Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Cinfães: Deputados comunistas questionam o governo sobre o encerramento da extensão de saúde de Tendais, concelho de Cinfães
quarta-feira, 19 de novembro de 2014 Publicado por Unknown

O Grupo Parlamentar do PCP teve conhecimento de um conjunto de preocupações da população da Freguesia de Tendais, Concelho de Cinfães relacionadas com o encerramento do Extensão de Saúde existente na freguesia.

Há um ano atrás a pretexto da reforma do médico que aí exerceria funções, o Centro de Saúde encerrou e não mais voltou a abrir. Não tendo o médico sido substituído por outro profissional.

Pese embora os protestos da população e as diligências realizadas pela Junta de Freguesia com vista ao restabelecimento do normal funcionamento do Centro de Saúde, o ACES e ARS Norte excluem a reabertura da extensão de saúde apontando como única solução a
transferência dos utentes para o Centro de Saúde de Cinfães.

É do conhecimento geral que a resposta dada pelo Centro de Saúde de Cinfães deixou de ser suficiente, o que em parte se deve à carência de médicos e demais profissionais de saúde.

Motivo pelo qual a população se confronta com tempos de espera intermináveis para obter a marcação de uma consulta. Aos tempos de espera prolongados acrescem as dificuldades de deslocação para a população da Freguesia de Tendais que tem de percorrer uma distância
considerável até à sede de Concelho com a agravante de não existir quaisquer transportes públicos.

Assim, ao abrigo das disposições regimentais e constitucionais em vigor, solicitamos ao Governo, através do Ministério da Saúde, que nos sejam prestados os seguintes esclarecimentos:

1 – Qual a avaliação que o Governo faz da situação da Extensão de Saúde de Tendais, Concelho de Cinfães, sendo que esta se arrasta há cerca de um ano?

2 – Tem o Ministério da Saúde conhecimento da falta de médicos e demais profissionais de saúde no Centro de Saúde de Cinfães, o que impossibilita uma resposta eficaz e atempada aos utentes?

3 – Tem o Ministério da Saúde conhecimento que a população da Freguesia de Tendais é essencialmente idosa, vivendo praticamente isolada na Serra de Montemuro, sem que exista um serviço de transportes públicos que permita a deslocação para Cinfães?

4– Reconhece que tal facto torna ainda mais imprescindível o normal funcionamento da Extensão de Saúde de Tendais?

5 – O Governo pondera reabrir a Extensão de Saúde de Tendais, através da abertura de procedimento concursal para a colocação de médicos de demais profissionais de saúde?

GRUPO PARLAMENTAR DO PCP

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Cinfães: Deputados comunistas questionam o governo sobre o encerramento da extensão de saúde de Tendais, concelho de Cinfães"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html