Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
Baião e Resende: Autarcas criticam atitude da ARS-Norte no fecho dos centros de saúde à noite
quinta-feira, 6 de novembro de 2014 Publicado por Notícias de Resende

Os presidentes de Câmara de Baião e de Resende, José Luís Carneiro e Manuel Garcez Trindade, teceram duras críticas aos responsáveis da Administração Regional de Saúde do Norte, por esta entidade ter determinado o encerramento dos Centros de Saúde dos dois concelhos entre as 24h00 e as 08h00, nos dias úteis.

Os autarcas falavam numa conferência de imprensa, realizada a 03 de novembro, onde foi anunciada a entrada de duas providências cautelares nos tribunais para suspender aquela decisão que “põe em causa um direito constitucional das populações” e contra a qual prometem “lutar até ao limite das suas forças”, deixando em aberto várias formas de contestação.

José Luís Carneiro e Manuel Garcez Trindade recordaram o facto de essa decisão “condenar” as populações dos dois concelhos, em muitos casos envelhecidas e com poucas possibilidades financeiras, a deslocações de dezenas de quilómetros por estradas sinuosas para serem atendidas nos Hospitais de Amarante, de Penafiel ou no Serviço de Urgência Básica de Cinfães.

No final de outubro a ARS-Norte propôs ao Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde que os dois centros de saúde passassem a funcionar entre as 08h00 e as 24h00 nos dias úteis e que funcionassem 24 horas por dia apenas aos fins-de-semana e feriados.

Em particular os governantes de Baião e de Resende criticaram o facto de a decisão da ARS-Norte ter sido tomada mesmo depois de os municípios terem apresentado uma proposta para partilharem com os custos de funcionamento dos Centros de Saúde com as entidades de saúde. “A constituição preconiza que a organização dos serviços de saúde seja feita de forma descentralizada e participada, o que não é manifestamente o caso”.

"Estamos disponíveis para continuar a dialogar, mas não perante factos consumados", observou José Luís Carneiro, dizendo esperar do secretário de Estado um gesto de boa-fé traduzido na decisão de manter aberto o serviço. E criticou as pessoas da administração desconcentrada do Estado que se "vangloriam" por encerrar serviços por razões meramente económicas.

Médico de formação, Manuel Garcez Trindade trabalhou várias décadas em serviços noturnos e atestou que os cuidados médicos e de enfermagem prestados nessas ocasiões foram importantes para salvar a vida de muitos cidadãos. “Quem recorre aos serviços médicos nestas ocasiões manifesta sintomas de doença aguda e exterioriza uma forte carga emocional, o que torna ainda mais importante a existência de serviços de proximidade. Em Lisboa ou no Porto o socorro e o atendimento demora 15 ou 20 minutos, mas nos nossos territórios esses indicadores são muito superiores. Querer ignorar isto é ter apenas uma visão economicista da saúde e do serviço público”, notou.

Os Centros de Saúde de Baião e de Resende atenderam em 2013 aproximadamente 700 cidadãos cada um, no período entre as 24h00 e as 08h00.

Notícias de Resende

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "Baião e Resende: Autarcas criticam atitude da ARS-Norte no fecho dos centros de saúde à noite"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html