Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
António Costa Apresenta Moção “Agenda para a Década” em Viseu
sábado, 15 de novembro de 2014 Publicado por Unknown

António Costa apresentou, no passado dia 8 de Novembro, no auditório do Instituto Politécnico, as linhas orientadoras da moção de estratégia ao congresso, “Agenda para a Década”.

A moção de estratégia “Agenda para a Década” define aquela que é a linha política do PS nos próximos dois anos e deverá constituir, no dizer de António Costa, «uma plataforma de diálogo com a concertação social e as forças políticas partidárias».

Várias foram as matérias analisadas e debatidas entre o futuro Secretario Geral do PS e os militantes do Distrito de Viseu, desde a revisão estatutária do PS à estigmatização do Interior, nomeadamente ao fecho de serviços estruturantes como os Tribunais.

Com a “Agenda para a Década”, o PS vem colocar um travão na política de austeridade, uma obsessão do atual Governo que vê nos cortes indiscriminados a única forma de governar, agudizando exponencialmente as desigualdades sociais e perpetuando os elevados números da dívida pública. Uma política de gestão orçamental fracassada, incapaz de fazer o melhor aproveitamento dos fundos comunitários e extremamente inibidora do investimento público.

Na moção que veio apresentar, António Costa coloca como objetivo do Partido Socialista a obtenção de maioria absoluta nas próximas eleições legislativas, defende «amplos e alargados compromissos sociais e políticos, bem como a criação de consensos em torno dos grandes problemas do país e a afirmação de um Governo de maioria absoluta de matriz socialista, como a única alternativa ao desastroso governo de coligação de direita.

António Borges, Presidente da Federação Distrital de Viseu, realçou que no distrito de Viseu (o maior do país em número de concelhos e com 11 presidentes de câmara do PS) são bem conhecidas as acrescidas dificuldades por que passa o interior do país, cada vez mais adversas ao desejado e imperioso desenvolvimento.

- Sem uma estratégia clara para os serviços de proximidade, este Governo está a esvaziar muitos dos territórios do distrito, revelando uma ausência de políticas consistentes para a reforma administrativa, para a definição de um mapa judiciário racional e eficaz e ainda para outros tantos aspetos, como uma renovada e urgente organização do território. Importa que saibamos ser eficientes na eliminação e na sobreposição de recursos da administração pública.

- As propostas que o Governo apresentou em Bruxelas, sem atender aos problemas das comunidades locais, relativamente aos critérios de contratualização no Portugal 2020 – com cortes de 53% no centro e de 43% a norte - representam uma grave ameaça para o distrito de Viseu e para as políticas de coesão do país, revelando ainda uma total inabilidade para defender Portugal nos núcleos europeus de decisão política.

- António Borges sublinha a falta de vocação política do atual governo em matéria de investimento como aliás comprovou quando veio aplicar o conceito de “last mile” a muitos dos nossos problemas estruturais.

O Presidente da Federação demonstrou a total disponibilidade do distrito para, em conjunto com os demais distritos e regiões do país, devolver aos portugueses a esperança perdida, através da eleição maioritária de um novo executivo liderado por António Costa, como Primeiro-Ministro de Portugal.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "António Costa Apresenta Moção “Agenda para a Década” em Viseu"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html