nesta situação, ou seja, são 300 mil famílias que gerem e trabalham na sua própria produção.

A celebração deste Ano Internacional tem como principal objetivo colocar a Agricultura Familiar no centro das políticas agrícolas, ambientais e sociais de cada país, assinalando as ameaças e as oportunidades para promover uma mudança que conduza a um desenvolvimento mais equitativo e equilibrado.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Marco de Canaveses: A Agricultura Familiar no Marco de Canaveses debatida em Conferências"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html