Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Lamego: Projeto +SER leva poupança às Escolas
quinta-feira, 6 de novembro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

No dia 31 de outubro celebra-se o dia Mundial da Poupança. A ideia de criar esta data especial surgiu em 1934 aquando do primeiro congresso internacional de economia, realizado em Milão, Itália.

O objetivo deste dia é alertar os consumidores para a necessidade de disciplinar os gastos e de “amealhar alguma liquidez de forma a evitar situações de sobreendividamento”. Apesar de estarmos a viver num contexto de crise económica, alguns estudos dizem que nos períodos de crise registam-se os maiores índices de poupança.

O Projeto +SER, e enquadrado no seu eixo prioritário de intervenção: Emprego, Formação e Qualificação, não quis passar este dia sem provocar a reflexão sobre a poupança. Deste modo, propôs às Escolas de Lamego a realização de uma ação de sensibilização sobre as Boas Práticas Bancárias. O objetivo foi sensibilizar os alunos para a necessidade de pensar a longo prazo, incutindo-lhes hábitos de poupança e promover a criação de um orçamento para uma gestão mais eficaz dos seus recursos.
Na realização desta ação o Projeto +SER contou com a parceria da Agência Bancária Caixa Agrícola que fez deslocar os seus técnicos, dos serviços centrais, às Escolas para que, juntos dos alunos, pudessem desenvolver esta atividade. As ações decorreram na Escola Profissional de Lamego (ESCOPAL e ESFOSOL) e na Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego e abrangeu 63 alunos. Ao longo de hora e meia navegou-se pela história das transações económicas e da origem da moeda, dos bancos, das taxas de inflação, dos serviços que os bancos prestam à comunidade, do papel do Banco de Portugal e do Banco Central Europeu, das taxas de juro, dos apoios financeiros oferecidos aos estudantes e da necessidade de se construir o próprio orçamento disciplinado para a poupança. A poupança tem o seu início quando se é capaz de gerir o pouco, num contexto escolar, a semanada e/ou mesada. No fim, desse pouco, deve ficar algum fundo para eventuais projetos futuros ou necessidades não programadas. Um gestor preocupa-se essencialmente com os bens necessários reduzindo ao máximo os bens supérfluos, ainda que esta não seja a conjuntura cultural das sociedades modernas.

O Projeto +Ser agradece à Escola Profissional de Lamego, Escola de Hotelaria e Turismo do Douro – Lamego e Caixa Agrícola de Lamego por este contributo que prestamos na defesa da literacia financeira e da poupança.

JM

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Lamego: Projeto +SER leva poupança às Escolas"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html