Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Baião: Câmara Municipal de Baião aposta na valorização da população baionense
quarta-feira, 19 de novembro de 2014 Publicado por Unknown

Duzentos de cinquenta formandos participaram na cerimónia de entrega de diplomas de formação profissional externa, que decorreu no passado sábado, dia 15 de novembro, no Auditório Municipal de Baião.

Nesta iniciativa estiveram presentes o Presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, o vice-presidente da Câmara, Paulo Pereira, a impulsionadora da iniciativa- vereadora do Pelouro da Formação, Qualificação Profissional e Ensino Superior, Ivone Abreu, o professor universitário Joaquim Luís Coimbra da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, o Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Norte, César Ferreira, assim como outras entidades do setor, como o Centro de Formação Profissional de Vila Real / Centro de Emprego de Amarante e as entidades privadas Margem, Afopadis, WordMoment/Companhia Própria, CESAE, RRA , ISCIA  e A2000.

O Presidente da Assembleia Municipal de Baião, José Pinho Silva, abriu a sessão e congratulou-se por ver o auditório com mais de duas centenas e meia de pessoas, do concelho de Baião, referindo ainda que a valorização profissional é muito importante para os dias de hoje.

A vereadora, Ivone Abreu, na sua interlocução salientou o aumento da escolarização nos últimos anos. “ A taxa de analfabetismo, no concelho de Baião, diminuiu cerca de 60%, os detentores do 9º ano de escolaridade aumentaram 90% e as pessoas com o 12º ano aumentaram em cerca de 140%, referiu.

A Vereadora do Pelouro da Formação, Qualificação Profissional e Ensino Superior referiu também que, desde o final de 2013 até ao presente mês de novembro, a Câmara Municipal de Baião, em parceria com várias entidades, desenvolveu 76 cursos de formação, distribuídos por várias Freguesias  do concelho,  os quais envolveram um total de 1589 formandos,.

A Câmara Municipal de Baião vai continuar a apostar na formação, concluiu.

Ao usar da palavra o vice-presidente da Câmara Municipal de Baião, Paulo Pereira, salientou que “ em Baião devemos estar orgulhosos pela educação e pela formação”.

O autarca referiu também que o concelho de Baião em 2005/2006 estava na “cauda” do País em termos de abandono escolar e que atualmente o concelho inverteu essa situação e o abandono escolar é residual.

Para finalizar o seu discurso o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Baião, deixou um apelo aos formandos, nos sentido, destes aplicarem as competências adquiridas, através das ações de formação, na sua vida profissional e mesmo pessoal.

Relativamente aos convidados, tanto o professor universitário Joaquim Luís Coimbra (Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto), como o Delegado Regional do Instituto de Emprego e Formação Profissional do Norte, César Ferreira, salientaram a importância da educação e da formação na vida das pessoas.

“A Formação vai-nos acompanhar para o resto das nossas vidas” referiu César Ferreira.

Por sua vez, Joaquim Luís Coimbra, dirigindo-se ao auditório salientou que “ todos temos o dever de continuar a estudar, pois estamos ligados ao mundo”; e que “estudar e aprender é uma exigência do mundo em que vivemos”.

Para finalizar a sua  alocução, o professor universitário, disse que “o motor do ser Humano é a educação e a formação”.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Baião: Câmara Municipal de Baião aposta na valorização da população baionense"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html