Quantcast
[ ]
Notícias de Última Hora
REGIÃO: Mesão Frio: Inaugurada em Mesão Frio Casa-Museu do escritor Domingos Monteiro
terça-feira, 7 de outubro de 2014 Publicado por Unknown

A Casa das Quintãs, em Mesão Frio, antiga propriedade e residência do falecido escritor mesãofriense, Domingos Monteiro e dos escritores João Pina de Morais e Graça Pina de Morais, foi inaugurada no passado dia 5 de outubro como Casa-Museu. A requalificação do edifício resultou do projeto «Escritores a Norte», da Direção Regional de Cultura do Norte (DRCN), no âmbito da rede regional de casas-museu, que visa promover a obra dos escritores que lá viveram e proporcionar a visita e o contacto do público com a casa. A casa das Quintãs encontra-se agora aberta ao público, unicamente nos dias em que ocorrerem eventos, a serem divulgados oportunamente.

Através de uma candidatura apresentada ao QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), as obras de requalificação da residência do escritor mesãofriense, que demoraram cerca de dois anos a serem concluídas, foram financiadas em 70% por fundos comunitários, num total de 500 mil euros de investimento. Na intervenção realizada foram conservadas as divisões da casa na sua forma e decoração originais e espaços convertidos em expositivos sobre a vida e obra do autor Domingos Monteiro, com materiais e documentos originais. Agora, o objetivo da família de Domingos Monteiro é partilhar o espólio do escritor de forma pública.

Na cerimónia de inauguração, que decorreu durante a tarde de domingo, marcaram presença os familiares dos escritores que residiram na casa, os representantes das entidades e instituições concelhias, o presidente da Câmara Municipal de Mesão Frio, Alberto Pereira e João Luís Sequeira, Chefe de Divisão de Promoção e Dinamização Cultural da DRCN.

A casa onde Domingos Monteiro viveu e a imensa área envolvente, são o espelho de uma época e de um estilo de vida, que conservam um ambiente do extremado gosto do escritor e do paisagismo de uma época, onde em cada pormenor deixou expressos os seus gostos e as suas predileções. Os jardins fantasiosos da propriedade seguem um requinte de jardim romântico, uma ponte sobre lagos, uma gruta e várias espécies de árvores e plantas. Domingos Monteiro também ele um apaixonado por caça, vivia num dos locais com a paisagem mais avassaladora sobre o Douro, a qual pode ser apreciada através das vinhas da propriedade ou simplesmente, através do Quarto da Mão Fechada, uma inspiração em que se baseou para o seu Conto com o mesmo nome.


Domingos Monteiro, natural de Mesão Frio, nasceu em Barqueiros, a seis de Novembro de 1903. Advogado, escritor, jornalista e editor, afirmou-se por uma constante busca de um destino, onde os seus ideais de liberdade se transformam, por vezes, em sonhos singulares. A obra escrita de Domingos Monteiro, em horas de isolamento e de evasão, revela, inevitavelmente, a personalidade de um grande conversador, abordando essencialmente, todas as dimensões de ser homem, na sociedade, na natureza, no tempo, no mistério de existir e no amor. Viria a falecer a 17 de Agosto de 1980, com 77 anos de idade.

Unknown

Obrigado pela sua sua visita..!

0 comentários para "REGIÃO: Mesão Frio: Inaugurada em Mesão Frio Casa-Museu do escritor Domingos Monteiro"

Deixe um comentário

Regras de utilização aceitável do noticiasderesende.com

Não obstante as regras definidas e a diligência e zelo a que NOTÍCIAS DE RESENDE se propõe, não é possível um controlo exaustivo dos comentários dos utilizadores e, por isso, não é possível a NOTÍCIAS DE RESENDE garantir a correção, qualidade, integridade, precisão ou veracidade dos referidos comentários.

NOTÍCIAS DE RESENDE não é responsável pelo teor difamatório, ofensivo ou ilegal dos comentários. Todos os textos inseridos nas caixas de comentários disponibilizadas em www.noticiasderesende.com expressam unicamente os pontos de vista e opiniões dos seus respetivos autores.

Apesar da referida impossibilidade de exercer um controlo exaustivo, NOTÍCIAS DE RESENDE reserva-se o direito de bloquear e/ou de retirar das caixas de comentários quaisquer mensagens que contrariem as regras que defende para o bom funcionamento do site, designadamente as de caráter injurioso, difamatório, incitador à violência, desrespeitoso de símbolos nacionais, racista, terrorista, xenófobo e homofóbico.

Os comentadores são incentivados a respeitar o Código de Conduta do Utilizador e os Termos de Uso e Política de Privacidade que podem ser consultados neste endereço:
http://www.noticiasderesende.com/p/politica-de-privacidade.html